Divino Cartola

Divino Cartola Denilson Monteiro

Resenhas - Divino Cartola

Kizzy 12/04/2013

Cartola é o Samba, e o Samba é o Cartola
Divino Cartola é uma poética e ilustrada Biografia do pai do Samba carioca. Cartola era simples, pobre, estudou até o quarto ano, e foi sem dúvida um dos maiores poetas que esse país já abrigou.
Além da merecida homenagem a esse mestre em brasilidade, o mais interessante da obra é observar o como a vida de Angenor de Oliveira se confunde com a origem e a história de um patrimônio irrevogável desta nação, O Samba. As lutas pelo reconhecimento, contra o preconceito, pela aceitação, os altos e baixos parecem acontecer aos dois em paralelo.
A biografia deixa a sensação de injustiça da amada estação primeira de Mangueira para com seu fundador, mas transparece a superação de Cartola em todas as fases mais difíceis que passou, na maioria das vezes no encalço de sua solidão e no exagero com a bebida. Superação essa que conheceu ao lado de sua inseparável Zica e de seu amado Samba.
Uma aula de poesia, musicalidade e cultura Brasileira. Essas coisas a gente devia aprender na escola.

"É preciso que a gente cante. Mal ou bem, mas é preciso que a gente cante para o povo conhecer o que nós fazemos.
Minha vida é como um filme de mocinho, acabei vencendo quase no final"
Cartola.
Andrea.Rosa 17/04/2018minha estante
Boa noite,meu nome e Andrea R, gaucha,estudantede gastronomia,estou realizando um trabalho para meu curso na cadeira garde manger ,produzi um produto e deste produto pediram para idealizar e materializar um food desagn,pois bem foi um grande desafio pois com o produto ja desenvolvido resolvi homenagiar o grande sambista cartola, atravez de sua musica as rosas nao falam,que compos depois de dona zica ficar surpresa com as rosas no seu jardim,espero que um dia eu possa apresentar esse prato que leva o nome da musica do grande mestre da MPB .Cartola,para sua escola de samba...
"Bate outra vez,a esperança no meu coração pois ja vai terminando o verao por fim"

Kizzy 07/05/2018minha estante
Que legal Andrea. Fiquei super curiosa para conhecer o prato. Muito sucesso pra você.