A Condição Espacial

A Condição Espacial Ana Fani

Resenhas - A Condição Espacial

Marcelo Dos Santos (De Dois) 27/06/2022

Análise apurada da Geografia Urbana
Ainda que graduado na Fflch, infelizmente não tive o prazer de frequentar um curso ministrado pela Fani, apenas algumas palestras no auditório as quais já foram suficientes para me imprimir uma imagem positivíssima a respeito de sua ampla competência na área.

Posteriormente, mais especificamente na elaboração de minha mongrafia, passei a adentrar em seus textos os quais foram resonsáveis a me seduzir imensamente pela análise lefebvriana do espaço geográfico.
É basicamente do que se trata esse livro: análises destrinchadas do possível, do acaso e da oportunidade; a produção do espaço por sua raridade, o espaço como materialidade e mercadoria no contexto da modernidade.

Sem dúvida é uma leitura extremamente instigante para todos os geográfos que se interessam pela área urbanística, contudo eu vejo a mesma máxima em todas as leituras que faço da autora: me parece que a teorização acoberta todas as possibilidades de uma proposta concreta e palpável. As considerações finais neste volume em específico também é engendrada com a proposta da metageografia, mas sem nenhum exemplo de aplicação deixando uma sensação rarefeita ao seu término. Essa é minha única ressalva.

Laetitia 24/07/2016

Seria injusto dar uma avaliação ruim para este livro. Apesar de ser uma leitura densa, pesada, difícil em todos os aspectos, ele me trouxe muito a pensar. Foi um livro que me permitiu perceber muito bem a homogeneização do mundo e a mercantilização deste. Apesar de ter odiado ler no começo, lido forçosamente, traz um conteúdo incrível.