Caderno de Rabiscos para Adultos Entediados no Trabalho

Caderno de Rabiscos para Adultos Entediados no Trabalho Claire Fay




Resenhas - Caderno de Rabiscos para Adultos Entediados no Trabalho


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Aline T.K.M. | @aline_tkm 16/02/2010

Caderno de Rabiscos
Foi num final de semana, há meses atrás, enquanto caminhava entre as prateleiras da Livraria Cultura (lugar adorável!) que o vi. Estava lá todo modesto, espremido entre livros bem maiores e o vidro da prateleira. E graças ao vidro eu o vi. A capa laranja também ajudou, apesar do tamanho compacto. Acabei passando reto, mas aquele título ficou por uns segundos na minha cabeça e tive que voltar para ver do que realmente se tratava. Uma ideia daquelas seria genial demais, eu pensei, e realmente era.

Com certo esforço, consegui resgatá-lo da prateleira. Fitei a capa, o título dizia Caderno de Rabiscos - para adultos entediados no trabalho. Demorei-me um pouco nela: a capa de um livro, quase sempre, é algo muito interessante se olhar às pressas. E, por fim, o abri. (Curiosidade: da artista gráfica francesa Claire Faÿ, o livro foi lançado em 2006 e surpreendeu ao permanecer na lista de best-sellers da França. Em 2007, esteve entre os 10 livros mais vendidos do mesmo país.)

O que eu posso dizer é que o livrinho me surpreendeu. A cada página deparei-me com passatempos bastante interessantes e totalmente dentro do contexto do ambiente no qual passamos 8 das 24 horas do nosso dia. E muita gente, ao ver o livro, deve ter se surpreendido pelo mesmo sentimento de identificação. Atividades como "desenhe a vaca indo para o brejo" me fizeram rir por apresentar causos do dia-a-dia que ainda nos deixarão uma úlcera nervosa de recordação. Uma atividade em especial achei genial, trata-se do já conhecido "relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita", sendo que a coluna da esquerda eram as corriqueiras e mais que irritantes coisas que normalmente fazemos nos escritórios (responder email do chefe, por exemplo). Já a coluna da direita é que era boa, com desenhos de gestos com a mão (apontando o dedo de diversas formas, com significados nada amigáveis). Ligar as colunas nunca foi tão divertido desde aqueles passatempos que eu fazia nos gibis da Turma da Mônica! Merece atenção especial também o "coloque os pingos nos i's" e a "pausa para o café: colorir as xícaras até transbordarem" (a versão chá ou chocolate quente seria muito bem-vinda também, não?).

Em suma, apesar de ser fininho e relativamente discreto (não fosse pela capa laranja), o Caderno de Rabiscos - para adultos entediados no trabalho diverte e ameniza as tensões de um dia atribulado. Ele é ousadinho, provoca sem avacalhar, já que, em tempos nos quais vender a alma para o demo já virou passado – agora a gente vende a alma para as corporações –, todo cuidado é pouco.


VISITE:
http://escrevendoloucamente.blogspot.com
comentários(0)comente



Cris 18/11/2009

Mas o que é um livro...
Algo que contenha uma história, um fundo moral, uma distração, um passaporte para a imaginação...

Algo que te inriqueça, que te ajude a ver o mundo com um olhar diferente do habitual...

Um mundo a ser descoberto...

Algo que se lê, que se vê, que se ouve...

E quem pode dizer que o mundo do outro não exista, não seja real para o outro, ao menos?

Ótimo livro pra quem se sente entediado ou quer apenas passar o tempo.

Em cada página uma reflexão, um toque de humor...

Gostei e recomendo.
comentários(0)comente



Roberta 24/03/2011

Dinheiro jogado fora
Não sei onde eu estava com a cabeça quando comprei este livro. Não recomendo. Muito ruim
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR