A Queda dos Reinos

A Queda dos Reinos Morgan Rhodes

Resenhas - A Queda dos Reinos

Yasmin 06/06/2013

Uma surpresa. Fantasia longe de ser juvenil com um universo inovador. Guerra, mortes, magia e intrigas.

Desde que vi o livro na lista de lançamentos futuros da Seguinte fiquei ansiosa para ler. Gosto bastante de fantasias nesse estilo e me vi estupefata diante da história desenvolvida por Morgan Rhodes. Para quem estava esperando uma fantasia juvenil a surpresa foi grande, mas muito bem-vinda visto que esse tipo de fantasia mais madura e adulta é dificilmente visto por aqui. Espero o juvenil, o que temos em mães é uma fantasia épica, com traições, lendas, bruxas, ganância, espadas e muito sangue.

Três reinos, quatro protagonistas e o futuro da magia e dos reinos. Lucia, Magnus, Jonas e Cleo estão entrelaçados por um destino sombrio e assustador. Tudo tem início quando Cleo e mais alguns nobres viajaram de Auranos até Paelsia em busca do famoso vinho do reino. Aron nunca foi uma pessoa muito agradável, nobre e cheio de excessos. Já bêbado acaba entrando em conflito com o vendedor dos vinhos e assassinando seu filho. Em Auranos a versão é que Aron agiu em legítima defesa para proteger Cleo, mas Jonas viu tudo e quer vingança contra Cleo e seu reino arrogante. Decidido a convencer o chefe de Paelsia a se rebelar contra Auranos ele procura uma audiência com o chefe. Mal sabendo que o chefe Basilius já havia se aliado ao reino de Limeros e ao rei Gaius, conhecido por todos por Rei Sanguinário. Faz muitos anos que o rei de Limeros deixou claro sua rivalidade a Auranos. Ele sempre desejou conquistar e unir todos os territórios, e essa aliança será o começo de sua ascensão. O que muitos não sabem é que Lucia filho do rei Gaius não é uma garota comum e o rei anseia pelo dia que sua filha se tornará a arma que lhe foi prometido dezesseis anos atrás. Mas Magnus, herdeiro do trono e irmã de Lucia não vai permitir que o pai use sua irmã dessa forma. Ele não é igual ao pai e luta para manter a indiferença diante do homem terrível que o pai é. Magnus, Lucia, Jonas e Cleo pouco a pouco percebem que essa guerra é o começo de tudo, algo errado, muito errado, que levará os quatro a caminhos antes inimagináveis.

O ponto de partida é o começo do conflito. A história é narrada através do ponto de vista dos quatro personagens tornando a trama mais complexa e interessante. Intricados, cada um a sua maneira, nessa guerra que começa os personagens se vem em meio a mudanças e a autora acerta ao trazer para o leitor um misto de visões e sentimentos. É impossível não se ver ligado a história e ainda mais complicado escolher um lado. Desenvolvendo com cuidado trama e personagens Morgan Rhodes surpreende o leitor com uma trama mais adulta, com uma mitologia rica e criativa. Com descrições belas e pontuais a história ainda chama atenção pela ambientação vívida e pela alternância harmoniosa entre a ação, história do mundo, dos personagens e da trama.

Outro ponto que merece destaque é a distinção da voz dos personagens. Um dos maiores problemas de termos vários pontos de vistas é a semelhança entre eles e aqui Rhodes consegue quatro vozes narrativas não só interessantes, mas também ricas e originais. Cada um com suas peculiaridades e características conseguem conquistar o leitor sem soar nem um pouco parecidas. A narrativa tem um ritmo agradável e o entrelaçar das histórias é que instiga o leitor. Encontros, desencontros e revelações pontuam a história assim como a exacerbação de sentimentos que fomentam a guerra. Ódio, vingança e revolta permeia entre os personagens e temas fortes são desenvolvidos. O livro é bastante adulto, mas não diria totalmente. Em certos aspectos pode-se observar elementos juvenis, mas é algo sutil. Os personagens estão todos adentrando na vida adulta e a autora se valeu desse momento de transição com perspicácia.

Leitura rápida, fluida e surpreendente. Morgan Rhodes constrói uma história rica que nos traz as melhores características da fantasia e não poupa personagens. Não apenas ação, espadas, sangue e guerra, mas personagens fortes e resolutos. Uma história de honra, amor, amizade, traição, dor e perda. Uma trama bem entrelaçada que remete aos melhores do gênero. O final é tenso e estou ansiosa para ler a continuação e presenciar o encontro desses personagens maravilhosos.

A edição da Seguinte (...)

Termine o último parágrago em: http://www.cultivandoaleitura.com/2013/05/resenha-queda-dos-reinos.html

Kiki 27/04/2021

Personagens sofridos
Antes de qualquer coisa, devo informar que esse livro tem gatilhos para depressão. Se você não se sente seguro, melhor achar outra leitura.
Os personagens de Morgan Rhodes são muito simpáticos (os heróis). Cleo é a princesinha mimada tentando superar as dificuldades do mundo além dos muros dourados do castelo (pode parecer meio clichê, mas é adorável). Magnos não é exatamente um herói, ele é um anti-herói, que tem longos embates internos sobre o certo e o errado. Sua personalidade é rebelde e um tanto agressiva, o que faz com que ele oscile constantemente entre bem e mal.
Lucia, - doce Lucia - é a gentil menina que foi manipulada a vida inteira, a que ficamos torcendo para que ela exploda tudo e se rebele.
E tem o Jonas, o bruto vingativo. Esse é um personagem intrigante, autêntico. Apesar de ser movido por instintos assassinos vingativos, ele se demonstra esperto, astuto. Outro que oscila bastante. Um momento dá vontade de abraça-lo, em outro, um chute na bunda seria bem merecido.
Tenho que dar os devidos créditos ao rei Gaius (miserável ganancioso!!), ele me fez lembrar muito de GoT (Game of Thrones). Depois de Joffrey, acho que eu nunca desejei tanto a morte de alguém. O rei sanguinário.
A leitura é fácil, gostosa, corre bem. Gosto muito de autores com a escrita simplista. Mas Morgan Rhodes abusa das reviravoltas lamentáveis e do nosso coração. Sem medo algum de matar seus personagens. E pelas deusas!! Quantas mortes! E quantos personagens sofridos! O sofrimento é tanto que chega a dar certa melancolia no leitor.
Espero - do fundo do meu coração despedaçado - que "A primavera Rebelde" leve embora esse inverno sombrio e sangrento, cheio de perdas.

raphaelglx 23/11/2022

Perfeito?????
Nesse livro temos Mytica que é dividida em 3 reinos, Limeros (um reino congelado), Paelsia (um reino infértil e abandonado) e Auranos (um reino que é primavera/verão o ano todo). Também temos 4 narradores: Cleo que é a princesa de Auranos, Magnus que é herdeiro de Limeros, Lucia que é princesa de Limeros e Jonas, um rebelde de Paelsia.

Esses personagens vão ter que combater uma pessoa em comum, o Rei Sanguinário. Esse rei é o pai de Magnus e ele basicamente quer governar esses 3 reinos, porém existe uma profecia que fala que irá surgir uma feiticeira que trará a magia de volta a Mytica e o pai do Magnus acha que a Lúcia (filha dele e irmã do Magnus) é essa tal feiticeira

Esse livro é simplesmente perfeito do começo ao fim, tem várias intrigas e a escrita dessa autora te prende muito no livro. Muito ansioso para continuar essa saga, gostei muito!

Kanvas 05/08/2021

Bem rápido e fácil de ler
A queda dos reinos, um livro com uma narrativa bem simples e fácil de se ler e que em nenhum momento você vai se sentir entediado. A historia pelo meu ver, não é tão inovadora, mas também não deixa a desejar no quesito de fantasia.

A parte mais interessante é quando foca na magia e nas lendas o que chama a atenção por ser interessante e bem pensado o que nos deixa mais curioso para saber das lendas e das coisas místicas, para saber o que é verdade e o que foi sendo variado conforme os anos foram passando.

A parte de guerra e batalhas e questões politicas entre reinos é bem comum em livro do gênero, e aqui nesse ponto não faz nada de diferente, não é ruim e nem chega a ser maravilhoso.

O único ponto negativo do livro, são os personagens, pelo menos os centrais que a obra da mais foco. O Jonas, a Cloe, a Lucia, e o Magnus. Eles não são personagens ruins, mas também não ficam incríveis até o final do livro. São personagens que não fazem nada durante toda a historia, eles são simplesmente jogados de uma lado para o outro por causa da narrativa, para chegar aonde quer. O Jonas só é jogado em um maré de acontecimentos que se seguem e simplesmente vai com o fluxo, o Magnus só aceita e vai fielmente sendo conduzido pela narrativa, a Cloe ela até que tenta fazer alguma coisa, mas a narrativa impede a joga em um momento bem propicio para fazer a história correr, a Lucia, bom... Ela tá por aqui (estou até agora me perguntando o que foi que ela fez durante toda a historia).

Tirando o fato da história ser legal, ter coisas bem interessantes nela, como as lendas e as coisas místicas que ao meu ver me chamou muito mais atenção do que o plot central do livro, a narrativa da autora é bem fácil de se engrenar, rápida, simples e fácil de ler, quando passar as páginas você nem vai notar o quão rápido e quanto tempo você já gastou lendo. A historia não é nada inovadora, mas para quem curti bastante o gênero vai gostar bastante.

Helena 19/06/2020

Não leia a contracapa!
A Queda dos Reinos é uma fantasia medieval que tem como cenário três reinos em situações totalmente diferentes, um muito religioso, um de extrema pobreza e outro que possui riquezas e certo distanciamento dos outros reinos.

Não vou ser muito extensa nessa resenha, até porque me chateei muito pela contracapa ter dado mais informações que o necessário, vez que tem coisas ali que só acontecem depois de mais da metade do livro!
Enfim, vamos falar da história e da escrita. Em primeiro ponto, gostei da autora ter colocado vários pontos de vista e de todos os reinos, de forma que o leito tem acesso as diferentes formas de vida e ao cotidiano de cada um. Nessa história a questão política está sempre muito presente, assim vamos acompanhando o desenrolar dessas questões. Também vemos como a religião afeta a cada reino e, consequentemente, seus governante, influenciando muito no desenvolvimento do enredo.
Não é uma história ruim, eu considero uma fantasia mediana, me agradou, mas pouco surpreendeu. Acredito que isso se deu pela imaturidade de alguns personagens, assim como um certo instalove que achei absurdamente mal desenvolvido e até desnecessário (vamos ver se vai afetar a história do segundo livro ou foi só uma tentativa - não tão boa - de inserir romance na história). Teve momentos que achei a história muito lenta e em outros que estava acontecendo muita coisa muito rápido. Apesar disso, a escrita foi melhorando no decorrer da trama, ficando mais agradável.
Então, recomendo esse livro para aqueles que gostam de fantasia, em especial acho um bom livro pra iniciar esse gênero. É um livro leve, até agora não vi grandes questões na trama, focando mais política e em segundo pano a forma como cada povo se relaciona com religião (o que espero ser mais aproveitado nos outros livros). Devo continuar a série, achei um livro fluído e com muito potencial, li resenhas que a história vai melhorando em cada livro e assim espero.

alice 28/03/2021

é um bom livro, tem um enredo, uma política e um sistema mágico que te deixa envolvido na história, do início ao fim.

Tenho que admitir que o rumo de alguns acontecimentos é previsível, mas é, acima de tudo, um livro introdutório abrindo muitos caminhos para o restante da série.

O principal fator que tirou as duas estrelas na minha avaliação são os personagens. Nem os secundários, nem os quatro principais, nenhum deles marcou pra mim. São inconsistentes e na maior parte das vezes parece que nem usar a cabeça eles usam.

Várias coisas que aconteceram no livro e deveriam servir para definir a personalidade deles não foram bem usadas, na minha opinião, e grande parte desses acontecimentos foi um desperdício de personagens que eu imaginei trazer muito potencial pra história, mas que nem terminaram vivos no livro.

Enfim, mesmo com esses defeitos nos personagens, eu fiz a leitura bemm rápido, e acho que eu estava gostando de ver eles se darem mal enquanto só faziam as coisas por fazer, e chamavam um ao outro de coisas que eles mesmos pareciam ser 10 páginas depois. Sem querer ser malvada, mas eles sinceramente NÃO pensam.

A Cleo é não passa de uma garota mimada e convencida, que toma umas conclusões de um segundo pro outro. O Magnus, apesar de ter um fatores interessantes na história dele, não se prova nada mais que outro príncipe mimado que quer a atenção do pai e não aguenta quando algo lhe é negado. A Lucia, bem, além de ter mais poder que o mundo inteiro, ser doce, linda, a filha perfeita e amável, ela não me diz muita coisa. E o último deles, o Jonas, deveria ser um líder revolucionário, segundo a sinopse do livro, mas além de ser um garoto tomado por um desejo cego de vingança, que desaparece DO NADA, nem líder ele é. Na verdade, alcançou uma posição alta da forma mais covarde possível, e ainda tem coragem de julgar os outros nesse mesmo aspecto.
Enfim.

Ah, outro fator positivo do livro que eu esqueci de mencionar é que ele é bastante rápido, não enrola, as coisas acontecem uma atrás da outra, num ritmo que não te deixa cansar.

Acho que vale a pena a leitura, mas se quer amar os personagens, sinto muito, livro errado.

Robson 25/05/2013

Resenha de A Queda dos Reinos| Avaliação: 3,75 estrelas
Resenha originalmente postada em: http://perdidoempalavras.blogspot.com.br/2013/05/resenha-queda-dos-reinos.html

Como prometido, estou aqui com a resenha de “A Queda dos Reinos” para os meus queridos leitores. Bom, vocês continuam me apoiando e o que eu posso fazer para vocês é prometer e cumprir, não é?

Eu recebi a Arc de “A Queda dos Reinos” no final do mês passado, o plot do livro me chamou muito e pronto, me afundei no livro. Por mais que algumas coisas tenham me deixado um pouco decepcionado, o livro acabou por me prender e por me impressionar em vários quesitos também.
- As Vezes é necessário acreditar em algo maior do que si mesmo, Magnus. Algo que não se pode ver ou tocar. Permitir que seu coração tenha fé, custe o que custar. É o que lhe dará força nos momentos difíceis.

Em “A Queda dos Reinos” os reinos Auranos, Paelsia e Limeros estão perdendo a magia. Essa perda está resultando na decadência dos reinos de Paelsia e Limeros, mas Auranos permanece em sua glória e riqueza. Uma era de guerras, mentiras e revolução estão chegando, mas nos resta saber quem sairá bem nessa história.

O enredo envolve bastante ação, emoção e uma pitada muito boa de magia, algo pelo qual eu sentia falta há um tempo. Como está claro na sinopse, a magia está sumindo do mundo, pois o artefato (chamado Tétrade) responsável pelos elementia é perdido tempos antes, e as consequências acabam sendo desastrosas.

A premissa de queda dos reinos me chamou a atenção desde que fiquei sabendo que a Seguinte iria lança-lo. Eu sou completamente fascinado por histórias medievais que envolvam magia, segredos e um pouco de guerra. Nesse quesito, o livro me agradou bastante, por ter coisas bem dosadas e colocadas na hora certa. A autora soube os momentos onde colocar suspense, onde colocar ação e também uma pitadinha de drama (que me fez chorar muito).

O livro começou muito bom, com um prólogo tenso, que deixou um ótimo gancho para o que nos esperava no decorrer do livro, mas após isso, o livro foi esfriando um pouco e até mesmo ficando um pouco entediante. O bom é que esse momento frio do livro foi bem rápido e logo depois o livro voltou aos trilhos, nos fazendo a formar teorias conspiratórias sobre o que aconteceria.

A escrita de Morgan Rhodes é bem gostosa, adorei sua maneira de escrever. A autora conduz muito bem a história durante a leitura, fazendo você ansiar por mais, sempre deixando um cliffhanger que faz aquela expressão “só vou ler mais um capitulo”, não valer mais nada. Chegou um momento na história, em que eu não larguei o livro nem mesmo para comer ou ir ao banheiro, tamanha a habilidade narrativa da autora. Sua narrativa em terceira pessoa ganha um “increase” quanto ela divide os capítulos em povs específicos, e isso acaba não deixando o livro bagunçado e confuso.

Bom, como eu disse, o livro teve alguns pontos negativos que me deixaram decepcionado. Um desses pontos negativos, que por mais que eu que tenha me acostumado logo, foi a grande quantidade de personagens inseridos logo no começo do livro. Durante alguns capítulos eu acabei ficando um pouco confuso com a quantidade de personagens e até um pouco perdido, mas graças ao bom deus, a autora (ou a editora, não sei) teve a ideia de colocar uma página no começo com o nome de todos os personagens. Não pensem que isso dificulta diretamente no desenvolvimento do enredo, porque logo o problema é sanado.

Bom, aproveitando que comecei a falar de personagens, alguns ganharam meu amor e respeito, mas em contrapartida, outros fizeram com que eu os odiasse. Eu acho melhor falar dos que eu amei primeiro né? A princesa Cleo, do reino de Auranos, foi um personagem que me surpreendeu e muito, ela apresenta várias características que eu adoro ver em personagens de YA, como por exemplo: A determinação em conseguir o que quer, por mais que aquilo possa custar a sua própria vida ou a de alguém que ame. As ações e decisões feitas pela personagem em certos pontos me cortaram o coração, me fizeram pular de alegria e com certeza me fizeram crer que ela tem um belo potencial para continuar essa série muito bem. E para melhor mais isso, pude sentir exatamente o que ela sentia, e isso me agradou muito.
-As vezes você não nota o quanto é forte até ser testada. Como é a filha mais nova dessa família, você não foi testada muitas vezes na vida, Cleo. Não como eu. – O rosto de Emilia obscureceu. – Mas acredito que será. Em breve. E deve se utilizar dessa força, deve aumenta-la. E deve se apegar a ela, porque às vezes essa pequena centelha de força interior é tudo que temos para nos ajudar a vencer a escuridão.

Magnus, do reino de Limeros, foi um personagem que já amei desde o quando li seu nome (vocês devem saber o quanto sou apaixonado por Magnus Bane XD), e o conflito emocional pelo qual o personagem passa e a maneira com que seu pai o trata me fizeram gostar muito dele. Com o decorrer do livro, Magnus acaba se tornando um ser impiedoso, justamente por esse seu conflito emocional, mas creio que ele voltará atrás em suas decisões no decorrer da série.
As palavras pareciam pesadas em sua língua. As mentiras sempre foram macias como ceda para ele, mas dizer a verdade nunca havia sido fácil.

Agora vamos ao personagem chato: Jonas. Jonas, um rebelde do reino de Paelsia, acabou me irritando muito conforme o livro se desenvolvia. Ele se mostra um personagem chato, chego e louco até de mais por vingança. Ele simplesmente se recusou o livro inteiro a ver o que era certo e o que era errado, se deixando levar por mentiras e sua vingança meio que inútil. O personagem foi ficar interessante mesmo nos últimos capítulos, quando começou a ver a verdade por trás das ações das pessoas que ele pensava estarem corretas. Eu realmente espero que ele continue amadurecendo nos próximos livros, porque do jeito que ele se apresentou nesse primeiro, não dá.
- Lute – Jonas sussurrou no ouvido do irmão – Lute por mim. Lute por sua vida.

Só lhes dou uma dica relacionada a personagens antes que comecem a leitura: Não se apeguem de mais. A autora não tem muita piedade de matar personagens, e isso deu um up muito grande, a tensão foi muito mais do que eu esperava nesse ponto. E as cenas em que isso acontecia, eram de tirar o folego.
O segundo ponto que não me agradou em “A Queda dos Reinos” foi a maneira como a autora deixa óbvio algumas coisas que aconteceriam no decorrer do livro. Em alguns momentos a autora deixa muito claro aquilo que está para acontecer, como se ela quisesse que você já soubesse daquilo quando de fato fosse acontecer. O pior de tudo é que isso só aconteceu com os fatos importantes da trama, mas por outro lado, a maneira como as coisas acontecem foram muito boas e isso amenizou minha decepção.

A autora fechou com chave de ouro este primeiro livro, o cliffhanger foi perfeito para deixar os leitores com vontade de ler o próximo livro. Eu realmente não esperava que fosse ter tanto sangue e tanta tristeza neste livro. Várias coisas me surpreenderam no final, coisas que eu nem de longe esperava. E por isso, tenho que parabenizar a editora Seguinte por trazer mais um ótimo livro para nós, leitores, e fazer um ótimo trabalho de tradução e edição.

E ai? Gostaram? Deixem seus comentários sobre a resenha, não mata ninguém.

P.S: Eu amei muito a capa, mas cadê esse personagem na história?
Felipe 26/06/2013minha estante
Sua resenha realmente me aninou para ler o livro e com certeza ja esta na minha lista de próximas leituras! rs

GledsonLima 27/06/2013minha estante
kkkkkk eu tbm fiquei pensando que personagem era aquele que estava ai, eu acho que é a Cleo (no final do livro diz que ela estava com uma capa e uma "faca" talvez possa ser ela ou alguém que deverá ser desvendado futuramente nos outros livros. Também gostei da capa bem legal, uma capa contínua.E o falcão quem pensava que era só uma distração na capa, se surpreendeu é muito mais que isso.

Robson 26/07/2013minha estante
Obrigado gente. Eu também nem imaginava que o Falcão fosse ter uma importância tão grande viu hahaha

lariiissaa_ 09/05/2022

Prometeu nada e entregou TUDO!!!
Eu tô completamente obcecada por esse livro, QUE LIVRO INCRÍVEL!!!!
É tão viciante, tão bom, q eu n conseguia largar, sabe aqueles livros q vc nem se dá conta q tá lendo?? É esse aqui
É um livro de fantasia que tem de TUDO, tem magia, tem enemies to lovers, tem reinos em busca de uma joia mágica, tem friends to lovers, romance proibido e moreno sarcástico com passado trágico sim!! É um livro COMPLETO!! Perfeito apenas!
É um livro q me fez transportar pra esses mundos incríveis, q é Auranos, Limeros e Paelsia, eu amei essa saga, será minha nova saga fav??
Necessito começar o segundo livro urgentemente!!
Eu chorei mto, dei risada, me apaixonei, enfim eu só digo isso: que experiência, ao mesmo tempo, avassaladora, fascinante e... viajante!

Man 20/04/2020

O livro começou devagar, mas a autora explicou bem cada país e seus personagens.
A autora adora matar pessoas, logo no início morre um, depois da uma parada para em seguida morrer um atrás do outro.
Gostei do desenrolar da estória e estou confiante que melhorará bastante.
Ps: Não se apegue a ninguém.

Diego 10/06/2023

Uma fantasia de qualidade
Um primeiro livro excepcional. Uma fantasia gostosa de ler e com foco total no desenvolvimento dos personagens. A magia ainda é algo que não foi bem utilizada, apenas em alguns momentos chave, mas promete, viu? Os principais protagonistas têm personalidades bem marcantes e distintas. Pessoas importantes são mortas sem piedade pela autora. Tudo isso e muito mais. A maior surpresa que tive ao ler uma saga de fantasia, pois sempre achei que essa saga fosse voltada ao público mais infanto-juvenil e isso normalmente me afasta das leituras. Nunca estive tão feliz por ter errado.

ironwzetian 19/02/2021

NAO SE APEGUEM A NINGUÉM
a autora mata todo mundo, todos os personagens sofrem e nenhum deles é feliz mas eu juro que a história é boa (apesar de eu ter achado que faltou desenvolvimento em algumas coisas que me deu a impressão que a autora tava com preguiça). Não se apeguem aos personagens e cuidado pq o próximo a morrer pode ser vc!?

Gabi roque 20/11/2021

Em que lado você ficará?
Olha, eu gostei bastante. Eu não tinha expectativas nenhuma quando comecei a ler esse livro pois foi minha amiga q me deu ele e eu nunca nem tinha ouvido falar dele mas vou admitir que me surpreendeu. Não é uma fantasia de tirar o fôlego e q você vira e fala: NU QUE PERFEITO mas é um livro muito gostoso.

Começando pela escrita q eu simplesmente adorei! Super fluida e não te entedia em nenhuma parte. Gostei bastante também de ter vários protagonistas, cada um com seu POV e sua própria história. Eles tem histórias independentes mas no final tudo se interliga e eu adorei isso pq eu amo livros com bastante informação e acontecimentos. Gostei muito história da Tetrade, bem completa e tudo faz sentido.

Em questão do romance, não acho q a Cleo e o Theon mereciam esse final mas ficou bem aberto para um novo romance aí... com o famoso enemies to lovers.

Para terminar NECESSITO falar do meu personagem favorito: MAGNUS EU TE AMO!!! fez merda? Fez merda. Mas eu passo pano pq eu tô simplesmente apaixonada por ele. Eu rachava de rir com as cenas dele e sempre ficava esperando por seus POVs.

Recomendo super e quero muito continuar a saga

Denise.Marreiros 24/02/2020

Esse foi um dos livros que me propus a ler no Carnaval. Fiz projeto para desencalhar os livros da estante e votação nos stories. Estava bastante empolgada para a leitura por se tratar de um gênero que amo e por ser um livro muito falado no booktube. Enfim, as expectativas eram as maiores possíveis.

Fiz a leitura em um dia, a escrita da autora é muito fluída e realmente te pega de jeito. Vários personagens nos são apresentados já nos primeiros capítulos, eles estão em posições sociais e geográficas diferentes dentro do mundo de Mítica, assim temos pontos de vista diferentes das problemáticas propostas pela autora.

Preciso dizer que não me identifiquei com nenhum dos personagens e embora consiga entendê-los, não torci por nenhum. E foi aí onde encontrei o erro da autora, o desenvolvimento da história e dos personagens foi muito simples e algumas vezes muito previsível. A ambientação quase não existe e isso é algo que um leitor de fantasia valoriza muito.

Esse é um bom livro para quem quer começar a ler o gênero, é definitivamente um livro para iniciantes, e nisso ele cumpre divinamente seu papel.

Continuarei a acompanhar a história, mas agora com os pés no chão. Não me frustrei, mas não encontrei o que esperava.