A Queda dos Reinos

A Queda dos Reinos Morgan Rhodes

Resenhas - A Queda dos Reinos

maedsafe 04/01/2022

A queda dos reinos
Achei que esse livro seria bombástico e tal mas nem foi. Infelizmente.
Senti que *alguns* personagens poderiam ter sido mais explorados do que foram. Uns foram, outros não.
Tive uma pequena impressão que estava sempre acontecendo alguma coisa porém ao mesmo tempo tive a impressão que nada acontecia?? Enfim, complicado.
Vou continuar a ler aos poucos essa série pra ver o que acontece.. ver se tem outros plots e tals.
PORÉM, esse é só o 1° livro da série; então tenho que esperar ler os outros livros para falar mais. Quem sabe não melhora bastante e não se torne um dos meus favoritos???
Aliás, minha cena favorita foi a da morte da ****** CHOREI tanto foi perfeito apenassss
Alici 04/01/2022minha estante
eu nunca li esse, mas normalmente primeiros livros de séries são meio parados, só pra dar a introdução (não todos, mas alguns são)

Dr.le 13/02/2021

Não é um livro que enche os olhos mas é um bom livro de fantasia e muito bem escrito.
Que ódio desse final, sério passando muita raiva com a Cleo que não serve neim para fugir direito, mas pelo lado bom fazia tempo que eu não sentia tanto gás e vontade para contínuar a ler uma saga como tô agora. A leitura te prende demais, nao é arrastada, na verdade é bem simples, e sem enrolação ou seja você não consegue larga o livro.
Apesar de não ter criado carinho por nenhum personagem ainda a vontade de vê a evolução de cada um é muito grande, quero logo ler a continuação.
De Luca 16/09/2021minha estante
Esse final mata demais, li o livro todo muito empolgado mas depois do ódio que passei com o final, abandonei a saga.

Ander 28/12/2020

A resenha veio aí!
Nem esperava fazer uma resenha depois de tanto tempo, mas vamos ver se ainda consigo.

AAAH! Caramba!!! Fiquei muito surpreso quando terminei a leitura desse livro, eu gostei mais do que pensei que poderia imaginar, devorei e o livro está bem quente em minha cabeça.
Talvez seja o fato de eu ter entrado na história sem muita expectativa, por se tratar de uma fantasia YA e ler algumas pessoas dando notas mistas, comecei a leitura tranquilo e tudo fluiu tão bem.
Sim, apesar de algumas falhas e muitos clichês a história me ganhou!!!
Foi a meu ver uma fantasia com MUITO conteúdo e com bastante cenas bem escritas e um pouco surpreendente, gostei da agilidade da autora de moldar tudo isso, sem folego deixando tudo bem rápido e quase nada de calmaria, acredito que foi o ponto chave para mim.
Sem contar na reta final que foi muito BOA, eu fiquei o tempo todo surpreso com algumas coisas acontecendo e só queria ler cada vez mais, sem parar!

Só preciso citar pequenos detalhes que não gostei muito:
Aquela cena do Magnus com a Lucia foi MUITO forçada, apenas para chocar e acredito que se inspirou demais em GOT, mas não funcionou para mim de jeito nenhum!
Só espero que nos próximos os dois tenham um rumo diferente e a autora esqueça tudo isso, porque mesmo ela querendo justificar sobre o Magnus isso não dá certo e só vai fazer a leitura ser maçante e chata.

Cleo toda apaixonada e sofrendo depois daquele ocorrido até que me surpreendeu! Eu não esperava por aquilo, e aí quando pensei que ela não ia sofrer mais, vem todos aqueles acontecimentos, achei muito ousado de a autora ir com tudo assim. BOA!
Mas ainda acho a personagem bem fraca e imatura, pelo menos nesse primeiro livro.
Porém gosto de acompanhar personagens que começam assim e nos próximos surpreende, vão criando camadas e se desenvolvendo muito bem, espero que aconteça isso;

Digo o mesmo de Jonas, porque toda essa história de vingança (que sim faz sentido) não deu tempo para desenvolver o personagem, e sinto que ele ainda possa ter muita lenha para queimar e causar bastante coisas interessantes mais para frente, o final já deu esse “espirro” bem empolgante por sinal.

Aron foi um personagem tão insignificante que não merecia nem eu tocar no nome dele, mas que ele suma da história e não volte mais. rs

Enfim, foi um saldo muito positivo e vou continuar com a série aos poucos. :D
Que a autora continue a escrever dessa forma e não me decepcione.
Fernando Lafaiete 28/12/2020minha estante
Meu Deus... você me fez lembrar que tenho que ler esta série. Apesar de muita gente dizer que não vou gostar; ainda tenho esperanças de que o contrário aconteça. Rsrsr

Lucia | @lucia_esta_lendo 29/12/2020minha estante
Aqui acompanhando seus comentários sobre essa série que eu tanto amo, para ver se suas impressões vão bater com as minhas kkk.... Mas calma, o Magnus melhora ao longo dos livros, a Cleo amadurece também, a Lucia e o Jonas me fizeram passar umas raivas até o último livro mas tudo melhora....

Ander 29/12/2020minha estante
Fernando, fiquei assim tbm, muitos falaram que eu não ia gostar muito.
Mas no final, eu curti muito.

Ander 29/12/2020minha estante
Lucia, que ÓTIMO saber tudo isso, muito obrigado. Me animou ainda mais para continuar. :D

Gabi 26/04/2013

www.livrosecitacoes.com
A Queda dos Reinos é de longe um dos lançamentos que eu mais aguardei do novo selo da Companhia das Letras, a Seguinte. Como uma boa viciada em fantasia, eu estava saltitando esperando por muitas batalhas, traições e lendas. O primeiro volume de Falling Kingdoms foi tudo isso e mais um pouco, o que vai agradar muita gente, e irritar alguns poucos.

"Seja feliz o bastante por nós dois."

O livro gira em torno de três reinos, Paelsia, Auranos e Limeros, que estão minguando enquanto a magia se esvai pouco a pouco das terras, e os olhos de todos estão voltados para Auranos, o único reino a se manter em pé e vigoroso enquanto os outros definham.

Com os nervos de todos a flor da pele pelo estado de calamidade e fome que muitos se encontram, quando um nobre de Auranos assassina um camponês de Paelsia, essa é a desculpa perfeita para fazer explodir uma guerra entre os reinos. Jonas, o irmão do jovem assassinado, quer vingança e, acima de tudo, quer a cabeça de Cleo de Auranos, a princesa que viu a violência contra seu irmão e não fez nada para impedir. E enquanto todos se preparam, os dois jovens cruzam com Magnus e Lucia, príncipe e princesa de Limeros, governados pelo rei Sanguinário, um homem capaz de tudo para conseguir o que quer.

"Havia sofrido tantas perdas que parecia que uma parte de seu coração tinha sido arrancada do peito, deixando uma ferida no lugar."

Entre perdas, paixões e muito ódio, a vida desses quatro personagens estão interligadas, e o destino de todos logo pesará sobre seus ombros. Isso por si só intensificou uma narração mais lírica em certos momentos, e fortaleceu o desejo de conferir os personagens amadurecendo.

A Queda dos Reinos me causou uma explosão de sentimentos. Os personagens são passíveis de erros, imperfeitos e vez ou outra bastante egoístas, e normalmente isso é suficiente para tachar um livro de ruim, mas foram essas características que tornou essa fantasia tão verídica. Onde a autora pecou realmente foi nos detalhes, ou melhor, na falta deles. Os conflitos foram tão extensos, tanto os psicológicos quanto físicos, que faltou se aprofundar não só no romance, mas também nas batalhas, laços de sangue e amizade.

Se Morgan Rhodes focou em algo, decididamente foi no ódio e na raiva. Nesses dois sentimentos ela se aprofundou bastante, sem dúvidas. E, claro, não posso esquecer da perseverança, a ideia de acreditar no impensável e seguir em frente apesar de toda dor que a vida já causou e que ainda vai provocar, e quando A Queda dos Reinos chegou a esse ponto posso dizer que me apaixonei. É isso que faz da fantasia um gênero tão especial. Não é só a magia e seres fantásticos, mas a possibilidade de encontrar um pouco do nosso mundo real e perceber que o livro pode passar mensagens capazes sim de fazer toda a diferença em nós mesmos, é a fantasia em seu melhor.

"Às vezes, você não nota o quanto é forte até ser testada."

Com muito sangue, magia e paixões, esse romance foi suficiente para sentir que algo grande vem por aí com os próximos volumes. Mesmo ciente de que esse livro pode desagradar em um trecho ou outro, eu recomendo que você lhe dê uma chance. Assim como eu, talvez você encontre mais do que esperava.
Rick 26/07/2013minha estante
Eae Moça... Falou tudo nesse comentário heim! Curti mto. Enfim, comecei a ler a pouco tempo e estou gostando demais dos livros de fantasia, comecei com a trilogia do mago negro. Após ler os três livros parti para a Queda dos Reinos, apaixonei kkkk, e ontem finalizei o Falso Príncipe, o primeiro livro da Trilogia do Reino, que ainda ante ontem descobri que será produzido um filme sobre o mesmo; e agora estou aqui, sem nada pra ler =( Estou necessitando de um kkkkkk, e como você disse ser "viciada em fantasia" rsrs imaginei se você teria alguma dica de um livro pra mim?? =^^=
Agradeço muito pela atenção e ajuda!
Abç

Gabi 26/07/2013minha estante
Poutz, eu tenho um monte de dica, li todos esses e mais um pouco rsrs
Eu estou com O Aprendiz de Assassino para ler, parece ser muito bom mas a fonte é tipo tamanho 8, decepcionante.
Lá vai a lista
- Wereworld (amei, cada livro melhor que o outro)
- Fuga de Furnace (é sci-fi)
- Sombra e ossos (perfeito!)
- Jonathan Strange & Mr. Norrell

Rick 27/07/2013minha estante
Uau, mto obrigado Gabi, era exatamante isso que eu procurava, mto interessantes todos eles! Acho que vou começar pelo Sombras e Ossos a Sinopse me chamou muito a atenção! =^^=
Obrigadão msmo!
Abç

Vic 05/02/2014minha estante
show!!! to terminando a Trilogia do Mago negro e vou partir para este livro .

muito obrigado!!!

MarioLuiz 02/08/2016minha estante
Via a empolgação da leitora mas discordo deste entusiasmo, claro que cada um tem direito a sua opinião pessoal, então não se chateie com a minha. Achei uma a estória enquanto uma sinopse boa, mas quanto ao seu desenvolvimento muito rasa, com personagens muito contraditórios e despersonificados, onde apenas o malvado rei Gaius foi coerente em sua malvadeza e o pior o Jonas, e enquanto fui lendo os outros volumes só foi piorando, o segundo volume deveria ter por titulo Outono Rebelde, e não Primavera, pois os rebelde nada fizeram e foram praticamente exterminado sem fazer uma só ação que pudesse ajudar ao leitor ter algum entusiasmo com o grupo rebelde. Uma lastima, pois considerei a ideia da autora boa se tivesse uma narrativa melhor desenvolvida, com certeza daria uma excelente saga. Todavia como foram livros de leitura rápidas a decepção não foi suficiente para desistisse de ler todos os volumes.

lagartixa albina 03/04/2020minha estante
Nossa que resenha linda amiga, amei! Eu super subestimei esse livro, comecei com zero expectativas e NOSSA!! COMO É BOM!!!!

Jenni Pradera 28/04/2021

3,5 estrelas
Gente....
Escuto falar tão bem desse livro, tanta propaganda, tanto hype. Mas quando percebi já tinha lido mais da metade desse livro e não aconteceu NADA!!! Quando finalmente acontece, o livro acabou.... é claro que teve que acabar em aberto, porque temos muitos problemas e histórias para costurar.... Tem mais 5 livros para concluir essa jornada.

Não vou aprofundar muito, porque não estou com paciência de detalhar o que achei de cada ponto (Cough,cough, Jamie e Circe.......ops, quero dizer, Magnus e Lucia) então essa resenha vai ser o que achei no geral.

Não vou mentir, esse livro foi bom o desenrolar me deixou curiosa e o ritmo da leitura foi tão rápido que quando percebi já tinha lido mais da metade.

Tiveram personagens mais fortes que outros e com certeza teremos o progresso dos personagens e estou animada para ver como será esse crescimento e desenvolvimento.

O que me incomodou um pouco foram os cortes na história. Por exemplo, um personagem estava no castelo e ele comenta que quer fugir e do nada o personagem ja estava no barco fugindo. Não senti uma fluidez em certas cenas e esses cortes me deixavam um pouco confusa.

Então essa resenha é so pra dizer que se está iniciando essa leitura na esperança de ser um livro carregado de ação, tenha paciência, não é nesse livro. Esse volume é só o início, e a história, os personagens, o mundo são apenas apresentados aqui e ainda tem MUITO pela frente. (*Me aconselhando internamente e pedindo forças para continuar*)
Alvilania 28/04/2021minha estante
kkkk força guerreira ???

Jenni Pradera 28/04/2021minha estante
Obrigada amiga. ??

Sra. Simpática 31/10/2021

A queda dos Reinos
Amo quando o livro ultrapassa as expectativas.
Leitura leve e super fluida de acompanhar , gostei bastante da ambientação e da proposta .
Por ser o primeiro livro de uma saga já estava me preparando para a chuva introdutória de personagens , mas o que me deixou mais surpresa e satisfeita , foi como a autora fez a explanação ser tão fácil e envolvente de entender.
Gostei de TODOS os personagens, sem exceção , foram muito bem planejados , até os vilões e anti-herói . O fato de a narrativa ser em vários pontos de vista foi genial também , consegui pescar a motivação de todos os personagens e suas camadas de personalidade .
Já estou animada para ver o desenvolvimento da história nos próximos livros , espero não me decepcionar .

Recomendo !!
lovlason 31/10/2021minha estante
AAAAAAAAAAAAAAA FICO FELIZ QUE GOSTOU

Sra. Simpática 31/10/2021minha estante
Mulé amei d+ !!!!
Obg pela dica hahahaha

someoneinthelife 13/05/2021minha estante
Não sou muito boa com resenhas

Clara 07/06/2021

tem bastante tempo que eu não consigo terminar um livro de fantasia, e esse eu consegui, só por isso ja ganha um ponto comigo, os personagens sao legais, a escrita flui bem, e a promissa do livro é incrivel.... porem teve alguns pontos negativos:
1. o desenvolvimento da historia, nao teve. Do nada passa 2 semanas, 3 semanas, quando parece que se passou 1 dia.
2. o incesto, eu sei q eles não sao irmaos de verdade, porem cresceram juntos, e a lucia nem o magnus sabiam que eles nao eram irmaos antes dele beijar ela (eu sei q ela nao retribui, mais assim.....)

eu tenho minhas teorias, e espero q esses livros fiquem bem melhores, ate porq sao 6 livros....

(nao sei fazer resenha direito, me desculpe)

Kai 08/01/2022

Luto
É gente... Eu tentei, mas não deu. Tenho quase certeza que essa vai ser a minha pior leitura do ano, mesmo o ano tendo somente 8 dias até então. Não quero me alongar muito sobre o que não gostei nesse livro, então tentarei ser sucinto: Romances fracos e repentinos, personagens clichés em sua maioria, situações RISÍVEIS e patéticas, alguns diálogos dignos de uma novela mexicana (das piores), plot e escrita EXTREMAMENTE previsíveis, de modo que fica óbvio o que vai acontecer só pelo modo como os personagens falam. É um dos primeiros livros que não só "não funcionaram pra mim", eu acho ele objetivamente ruim e falho em aspectos demais. Se for uma das suas primeiras fantasias a maioria dos problemas pode passar batido, mas se já tem o mínimo de experiência no gênero, recomendo ficar (bem) longe. E DIGO MAIS, se quiserem uma versão basicamente melhor em todos os sentidos disso aqui, leiam a saga do "O Rei Demônio" que ficarão satisfeitos.
Concluindo: Pretendia ler os próximos esse ano porque a premissa me atraiu, mas depois desse poço de material desperdiçado, não pretendo pegar o segundo.

Tamirez | @resenhandosonhos 21/08/2018

A Queda dos Reinos
Essa série estava sendo muito recomendada pelos fãs de fantasia e eu estava muito curiosa pra ler. Num primeiro momento somos apresentados a um mundo novo com vários personagens que parecem importantes e que terão foco. Depois, acabamos descobrindo aos poucos o que realmente vai nortear a história. A questão política e a busca por trazer a magia de volta, além claro, do amor.

“A magia encontra aqueles que tem coração puro, mesmo quando tudo parece perdido. O amor é a maior magia de todas.”

Porém não é tão simples assim. Logo no começo do livro temos um direcionamento da história para o romance, em vários núcleos, mas especialmente no da Cléo. Ela é de longe a personagem mais chata e inconstante do livro. Ela olha pra alguém e dali a muitas páginas quando nós leitores formos ver o personagem de novo, ela já está perdidamente apaixonada. Além de toda a imaturidade e futilidade de sua personalidade. Ela é uma princesa mimada que nunca teve que se preocupar com nada e isso está bem explicito em sua personalidade, por mais que ela tenha seus próprios conflitos mais sérios.

Magnus e Lucia também travam outra batalha. Pelo que já li nas sequências (parei no 3º livro por enquanto), a presença desse amor do personagem masculino pela irmã não faz muita diferença na história e sequer tem desenvolvimento. Sendo assim, parece um arco trazido somente pra chocar ou causar desconforto e que não tem verdadeira relevância pra história.

E isso é algo que me tira do sério. A história tem muito potencial, mas se volta para romances bobos, que não são relevantes e que logo serão podados, deixando de dar o devido valor para a trama política e mágica que a história a principio se propõe. E vocês sabem, eu tenho um ranço gigantesco com romances ganhando destaque principal em livros que não são do gênero, especialmente se isso for mal construído e atrapalhar a narrativa.

Apesar de eu ter lido o livro de uma vez só, essas coisas me incomodaram bastante e consequentemente influenciaram minha nota do livro. Já adianto que a história cresce e melhora em vários aspectos, mas sem completamente abandonar esses pontos negativos.

Fiquei também pensando que não tivemos nenhuma grande reviravolta na história e que as coisas acabam acontecendo naturalmente, de forma até previsível as vezes e sem plots twist. A Queda dos Reinos é uma fantasia voltada para um público YA, que não busca focar muito na complexidade de seu mundo. Não deixa de ser um livro bom, mas devido a todo o buzz ao redor dele, estava esperando um pouco mais.

Acho que talvez uma das coisas mais empolgantes tenha sido conhecer os Vigilantes e toda a trama que existe entre eles. Saber que esses seres observam a todos e que são capazes de ser corrompidos é muito interessante, mas também acredito que precise ser melhor trabalhado, para os entendermos melhor.

Como falei pra vocês já dei continuidade na leitura e agora estou aguardando pra comprar Maré Congelada, 4º livro, que saiu esse ano aqui no Brasil e acredito que sejam 5 livros no total. Os volumes 2 e 3 ganharam 4 estrelas e espero ter uma ótima surpresa no final dessa história :)

site: http://resenhandosonhos.com/a-queda-dos-reinos-morgan-rhodes/
Geisiany 22/08/2018minha estante
undefined

Eliza 19/12/2021

A queda dos reinos
Nossa eu gostei muito desse livro, me lembrou muito GOT, que por sinal eu amo muito. A leitura foi fluida e bem descritiva, do jeito que eu gosto.

Rafaela.Carvalho 13/01/2021

Achei meio ok
A história em si é boa, mas quase todos os personagens foram mal desenvolvidos, queria saber mais detalhes antes de um "de repente perceberam que estavam apaixonados" pretendo ler o segundo da série, mas não tenho pressa.
Arya4 15/01/2021minha estante
Abandonei esse livro por causa de uma suspeita de incesto e não gostei,mas planejo retornar a leitura esse ano.

Rafaela.Carvalho 15/01/2021minha estante
Ah depois me diga o que achou. Eu não consegui gostar muito exatamente por causa que o único personagem que parece que tem a personalidade mais profundamente explicada é esse da sua suspeita e eu odiei ele.

Queria Estar Lendo 11/07/2017

Resenha: A Queda dos Reinos
A Queda dos Reinos é o primeiro livro de uma série de fantasia escrita pela americana Morgan Rhodes e publicado aqui no Brasil pela editora Seguinte. Uma leitura um pouco diferente do que esperava inicialmente, mas não por isso ruim.

O livro conta a história de três reinos e quatro pessoas. Um dos reinos é governado pela mão de ferro de um rei religioso e duro; outro, sobrevive um dia de cada vez em terra ressecada, rochas e falta de alimento; o terceiro é um território sempre em abundância, verde e tocado o ano inteiro pelos dedos do verão e da prosperidade.

Eu gostei do livro. É um livro bom se você gosta de um pouco de fantasia e aventura. Tem partes engraçadas e partes excitantes, personagens bons, uma história com uma mitologia ótima, mas a narrativa não tem nada de especial. É bem simples, apesar de a autora até ter conseguido incorporar um pouco da personalidade dos personagens no capítulo que cada um narra. Ainda assim, se a narrativa fosse mais elaborada, a história ganharia um tom muito superior. De qualquer modo, como eu disse, gostei de ler.

"O que seu pai tinha pedido tinha relação direta com a conversa que Magnus havia escutado entre o Rei e Sabina na noite do aniversário de sua irmã. Sobre magia e mistério. E se aquilo comprometia o bem-estar de Lucia, ele sabia que não havia outra respostas para dar a seu pai.Ele concordou.- É claro que sim, pai."

Em se tratando dos personagens, há prós e contras. Começamos com Lucia, que é um pouco ingênua e foi a personagem dentro os quatro principais que menos teve atenção, como se servisse apenas ao propósito maior da história e só. Mas, é uma menina doce e inteligente, a perfeita (como claramente era a intenção da autora) princesa dedicada que possivelmente fará um povo amá-la por quem é. Fora isso, ela própria não teve uma história muito aprofundada.

Jonas me passou a imagem de somente ódio e vingança. Ele vive no Reino mais pobre e menos beneficiado, tem uma vida boa após um nobre do Reino de Cleo matar seu irmão, quem o criou e a quem ele admirava profundamente. Jonas é uma das faíscas que acende o fogo da revolução na história, ele quer lutar bravamente, se rebelar e tirar seu povo e terra da miséria. Suas intenções são as melhores para ele e sua família. Porém, isso poderia ter sido muito melhor explorado. Toda vez que o personagem aparecia, era apenas para mostrar o quanto sentia raiva de Cleo e seu povo, do quanto queria se vingar deles por serem negligentes quando seu Reino passava por necessidade. Esperemos que ele tenha mais desenvolvimento nos próximos livros, pois o final dá um fiozinho promissor para a história dele.

"Ele a queria. Mas não podia ceder àqueles sentimentos. Até mesmo admitir para si mesmo era perigoso. Por ora, a única certeza de Theon era que a encontraria e a traria de volta em segurança para Auranos. O futuro era incerto, mas aquilo estava claro. Ele não fracassaria."

Agora, Cleo. Cleo é a princesa de Auranos, o Reino mais privilegiado e próspero do continente. Ela poderia ser uma personagem fantástica, algo como uma princesa guerreira. Porém, Cleo é mimada, irritante e, na maioria das vezes, impotente. Ela age como se quisesse fazer algo, mas não faz, cedendo aos caprichos de um nobre do castelo com quem cometeu um erro certa vez, e por causa disso, e do medo de que as pessoas descubram. O medo é justificado, em se tratando das regras e cultura do lugar em que ela vive. Até aí tudo bem, o problema dessa parte é que ela não foi bem construída. Desde o início vemos como Cleo não quer ficar perto dele, como tem certa repulsa e não aprova seu comportamento, então a autora poderia ter explicado melhor porque aconteceu o que aconteceu e algo mais sólido do porque a Cleo escolheu fazer o que fez. Além de que, tudo ao redor dela acontece rápido demais, como se para direcioná-la de uma vez até o ponto que ela deve chegar para a história dela começar a ser interessante e ir em direção ao que o enredo completo será. No final do livro, temos alguma ideia do que virá a seguir, sabemos exatamente onde Cleo estará, e se ela não se tornar uma personagem melhor, fica um certo desânimo.

Magnus, é de longe, o melhor personagem. Ele sim foi bem explorado, seus sentimentos e personalidade estão ali nas páginas para serem absorvidos. Ele é um personagem acometido por demônios interiores, uma vida difícil devido ao tratamento que o pai dá a ele, junto do peso de herdeiro do Reino e futuro Rei. Além disso, ele acha que sofre de um complexo e acaba torturando a si mesmo por isso. Ele é sombrio, inteligente e sabe como agir da maneira mais esperta quando necessário. Magnus é, decididamente, meu preferido, e só por tê-lo no enredo, a história toda vale a pena.

"Quando a bruxa caiu no chão, Lucia estremecia dos pés à cabeça, com os olhos arregalados de terror que pelo havia feito. Ela odiava o suficiente para querer que ela queimasse. E ela queimou."

Em geral, com pouquíssimas exceções, os personagens secundários são pouco aproveitados e aprofundados, o que dá a impressão de que estão ali apenas para que a história siga certo rumo e para que os protagonistas possam prosseguir sua jornada.

Apesar dos pontos negativos, a história em si (ou que poderia ter sido) é boa, e como a pessoa curiosa que sou, fui buscar alguns spoilers e... acredito que a continuação da série superará a história primeiro livro em melhorias, e ouvi dizer que tudo se desenvolve para melhor. Então, estou otimista e apesar de querer ver o desenvolvimento e aprofundamento melhor do enredo no geral, não posso desistir do Magnus, porque, ah, como eu disse, a história toda vale a pena por causa dele.

É uma história de leitura rápida e simples, no máximo em dois dias você finaliza. Mesmo que não lhe agrade no início, o futuro dela é promissor, afinal, tem mais uns quantos livros pela frente para fechar a série. Vamos esperar que a expectativa seja superada.

Mands 11/04/2021

é a segunda vez que eu li esse livro e cada vez mais eu tenho certeza do quanto eu amo essa série

Aycha 08/03/2022

"Eles reclamaram o que são deles por direito"
UAU. Ainda tô tentando raciocinar a surpresa que foi esse primeiro livro.
Foi uma das primeiras sagas que me indicaram quando comecei a ler fantasia e eu sempre deixava pra depois, agr me pergunto o PORQUE DIABOS EU FIZ ISSO?????

A escrita da autora é muito leve, é um livro que se passa no tempo medieval, mas a forma como ela escreve e explica as coisas, fica tudo mais simples e gostoso de ler.

Agr o tanto de surto que tive com esse livro não está escrito, esse livro não dá tempo pra respirar, a cada capítulo é uma revelação diferente, uma morte diferente, um plot ou confusão, eu adoreiii isso, não teve tempo de ficar chato ou arrastado, impossívellll com o tanto de coisa q aconteceu em UM LIVROOO.

O livro começa com trezentos personagens, literalmente tem uma lista de personagem por território na primeira página do livro, achei isso muito legal já que isso me ajudou a identificar quem era quem e quem era de qual território.

Achei maravilhosooooo o fato de que nenhum dos quatro personagens principais são do bem ou do mal, os quatro fazem merda e pagam por isso e tem consequências. Ameiii demais o magnus, Lúcia, cleo e o jonas, ameiii como o caminho de cada um foi se encontrando.

Apenas ansiosa pra ver oq vai acontecer nos próximos livros e eu queria q mais pessoas conhecessem essa saga, já que tem tudooo oq tem de melhor.