Só por uma noite

Só por uma noite Mônica e Monique Sperandio

Resenhas - Só por uma noite

Any 30/05/2021

Só por uma noite
“Às vezes as pessoas se perdem. E às vezes não sabem como voltar a ser o que eram.”
Vicky queria deixar a sua marca no mundo após a sua morte, por isso deixou uma lista de desafios. Seria uma forma de impulsionar as suas amigas a ter coragem ao revelar os seus piores segredos. Em uma noite Samanta, Daphne, Marina e Nat tentarão cumprir cada item da lista. São quatro amigas tentando descobrir quem são de verdade. Será que elas estão prontas para lidar com a verdade? Será que a amizade de ambas existirá depois dessa noite? Elas descobrirão a cada desafio que não basta coragem. É preciso se manter de pé quando a vida desmoronar. É um livro curto e carregado de emoções que mostra a importância da amizade.

Jaíne 26/01/2017

Uma história bem TEEN
"- Eu acho - começo a dizer, cruzando as pernas e respirando fundo - que essas coisas a gente não escolhe e nem controla. Sei lá, acontecem porque tem de acontecer. Às vezes a gente não escreve o começo da nossa história, só o meio e o final."

Só Por Uma Noite, foi publicado no Brasil pela editora Novo Conceito, sob o selo Novas Páginas.
Trata-se de uma obra nacional, das autoras Monique e Mônica Sperandio e está a venda em formato digital.

A obra nos mostra a história de quatro amigas: Samanta, Nat, Marina e Daphne que estão dispostas a cumprir um último desafio deixado por uma amiga que morreu: uma lista. Uma lista com diversos "desafios" a serem cumpridos por cada uma das garotas.
Desafios onde será necessário coragem para que sejam realizados e que farão segredos, a muito guardados, virem a tona.
Elas pretendem cumprir toda essa lista em uma noite, mas algumas coisas são mais difíceis de serem cumpridas do que outras e elas terão que estar dispostas a encarar seus piores medos para concluí-la.

Todos os acontecimentos são narrados em primeira pessoa, pela visão de Samanta, e a história já se inicia com Samanta cumprindo um dos itens da lista: declarar seu amor para o seu melhor amigo. Após feita a declaração, temos uma volta no tempo, onde será narrado tudo o que aconteceu até esse momento fatídico da noite chegar.
É uma história BEM adolescente, super dedicada ao público adolescente feminino (ao meu ver), então não me agradou muito.
Esperava mais dos itens da lista, coisas mais "radicais". Que fugissem muito mais da rotina e do clichê.
E por se passar no Brasil, esperava algo menos "jovem americano" e mais "jovem brasileiro".
Achei tudo muito comum e muito voltado para o lado sentimental.
É um livro curto, mas com um público muito específico, então se você já for mais velho, provavelmente não vai gostar.
Agora, se você é uma jovem de 14, 15 anos, é provável que goste e até se identique com alguns fatos da história ou com algumas personagens.
É uma obra lançada recentemente e se você é uma jovem atrás de um livro curtinho de romance teen, para ler em um final de semana, fica aqui essa dica.

Até a próxima, galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
o.s 13/05/2021minha estante
Como faz para ler? N sei mexer

Kelly 14/02/2017

Um livro bom, mas mal trabalhado
A história do livro tem Curitiba como palco central, sendo contada por uma garota chamada Sam. Ela e as três melhores amigas estão se preparando para a melhor noite da vida. A noite da qual uma lista de desafios precisa ser cumprida e que revelará segredos de cada uma delas. Tudo começa com a mudança, primeiro de Sam, que dá adeus ao cabelo comprido e sente a leveza de um corte curto e bem feito com uma coloração chocolate que acende seus olhos azuis. Depois de Marina, que deixa de lado sua personalidade pacata e sai do salão com mechas rosas. A roupa também está nos planos, assim como o encontro das quatro até o cemitério, local onde tudo deverá começar.

A lista responsável pela aventura foi criada por Victória, uma garota decidida que fazia parte do círculo de amizade, mas que por conta de um câncer morreu algum tempo depois, deixando alguns desafios para que as meninas cumprissem por ela. Vicky sabia o segredo de todas, pois estava sempre por perto, na hora certa e no momento exato. Ela carregava as informações consigo sabendo que as amigas não teriam coragem de contar umas para as outras, por isso, criou um checklist que deveria se feito em uma noite, com todas juntas. Sam deve se declarar para o melhor amigo, da qual mantém uma paixão secreta por três anos. Marina tem que reencontrar seu amor e dizer a ele quem ela é. Daphne precisa contar algo tão íntimo que jamais passaria pela cabeça das amigas. E Nat, bem, ela só precisa ser forte e manter o ritmo dos acontecimentos, afinal, ela é a responsável por guardar a lista de Vicky e os segredos também.

A leitura é leve e de uma fluidez impecável, mas a história em si não me prendeu tanto quanto eu gostaria. Senti que algumas partes ficaram um tanto clichês demais e passou dos limites do que considero aceitável. Os personagens também não são tão reais quanto deveriam, apesar de seus problemas se parecerem com os de muitas pessoas por aí. A personalidade das amigas é muito precisa e acaba se transformando em algo forçado e programado, sem ter aquelas reviravoltas que a gente tanto admira nas histórias. A diagramação também não foi das melhores, pelo menos no e-book. Ficou tudo muito simples e de um colorido artificial que não me chamou atenção. Mas há um ponto bem positivo: há diversos quotes bem interessantes espalhados ao longo da narrativa.

Por sorte pude conhecer o blog das irmãs um pouco antes de saber sobre o livro. Em alguns posts elas contam sobre o lançamento e o que ele significa para elas. Apesar de todas as críticas, sempre gostei da ideia de apoiar novos escritores e acho que são justamente os pontos cruciais que fazem de um bom escritor um incrível escritor. Tenho certeza de que elas têm tudo para ganharem o mercado e o coração de inúmeros leitores, mas também sei que há muito o que aprender ao longo desse caminho. No geral, o livro é simples e com uma história bonitinha, mas acredito que poderia ter sido mais aprofundada e melhor trabalhada.

site: http://www.caligrafando-te.com/

Rah de Oliveira 29/12/2016

Um livro leve e muito emocionante. Mostra o poder da amizade e as aventuras adolescentes de um jeito gostoso e divertido. Com aquele toque de mistério que nos deixa presos até a última pagina!!! E a ambientação em Curitiba torna tudo tão acolhedor e pessoal para quem reconhece cada lugar!

Bruna 16/01/2017

As vezes uma noite pode mudar uma vida
Você está bem com quem é? Se sente como se fizesse tudo que deseja fazer? É sincero consigo mesmo e com aqueles ao seu redor? Já pensou qual seria o preço a ser pago por segredos? Mas o mais importante: o que você faria se pudesse ser quem quisesse ser por apenas uma noite? O livro de hoje é o Só Por uma Noite, uma história nacional escrita por Monique e Mônica Sperandio, publicado pela Editora Novo Conceito que convida a você - leitor - a conhecer quatro amigas com uma lista que promete fazê-las serem aquilo que nunca foram, nem que seja só durante aquela noite. Vem conferir:

Samantha estava decidida a não permitir que ninguém se aproximasse dela depois de tudo que havia ocorrido antes de entrar no Ensino Médio. Mas a vida parecia ter uma visão diferente e acabou encontrando um jeito de ter as melhores amigas que alguém poderiam imaginar. Vicky, Daphne, Nat, Marina e ela formavam o quinteto mais unido que você poderia imaginar, até que Vicky teve que partir deixando elas para trás com uma missão.

Uma lista onde por uma noite todos os segredos existentes seriam revelados, uma noite onde elas fariam tudo o que elas não tiveram coragem durante toda a sua vida. Coisas que apenas uma delas sabia sobre todos e que agora com a ajuda de Nat seria de conhecimento de todos... Só por uma noite elas se despuseram a cumprir desafios e se transformar totalmente do que eram antes.

“E, no meio de todas as possibilidades infinitas, eu me pergunto: quem eu sou agora e quem eu serei depois dessa noite?”

Desde de pintar o cabelo o transformando da forma como Vicky sempre dizia que ficaria melhor, até se declarar para o melhor amigo pelo qual nutria uma paixão secreta por 3 anos estava na lista. Tudo isso realizado em uma noite, mas com tantas coisas guardadas entre aquelas que elas confiam mais do que tudo seria possível que uma noite que prometia diversão e união permanecesse assim até o fim?

“Mas é sempre assim, não é? Não importa o que digam sobre o sentimento, temos de pagar para ver. Porque é pagando para ver que a gente se confronta com nós mesmos.”

Muitas vezes não entendemos o que precisamos até que tudo seja revelado e que passemos por momentos bons e ruins. Uma história de amizade, de perdão, de reencontros e de escolhas onde não existe apenas bom e ruim. Muitas vezes só errando que aprendemos e só aprendemos a amar o próximo quando nos amamos em primeiro lugar!

“Conforme a gente cresce, percebemos a grande verdade neste mundo. As pessoas são más e egoístas.”

Uma história leve e divertida, que tem uma pegada adolescente sem perder a seriedade dos assuntos tratados. Uma boa escolha por ser uma leitura rápida e sem uma grande carga emocional. Apenas por uma noite é a típica história onde aprendemos a valorizar as coisas boas da vida e a verdadeira amizade. Não é uma obra que irá mudar a sua vida, mas é aquela que você gosta de ter como companhia nos momentos de descanso... E às vezes uma simples obra pode te conquistar como nenhuma outra! Leiam e tirem suas conclusões

site: www.brookebells.com

Karini.Couto 23/08/2018

Em só por uma noite conhecemos quatro amigas: Nat, Marina, Samanta e Daphne que perderam uma de suas amigas a Vick e a mesma lhes deixou uma lista com alguns desafios para cada uma delas. Esses desafios prometem mudar a vida das meninas de vez, já que muitos segredos serão revelados e situações criadas. Tudo isso em uma única noite e alguns desses desafios são meio que assustadores, já que exigem coragem para encarar medos e superá-los, quem sabe?! Samanta é a primeira a cumprir um desses desafios que é se declarar para seu melhor amigo, e aí a história de fato começa, já que temos um flash do passado onde nos mostra como tudo foi parar naquele momento, naquela declaração, o motivo do desafio escolhido para ela. O que ela recebe em resposta a sua declaração, não é o que ela esperava e ainda descobre que o cara por quem é apaixonada a pelo menos três anos, já tem compromisso com outra.

Parece que Samanta é descolada e daquele tipo de menina que tem muita coragem, mas não é bem assim, ela é muito centrada digamos assim, cautelosa e até um pouco receosa. No auge dos seus dezessete anos, ela deveria viver mais e se arriscar mais, porém na verdade ela sempre foi muito quieta e essa lista lhe tira da sua zona de conforto, fazendo com que ela se arrisque mais e viva mais intensamente.

Vick era mais intensa que as demais, talvez; e essa lista promete tirar todas de sua zona de conforto.

"- Ir para um cemitério no meio da noite (✔️)

- Mudar completamente o visual (✔️)

- Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas (✔️)

- Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo (✔️).."

Vick sempre deu muitas opiniões sobre tudo, será que ela estava certa? Não vou dizer, vocês só saberão lendo..

Sam muda seu visual, confessa uma paixão de anos para seu melhor amigo, Vick também fez parte dessa amizade presente na vida de Sam que inclui Marina, Nat e Daphne, pois em certo momento Sam foi responsável por "salvar" a pele de Vick e isso uniu as meninas. Então talvez por toda ligação de anos que essas meninas tenham, Sam resolve cumprir as tarefas deixadas por Vick, não se sabe o motivo real de tal lista, nem mesmo se tudo que contém na mesma vale a pena, a única certeza que se tem é que elas estão dispostas a ir até o fim!

A história é narrada em primeira pessoa, pelo ponto de vista de Samanta. Todo enredo é ambientado no Brasil e a história é bem clichê, mas tem seus momentos engraçados e divertidos. Considero Só por uma noite uma dessas histórias leves e refrescantes, para ler sem grandes expectativas e bem mais voltada para o público adolescente entre 12 e 16 anos. No meio do enredo são inseridos temas como divórcio, amizade, autoestima, alcoolismo e muito mais.. Então por mais que se tenha um tema bem jovem, ainda assim as autoras Mônica e Monique Sperandio trouxeram situações que fazem refletir e transmitem boas mensagens a respeito de temas delicados.

lavinia.pontes 30/08/2018

Consegui bater o livro inteiro em algumas horas, o que não significa exatamente que eu gostei. Não me levem a mal, mas é que essa história de pessoas entrosas causando uma grande confusão na vida de várias pessoas porque acha que está certa e que ninguém tem direito a guardar segredos... não sei lidar, as coisas não acontecem exatamente assim na vida real. As meninas só fizeram tudo porque a outra morreu, se não, a briga ia ser grande, ninguém se desculparia tão rápido , e sabe? tava tudo bem se elas não quisessem fazer nada daquilo. Outro problema que percebi foi com a protagonista, que do nada vem falar de amor próprio e depois jogar toda uma culpa num cara que não quis ficar com ela e ainda sai ofendendo de graça a namorada dele, quando não achei que ele tenha feito nada demais. E duas meninas do mesmo grupo doentes... mesmo? Mas tirando isso, acho que as autoras devem ter um bom caminho pela frente. Os capítulos são bem divididos, com bom comprimento, e a escrita é realmente boa, e fluída, como falei, devo ter devorado o livro inteiro em umas 3 horas

Silvana 20/01/2017

É claro que foi tudo culpa da tequila. E da Vick também, mas a tequila foi a maior culpada por ela estar nessa situação. Sam acaba de se declarar para seu melhor amigo Gustavo, uma paixão que ela sente a três anos. Mas o que que Sam ouve dele não é nem perto do que ela esperava ouvir. Primeiro Gustavo diz que ela está bêbada e que vai chamar um táxi e quando Sam insisti, ele diz que tem namorada. Como se aquele relacionamento dele contasse como namoro. Mas Sam não vai desistir tão fácil, já que chegou até aqui e beija Gustavo na marra. É quando alguém puxa seu braço com toda a força e joga Sam no chão, deixando seus joelhos sangrando. E é claro que foi ela.

Mas como foi que a situação chegou naquele ponto? Samanta é uma garota de dezessete anos que sempre teve medo de tudo. Medo de fazer as coisas que tem vontade e de viver intensamente como gostaria. Ela sempre foi a garota certinha que nunca quebrou as regras. Quando entrou no ensino médio, sua única intenção era tirar as melhores notas possíveis e passar despercebida. Mas então ela conheceu a Vick. E foi ela a responsável pela famosa lista. Lista essa em que estão algumas tarefas que ela nunca teria coragem de fazer, mas que depois de tudo o que aconteceu, funcionou como uma injeção de coragem. Mas ela não está sozinha nessa. Suas melhores amigas, Natalia, Daphne e Marina estarão juntos com Sam nessa noite em que elas irão superar seus medos e cada uma irá cumprir todos itens que estão em suas listas.

- Ir para um cemitério no meio da noite (✔️)

- Mudar completamente o visual (✔️)

- Descobrir um terrível segredo sobre suas amigas (✔️)

- Confessar que está apaixonada pelo seu melhor amigo (✔️)

E ela não perde tempo e começa a riscar os itens da lista. Sua primeira parada é no cabeleireiro para cortar e mudar a cor de seu cabelo. Essa foi uma das primeiras coisas que Vick falou para Sam quando elas se conheceram, que ela ficaria muito melhor com um cabelo mais escuro, e não é que Vick tinha razão? E foi Vick também a responsável por hoje ela ter amigas. Porque se não fosse pela insistência dela para que Sam fosse na sua festa de quinze anos, ela nunca teria salvado Vick de passar por uma humilhação em sua própria festa e nunca teria ficado amiga de Daph, Nat, Marina e do Gustavo é claro. Mas será que cumprir essa lista não é ir longe demais? E qual foi o motivo de Vick ter deixado essa lista em primeiro lugar? E o que vai mudar nas suas vidas depois de todos os itens serem riscados?

"Mas é sempre assim, não é? Não importa o que digam sobre o sentimento, temos de pagar para ver. Porque é pagando para ver que a gente se confronta com nós mesmos. Com os nossos medos. É quando nos colocamos à prova que nos conhecemos. É quando tentamos alcançar o inalcançável que aprendemos. Por isso que o processo de aprendizado é acompanhado da dor — ninguém quer se expor, ninguém quer se esforçar até o limite para perceber que o esforço terá sido em vão."

Quando recebi o e-mail da Novo Conceito falando sobre esse e-book e li a sinopse dele, logo quis ler. Apesar da ideia do enredo ser um pouco batida, é um enredo que eu gosto muito de ler. E não me arrependi de ter lido. A leitura flui rapidamente, a narrativa das autoras, que são gêmeas, é bem gostosa, por isso nem vi a história passar e quando percebi já tinha terminado. A história é contada em primeira pessoa sob o ponto de vista da Sam, e acho que você já sabem que prefiro terceira pessoa. Mas nesse caso eu gostei bastante, porque a protagonista é uma pessoa agradável de se conhecer. E os segredos que movem a história torna ela ainda mais rápida, porque você quer saber o que aconteceu no passado e como vai ficar o futuro.

A história é engraçada e em vários momentos eu me peguei rindo das situações. Mas também tem muita coisa nela para refletir. As autoras falam sobre problemas corriqueiros da adolescência, como divorcio dos pais, namoros que dão errado, falta de autoestima e sobre as consequências da bebida. Mas o assunto principal são os segredos que escondemos das pessoas que amamos e não queremos magoar, e os segredos que escondemos de nós mesmos. E claro suas consequências quando descobertos. Isso tudo praticamente em uma noite. Mas temos algumas lembranças do passado também. Enquanto lia o livro lembrei bastante da série Pretty Little Liars, algumas situações são bem parecidas. As quatro amigas e uma quinta que não está presente, e que sabia tudo de todas e era o elo entre elas.

Nenhuma das amigas tem uma personalidade marcante e nada de muito excepcional. Elas são pessoas normais. E acho que essa foi a intenção das autoras, escrever personagens que poderiam ser uma pessoa real, uma de nossas amigas. Tenho certeza de que, principalmente quem está nessa faixa de idade, vai se identificar com muitas das situações vivenciadas pelas protagonistas. Gostei de como a história foi construída e como foi finalizada. O final deixou um mundo de possibilidades a frente. Eu li o livro em e-book e não encontrei erros de revisão. Quanto a capa, não me agradou tanto, mas acho que combina com a história. Recomendo para quem quer uma história que não vai marcar sua vida, mas vai te proporcionar momentos agradáveis de leitura.

site: http://blogprefacio.blogspot.com.br/2017/01/resenha-so-por-uma-noite-monique-e.html

Andréa Bistafa 16/03/2017

www.fundofalso.com
Só Por Uma Noite trás uma trama bem jovem, alcançado um público, ao meu ver, pré adolescente.

Temos quatro amigas, em período escolar, ainda menores de idade que em determinada noite de um final de semana, saem para cumprir uma lista de desafios deixada por uma amiga, Vick, que morreu recentemente.

"Seria possível quem em apenas uma noite reescrevêssemos nosso história inteira?"

Essa lista inclui vencer limites, ter coragem e acima de tudo estreitar laços de amizade.

Somos apresentados a Samantha, a noite ainda não chegou e ela está cumprindo seu primeiro desafio: mudar o visual! Afinal, a noite promete, já que o próximo passo é declarar seu amor ao melhor amigo durante uma festa. Só que esse amigo tem namorada, como ele iria reagir?
Nat, Marina e Daphne são as melhores amigas de Sam, e todas elas estão incluídas nessa lista maluca.

Como eu disse, a história toda tem seus muitos segredos a respeito de cada personagem, alguns que interferem diretamente na amizade das meninas e outros não tão importantes assim. De certo modo são todos um pouco previsíveis. O livro acontece inteiro durante uma madrugada, então os desafios não poderiam ser tão complicados ou mirabolantes.

A narrativa das autoras é simples e direta, de fácil compreensão, com diálogos bem jovens e atuais. Os capítulos no geral, são instigantes e a leitura é rapidamente concluída.
No entanto existem pontos que eu não concordo veemente na trama. Um deles é o uso de bebidas alcoólicas durante várias cenas, onde sabemos que as personagens são menores de idade. Bom, quem nunca né? Isso é claro rs, mas elas fazem muitas coisas ilegais para a idade, até mesmo as achei jovens demais para andarem sozinha a madrugada toda. Esse tipo de coisa é muito comum, mas sou da opinião que bater muito nessa tecla acabe incentivando adolescentes a agirem a mesma forma, já que o público alvo do livro é esse, e sabemos que a realidade é bem mais perigosa que a ficção.
A trama se desenrola no Brasil, mas tem uma "pegada" americanizada, como nos filmes teens. Talvez seja esse o ponto que me desagradou, pois com 16 anos temos personagens que já dirigem.

Alguns segredos estão relacionados a família, e são pontos que poderiam ter sido melhor trabalhados, já que nessa idade, é muito comum o conflito familiar. Como o foco é feminino, o livro todo fica bem mais nas questões das meninas mediante familia e relacionamentos, mas temos um personagem masculino que revela-se gay em determinado momento, que também poderia ter sido melhor trabalhado, fiquei triste pois acabou passando um certo preconceito das meninas em relação a ele.

O ponto legal é o incentivo constante de ser quem você é. Lutar pelos seus ideais e viver a vida da melhor forma possível. Perdoando quando necessário, brigando quando preciso. Mostrando acima de tudo, o valor da amizade verdadeira.

Eu extrai muitos quotes da obra, muitas frases são bem elaboradas, acabei fazendo uma listinha com elas, não seria justo deixar de destaca-las:

"Quantas vezes essas pessoas se apaixonaram? O amor deu certo? Elas foram felizes? Elas fizeram a coisa fácil ou a certa? O que fizeram antes de morrerem? Foram corajosas ou deixaram o medo as impedir? Viveram de verdade ou apenas existiram?"
"Foi um furacão, desde o começo. No entanto, eu era a única que girava nesse tornado, e eu era a única que acabava destruída antes de a gravidade fazer seu serviço e me puxar de volta ao chão."
"De onde vem essa sensação de conforto, simplicidade e euforia com uma pessoa que acabamos de conhecer? E por que, às vezes, nós ficamos tão duros e travados com alguém que conhecemos a anos?"
"Isso é um bom sinal. Brigar, sabe? Quer dizer que ainda já alguém que se importe."
"Engraçado como as horas parecem algo supérfluo ao ser comparada com o tempo que dura um olhar."

A obra é nacional, as autoras já possui outro livro publicado, Sete Vidas, o qual tenho muita vontade de ler, espero trazer em breve resenha para vocês!
Essa obra foi publicada apenas em formato digital.

site: http://www.fundofalso.com/2017/02/resenha-so-por-uma-noite-monique-e.html

@daihmores_ 04/10/2017

Resenha Só Por Uma Noite
Bom dia Pequenos
Tudo bem ?
Hoje temos mais uma resenha desse vez e do livro Só por uma noite .
Páginas:189
Editora: Novo Conceito
Autoras: Mônica e Monique Sperandio
Nesse livro vemos Samanta Calliari sempre viveu com medo de tudo durante sua vida. Devido a isso ela sempre se fecha para experimentar coisas novas e diferentes em sua vida .
Uma das coisas que ela tem que vencer é sua paixão secreta por seu melhor amigo, o Gustavo . Porém as provas que ela tem que cumprir nessa noite terá companhia de suas amigas Natal, Daphne e Marina todas sentem medo. Junto com Sam nessa noite todas vão vencer seus medos e inseguranças .
Será que nessa noite de aventura terá novidades? Alguma coisa pode dar errado ?
Nessa aventura de uma noite todas vão descobrir para sobreviver a lista de desafios e revelando a verdade para suas amigas, Samanta precisa de coragem mais do que nunca mas será que ela vai ter essa coragem da qual ela precisa tanto nesse momento .
Ela terá forças para suportar tudo o que esses desafios traz a tona ?
Será que ela vai ser corajosa a ponto de chega até o último desafio ?
Eu amei esse livro foi muito bom ver a amizade dessas meninas a união entre elas e tudo mais . Achei muito interessante o final e como a história se desenrolou. Recomendo está leitura .