Se Eu pudesse viver minha vida novamente...

Se Eu pudesse viver minha vida novamente... Rubem Alves

Resenhas - Se eu pudesse viver minha vida novamente...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Izadora 28/06/2021

Grande Rubem Alves
Esse foi então um belo livro que escolhi ler bem aos poucos, isso por ter muitas reflexões a cada capítulo, aliás, gostaria de ter lido ainda mais devagar para prolongar as sensações. Me senti acolhida a cada página, como se lesse histórias, pensamentos e sentimentos de um avô. Uma leitura que recomendo muito!
Carla 28/06/2021minha estante
Como sempre dizia o Rubem, precisamos saborear as palavras da vida. ;)
Desfrute!!

LissBella 12/09/2011

Um leitura breve, rápida, porém profunda, um pouco filosófica e muito reflexiva. Crescimento! Saudosismo! Exemplo de vida! Creio serem essas as palavras que descrevem o livro pra mim.

Meu primeiro livro de Rubem Alves e confesso ter ficado impressionada com seu jeito de olhar o mundo, as coisas, a vida.... sobre os sonhos, sobre as perdas e ganhos. Um seqüência de opiniões e olhares sobre um mundo de descobertas.

O livro tem como ponto de partida o poema “Instantes” muito conhecido principalmente pelos internautas. O escritor diz que após ler e reler esse poema decide escrever “conselhos aos mais jovens”... mas depois ele mesmo declara-se contrário ao poema, ao dizer:

“Se eu pudesse viver minha vida novamente eu quereria vivê-la do mesmo jeito que a vivi, com seus desenganos, fracassos e equívocos”. Bem, a partir daí Rubem Alves vai nos fazer entender o porquê desta sua conclusão.

Algumas frases que me marcaram:

“Estou onde estou pelos caminhos e descaminhos que percorri”.

“Lutam melhor aqueles que têm sonhos belos. Somente aqueles que contemplam a beleza são capazes de endurecer sem nunca perder a ternura. Guerreiros ternos. Guerreiros que lêem poesias. Guerreiros que brincam como criança”.

“E aconteceu, por vezes, que nem mesmo segui por vontade própria os caminhos alternativos à minha frente. Escorreguei. A vida me empurrou”.

“Os silêncios são sempre embaraçosos, porque nunca se sabe o que o outro está pensando...”.

“Não me importava que a casa para onde mudamos fosse uma caixa de fósforos. Eu não sabia que ela era uma caixa de fósforos. Menino, ainda não fora picado pela maldição da comparação”.

“Cheguei onde estou por caminhos que não planejei. É um lugar feliz com o qual nunca sonhei”.

Um livro muito sincero, simples e cheio de vida! Recomendo!
Vitorugo 25/04/2020minha estante
Lindas palavras! Você já leu ?O Retorno E Terno?? Nele, Rubem consegue ser ainda mais inspirador (opinião após ter lido os dois).

Cristiane.Cardoso 04/05/2022

Filosofia de vida!!!
"Se eu pudesse viver minha vida novamente... eu gostaria de vivê-la do mesmo jeito como eu vivi... com todos os meus acertos, equívocos, desenganos e fracassos..."

Foi assim que o autor respondeu ao ser questionado sobre os seus planos para estar onde está e como está. "estou onde estou porque alguns os meus planos deram errado, mas construí pontes para chegar aonde eu queria chegar [...] Algumas ruíram, outras eu reconstruí [...] foram estes caminhos que me levaram a lugares novos, melhores... mais fortes e bem mais felizes."

Que filosofia de vida!!!

Li há tanto tempo, agora reli com uma visão bem diferente. Parece que foi até a primeira leitura. E pensem numa leitura que puxa leitura...
E usando as palavras do próprio autor, quando diz: 'Sinto inveja de Murilo Mendes. Ao lê-lo, tenho vislumbres dos poemas que ele leu e eu nunca lerei, do quadros que ele viu e eu nunca verei. Sinto a mesma coisa lendo Bachelard." Sinto de forma semelhante, com a diferença de que ainda quero ter tempo para ler, ver e refletir sobre muito do que li aqui neste livro:

?Quero chegar ao tempo do "desfrute" quando "terminado o tempo do trabalho".

? Quero aprender a andar sem ter que chegar a algum lugar, simplesmente gozando o mundo que nos cerca!"

?Fazer o fantástico turismo gratuito dos livros." Ir "a tempo e lugares aonde avião algum pode chegar; ao Japão dos samurais; ao Macondo do Cem anos de solidão; ao mundo jagunço do Riobaldo; (...)voar na passarela do padre Bartolomeu de Gusmão, com o Saramago."

?Quero descobrir a "beleza da música clássica", assim como o senhor Américo.

? Ter tempo suficiente para "fazer exatamente aquilo que [desejo] fazer: ler os livros que nunca [li], olhar a natureza com olhos que nunca [tive], ouvir [minhas] músicas preferidas com ouvidos que acabavam de nascer!"

?Há que se cuidar da vida..."como no verso da canção Coração de Estudante, de Milton Nascimento."
"Ah! A vida é bela! O mundo é belo!"
Mais cedo ou mais tarde "se romperá o fio de prata, e se despedeçará o copo de ouro, e se quebrará o cântaro junto à fonte" (Eclesiastes 12,6).
?"Até lá, celebraremos a vida."

?Quero também escrever meu testamento, mas assim como Rubem Alves, "aquilo que eu realmente desejo dar para os meus filhos não pode ser dado. É coisa que só pode ser nomeada, na esperança de que venha a crescer": "uma herança onde as coisas deixadas são palavras."
"Pois foi justo isso que fez o Vinicius [de Moraes]. Seu testamento, (...) é um poema: "0 haver". Onde está listada a sua "declaração de bens".

? Quero, assim como este autor, não ser sempre encontrada pelo celular. Não ser sempre interrompida. Usá-los só para o que realmente for necessário. Não abrindo mão da minha privacidade. Valorizar mais aquele, aquela, aquilo que está aqui ao meu lado, que veio até mim.

?Quero "entrar na minha máquina do tempo (...), feita com memória e palavras." Voar para o passado. Levar "os outros a voar comigo." Assim como "Proust fez ao escrever Em busca do tempo perdido."

? Quero enfrentar o desafio de mergulhar no desconhecido. Quero ler Proust.

?"Bem que eu gostaria de ter tempo para (conhecer)" todos os autores, músicos, poemas e livros aqui citados.

?"Pena que a vida seja tão curta. Há tantas coisas bonitas para serem vistas!"

"Se eu pudesse viver minha vida novamente..."
...Aproveitaria muito mais, cada pequeno detalhe.

Espero ainda ter tempo!

?"Só temos o momento. Não percam o agora."

E para finalizar, continuo citando o próprio autor que, respondendo a uma carta que lhe foi enviada por uma leitora, lhe diz: 0 que você escreveu fez bem para a minha alma!"
Faço minhas as suas palavras: O que você escreveu fez bem para a minha alma! ??

Marcos Aurélio 23/09/2022

Ganhei este livro não sei quando, não sei de quem. Estava na minha estante e resolvi cadastrá-lo para troca. Recebi uma solicitação, aceitei. Levei para preparar a embalagem, e como sempre sempre faço escolher um marcador e escrever uma carta que seguiria com o livro.

E, cometi o melhor erro da minha vivência literária. Abri o livro. Folheei e comecei a ler trechos.

Encontrei "O Haver", de Vinicius de Moraes:

Resta, acima de tudo, essa capacidade de ternura
Essa intimidade perfeita com o silêncio
Resta essa voz íntima pedindo perdão por tudo
Perdoai
Eles não têm culpa de ter nascido

Resta esse antigo respeito pela noite, esse falar baixo
Essa mão que tateia antes de ter, esse medo
De ferir tocando, essa forte mão de homem
Cheia de mansidão para com tudo que existe...

E eu, que amo a nostalgia, e que amo uma vírgula, me apaixonei pelo livro.

Pedi desculpas à Juliana. Mas desculpas não bastariam. Comprei outra edição do mesmo livro e encaminhei para ela. Fiquei sabendo que a troca não era para ela, era para a irmã. Bem, ficamos os três felizes.

A viagem com Rubem Alves é fantástica. Crônicas, divididas em duas partes: "Se eu pudesse"; e, "viver a minha vida novamente".

Rubem Alves começou como F. Scott Fitzgerald, em "O Grande Gatsby". Citando alguém coma uma frase que valeria fechar o livro e escrever a resenha.

Rubem citou Jorge Luis Borges ou Nadine Stair, no poema "Instantes":

"Se eu pudesse viver novamente a minha vida,
na próxima trataria de cometer mais erros.
Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais.
Seria mais tolo ainda do que tenho sido;
na verdade, bem poucas coisas levaria a sério"...

Senti-me conectado com o livro e escritor da primeira, a ultima linha.
Gentil, o autor conta "estórias", as quais magicamente transforma em histórias. Cita poetas, escritoras, pensadores. Ama crianças, entalha a canoa, prepara a viagem.

E no fim revela, o que nós que escrevemos, e por todos os anjos, guardadas as devidas proporções, sabemos. Há uma força desconhecida que nos move a pegar a caneta, acariciar o papel e pintar o quadro... Ou, acariciar o teclado e ver nascer na tela o fruto das nossas dores e amores... Dessas histórias, que nunca existiram, mas que sempre existirão.

Obrigado Juliana. Obrigado Rubem Alves. Obrigado Skoob!
Dona Erica 23/09/2022minha estante

Marcos Aurélio 23/09/2022minha estante
????

Ranya.Fernandes 17/03/2021

5/5

Minha primeira leitura de Rubem Alves e estou simplismente apaixonada.

Esse é um daqueles livros que todo mundo deveria ler, pois ele aborda vários assuntos pertinentes do viver, sem contar que em meio a leitura ele da diversas indicações de autores, filósofos, filmes e livros.

Todo o livro é banhado de pequenos trechos que te faz pensar e se questionar, é uma leitura gostosa e que te atravessa, o autor se comunica com você. Não tem como você sair dessa leitura e não se perguntar como está vivendo sua vida (não é para se assustar, até porque como ele mesmo diz "só temos o momento. não percam o agora".)
Pedro 17/03/2021minha estante
Muito bom, Ranya...?

Luanna.Maba 26/05/2021

Um livro de leitura rápida, com pequenos textos selecionados que nos trazem o questionamento sobre lembranças e coisas que deixamos de fazer e poderia acrescentar muito em ótimas memórias. É uma viagem pelas melhores e também doloridas memórias. Coisas que poderia ter feito, oportunidades perdidas... mas em tudo existe algo digno. Ler este livro no tempo de pandemia que estamos vivendo, me trouxe ainda mais anseio por voltar à normalidade vivendo e construindo boas memórias.

Martony.Demes 29/07/2022

Se um dia você for dá algum livro de presente a alguem, escolha de Rubem Alves! Não errará
Se um dia você for dá algum livro de presente a alguém, escolha de Rubem Alves! Não errará!

Esse é meu terceiro livro! Estou com hábito de le-los entre livros pesados, dado que gosto muito de livros de thriller suspenses e policial. Justifico: eu sinto como se estivesse conversando com ele!

É bem agradável! Ele passa mensagens com texto bem claro, simples! E nesse é na mesma linha! Ele aborda diversos temas: literatura, filosofia, religião, familia, problemas, arrependimentos(?) entre outros!

Não dá para falar de cada um e vou tirar o prazer que será 'conversar' com ele! Portanto, mergulhe nesse lago morno e agradável das palavras de Rubem Alves!

Clarice.Beleza 27/07/2021

Reflexivo e leve
Gostei muito mais das reflexões trazidas na parte 1 do livro. Mostra alguns pontos de vista interessantes sobre o viver. Sobre escolher viver bem.

Beca 22/09/2022

Rubem Alves sempre faz as palavras dançarem dentro de min. Brotam tantas emoções quando o leio. É terapêutico!

Andrea.Rodrigues 09/09/2021

E escrevendo se tornou imortal
"As estórias são flores que a imaginação faz crescer no lugar da dor.
Curar a dor, isso elas não podem fazer. Mas podem transfigurá-la.
A imaginação é a artista que transforma o sofrimento em beleza. E a beleza torna a dor suportável.
Por isso escrevo estórias: para realizar a alquimia de transformar dor em flor."

RoSousaAlenc 18/09/2021

Esse foi um dos livros mais tocantes que li nos últimos tempos. Rubem Alves com certeza sabia que a arte existe porque viver não basta! Suas palavras são doces, nostálgicas, e sempre cheias de encanto!

Aline no mundo das maravilhas 30/12/2022

Se eu pudesse?
Um livro lindo e leve.
Não contém grandes arrependimentos do que poderia ter sido, encontrei muito mais esperança pelo que ainda pode acontecer.

Moises.Bauer 30/12/2020

Rubem Alves resgata memórias sobre perdas e ganhos na vida, que nos faz refletir sobre as coisas simples na vida que nos trazem a verdadeira felicidade.

Pati 22/02/2022

Belas recordações
Belas recordações, foi o que este livro me proporcionou. Por várias vezes eu me vi, em seus diversos capítulos, em momentos de tristezas, alegrias, descobertas, medos, brincadeiras, dor, infância, juventude, o ontem, o aqui, o agora. De certa forma, até mesmo as lembranças que não foram agradáveis, se tornaram belas, pois todas se transformaram em aprendizado.
Se eu pudesse viver minha vida novamente... Possivelmente não seria muito diferente do que foi até agora, pois não há arrependimentos, há vida, há conhecimentos. Afinal:

"Quem se lembra do passado com emoção nunca sentirá tédio no presente." (Pág. 74)

Diego Cruz 28/02/2020

Rubem Alves como sempre, necessário. Sempre tão singelo, faz a gente enxergar a vida mais leve, como uma criança.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6