Do Outro Mundo

Do Outro Mundo Ana Maria Machado

Resenhas - Do Outro Mundo

mel! 10/01/2024

Tive que ler pra escola em meu sexto ano e confesso que foi um livro que me tocou, sendo um dos primeiros a me levar a transição da leitura em quadrinhos para a literatura em que estou hoje em dia. boas memórias!

Clarisse.Ventura 28/12/2023

Do Outro Mundo começa parecendo um conto de assombração como outros por aí, até descobrimos que a assombração presente nele é real e assombra até quem não tem medo de fantasmas, a escravidão. Não tem como falar de forma leve sobre esse assunto, mas a autora nos mostra que é sim possível falar dele até com as crianças, desmistificando a ideia de que por serem crianças não podem discutir pautas sociais e complexas, o livro é um ótimo ponto de partida para isso.
Quero elogiar a diversidade de personagens que nos proporciona o ponto de vista tanto de brancos quanto negros, como é falado no próprio conto, é triste mas é verdade, que quando negros falam de escravidão o mundo já não se importa muito, um branco falando com os seus iguais tende a ter mais destaque.
Do Outro Mundo é um excelente começo de conversa, recomendo grandemente a leitura!

Bebela 10/09/2023

Tinha que ler para a escola e fui ler com um pé atrás, mas a leitura foi surpreendentemente boa, acabei gostando da história e da leitura.

Nicole 12/05/2023

Eu li na escola em 2017, foi um dos primeiros livros que eu li e realmente gostei da história. Ele tem uma narrativa infanto juvenil então e de fácil entendimento.
Ele consegue falar sobre a escravidão de uma maneira concientizadora, ao mesmo tempo que é simples é forte.
Amei muito quando li!

gus 04/10/2022

ta né
um livro normal , bem legalzinho pra uma tarde qualquer , achei top e parece infantil de primeira , porém não é

Addilað» 17/05/2022

Liberdade nesse mundo ?
Esse livro foi um dos primeiros que li...é uma história triste, mas necessária principalmente para nós brasileiros.
Sempre que releio Do outro mundo aprendo mais sobre humanidade, amizade, companheirismo e a necessidade de ainda falarmos sobre a escravidão em pleno século XXI.

Lizzy 01/12/2021

Milagre
Finalmente um livro da escola que eu gostei!!! Esse livro é daqueles pra ler em uma sentada, bem fininho mas cheio de conteúdo e aprendizagem! o final é muito impactante e confesso que chorei bastante... enfim livro ótimo recomendo pra TODO mundo

Thalita 21/09/2021

O melhor livro nacional que já li!
Eu li esse livro eu tinha uns 11 anos e na época amei! É muito e vale muito a pena ler. Ele é meio sobrenatural e tal,mas o final é emocionante. Sem falar que esse livro tem uma coisa que eu admiro muito , que é uma teia bem construída, onde um fato se encaixa no outro. Diz que é infanto-juvenil, mas para mim esse livro é para qualquer idade!

biathomas 01/09/2021

Lindo e divertido
Quando a escola passou esse livro eu pensei que ia ser chato, só por ser da escola, mas na verdade é muito bom. É muito simples e rápido de ler, a história é linda e divertida. Me cativou. Adorei a história da Rosário e ver como tudo terminou. A escrita é muito divertida e simples de ler.
Essa parte é mais comparada aos outros livros que minha escola passa. Eu achei esse livro diferente porque não é de mistério, eu amo mistério, mas sempre a mesma coisa enjoa. Eu também adorei que não teve romance, não tô dizendo que não gosto de romance, só que os romances que apareciam nos livros da escola eram sempre tãooooo ruins e forçados, uma coisa do tipo ?ah, tem que ter um romance, bora botar esses dois personagens aqui e tá ótimo? e ficava horrível. Ter um livro sem o romance forçado foi ótimo.
É isso, gostei bastante!!?
Lizzy 01/01/2022minha estante
ns s pra mim esse foi o meljor paradidático

biathomas 01/01/2022minha estante
@Lizzy aí eu amei esse, mas meu favorito foi 7 desafios para ser rei

DeltaAlfa 10/04/2023minha estante
oie, eu preciso fazer uma lista de leitura sobre esse livro, o problema é que eu não tenho tempo para ler ele, preciso entregar a ficha amanhã e vale nota, pode por favor responder pra mim? eu tenho 4 provas amanhã e preciso estudar, pode me fazer esse favor?

Gabi 03/07/2021

Aprendendo com as crianças.
Do Outro Mundo é um livro infantojuvenil que parece a princípio sobrenatural, com a presença de um fantasma, mas a verdadeira intenção da narrativa é a retomada de um passado estremamente cruel e violento: a escravidão.
O livro é contado por uma perspectiva infantil, a partir do desenvolvimento de uma pousada até a aparição do fantasma, que não passa de uma escrava do passado com a missão de transmitir sua história e horrores dos tempos da senzala.
O tema tratado nesta história é obviamente profundo, mas o ponto de vista infantil confere certa sutileza ao tema, mas que não deixa de revelar o propósito do livro : a reflexão a cerca do passado hostil do nosso país e conscientização para o presente.
Acredito que seja um livro muito indicado para o público jovem, já que o tema é passado de forma inofensiva, mas que não deixa de indicar o pavor da época.

Bea 14/11/2020

Do outro mundo
Mesmo sendo um livro falando de algo triste, ele é muito bonito e tocante, ele balanceia entre a tristeza,o alívio e a parte bonita.recomendo.

Regina.Alves 07/09/2020

O livro é narrado por Mariano, que o escreveu porque assumiu um compromisso com a Maria do Rosário, de contar a história sobre aquela pousada, que antigamente fazia parte de uma terra de senhor, na época em que ainda existia a escravidão.
O motivo por ele estar assumindo esse compromisso é para que a história seja contada, e assim as pessoas tenham uma noção do quanto esse período foi ruim

Ana 19/04/2018

O livro de Ana Maria Machado, Do outro mundo, mistura acontecimentos tristes sobre a escravidão no Brasil e o sobrenatural. O livro conta a história de amigos que estão passando uns tempos em um sítio, e certa noite, lhes aparece uma figura etérea de menina negra. Essa menina é Rosário, o fantasma de uma moça que foi escrava naquele local no século 19.
Os amigos assustam-se com a presença fantasmagórica, mas logo surge entre eles e Rosário uma grande amizade. Uma das crianças, que inclusive é o narrador desse livro, recebe a incumbência de registrar, por escrito, as circunstâncias bizarras e trágicas da vida e da morte de Rosário.

Tati 27/01/2018

Infância ?