A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

patyfavalle 08/03/2009

bem-me-quer, mal-me-quer...
uma história de amor com todos os ingredientes para o drama perfeito. É a melhor obra de Dumas.

Rodiceia 18/09/2012

O sacrifício do amor verdadeiro
Texto bem escrito. Para quem já leu alguma obra de seu pai, Alexandre Dumas, o filho não deixa a desejar no dom das palavras. Tudo bem amarrado, bem escrito, texto fui deliciosamente. Só pelo texto bem escrito, já se vale a pena lê-lo.

**OPINIÃO PESSOAL**
A história de um dos romances mais ternos e puros já relatado, o amor entre Marguerite e Armand parece infinito, mesmo sobre a tragedia que os abate. Não apenas isto, mas também como o amor que despertam em todos que possam senti-lo, vê-lo e acreditá-lo. Para quem gosta de romances puros, este é um excelente livro.

Carina 10/09/2013

Nhemnhemnhem romântico
Romance que atende a todo o nhenhemnhem do Romantismo: heroína impura que quer se regenerar, um grande amor, conflitos, traições, a abnegação de tudo em nome da felicidade do amado. Nada de muito destacável, fora o contexto da obra que ilumina a escola literária à qual pertencia.

Dani 30/07/2010

Amor
Quem começa a ler A Dama das Camélias, se surpreende pela forma de escrever do autor, ele nos faz sentir seus sentimentos de amor, desespero, paixão, desapego, desejo e desilusão.
É um romance que não nos mostra a face feminina, mas sim um homem apaixonado, a frente do seu tempo, onde é capaz de tudo para ficar com sua amada, nos relata o sentimento tanto reciproco como a verdadeira realidade de uma "acompanhante" da época, onde não só a doença se fazia presente, mas também como até hoje o preconceito enraizado de uma sociedade.

Debora.Vilar 28/08/2013

O livro sugere a narrativa da biografia do autor. Relata a história de amor entre uma cortesã e um rapaz da sociedade. Por preconceito e dificuldade financeira a união do casal não pode se concretizar, a cortesã é levada a abondoná-lo, e o rapaz desorientado sem ter conhecimento das razões nobres da cortesã a humilha e depois foge. Entende-se que a cortesã morre por tuberculose, e desemparo.

Juliana 21/04/2024

A Dama das Camélias
A leitura foi super fluída, apesar de ser uma história bem dramática, típica de um amor impossível. Quando comecei, achava que Marguerite ia ser diminuída por causa de sua posição, mas, no final das contas, o livro serve como um questionamento sobre a forma como as cortesãs eram tratadas

Lucas 19/07/2010

``um romance lindo sincero emocionante´´
``um romance lindo sincero emocionante´´seria a frase certa para deduzir este livro.
um romance otimo descrito com lindas palavras que nos faz chorar em prantos.
otimo para ler em uma tarde chuvosa de final de semana com altos e baixos.
na metade do livro nos ja ficamos com vontade de saber o final que tem um desfecho emocionante

Tati 03/12/2010

É uma linda história de amor!

Moon =D 02/03/2011

Nossa, ainda não chorei tanto lendo um livro quanto lendo esse! Armand e Margueritte não conseguem refrear o sentimento que possuem um pelo outro, até conseguindo viver um período feliz mergulhados em seus sonhos. Mas são separados pelo preconceito da sociedade, incapaz de admitir a possibilidade de uma cortesã mudar de vida e esquecer o passado e pela mancha que tal união causaria à família de Armand. Os acontecimentos nos levam a um desfecho triste e emocionante, e somos contagiados pela melancolia de Armand- parcialmente o narrador da história.
Adicionando o fato de que tal história baseia-se no amor que o próprio autor sentiu por uma cortesã e na morte da mesma , a história fica ainda mais tocante. Você consegue perceber os sentimentos vividos pelo autor em cada descrição de insônia de Armand, ou explosão de ciúmes, desespero,desejo de vingança , sentimento do mais puro amor...
Enfim,impossível não se emocionar com o amor impossível do jovem Armand e a cortesã Margueritte Gauthier...

P.S: li a versão em teatro e a em romance. Se for ler, leia o romance. Quase toda a história está perdida na versão teatral e o sentimentalismo se perde, além da visão de Armand da história , que é substituida pelo ponto de vista de Margueritte.

Gláucia 04/04/2011

Diabéticos, leiam com moderação.
Trata-se de um clássico, que na minha definição é um livro que resiste ao tempo e acaba inspirando outras obras, porém é excessivamente romântico, edulcorado, meloso, chegou a me enjoar.
O livro começa pelo fim, Margarida já morta e Armand contando a história dos dois. Destaco como de péssimo gosto a cena em que o moço, desesperado com a perda, pratica uma espécie de exumação para rever a amada morta e decomposta. Mórbido, desnecessário e inverossímel.

Camila 05/06/2011

Camélias e Camélias
Logo de cara quem já assistiu Moulin Rouge já percebe de onde a historia veio. Rapaz sensível se apaixona perdidamente por cortesã que não acredita no amor. Previsível? Talvez. Mas nem por isso a historia de Armand e Marguerite perde a sensibilidade, a delicadeza e a emoção. Logo no começo voce já sabe do fim dos personagens, mas em nenhum momento isso atrapalha a narração dos fatos, muito pelo contrario, saber do final fatídico só deixa a narrativa mais emocionante.
Um livro ótimo, um romance original que deve ser lembrado para sempre

Luciana Mara 04/09/2010

A história inicia com um Sr. A.(não me lembro de terem citado o nome dele, então o chamarei assim o.O) vagando pela cidade e tomando conhecimento de um leilão dos bens de uma cortesã que acabou de falecer de tuberculose. Após investigar, ele descobre que estes bens eram de Marguerite, uma jovem que sempre via, mas com quem nunca falava. Incentivado pela curiosidade, ele conhece os bens que seriam leiloados, e participa desse evento adquirindo um livro chamado “Manon Lescault” (1731), com uma dedicatória: ‘Manon a Marguerite, Humildade’ assinada por Armand Duval. Esta dedicatória o intrigou. Afinal, quem era Duval?

Certo dia alguém bate à sua porta. Era um rapaz loiro, alto e pálido. Ele estava desesperado. Após saber que haviam leiloado os bens de Marguerite, seu único desejo era adquirir qualquer coisa que tivesse sido dela, e ficara sabendo que aquele senhor havia adquirido um item. Além de dar o livro, Sr. A. oferece também sua amizade. E é entre idas ao cemitério, doenças e várias camélias que Duval começa a contar sua história.

No teatro, Duval foi apresentado à Marguerite, uma jovem famosa por sua ‘profissão’. Nesta ocasião, ela tira sarro dele e ele sai do camarote bufando. Dois anos depois, ele continua encantado por aquela linda mulher de saúde frágil e arruma um jeito de ser reapresentado. Desta vez, tudo foi diferente. E ela prometeu ser sua amante.

Imagine, o que um homem não é capaz de dizer a uma mulher quando ele está apaixonado e ela tem que se encontrar com outros? Pois Duval disse tudo isso (às vezes me dava vontade de socá-lo =P) e mais um pouco. Entre idas e vindas, entre discussões e amassos (não se empolguem, eles não são detalhados) Marguerite acaba se apaixonando, e, passando por cima de tudo eles resolvem viver esse amor. Até que alguém surge e novas decisões precisam ser tomadas. A partir daí, o amor recebe a máscara do ódio. Preconceitos, amor, dedicação e raiva são misturados, e seguidos por doença e morte.

Mais em: http://toclivros.blogspot.com/2010/09/20-dama-das-camelias-alexandre-dumas.html

Marlo R. R. López 30/12/2009

Acima de tudo, A Dama das Camélias é um ótimo livro. Gostei bastante. Tem o caráter e a forma de uma obra de Machado de Assis - intrigas amorosas em primeiro plano - e, como todo romance europeu da primeira metade do século XIX, tem também passagens de declaração de amor efusivas e exasperadas, quase irreais.

Um bom livro. As gerações de hoje talvez não o achem interessante, mas é uma boa história, sim.

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Loki_b 13/11/2009

Comovente
Uma estória recontanda em filmes e óperas, por isso até nos detalhes parece familiar. Mesmo assim a leitura não deixa de ser envolvente. Até pq : " A história de Marguerite é uma exceção, mas se fosse uma generalidade, não teria valido a pena escrevê-la" relata do narrador.

Clarice 06/01/2012

Dama das Camélias
A história de uma elegante cortesã francesa, no século XIX, que encanta Paris com sua beleza, suas artimanhas no amor e no sexo, sua vida luxuosa ....