Lincoln Doris Kearns Goodwin

Resenhas - Lincoln

Alex 17/05/2022

Um humanista mais que político
Se você gosta de biografias completas, esta não é para você, ela foca nos anos políticos de Lincoln, passando de forma muito breve sobre alguns fatos anteriores aos 40 anos de Lincoln.

Apesar disso, a descrição, as fontes, as memórias e cartas trazidas, enriquecem muito sobre a vida pública de Lincoln.

Vale a pena para entender como foram difíceis os dias de sua presidência, o preço pago para chegar até o posto e, depois, o preço pago para manter-se no poder.

Sobre a guerra e a escravidão, de forma incrível, o autor traz inúmeros fatos, criando um panorama nortista muito acertado sobre os dois temas.

Recomendo fortemente. E caso tenha interesse em conhecer mais sobre Abraham Lincoln, publiquei um podcast sobre ele:

site: https://open.spotify.com/episode/6TuxRXRrCXwt9eH3Arq0RJ?si=ef6fa4fba8d748d0

Fábio Landim 14/02/2013

Uma Biografia Extraordinária
Simplesmente uma biografia extraordinária! Vivemos atualmente uma escassez de lideranças como esta em todos os continentes, provavelmente por falta de força moral e de grandeza de caráter dos atuais governantes. Uma curiosidade interessante é notar que apesar de Abraham Lincoln ter sido o primeiro presidente republicano eleito, além de ter sido responsável pela aprovação da 13a Emenda, que emancipou os escravos(negros) americanos, atualmente testemunhamos o primeiro presidente negro governando os EUA eleito pelo partido democrata, que durante a Guerra da Secessão, era totalmente contra a emancipação. Também é interessante reparar que durante aquele período(Guerra da Secessão) os Sul era democrata e o norte republicano, no entanto, observando as eleições nacionais americanas hoje em dia, o Sul é majoritariamente republicano e o norte quase totalmente democrata. Tanto àquela época, como hoje, os estados da Virgínia e da Pensilvânia continuam sendo o fiel da balança dos pleitos americanos."
Sara Felippi 19/03/2013minha estante
Poxa,quero muito ler esse livro!Gostei da tua resenha...

Elisabete 03/01/2024

"O candidato lenhador para presidente."
Narrando desde do começo da candidatura de Lincoln em 1860 até sua morte em 1865, o livro é uma grande biografia de um dos maiores Presidentes Americanos, sendo ele uma figura fundamental para o país, líder de grandes crises, decretou a emancipação dos escravos e o fim da escravidão.

Lincoln, tinha a convicção de que os Estados Unidos são única nação, indivisível, "concebida na liberdade, e dedicada à proposição de que todos os homens são iguais.

A autora fez um ótimo trabalho de pesquisa através dos relatos de diários e cartas. Com uma ótima narrativa ela nos leva a conhecer um pouco mais sobre esse grande líder e também sobre a guerra civil que aconteceu nessa época.

? Alguns homens passam pelo mundo, outros fazem história.
Recomendo a leitura para todos que são fãs de Lincoln.
?????, Elisabete

CPF1964 05/01/2024minha estante
Comprei no sebo por 4 reais. Ainda não li.

Elisabete 05/01/2024minha estante
Obrigada Cassius! ?

Elisabete 05/01/2024minha estante
Precinho bom. Se você gosta de biografia e do Lincoln, vale apena!

CPF1964 05/01/2024minha estante
Gosto de Biografias, Elisabete. Tenho Várias.

Aécio de Paula 18/05/2021

Lincoln - Doris Kearns Goodwin
Livro conta a candidatura (1860) e a eleição de LIncoln nos EUA. Uma guerra civil assola o país entre o Norte e o sul, entre abolicionistas e escravagistas, republicanos e democratas. com o pulso firme, o presidente Lincoln sonha com o fim da escravidão.

RobsonAnastacio 18/01/2021

Incrível Vida
Uma história de vida incrível numa biografia muito bem narrada. Na é aquele tipo de biografia que conta cada detalhe, mas diz tudo que precisamos saber para conhecer Lincoln. Vale muito a pena ler.

Wilton 28/07/2013

Biografia sensível. Doris Kearns Goodwin não se limitou a discorrer sobre uma série de datas e de batalhas. A obra não se restringe a aspectos políticos ou estratégicos, embora seja farta e vívida nas descrições. Mas, o que me chamou à atenção foi o ser humano em seu aspecto interior, sua generosidade, seu amor à família e aos amigos, seu espírito de renúncia em prol do povo americano. A autora legou-nos um Lincoln homem e estadista íntegros na verdadeira acepção do termo. O estilo simples e dinâmico propiciou uma leitura prazerosa e leve. Sem dúvida um dos melhores entre os vinte e cinco livros que li este ano até a presente data. Uma leitora outro dia escreveu que sofre de depressão após livro, quando termina uma boa leitura. Na hora, achei engraçado, mas só depois de passar pelo "mal", agente vê que a coisa é séria. Sinceramente, estou passando pela tal depressão após livro.

Rodrigo 29/05/2021

Que livro
Uma biografia incrível, um estadista íntegro, com uma determinação, resiliência fora do comum.
Leia.

Jorge Luiz da Silva 11/07/2023

Confira uma detalhada biografia de um dos maiores presidentes que comandaram os Estados Unidos.
A premiada historiadora Doris Kearns foi muito feliz em sua narrativa.

Luiza 03/03/2023

Terminei esse livro com uma admiração enorme pelo Abraham Lincoln, por toda sua inteligência e visão.

Não lembrava que ele havia sido assassinado na vida real e fiquei simplesmente puta com o fato, tipo... afee, gente estupida.

Mas que livro, que presidente, que ser humano!

Jubiii 27/08/2020

QUE HOMEM!
?????
vontade de abraçá-lo, de socar uns à sua volta e triste por saber seu fim.

Negres 26/02/2022

O Grande Líder sabe conviver e valorizar aqueles que não gostam de você, mas que são muito competentes e exitosos em suas áreas profissionais.
Alguns conhecem este livro por ser a obra que inspirou Spielberg a fazer o filme de nome homônimo, porém ao ler esta obra prima a gente vai percebendo que é muito mais do que uma simples história que inspirou o filme, mas sim um lindo trabalho histórico que conta com detalhes impressionantes e claros como foi o Governo Lincoln durante a Guerra Civil Americana.
Doris K. Goodwin conseguiu fazer uma obra que além de ser um material de história, é um relato da vida de um dos maiores homens da história norte-americana, o Presidente Lincoln.
Fiquei impressionado com a clareza da descrição de todos os momentos da Guerra Civil, e este livro foi tão bem escrito e tão ricamente detalhado, que ao ler você fica com impressão de estar dentro da casa branca junco com Lincoln conhecendo sua vida e acompanhando como ele de forma justa e humana traçou as diretrizes para a vitória do exército da União.
Boa Leitura!

Sinopse por Ricardo Maia 26/02/2022.

Deghety 22/07/2021

Lincoln
Essa grandiosa biografia vai além da história de um grande homem, ela, ao menos a mim, nos ciencia sobre um acontecimento de proporções trágicas magnânimas de uma nação: A Guerra Civil Americana.
"A devastação e o sacrifício atingiram todas as comunidades, quase todas as famílias, numa nação de 31,5 milhões de habitantes. Proporcionalmente à população atual, o número de mortes ultrapassaria 5 milhões."
Primeiramente sobre Abraham Lincoln, sua ascensão à presidência foi quase como uma providência divina, uma vez que não era politicamente popular para tal posto. Entretanto, sua inteligência e suas virtudes o fizeram se tornar uma lenda.

Palavras de Tolstoi:
"...sua supremacia se expressa totalmente em sua singular força moral e na grandeza de seu caráter."

Palavras do próprio Lincoln quando jovem:
"Diz-se que todo homem tem sua ambição particular, seja ou não verdade, posso dizer por mim mesmo que não tenho outra tão forte quanto a de ser realmente estimado por meus próximos, tornando-me digno de sua estima."
Essas palavras se revelaram verdadeiras sobretudo em relação ao seu governo, onde reuniu aliados e rivais políticos para conduzir a nação, ratificando a admiração e respeito dos aliados e conquistando o mesmo de seus, outrora, rivais.

A Guerra de Secessão (Guerra civil americana) teve como principal causa a controvérsia sobre a escravização dos negros.

Palavras de Frederick Douglass (Ex-escravo, escritor e orador) após aprender a ler.
"A leitura me deu uma visão de minha condição desgraçada, sem me dar a solução".

Destaco essa citação para "enfatizar" a citação de um de seus senhores quando o descobriu que Douglass estava recebendo tal instrução:
"A leitura o incapacitaria permanente para ser um escravo. (...) Ela o deixaria (...) descontente e infeliz."

Quanto à questão textual, é uma escrita "comum", bem elaborada e dinâmica.
Quanto ao contexto histórico e bibliográfico, temos distintas sensações:
A indignação diante da estupidez de uma guerra, a repugnância do racismo e escravidão e a louvação do poder da virtude.

NatAlia233 13/10/2023

Um herói
Um livro sensacional que relata a trajetória política de Lincoln. Passei a admira-lo ainda mais. Eu poderia escrever algo sobre ele, mas deixarei que as palavras de Tolstói façam o verdadeiro juízo de valor de quem foi Abraham Lincoln.

?Ora, por que Lincoln foi tão grande a ponto de suplantar todos os outros heróis nacionais? Na realidade, ele não foi um grande general, como Napoleão ou Washington; não foi um estadista hábil, como Gladstone ou Frederico, o Grande; mas sua supremacia se expressa totalmente em sua singular força moral e na grandeza de seu caráter.
Washington foi um americano típico. Napoleão foi um francês típico. Mas Lincoln foi um humanitário, com a abrangência do mundo. Ele foi maior que seu país - maior que todos os Presidentes reunidos."
"Ainda estamos próximos demais de sua grandeza", concluiu Tolstoi. "Contudo, depois de mais alguns séculos, nossa posteridade há de considerá-lo maior do que nós o consideramos. Sua genialidade ainda está forte demais e poderosa demais para a compreensão comum, exatamente como o sol queima demais quando sua luz brilha direto sobre nós."

Hester1 02/05/2014

Excelente.Leitura obrigatória.

vluiz 20/09/2016

Sem palavras. Que livro fantástico!
Além de uma história muito admirável, a forma com que a autora montou o livro colocando citações reais dos personagens torna a narrativa muito mais agradável do que um livro histórico comum.