A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Eduarda2027 29/11/2023

Um romance incompleto
O Livro a Dama das Camélias é simplesmente perfeito, o livro encanta do início ao fim , o romace dos personagens e a história de vida deles. Chorei muito com o final do livro, mas mesmo assim ele é perfeito.?

Dudu 26/11/2023

A triste história de Marguerite
Estou devastado.............................................................................................................................
Dudu 26/11/2023minha estante
Os pontos foram para dar a quantidade de caracteres mínimos para publicar

Vanilson7 20/11/2023

É uma romance de época que trata de amor, ciúme e preconceito.

O narrador percebe que ao passar numa rua está havendo um leilão de luxo dos bens da falecida Marguerite Gautier, vai até lá e compra um livro que nele tem um cartão escrito de Armand Duval para Marguerite Gautier. Anos depois Armand bate na sua porta e pergunta pelo livro. Daí, começam a conversar e o narrador demonstra interesse em saber a história de Armand e Marguerite. E assim a história é contada, a partir dos relatos de Armand, um jovem de direito, que se apaixonou por Marguerite Gautier: uma linda e famosa cortesã francesa.

Luccas.Soares 14/11/2023

Já conhecia a história por ter lido a peça na faculdade, mas nunca havia lido o romance por completo. História dolorosa e belíssima, característica de seu período. O sentimento universal do amor em sua forma mais dolorosa.

asisoynara 25/10/2023

Mais um clássico que entra para a lista de favoritos.
Se algo de bom o livro "Pela luz dos olhos teus" me trouxe foi a menção que faz a esse clássico da literatura francesa, A dama das camélias, despertando a minha curiosade e, após finalmente lê-lo, posso entender o porquê de ser um clássico tão elogiado.

Alexandre Dumas Filho neste livro expõe a sociedade parisiense da época de uma forma singular e irreverente. A dama das camélias foi um daqueles livros em que você não espera muito dele, mas é totalmente surpreendido com a leitura e passa dias totalmente mergulhado em suas letras, impressionado.

O livro conta a história de Marguerite Gautier, aa mais cobiçada cortesã da cidade. Vinda de uma humilde família camponesa, Marguerite agora é conhecida como ?A Dama das Camélias? por sempre aparecer em público com um buquê de camélias, sua flor preferida. Apesar de ter a saúde fragilizada pela tuberculose, Marguerite leva uma vida perdulária, festiva e luxuosa, bancada por seus muitos admiradores, dividindo-se entre ateliês da moda, teatros, cassinos e bailes e encanta os homens com sua beleza, mas não se envolve seriamente com nenhum deles, até conhecer o jovem e ardente Armand Duval, que se apaixona por ela, à primeira vista, ao vê-la num camarote do teatro. Ele logo passa a cortejá-la. A princípio, Marguerite resiste, mas diante das tantas investidas românticas e declarações apaixonadas de Armand, acaba por render-se ao amor. Mas, ironia da vida, agora que A Dama das Camélias finalmente conheceu o amor, é obrigada, pelas opressivas convenções sociais, a abrir mão dele.

Com uma escrita altamente poética e ousada, o narrador defende claramente o exercício das cortesãs, mas sem fazer apologias. Ele se põe como um ser que nada tem contra elas, e que não cabe a ele julgá-las. É um livro que me arrancou lágrimas, suspiros, risadas e muitas reflexões ao longo de toda a sua leitura. A ironia do escritor ao abordar as questões sociais da época é tão visível e tão contudente mesmo nas críticas entrelinhas à moral, à decência, ao o que é ser pura e verdadeiramente humano. Um livro que me deixou triste ao terminá-lo, mas que me fez profundamente feliz pela honra de poder lê-lo. Poucos livros têm o poder de continuar reverberando na minha mente por dias após o término, e este, certamente, é um destes.
Tina 25/10/2023minha estante
Quero muito ler.... mais 7m na f8la.

asisoynara 26/10/2023minha estante
Leia, que você vai amar! ??

Queridolivro0 18/10/2023

Emocionante, um amor incondicional ???
Um romance belíssimo, essa história mostra como a sociedade é cruel e hipócrita, ver o quanto Marguerite e Armand sofreram me fez refletir em como o ser humano é cruel sabe, muitas vezes é egoísta e só pensa em seu próprio benefício.

Para mim Alexandre Dumas Filho foi brilhante em denúnciar uma sociedade frívola e cruel, na qual prega uma moral que na verdade nunca existiu e nunca vai existir, todos nós somos imperfeitos e cheios de erros, e merecemos ter uma segunda chance.

Recomendo por demais esse livro, ele um misto de emoções , eu fui arrebatada por esse casal intenso e apaixonado. Armand Duval e Marguerite Gutie A dama das camélias ?

TineC 18/10/2023

Reflexivo
É comum que nos clássicos da literatura as mulheres que ousam viver seus desejos sexuais e amores extraconjugais tenham a morte como destino.

Ana Karenina e Madame Bovary morrem pelas próprias mãos, mas a Dama das Camélias, tem uma morte lenta e sofrida.

É a sociedade/cultura dizendo: esposas que traem não merecem finais felizes e às cortesãs não basta não ser feliz, é preciso a penitência.

llotufo 18/10/2023

Isso não é uma história de amor!
Armand é um gradissíssimo filho da p*!

Como ler este livro e achar que isto é uma história de amor?
Ao longo da história, a relação destes dois me incomodou tanto. Apesar de todo o remorso que a narrativa trás, só digo uma coisa à Armand: bem feito é pouco!

Margueritte, como sendo uma mulher solitária e doente, aceitou o primeiro sinal de "amor" que lhe apareceu. Armand, mesmo sabendo previamente como era a vida da moça, e sendo alertado diversas vezes disso, tem ataques de ciúme, vinganças bestas e é maldoso em diversas partes do livro. A relação dos dois é completamente tóxica e distorcida, nada disso é amor e sim obsessão!

Vale a pena a leitura pela reflexão... mas é necessário ir com a mente crítica.

Monny.Nyever 10/10/2023

Um emocionado e uma cortesã ?
O livro tem uma história envolvente, mas não te prende. Em minha opinião, tudo aconteceu muito rápido na narração de Armand, mas eu gostei bastante do amor dele por Marguerite e o jeito que ela aprendeu a amar ele e deixou de lado sua vida antiga.

madumave 03/10/2023

O filho não superou o pai
Uma leitura fácil, com uma linguagem fluida e sem complicações. O enredo é dos mais simples, porém, ao contrário de alguns autores que conseguem explorar uma narrativa singela despertando algo grandioso, a escrita de Dumas Filho se restringe ao básico e previsível. Ainda que sua leitura dos costumes da sociedade francesa oitocentista seja concisa, a romantização exacerbada desencoraja o leitor. Esse é um dos poucos livros cujas adaptações conseguem suplantar a obra original.

Carla.Parreira 03/10/2023

A dama das camélias, Alexandre Dumas
Na tradução de Gilda de Mello e Souza...
Essa historia foi representada pela primeira vez no Teatro Municipal de São Paulo, no dia 06 de novembro de 1961, pelo Teatro Brasileiro de Comédia.
Estive notando que as historias antigamente (como essa de 1965) eram fúnebres, enfocando os duelos e com fins trágicos, tipo a historia do filme Titanic. Geralmente os personagens principais quando não morrem por algum motivo, dão fim à própria vida de forma lastimável se suicidando. São histórias legais que representam uma época diferente do passado. Com relação a esse livro tenho alguns trecho de frases que me tocaram: ?... As grandes afeições têm isso de belo: quando já não temos a felicidade de sentir, resta-nos sempre a felicidade de recordar... Estamos prevendo sempre que vão se apaixonar por nós, jamais que vamos nos apaixonar por alguém; e, agora, ao primeiro golpe deste mal imprevisto, não sei o que sou nem onde estou...
A verdadeira felicidade está no sossego e na paz do coração...
Creia, tudo que Deus faz é bem feito...?

Viridiane0 30/09/2023

A dama das Camélias
Alexandre Dumas Filho relata nesse livro a história de amor de Armand Duval e Marguerite. Marguerite é uma cortesã que vive no luxo e cercada de homens loucos para serem seus amantes, mas é Armand quem realmente toca o seu coração e a faz mudar completamente sua vida.

24/09/2023

Minha doce, Marguerite
O amor é doloroso, às vezes.

É um romance muito lindo e gostoso de ler. Me senti envolvida com a leitura desde o princípio.

Por mais que no começo eu tenha estranhando a forma como Armand e Marguerite decidiram se amar e viver alguma - entendo que o amor é visto de forma diferente durante as décadas - o amor deles é lindo. A forma como se entregaram um para o outro, as cartas, as declarações, tudo tudo.

Fiquei triste com o final, mas é inevitável, não havia como não se apaixonar por Marguerite, a dama das camélias.