A Dama das Camélias

A Dama das Camélias Alexandre Dumas

Resenhas - A Dama das Camélias

Maria 06/11/2020

"A vida é breve pela rapidez das sensações"
A história de um amor impossível e, por isso mesmo, extremamente bela e triste.

Aquele que nunca foi julgado por "amar quem não devia" ou sentiu-se na obrigação de renunciar a um grande sentimento que o devorava que atire a primeira pedra!

Poucas personagens na Literatura souberam amar com a devoção e generosidade (pleonasmo?) de uma Marguerite Gautier.

(Filho ilegítimo de um dos maiores autores da Literatura francesa, Dumas Filho inspirou-se na própria história de amor com uma famosa cortesã para criar este que é um dos mais belos e comoventes romances da Literatura Francesa. O genial compositor Giuseppe Verdi não perdeu tempo e transformou a bela história em uma das mais célebres óperas de todos os tempos, La Traviata. Se você recordou-se de imediato da deliciosa comédia romântica "Uma linda mulher" e, claro, a cena em que a lindíssima personagem Vivian se comove na primeira vez que assiste à ópera, SIM, é esta mesma. Os séculos passam e o amor continua a ser a mais bela e poderosa das emoções.)
Jacques.Bourlegat 17/11/2020minha estante
Gostei da resenha. Foi inspiração também para "Moulin Rouge" com Nicole Kidman e Ewan McGregor.

Maria 20/11/2020minha estante
Fico feliz que tenha curtido. :) "Moulin Rouge" é um filme lindo!

natália rocha 20/03/2022

acho que o que mais me deixa triste sobre esse livro é que ele é uma história verdadeira, e se foi tão doloroso ler, eu (tento) imaginar o quão doloroso deve ter sido para o autor viver e escrever sobre.

eu tinha dito em algum momento que esse livro se encaixa no estilo típico de romance água com açúcar de meados de 1800, mas não. nesse tipo de romance, além do amor exacerbado e que se forma rapidamente, temos um final feliz.

em ‘’a dama das camélias’’ começamos pelo fim, que não nos arrebata tão fortemente. mas lendo, entendendo os percalços e obstáculos desse relacionamento, tentando nos colocar no lugar desses amantes, vamos nos apegando a esse amor e sofrendo junto. o final nos destrói com uma descrição da agonia em primeira pessoa. quase que sufocamos junto com a personagem.

sobre o enredo: um jovem, estudante de direito, relativamente bem de vida, se apaixona por uma das cortesãs mais cobiçadas de paris, e ela o corresponde. a partir disso, tem início diversos dilemas que desafiam o andamento desse amor.

não acho que seja um must read, mas foi uma ótima leitura, fiquei vidrada nas páginas por diversos capítulos - o que é deveras raro.

Marlo R. R. López 30/12/2009

Acima de tudo, A Dama das Camélias é um ótimo livro. Gostei bastante. Tem o caráter e a forma de uma obra de Machado de Assis - intrigas amorosas em primeiro plano - e, como todo romance europeu da primeira metade do século XIX, tem também passagens de declaração de amor efusivas e exasperadas, quase irreais.

Um bom livro. As gerações de hoje talvez não o achem interessante, mas é uma boa história, sim.

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Lice 13/08/2021

Apenas um livro maravilhoso.
Já nas primeiras páginas esse livro já se tornou o meu favorito só pela forma linda da escrita de Alexandre Dumas Filho. É algo admirável e muito bem feito.
Não preciso nem comentar como essa obra traz o amor como algo lindo que pode mudar vidas e que mostra até onde somos capazes de ir para ver a pessoa que amamos feliz.
É uma história tão linda e bem escrita que por muito pouco, muito pouco mesmo, não me fez chorar com o final. Os sentimentos são tão bem apresentados que é impossível não  sentir aflição, raiva, tristeza junto com os personagens.
Amei essa obra e recomendo demais a todos que se interessam por clássicos ou que querem entrar nesse mundo.

Fabricio268 24/07/2020

A mais bela demonstração de amor.
Eis um livro que não se quer deixar um minuto de lado. Essa é a história de amor mais linda e triste que presenciei. Na verdade eu deveria ter conjugado o verbo "ler" e não "presenciar" ao final da frase.
Porém, o livro prende o leitor de tal forma que ficamos íntimos dos personagens. Presenciamos literalmente cada emoção, cada sentimento. Impossível ler e não sentir os olhos marejados.
Linda e inesquecível história.
Janaina Edwiges 24/07/2020minha estante
Que resenha mais linda!

Cotoco 13/06/2021

Não é o pai...
História simples, sem grandes reviravoltas. Não se compara ao Conde de Monte Cristo ou Os Irmãos Corsos escrito pelo pai. Mas vale a pena ler para criar referência.

Aline Casellato 30/09/2021

Maravilhada com esse Livro
Ontem finalizei a leitura e não consegui me desligar, comecei a sonhar com a história.

Essa frase em particular foi o que me deixou pensativa a respeito da história:
"gostaria de saber a que horas poderá depositar esse arrependimento a seus pés."

Sempre me fascinou romances trágicos, e é instigante a devoção de Armand a Dama das Camélias, vulgo Marguerite. O trecho acima que ficou em minha mente, é quando ele a calunia, e sente ciúmes de sua profissão de Cortesã.

O que mais nos impregna na leitura é que o ruim não é superar nossos próprios preconceitos em prol do amor, e sim o de toda sociedade.

"Mas pense que ao lado da amante há a família, que além do amor há os deveres,"

Também em diversos momentos a digressões sobre as generalizações de como e o que são as cortesãs e como a sociedade as vê, e o autor mostra sensibilidade impar a esse respeito:

"O mal não passa de uma vaidade, tenhamos orgulho do bem e, sobretudo, não nos desesperemos. Não desprezemos a mulher que não é mãe, nem filha, nem esposa. Não limitemos a estima à família, nem a indulgência ao egoísmo. Visto que o céu se contenta mais pelo arrependimento de um pecador do que por cem justos que nunca pecaram, procuremos alegrar o céu."

Leiam meus caros, e apreciem como eu a maravilhosa escrita de Alexandre Dumas Filho, com tão belas palavras sobre o amor verdadeiro e um retrato fiel a costumes e pensamentos da época.

Kequell 16/01/2021

Obra prima da literatura mundial
Sim, o título da resenha é justo com tamanha perfeição dessa obra. O livro nos conta a história de amor sincera entre uma cortesã linda e desejada por todos e um jovem advogado de família não muito abastada, porém de princípios rígidos e conservadores da época. Acometida pela Tuberculose Marguerite vê em Armand a chance de viver longe de toda a vida que a fez tanto mal e de ser amada não pelo seu corpo e sua beleza, mas também por sua alma. Entretanto, a sociedade da época era cruel e o livro fala justamente disso, do quanto as mulheres, principalmente as cortesãs, eram maltratadas e reduzidas a objetos pela sociedade machista e preconceituosa da época. Amo essa história por todas as nuances desse amor, contrastado por toda a hipocrisia e maldade humana, a qual mesmo depois de tanto tempo ainda não conseguimos nos libertar por completo, penso que em todo o mundo. Vale muito a pena ler essa história, nos faz refletir e ver o quanto nós mulheres, independente de nossas escolhas, sempre fomos subjugadas e julgadas perante a sociedade.

Emanuelle.Taffarel 26/11/2022

Acho que esse livro só vale a pena por causa da Marguerite, por que o senhor Armand Duval além de ser chato, é tão ruim e por um motivo tão, mas tão besta que chega a dar raiva. A única coisa que eu mudaria nesse livro seria o narrador, porque iria ser muito mas interessante se fosse a própria Dama das camélias que narrasse

Ellen Estefany 26/01/2023

Mulher: símbolo de sofrimento
A impressão que tenho hoje dessa leitura é muito diferente da que tive quando a li pela primeira vez, eis:
Poderia falar sobre como a relação deles dois era ruim e como fazia mal para Margue.
Mas o ponto que hoje me toca, e que considero mais importante falar, é da vida dessa mulher, que sem muitas opções, levou a que deu.
Ela, que no menor vislumbre de felicidade, aceitou de bom grado, todas as mazelas que vinham com essa escolha.
Tal decisão não está, hoje, muito distante de tantas, que não vivem como cortesã igual Margue, mas que se submetem a relações que sufocam, tiram-lhe a identidade e a vida.?

Mariana Destacio 24/04/2022

A Dama das Camélias
Peguei a "recomendação" desse livro em outro livro: Lucíola, onde tem uma passagem em que Lúcia está lendo ele. Fiquei curiosa, já que no livro deu a impressão de que a história que Lúcia estava vivendo era parecida com a que acontecia aqui. De fato, são histórias bem similares, e lê-lo me trouxe a lembrança de Lucíola, que gostei muito de ter lido na época.

Existe algo sufocante nesse tipo de história que me capta a atenção. Fico pasma como paixão é denominada amor nessas páginas, e esse amor maior que tudo vai evoluindo para o ódio e a vingança, sendo constantemente banhado em ciúmes. Pior, que esse tipo de relato me parece muito atual, e é o que vejo em muitos "relacionamentos" hoje em dia. Fico me perguntando como alguém vive assim, nessa montanha russa de sentimentos onde se vive perdido, febril, ansioso, etc.

"A Dama das Camélias", "Lucíola", "O Primo Basílio", "Madame Bovary", "Ana Kariênina"... todas lidam com o "amor" de uma forma um tanto obsessiva. Aquele "preciso ter a qualquer custo". Começa pegando fogo e no final, tudo vira cinzas. Também nesse aspecto, me lembrou "Romeu e Julieta".

Enfim, li esse livro por causa de outro. E nesse livro, encontrei recomendação de outro livro: Manon Lescaut (em breve nos veremos!). Não foi um leitura surpreendente em nada, já que desde o início sabemos o que houve com a "dama das camélias", e baseado em outras leituras do gênero, já da pra saber o que levou ao desfecho. Porém, é sempre um prazer ler um clássico, com uma bela escrita e boas reflexões. Recomendo pra quem gosta do gênero.

biancaaguiarrl 02/12/2022

Favoritado
Uma das melhores histórias que já li, mas, em compensação, uma das mais tristes também.. Dumas Filho herdou o talento do pai, sem dúvidas! Um clássico incrível e que te deixa com vontade de uma releitura. Indico demais!