Amazônia , 20º Andar

Amazônia , 20º Andar Guilherme Fiuza

Resenhas - Amazônia , 20º Andar

Felipe B. Cruz 09/11/2009

Mais uma boa história de Fiuza
Livro é mais do que uma biografia. É uma grande reportagem sobre um assunto que está cada vez mais em voga: a Amazônia. Trata-se de uma viagem surreal para o meio da floresta em busca de uma salvação rentável e real. Vale a leitura. Mas nem de longe é o melhor livro de Fiuza.

Gabriel Lucas 11/12/2009

Este livro entrou no top10 2009 do Factóide:

Falei um pouco mais sobre o livro no meu blog:

Mais uma fascinante história pessoal narrada por Guilherme Fiuza.

Com ar quixotesco, Bia se mostra persistente em tentar fazer o povo da floresta lucrar com seu trabalho através da venda do Couro Vegetal para o Exterior.

Mostra que mesmo em 2.006, ano que o livro termina após uma cruzada de quase vinte anos, o mundo ainda não estava pronto para produzir e consumir importantes produtos ecológicos.

Grande destaque também para a narração de como foi organizada a Eco 92, e também as descrições da floreste, que quase me fizeram ter vontade de ir encarar o mato e a floresta.

Vaz 16/03/2020

Livro 'Jornalístico'
O livro não me prendeu em sua história, não por sua ideia, já que trazer o processo de duas pessoas que embarcaram em uma jornada "Naturalista'' que possuem ligações com Chico Mendes, mas sim pela formulação confusa e desorganizada dos fatos, não ter me agradado. Julgo que o objetivo seja realmente esse, de informar e descrever acontecimentos, não o de contar a história. Em muitos momentos do livro me senti fora dos acontecimentos, como se uma parte da história tivesse sido omitida ou pulada. Por isso, se você procura um livro mais para informações gerais, com apenas descrições de fatos esta é uma obra razoável, porém se quer um conto com ordem cronológica dos acontecimentos e desenrolar dos fatos eu não recomendo.

leosilva 19/12/2015

O melhor e o pior
É o primeiro livro de Guilherme Fiuza que leio, e provavelmente o último também. Sei que não devemos julgar a qualidade de um escritor somente por um livro, e imagino que Fiuza consiga ser bem melhor do que demonstra nesta história. Trata-se de um texto puramente jornalístico (obviamente por sua formação), medianamente interessante e altamente cansativo - chega um momento em que você acredita que o livro jamais terminará. É um livro muito bem escrito, mas que não empolga. Vale se você gostar muito da Amazônia ou quiser saber mais sobre a vida de Bia Saldanha. De resto esqueça.

><'',º> 04/03/2018

Escrito pelo jornalista Guilherme Fiúza, mesmo autor do sucesso "Meu Nome Não é Johnny", o livro "Amazônia 20º andar: De Ipanema ao Topo do Mundo, uma Jornada na Trilha de Chico Mendes" (Record, 2008) mostra a saga de uma estilista e um empresário bem sucedidos que trocam vidas confortáveis no Rio de Janeiro pelo sonho de salvar a Amazônia.
Os dois amigos conhecem o líder seringueiro Chico Mendes em uma passeata no Rio de Janeiro, um mês antes dele ser assassinado. Descobrem dessa forma que a Amazônia não poderia ser salva com passeatas à beira-mar. Decidem largar tudo e iniciar um projeto que fosse rentável também para os povos da floresta.
Em alguns meses, os dois erguem uma indústria de couro vegetal que alcança Paris e Nova York. A história é repleta de paixões, traições, perigo, muito dinheiro, façanhas e também fracassos.

Fonte: livraria.folha.com.br

Matheus 28/01/2010

+OUU-
num terminei ainda não mas ja sei o que dizer sobre o livro:
O LIVRO FALA DE UM TEMA ATUAL ( A AMAZONIA ) POREM PELO MENOS PARA MIN NÃO É MUITO INTERESSANTE INDICARIA ESTE LIVRO PARA OS QUE SE INTERESSAM POR: VENDAS , MARKETING ... MAS LER APENAS POR LER NÃO É MUITO INTERESSANTE NÃO