Destino sombrio Luis Dill

Resenhas - Destino Sombrio

Pedro 07/02/2022

Passado, presente e futuro.
Não se trata de apenas três tempos em uma história, mas, de três tempos verbais e três narrativas construídas de maneiras distintas.
A trama seria simples, se fosse contada de maneira linear ou mais tradicional. O mistério e a veracidade criada pelos três tempos dão complexidade e valor para o texto, ofuscando um pouco o destino, tirando a narrativa dos caminhos óbvios.

Uma leitura rápida e fascinante.

Ingryd.Gorgonha 26/04/2023

Fiquei doida do início ao fim. Adoro esse cara e adoro a escrita. A mudança de tempo, os personagens, o cenário...Um dos meus favoritos há anos.

Gabrielbneres97 14/01/2022

É meio difícil falar sobre este livro. É bastante intrigante, já me surpreendeu por usar três tempos verbais na narração e conseguiu me prender com uma narrativa diferente e criativa. A todo momento fiquei esperando as respostas do que ele fez no passado, ele faz no presente e do que ele fará no futuro. E acho que recebi a melhor resposta (subjetiva) possível.

Maia 06/02/2022

Um dos meus preferidos
Fazia muito tempo que um livro não me prendia tanto assim. Sem dúvida entrou pra minha lista de prediletos. O livro tem 3 partes de uma mesma história. Passado, presente e futuro. São divididos em capítulos contados por dois personagens, que se misturam e se conectam aos poucos. Para entender o tempo dos capítulos se leva um tempo de leitura.

O livro tem momentos muito fofos e boas passagens. Também tem momentos de muita agonia que percorrem o livro todo. Principalmente nos capítulos que se passam na lanchonete. Essa agonia é uma mistura de apreensão e curiosidade.

O livro foi um dos primeiros (ou o primeiro) que li com final aberto. Um final que eu gostei muito aliás.

Apesar do plot da história ser relativamente fácil de se descobrir (pelo menos eu saquei na metade da história). A história entrega muitas outras surpresas durante sua construção.

Por fim, o livro é muito bom e muito bonito também, a parte interna e as ilustrações são ainda mais legais que a capa. A leitura é simples e extremamente envolvente (eu li em um dia só). Esse livro tem um carisma próprio. Recomendo para todos.

CooltureNews 21/04/2013

Publicada em www.CooltureNews.com.br
PQP! Simplesmente PQP! Não costumo usar esse tipo de linguajar em meus textos, mas após essa leitura não poderia iniciar a resenha de forma diferente. O livro possui uma sinopse tão simples e quando o recebi, dando uma folheada e me deparei com folhas ricamente ilustradas que simplesmente não estava preparado para toda a carga emocional que essa obra e suas quase 150 páginas ofereceram.

Apesar de um pouco confuso, o livro consegue prender seu leitor do inicio ao fim. Essa confusão se trata justamente pela obra apresentar os três tempos de forma intercalada, pois é galera, em um capitulo o autor relata eventos do passado, em outro estamos no presente e no seguinte falando sobre um provável futuro (ou como achei que fosse).

No passado somos apresentados a uma adolescente um tanto peculiar, principalmente na sua visão do mundo, dos homens e de pessoas idosas, essa ultima em especial chega a ser chocante e somos apresentados a ela logo nas primeiras palavras, fazendo com que nossas sobrancelhas fossem arqueadas devido ao conteúdo incorreto e preconceituoso do texto, mas serviu para que eu não conseguisse desgrudar os olhos do livro, mesmo durante os momentos de confusão. No presente, Gildo se encontra tomando café em um lugar agradável em uma cidade desconhecida. Ali conhecemos personagens realmente envolventes, tanto que acabam conquistando nosso personagem principal. Também tomamos conhecimento que Gildo esconde um segredo, algo que ele fez e que agora mostra sinais de arrependimento. Já no futuro, Gildo chega à casa de seu irmão para conhecer sua sobrinha recém-nascida. Fato interessante, fica fácil descobrir qual a situação temporal que esta sendo narrada simplesmente observando os tempos verbais.

O livro possui uma narrativa muito simples e direta, sem contar que suas poucas páginas o torna uma leitura rápida, sério, não demorei nem uma hora o lendo. Mas o final foi o grande responsável pela exclamação do inicio desta resenha, o livro simplesmente termina e deixa a cargo do leitor tentar encontrar as respostas para os questionamentos que fez durante a leitura. Um livro realmente instigante e uma leitura que recomendo sem sombra de dúvidas.

Vanessa.Oliveira 07/01/2022

As narrativas paralelas me deixaram muito confusa. Pouco mistério e uma grande incógnita no final. Lido para cumprir meta simplesmente.

Tai 10/01/2022

Destino sombrio
Meu deus, é aquele tipo de livro que a gente só entende no final mesmo. Eu adorei, sério. Li rapidinho também e achei muito interessante. Deixa a gente curiosa pra saber mais e mais e a edição é muito linda. Diagramação ótima e ilustrações e detalhes. Amei.

Marina S 03/10/2020

Um cara misterioso em uma lanchonete
Este é um livro do qual não se pode falar muito para não estragar o enredo. Uma história em três tempos, sobre o jovem Gildo e suas escolhas na vida que o fazem narrar o presente e seu futuro incerto e o passado na narrativa de uma jovem com quem ele se envolve. Só posso dizer que vale muito a pena o final. Teve sim algumas partes do livro que achei desinteressantes, não foi a leitura mais suave, mas ainda sim merece muito mérito.

Gus 17/11/2020

Confuso
Achei bem confusa a história deste livro e até hoje não entendi direito a história dele.

Laura_Daryy_ 23/02/2023

Destino sombrio
É um livro MT bom, no começo abandonei, mas voltei a ler, não são apenas três histórias, são várias narrativas contadas que vão se entrelaçando durante o tempo, o pretérito, o presente e o futuro...

Aventura de aprender 21/03/2020

Este livro é vendido como literatura infanto-juvenil, mas até jovens e adultos devem ter extremo cuidado com ele.

Assim como diz a sinopse, a narrativa é dividida em três partes: passado, presente e futuro. Ainda demora um pouco antes de entendermos o que está acontecendo. Quando chega ao final, nós até já conseguimos compreender, mas a história não tem conclusão.

O problema está no conceito metafísico por trás: a ideia de “destino”. Até mesmo na Bíblia, fala sobre essa divindade porque Deus repreendeu duramente o povo israelita por adorá-la. Com a cristianização do mundo, muita coisa do que era o paganismo antigo se perdeu e, por essa razão, podemos ter apenas vislumbres.

A doutrina hinduísta e alguns ramos ocultistas e satanistas modernos mantém um conceito bem parecido com esse. A ideia por trás disso é bem complicada de explicar, mas é como se para existir o bem, o mal é necessário. Muitos filmes tratam sobre essa temática. Lembro que já fiz a resenha de dois assim: “O predestinado” e “A chegada” que relatam bem esses conceitos.

É claro que o autor trata disso de forma bem sutil. O título do livro chega a ser mais explícito do que toda a narrativa, mas ele deixa escapar sua cosmovisão em uma frase:

“Queria ter conhecido eles antes. De outro jeito. Fazer o quê? Paciência. Eu só conheci eles porque parei na estrada pro café da manhã. Se eu tivesse passado reto... Se eu não tivesse feito o que fiz, eu não teria me metido na estrada...”

Confesso que quando li isso, não pude deixar de lembrar de uma música de Raul Seixas chamada Judas que dizia o seguinte:

“Se eu não o tivesse traído, morreria cercado de luz. E o mundo hoje então não teria a marca sagrada da Cruz. E para provar que me amava
pediu outro gesto de amor; pediu que o traísse com um beijo
que minha boca então marcou.”

Raul Seixas não escondia de ninguém que apesar de falar de Deus, de Jesus e do mundo espiritual o tempo todo; era na verdade um ocultista. Sua obra foi influenciada por Aleister Crowley e por um livro hindu chamado “Bhagavad Gita”. Esse livro parece seguir a mesma ideia...

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/47994019-livros-nao-cristaos-lidos-em-2019

Rafaelly.Alves 28/03/2020

Instigante
O livro é ótimo, prende a atenção do leitor do inicio ao fim, deixa com aquela pergunta na cabeça "o que vai acontecer agora?" o livro tras presente, passado e futuro, no decorrer da historia o leitor começa a entender algumas questões em aberto, mas a real "cartada final" é só no final do livro.

sandim_steh 22/04/2020

Destino Sombrio
?"A estrada é igual a uma escada rolante ou a uma esteira de academia. Mesmo sem nenhum esforço ela o levará até seu destino."?

?{RESENHA: "Destino Sombrio - Luís Dill"} Neste livro vamos conhecer Gildo, um rapaz misterioso que ninguém sabe da onde veio e o porque veio, sua história é contada em três tempos: passado, presente e futuro; porém todas estão entrelaçadas.

?? Quer ler mais da resenha, então corre no IG: https://www.instagram.com/p/B-fM7V1j6zI/?igshid=gmqh50ik3ht5

Corujinha 23/02/2021

Confuso, são três tempos que complicam um pouco a cabeça. Uma leitura interessante, mas não tão misteriosa. Deixa você pensando no final.