60 contos diminutos

Fernanda 05/07/2013

Resenha: 60 contos diminutos
Por Segredos em Livros:

Resenha:

A Editora Gaivota está mais uma vez, de parabéns pela linda edição e diagramação, em mais um livro de excelente qualidade. O formato do livro é super cativante e nos dá a sensação de aconchegado, de poder levar esses contos para onde a gente for. “60 contos diminutos” nos apresenta 60 minicontos, repletos de pensamentos simples e soltos pela imaginação e interpretação. Por dentro, além dos textos, somos agraciados com desenhos e o formato das folhas segue como se fossem páginas de um caderno mesmo. A temática dos contos é referente a adolescência, essa época recheada de dúvidas, contradições, muitas incertezas e tantas outras crises existenciais nesse meio juvenil.

“O cabelo cobrindo o rosto. As costas curvadas como se tentasse ficar menor. A mão na boca, roendo as unhas até a carne. E a voz saindo num murmúrio, muitas vezes monossilábico. Era tão tímido que em tudo tentava passar despercebido, como se pedisse desculpas ao mundo por existir.” Pg.11

O livro tem uma leitura muito rápida e o mais interessante é que cada texto complementa o outro, ou acrescenta algo de novo ou até mesmo vem com um novo assunto a tona. Além do mais, é uma obra para se interpretar mesmo, viajar nas entrelinhas e tirar suas próprias conclusões e reflexões. Me identifiquei com várias passagens dos contos, pois além de retratar o mundo dos jovens, apresenta o lado de sentimentos como alegria, tristeza, insegurança, amizade, família...todos os temas tratados da maneira mais realista possível, o que aproxima ainda mais o leitor com os contos.

“Difícil foi separar o que era real de toda aquela fantasia. Levou muito, muito tempo, para que ela, anos mais tarde, conseguisse descobrir quem era de verdade e quanto difícil era ser ela mesma.” Pg.16

Uma das coisas que eu mais gostei na diagramação do livro foi a parte em que na capa lembra a um Moleskine e me passou a sensação de estar lendo um diário/agenda, o que achei super criativo, levando em conta que eu amo ler diários e afins. Com certeza “60 contos diminutos” é uma ótima dica para uma leitura leve, dinâmica e envolvente.

“Ela ficou magoada de ouvir aquilo. Queria responder. Queria lhe dizer umas verdades. A verdade. Como ela se sentia. Mas calou. Mas guardou. E a mágoa, guardada no escuro do peito, com o tempo cresceu como massa de pão. Cresceu, se espalhou, embolou. Até que um dia ela explodiu.” Pg. 53

site: http://www.segredosemlivros.com/2013/03/resenha-60-contos-diminutos-marilia.html

Marcela Pires 18/02/2013

Recomendo para jovens
" Pois é justamente isso que eu queria: dividir! Dividir a solidão que ás vezes me bate à noite...dividir o tédio de um dia sem nada para fazer. Dividir as tardes chuvosas de domingo...e principalmente dividir as atenções." p.59

Pensa num livro com uma edição linda, com formato lindo e escrita encantadora, então você pensa no "60 Contos Diminutos".
Ele, por fora, parece uma caderneta e dentro é como se fosse um caderno, onde uma pessoa escreve seus pensamentos, e pensando faz seus desenhos. Igual caderno da escola de um adolescente, e esse livro tem tudo para ser lido por jovens.
Pois nele aquela sensação juvenil de não pertencer a nada, de inquietude, as contradições, as paixões, as raivas são expressas em 60 minicontos.
Neste livro a escritora Marilia Pirillo fala sobre a problemática que todo adolescente passa, sobre as relações entre irmãos, pensamentos que achamos que só nós temos, solidão, timidez, corpo, insegurança...a maioria dos contos são pequenos, você lê o livro rápido, mas fica pensando nele por longo tempo, pois com uma sagacidade incrivel a escritora só nos sugere um tema ou história, ou seja, não dá um conto pronto, ela nos faz pensar, é como nos desse uma semente que só nosso pensamento fará que ela germine.

Recomendo!

Título: 60 contos diminutos
Autora: Marilia Pirillo
64 páginas
Editora Gaivota
www.mulhericesecialtda.com

Leandro | @obibliofilo_ 08/08/2013

Resenha Postada Oficialmente no blog "Palavras ao Vento".
"60 Contos Diminutos" é uma leitura tão rápida e prazerosa, que em pouquíssimo tempo eu concluí a leitura com um sorriso bobo no rosto. São contos tão curtos ― por isso o nome diminutos ―, inteligentes e leves, que eu não queria concluir a leitura rapidamente. Mas meu esforço foi inútil, porque inevitavelmente é impossível parar ao começá-lo.

Em algum momento, o leitor poderá se identificar com algum conto. O livro proporciona muitos sentimentos típicos de adolescentes, tais como angústia, paixão, inquietude, entre outros. É realmente um livro voltado para o público jovem. Porém, pode ser lido por qualquer pessoa, de qualquer idade. A leitura será prazerosa de um jeito ou de outro.

Eu resolvi expor minha opinião de forma diferente neste post ― acredito que isso ficou perceptível. Foi a maneira mais agradável de explicar minha opinião acerca do livro.

O trabalho da editora ficou impecável! Fiquei durante alguns momentos, admirando a capa, as páginas, tudo. Ficou incrível! É impossível não se apaixonar pelos desenhos presentes nas páginas. Enfim, poderia descrever o trabalho da editora, utilizando várias qualidades, porque é tudo muito criativo.

Enfim, eu curti o livro. Cumpriu com o esperado e conseguiu me proporcionar uma leitura agradável, singela e divertida. Acho que todo leitor deveria lê-lo em algum momento. Garanto que se divertirá. E até ouso dizer que esse é o objetivo da autora. Se for, ela conseguiu atingi-lo comigo, porque eu me diverti. Portanto, leia sem medo.

site: http://www.leandro-de-lira.com/

Aline T.K.M. | @aline_tkm 14/11/2013

Para ler em um só fôlego
Com cara de caderno ou diário, o livro traz 60 microcontos que falam diretamente com a galerinha mais nova – os pré-adolescentes e adolescentes, mais especificamente. Dá para ler em um só fôlego, como se pensados justamente para acompanhar a pressa de viver que a gente tem (ou tinha) nessa época da vida.

Enganado está quem pensa que as narrativas ficam no lugar-comum, no cantinho aconchegante do conhecido. Os textos cutucam, removem o leitor de sua zona de conforto; alguns se atrevem e chegam perto de desestabilizá-lo por um breve momento – seja por tocar em temas tidos como mais delicados, ou por falar de maneira diferenciada de algum assunto largamente abordado. Contudo, a sutileza e o “dito nas entrelinhas” são características presentes, que conferem certa maturidade aos contos e os inserem perfeitamente tanto no universo do leitor que está entrando na adolescência quanto no do adolescente mais velho.

O humor é outro artifício que dá as caras com frequência por aqui. Aliás, alguns textos são de uma comicidade não óbvia, engraçados inesperadamente. A via do humor é tomada com criatividade mesmo ao falar do diferente, do que é natural para uns e estranho para outros. Exemplo disso é o conto de número 10, “Figura em preto e branco”, sobre um garoto pálido de cabelos escuros e que só usava preto. Nunca sorria: era traído por seus dentes, amarelos.

Divertido, irreverente e rapidinho de ler, 60 contos diminutos surpreende pela singularidade.

LEIA PORQUE...
O livro traz diversas e divertidas maneiras de olharmos o universo dos jovens. Bárbaro para quem está vivenciando hoje cada uma das situações abordadas – e que certamente se encontrará nas páginas. Também excelente para quem guarda boas lembranças de anos que ficaram lá atrás (impossível não se lembrar daquele ser "esquisito" com pensamentos estranhos que era você – e eu, e todo mundo – na adolescência).

DA EXPERIÊNCIA...
Uma leitura que, apesar de direcionada aos mais novos, marcou pelo frescor e pelo jogo de cintura na abordagem dos temas. Gostei do uso do implícito que, muitas vezes, vale mais que o escancarado.
Esta leitura foi parte do projeto A Fantástica Coleção de Experiências, do qual falei há pouco.

FEZ PENSAR EM...
Na época em que eu colocava um CD das Spice Girls para tocar, e lia a Coleção Vaga-lume enquanto devorava um pacote de Passatempo recheado. Ou quando, um pouco mais tarde, alcançava meu ápice quando tocava I’ll fly with you na balada.

site: http://livrolab.blogspot.com

Mila F. @delivroemlivro_ 10/12/2014

Lindo e Adorável, Leiam!!!!
60 Contos Diminutos foi escrito pela gaúcha Marilia Pirillo que começou sua carreira com projetos gráficos, editoração, ilustração, mas atualmente morando no Rio de Janeiro começa a escrever para o público infantil e infantojuvenil.
Esse é um daqueles livros que você pode ler de uma vez só ou pausadamente: sentindo as palavras e as emoções que cada uma carrega. 60 Contos Diminutos além de um título instigador, com um trocadilho em "diminutos" podendo se referir a contos breves ou que pode ser lido em minutos, traz uma mensagem maravilhosa e uma história curta em cada conto. É de uma sutileza e delicadeza imensuráveis, pois cada leitor terá sua medida de sentimento ao ler cada conto.
No geral os contos são destinados a um publico mais juvenil, no entanto o livro é uma ótima opção ao público adulto que poderá sentir e interpretá-los de uma maneira mais intensa.
Em muitos dos contos há sutis partes em que qualquer pessoa poderá se identificar e trará lembranças nostálgicas. O mais importante: cada conto passa a mensagem de que, independente do tamanho, é possível ter uma excelente qualidade em textos/contos pequenos que muitas vezes não encontramos em livros contendo contos ou prosa de várias e várias páginas.
Alguns contos me chamaram a atenção e me envolveram de uma forma tão forte que preciso indicá-los para que sejam lidos de forma especial: Quem Ama, cuida; Ninguém em Casa; Sem Jeito; Fazendo Tipo; Jogo do Contrário; Exercício Poético; Múltipla Escolha; Gata Borralheira; Doeu; Inacabada e Fábula.
Sobre a edição e ilustrações presentes em 60 Contos Diminutos só posso dizer que houve um cuidado imenso e a forma como ele foi produzido (sua capa, folhas e fontes) lembram muito um caderno onde qualquer pessoa pode escrever. Devo até dizer que embora não seja um livro interativo – como os muitos que estão na moda, tipo Destrua Este Diário – é um livro que podemos, de certa forma, associar e achar parecido.
Outro ponto auge é que é impossível não terminar esse livro sem a vontade de escrever um conto diminuto. Particularmente, adorei o livro e já se tornou um de meus favoritos, é um daqueles em que deixarei sempre acessível para que de vez em quando eu possa ler algum conto.

site: www.delivroemlivro.com.br