Monsignore

Jack-Alain Léger

Resenhas - Monsignore

Rafael 20/12/2023

A não tão santa Sé
Algo que não consigo explicar é a razão pela qual certos livros alcançam tamanho sucesso a ponto de serem categorizados como best sellers. Monsignore é um desses sucessos inexplicáveis, já que, apesar de não ser dotado de nenhuma qualidade literária, foi, à sua época, campeão de vendas, com mais de 350 milhões de exemplares vendidos. O enredo é até interessante, já que aborda questões relativas à igreja católica e aos possíveis "pecados" políticos e financeiros dela. Talvez, inclusive, seja esse o atrativo que tornou o livro tão vendável. Ocorre que, a despeito de mostrar a fé católica como um verdadeiro negócio (na sua acepção mais capitalista), o autor peca pela escrita ruim e por se perder na própria trama. Aliás, me parece que o autor mais se preocupou em escrever um roteiro de cinema do que um livro propriamente. Enfim, se há tempo de sobra e você deseja fazer seu próprio julgamento da obra, fique à vontade para lê-la.

Cinti 24/04/2016

Submundo e religião
Monsignore conta a história de um garoto de subúrbio, líder de gangue ainda na infância, que ao ser pego por roubar a sacristia de uma Igreja se vê obrigado a entra para um seminário para não ser preso. Desse dia em diante segue ma carreira metórica que o leva ao Vaticano e a todas as intrigas palacianas, cinismos, conluios, etc. que podem haver no submundo religioso.
O livro começa um pouco confuso, não dá muitas pistas sobre o que vai ser a história. Num primeiro momento achei que fosse se desenrolar uma livro policial, mas é mais um livro de ação envolvendo religiosos, política, máfia e poder. Do meio para o final a narrativa é envolvente e capta o leitor com curiosidade para saber o que vem a seguir.
Creio que é um livro que pode incomodar os mais conservadores e católicos leitores, mas se pensar que é apenas uma ficção, talvez a indignação e choque não sejam tão grandes com o comportamento de Monsignore. A capa entrega bastante do livro. É um bom livro!

Siqueira 09/08/2023

Muto bom
Leitura de início confusa e lenta, mas mesmo assim gostei,, do meio para o final a história fica bem interessante, o livro me surpreendeu positivamente