A dama das camélias

A dama das camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Loanfi 27/01/2021

É um bom livro e a leitura é fácil e fluida, mas não me prendeu tanto. Talvez seja pelo fato do prefácio desta edição ter contado a história toda deste livro e de bônus de Lúciola.

Pam 21/01/2021

"A gente percebe que a vida é curta, pela rapidez das sensações."
Alexandre Dumas sem sombra de dúvidas está entre meus autores favoritos.
Esse ano me prometi ler mais obras dele e A Dama Das Camélias foi um dos primeiros.

É um romance bonito porém triste, entre Armand, um jovem inconsequente dominado pela paixão, e Marguerite Gautier, uma dama na flor da juventude, porém doente. Além da doença, questões sociais separam os dois, e também o modo que essa dama leva a vida.

No começo da história já ficamos sabendo sobre o falecimento de Margarida Gauthier, de modo que só nos resta descobrir os acontecimentos que precedem essa morte. E essa descoberta é o que torna o livro curioso. Alexandre Dumas é mestre em construir diálogos com belas citações e pensamentos. Esses diálogos e toda a questão moral e social que envolvem a história, resultou num livro clássico.

Amei e recomendo.
Pam 21/01/2021minha estante
Uma das minhas citações favoritas do livro:

A felicidade não pode entrar de repente num coração desolado sem sufocar um pouco. Às vezes, a alegria dó tanto quanto a dor.

Thamara 20/01/2021

Uau
Achei um romance leve, embora triste, mas muito profundo e sincero. Uma bela história!

Aline 18/01/2021

A dama das camélias
Um livro interessante em alguns aspectos que trata da história de amor entre uma cortesã e um jovem.... A história é contada por um amigo desse jovem que cai de cabeça nessa história...

Kequell 16/01/2021

Obra prima da literatura mundial
Sim, o título da resenha é justo com tamanha perfeição dessa obra. O livro nos conta a história de amor sincera entre uma cortesã linda e desejada por todos e um jovem advogado de família não muito abastada, porém de princípios rígidos e conservadores da época. Acometida pela Tuberculose Marguerite vê em Armand a chance de viver longe de toda a vida que a fez tanto mal e de ser amada não pelo seu corpo e sua beleza, mas também por sua alma. Entretanto, a sociedade da época era cruel e o livro fala justamente disso, do quanto as mulheres, principalmente as cortesãs, eram maltratadas e reduzidas a objetos pela sociedade machista e preconceituosa da época. Amo essa história por todas as nuances desse amor, contrastado por toda a hipocrisia e maldade humana, a qual mesmo depois de tanto tempo ainda não conseguimos nos libertar por completo, penso que em todo o mundo. Vale muito a pena ler essa história, nos faz refletir e ver o quanto nós mulheres, independente de nossas escolhas, sempre fomos subjugadas e julgadas perante a sociedade.

Polliana 14/01/2021

A Dama das Camélias
Autor: Alexandre Dumas Filho
Publicado: ano de 1848

Minhas impressões da leitura do livro A dama das Camélias.
A história inicia com o narrador entrando por curiosidade numa casa que estava ocorrendo um leilão, e tem informações que se trata da casa da cortesã Marguerite Gautier, famosa cortesã de Paris que morrera de tuberculose. Seus bens foram leiloados para saldar as dívidas, contraídas por Marguerite em vida. Por impulso adquire um livro por um valor bem superior, nele tem a dedicatória de Armand Duval, após um tempo o narrador recebe a visita do Armand Duval, que tinha a intenção de reaver a lembrança de sua amada.

Com essa aproximação nasce uma amizade entre o narrador e o Armand Duval, que aos poucos conta sua história, com a bela cortesã e todos os eventos que transcorreram até aquele momento. Marguerite era uma cortesã que se dividia entre muitas festas e teatros; quando ia aos teatros sempre levava um binóculo, um saco de bombons e um buquê de camélias. As camélias eram suas flores preferidas, pois, devido sua constituição delicada, não suportava o aroma de outras flores.

Armand a conheceu em uma noite no teatro, e chegou a Marguerite através de Prudence, uma modista, que era amiga e vizinha da jovem.
O rapaz foi convidado a cear com Marguerite e seus amigos, porém durante o jantar, a jovem começa a tossir sangue, retirando-se para o seu quarto.
Armand a segue e demonstra preocupação por sua saúde e declara o seu amor.
Após esse episódio o jovem advogado se aproxima da bela cortesã, e uma trama que envolve amor, mentiras, dinheiro, inveja se desenrola, eu adorei esta releitura principalmente por se tratar de uma história autobiográfica, o autor teve uma relação proibida pelas normas socias com uma bela cortesã parisiense a Marie Duplessis, assim como a Marguerite teve uma vida difícil.
Não é só uma história de um amor proibido, este romance traz questões bem pertinentes , principalmente a hipocrisia da sociedade do século XIX, que usavam as mulheres cortesãs como troféus para mostrar seu poderio e ascensão financeira, outro destaque é a descrição da cidade, parece que estamos andando pelas ruas de Paris.
#adamadascamelias #teindicoliteratu

site: https://www.instagram.com/p/CI0xb4_jcGB/?utm_source=ig_web_copy_link

Isa 11/01/2021

Meu livro favorito do romantismo
Bem. O que dizer desse livro né?
O Romantismo é a minha escola literária favorita é eu sempre busco esses livrinhos românticos para saber mais da época. Antes desse livro, o meu livro favorito do romantismo era ?Lucíola?, do José de Alencar, que teve ?a dama das camélias? como inspiração. Então, por que não ler né?
Fiquei completamente apaixonada. A leitura é super fluida e a história (contada em primeira pessoa!!) é maravilhosa. Trata da história de amor entre marguerite gautier, uma cortesã, e armand, um romântico que tem uma queda platônica por ela há muito tempo.
As circunstâncias acabam conspirando para que eles fiquem juntos, mas eles continuarem juntos que vai ser o desafio, tanto pelo ciúme dele, quanto pela delicada posição de uma cortesã naquela época.
Apesar de já serem muito precipitados com relação ao amor, eu me cativei absurdo e desejei com todas as minhas forças que eles ficassem juntos(apesar de já sabermos, em uma das primeiras páginas) que isso é impossível.
Marguerite é o ideal de moça romântica, apesar de ter sido corrompida com o tempo, e Armand é o mesmo(mesmo que as vezes o amor dele ultrapasse barreiras que não deviam ser ultrapassadas)
As reviravoltas desse livro são perfeitas e eu só consigo ser grata ao Alexandre dumas filho por ter escrito um livro tão perfeitamente escandaloso!

Karinna 06/01/2021

Sem dúvidas, a melhor e mais óbvia observação sobre o livro é a que confirma que "a obra é um documento social, mas sobretudo um belo hino ao Amor".

Isabella.Bulia 23/12/2020

Uma história muito bem escrita e o autor consegue segurar o público, mas, devo confessar, não é meu gênero. Para quem gosta de histórias românticas bem doces, é um prato cheio.

Vanessa 22/12/2020

A escrita de Dumas Filho é elegante. Gostei muito da forma que ele nos traz a história de Marguerite e Armand. Ela uma cortesã de luxo, e ele, um estudante. Confesso que achei a história deles doentia, passional, profunda, me incomodou a dor de ambos durante a vivência de seu amor. Se este era o objetivo do autor, conseguiu.

Liny Arguilera 22/12/2020

É um romance interessante, lindo, e o que eu mais gostei é que traz o lado de que não devemos julgar as coisas pelas aparências, é uma bela trama.

Nalu 18/12/2020

Vale a pena reler
A dama das camélias é o típico clássico que deve ser lido em diferentes fases e idades da vida. Sempre há muito de novidade no processo de leitura.

Polly 09/12/2020

A Dama das Camélias: aquele drama que a gente gosta (#141)
Não sei se já contei por aqui, mas eu sou uma noveleira de carteirinha. Não posso dizer que acompanho todas as faixas diárias, mas garanto que estou sempre assistindo alguma. Por causa dessa pandemia, acabamos ficando sem novela, ou pelo menos, sem novelas inéditas, né? Assim, nós, aqui em casa, decidimos fazer uma assinatura da Globoplay. Já que era para ver novela repetida, era melhor ver as que a gente queria.

A primeira da lista foi Lado a Lado (perfeita, se nunca assistiu, assista), que tem em seu enredo um personagem chamado Diva, vivido por Maria Padilha. Diva é uma atriz de teatro que sonha em fazer dramas, mas o seu talento mesmo é para comédias. Sua maior aspiração é fazer Marguerite Gautier e, assim, ela o faz. Mas, Diva nasceu para riso e faz de A Dama das Camélias a maior comédia que o Rio de Janeiro já tinha presenciado, mesmo sem nenhuma intenção. E de tanto se falar na história de Marguerite Gautier e Armand Duval na novela, eu precisei ler o livro.

Escrito por Alexandre Dumas Filho, A Dama das Camélias transforma em ficção a história de amor proibido vivida pelo próprio escritor. Quando eu ainda estava nos primeiros capítulos, achei a Marguerite uma abusada interesseira e o Armand um playboyzinho dramático demais. Mas, a história se passa no século XIX, no auge do Romantismo, não dava para esperar por outra coisa. O drama e o exagero estava na moda, afinal, e A Dama das Camélias é fruto de seu tempo.

Entretanto, essa primeira impressão fica só nos primeiros capítulos, sobretudo quanto a sua protagonista. Marguerite nos mostra uma nobreza de espírito e uma capacidade de amar espetaculares. Marguerite é digna do mais puro amor, embora a sociedade ache que não. Armand é meio dramático, “exagerado jogado aos teus pés”, sim, mas ele até que tem a sua redenção, ainda que tarde demais, já que a nossa dama das camélias inicia o livro morta. Sua paixão por Armand assinala seu fim e é isso o que o narrador quer nos contar: como o amor proibido de uma cortesã foi ao mesmo tempo seu fim e sua glória.

Marguerite quer a chance que a vida nunca lhe deu: ter dignidade, ser amada pelo seu eu. Marguerite, sempre de mãos dadas com a morte, quer viver um grande amor para ter um motivo para viver. Mas as convenções sociais não irão deixar e ela descobrirá que tem, sim, algo maior do que o Amor: as aparências.

A Dama das Camélias é romântico, dramático, exagerado, mas cheio de discussões importantes, cheio de críticas às “coisas como elas são”. Só sei que vale muito a pena se entregar a sua leitura, que é curta e, a despeito do tempo em que foi escrita, de fácil entendimento. Não deixe de ler, não. Não é por acaso que A Dama das Camélias é um clássico. Confie em mim.