A Queda dos Reinos

A Queda dos Reinos Morgan Rhodes

Resenhas - A Queda dos Reinos

Lore 27/05/2021

Três reinos que se odeiam
Enquanto Auranos próspera, com suas plantações e animais, seus vizinhos Parodia e a Limeiros definham pouco a pouco.

Após uma trágica morte, que tinha tudo para ser insignificante os reinos resolvem se unir para tentar uma melhoria de vida através de uma guerra com Auranos.

Taifnes 27/03/2020

Não me prendeu. Já havia tentado ler a um tempo atrás, mas acabei desistindo. Depois de pegar alguns spoilers aqui e ali, resolvi tentar de novo. Continuei a leitura apenas porque muitos têm a série como uma de suas preferidas. Resolvi dar uma de "Maria vai com as outras" e irei continuar.

Tati Ricci 12/04/2021

A história envolve três reinos em Mitíca: Auranos / Limeiros / Paelsia.
E nele conhecemos a visão de vários personagens, seus pensamentos, sentimentos e ideias. Cada um tem um costume diferentes. Pequenas e grandes ambições.

A história corre em grande velocidade, as coisas acontecem rapidamente. E se você é de se apegar a personagens: CUIDADO! Você acha que um personagem vai ser importante para a história, ter uma papel forte e quando vê: BOOM!! Ele cai mortinho!

Acho que os personagens poderiam ser mais profundos - digo desenvolvidos profundamente. Alguns sentimentos aparecem do nada e parecem que não houve um caminho para chegar a eles. Acho que isso poderia ser um pouco mais lento ou ter uma origem para o sentimento.

Davi 26/07/2022

A história do livro é boa, são três reinos, Limeros mais, uma terra que está sofrendo com o frio, Auranos com suas terras boas e Paelsia em decadência. Diante disso surgem quatro protagonistas, Magnus e Lucia de Limeros, Cleo de Auranos e Jonas de Paelsia. Também há outra história rolando por trás, uma tal magia, tétrade, que está perdida e para encontrá-la são designados os "vigilantes".

Uma coisa que gostei foi que muitos personagens morrem, mesmo alguns considerados importantes.

Um ponto que não gostei foi que alguns personagens são muito burros, como a Cleo, parece que ela vive no mundo das fadas, ela não percebe o mundo ao redor e que ela é uma princesa. Fora que as batalhas são bem medíocres.

Os romances do livro também são bem fracos.

Mands 06/02/2020

Incrível
Essa foi sem dúvidas uma das melhores fantasias que já li . Todos os personagens são interessantes e tem seus próprios conflitos internos que te instiga a continuar lendo por várias horas.

Não é uma leitura difícil de entender , pelo contrário , a narrativa é leve e de fácil entendimento .

Recomendo muito pra quem quer começar a ler fantasia

Carol 01/06/2021

Meio meh
Só achei tudo muito raso, não me instiga a continuar na série, mas foi até que legalzinho acompanhar a jornada aleatória das personagens.

Maisa @porqueleio 03/03/2023

Resenha / A Queda dos Reinos /@porqueleio
Três reinos compõem o continente de Mítica: Auranos, ao sul, um reino próspero que é vizinho de Paelsia, que sofre com as condições ambientais, cuja economia se baseia na produção de um vinho muito apreciado, mas que vende por preços bem baixos, e, mais ao norte, Limeiros, governado por um rei tirano, com um clima gelado e sombrio. As lendas contam que Mítica foi um único reino próspero, onde a magia estava presente.
Vamos acompanhar alguns jovens dos três reinos: primeiro Cleo, princesa de Auranos, que vai com os amigos passear em Paelsia e acabam se envolvendo em incidente diplomático entre os reinos, envolvendo Jonas, um paelsiano. Já em Limeiros, conheceremos Lúcia e Magnus, filhos do rei sangrento. Magnus está sempre em busca da aprovação do pai.
A situação envolvendo Paelsia e Auranos abre a oportunidade que o rei de Limeiros queria para travar uma guerra, com a pretensão de juntar os três reinos sob seu comando. E assim o caminho de Cleo, Jonas, Magnus e Lúcia vão se cruzar.
Eu sempre encontrei muitos elogios a série, e estava com altas expectativas. Confesso que esperava uma fantasia mais complexa, mas vale ressaltar que é uma série mais antiga, e bem jovem. Por isso, os diálogos me pareceram meio engessados, e algumas situações bem inverossímeis. Mas, depois que me acomodei no enredo, resolvi relaxar e aproveitar melhor o primeiro livro.

A trama traz muitas questões políticas e envolvimentos amorosos. Alguns personagens são mais interessantes, como Magnus, que acredito ter um caminho de amadurecimento ao longo dos próximos livros. Por enquanto, ele se sente incomodado com o sentimento que nutre pela irmã.

Cleo já foi mais difícil. Ela esconde um segredo – bem bobo, e tem atitudes impulsivas em alguns momentos, e em outros acaba se escondendo. Jonas também foi difícil, mas a raiva que ele sente é bem genuína.

site: https://www.instagram.com/p/Co-xbqTJoMX/

Lica 22/11/2020

Como uma leitora que ama fantasia, sou obrigada a admitir que a trama do livro é boa, prende o leitor por várias e várias páginas, porém, para mim, os aspectos positivos acabam por aí. Tinha altas espectativas e acabei me decepcionando. Talvez até valha a pena ler as continuações e a história vá melhorando, mas o final do livro não me deu muita curiosidade de ler a sequência.

Gabii 25/09/2014

Primeiro volume da saga que eu acabei de descobrir que não é uma trilogia, até agora ela é uma "quadrilogia" de mesmo nome, A Queda dos Reinos introduz nossos personagens principais: Lucia, Cleo, Jonas e Magnus; e ainda nos revela um mundo que anteriormente era repleto de magia, porém privado da mesma, mergulha em um período de declínio e de mudanças.

Cleo é uma linda princesa de Auranos, na verdade a segunda princesa, pois sua irmã Emilia é a mais velha, e assim herdeira do trono... é. Lucia é uma jovem princesa também que descobre ter poderes mágicos, e que de uma hora para outra se vê participando ativamente de uma guerra contra Auranos como arma secreta de seu pai, rei de Limeros. Magnus é um rapaz que vive em conflito com seu pai, que o considera insuficiente para assumir o trono de Limeros, e que vive também em conflito interno: suprindo um amor incomum por sua irmã caçula, Lucia. E Jonas o nosso mocinho financeiramente prejudicado de Paelsia, que perde o irmão mais velho após um incidente envolvendo a princesa Cleo e seus amiguinhos.

Cheio de intrigas e reviravoltas, Morgan constrói uma estória interessante e cativante, seus personagens são simpáticos até o sombrio Magnus e cheios de conflitos. A política e geopolítica do livro também é muito bem bolada, e a importância da magia na ascensão e declínio das nações é muito interessante.

Divertido, inteligente e simpático, A Queda dos Reinos é um bom livro para quem busca uma fantasia com ar menos pesado, e com personagens mais jovens e leves. Na verdade é um bom livro de pausa de sagas mais densas como As Crônicas de Gelo e Fogo, Trilogia dos Espinhos, Senhor dos Anéis, entre outras.

site: http://embuscadelivrosperdidos.blogspot.com/2014/09/a-queda-dos-reinos-morgan-rhodes-queda.html

Psychobooks 21/07/2014

Confesso que o mais me chamou a atenção nesse livro (que é o primeiro de uma trilogia) foi a capa! Mas a história pareceu interessante (adoro quando tem magia no meio!) e foi descrito como "Guerra dos Tronos para adolescentes" (apesar de eu ainda não ter lido As Crônicas de Gelo e Fogo - e não é nem o tamanho dos livros que me assusta, e sim a possibilidade do Martin morrer antes de terminar a série... #batenamadeira), então resolvi dar uma chance. E foi divertido.

- Enredo

Mítica é uma região composta por 3 reinos: Limeros, o do norte, que vive em situação confortável; Paelsia, o central, quase miserável; e Auranos, o do sul, o mais rico dos três. Eles estão em relativa paz, até que um acontecimento envolvendo Auranos e Paelsia desencadeia uma série de eventos que culminarão com a guerra entre os reinos. Como pano de fundo temos a magia, até então esquecida, que está retornando - sobretudo devido a uma profecia sobre o nascimento de uma criança que se tornaria uma feiticeira muito poderosa, mais poderosa do que qualquer bruxa que já existiu.

- Desenvolvimento do enredo e narrativa

No prólogo somos apresentados a essa profecia e ao rapto da criança que seria, supostamente, a tal feiticeira superpoderosa. Depois disso entramos no tempo presente da narrativa e somos apresentados aos reinos, seus problemas e ao acontecimento que resultará em guerra. Apesar de tal acontecimento aparecer logo no início da narrativa, não vou citar aqui porque acho que tira um pouco a graça da leitura - eu já sabia o que ia acontecer antes de começar a ler o livro e senti que, se não soubesse, seria mais interessante.

A narrativa vai alternando entre os reinos e quatro pontos de vista: o de Lucia e Magnus, irmãos que moram em Limeros; o de Jonas, filho de um vendedor de vinhos de Paelsia; e o de Cleo, princesa de Auranos. São todos adolescentes entre 16 e 17 anos, e abaixo falaremos mais sobre eles.

A história se desenvolve em terceira pessoa e, conforme passeamos pelos vários pontos de vista, vamos montando o quadro geral da situação dos reinos e de como o acontecimento do início afeta cada um. O ritmo da história é acelerado, tem sempre alguma coisa acontecendo - seja ação, seja revelação de segredos, seja movimentação política -, e tudo é relevante para a narrativa. Achei esse um ponto muito positivo do livro e que faz a gente não querer parar de ler, porque tem sempre uma intriga rolando, sem encheção de linguiça.

- Personagens

Como eu disse acima, a narrativa vai alternando entre o ponto de vista de quatro adolescentes, que são os personagens principais da história:

Lucia: princesa de Limeros, leva uma vida tranquila, até que segredos sobre seu passado vão sendo revelados. Ela só tem um papel realmente importante depois da revelação desses segredos;

Magnus: príncipe e herdeiro do trono de Limeros, é secretamente apaixonado pela irmã Lucia e sempre teve uma educação muito rígida;

Jonas: filho de um vendedor de vinhos de Paelsia, está diretamente ligado ao acontecimento do início e, por causa dele, vai em busca de vingança;

Cleo: princesa de Auranos, também está diretamente ligada a esse acontecimento, que fará com que ela saia da sua zona de conforto, arregace as mangas e tome as rédeas de sua vida e de seu futuro.

Eles foram bem construídos e carregam traços de bondade e maldade, com algumas doses de chatice, como todo adolescente. Não consigo falar muito mais sobre eles para não entregar a história.

- Conclusão

Para mim é um livro bom. Achei incrível o fato de ter sempre alguma coisa acontecendo e a leitura flui bem, fiquei impressionada com o pouco tempo que demorei para lê-lo. Se eu estivesse na adolescência, como os personagens, esse seria um livro ótimo e eu super me identificaria com eles. Mas, como tenho uns bons 10 anos a mais que eles e uma bagagem de leitura considerável, fui pegando vários clichês ao longo da narrativa e vários "espirros", para citar a Alba, bem óbvios da autora, que em vários momentos ela tratou como se não fossem óbvios. Outros aspectos da história ela repetiu quase à exaustão e isso foi um pé no saco.

A mitologia que serve de pano de fundo para a história é boa também - envolve o poder dos quatro elementos (ar, terra, água e fogo), disputa de poder e corrupção. Nada muito inovador, mas funciona.

Não tenho nada contra livros jovem-adulto, pelo contrário, mas esse não me chamou tanto a atenção por causa dos clichês. É diferente, por exemplo, de The Raven Boys (a Mari já falou sobre esse livro em vídeo e eu comentei um pouco sobre ele aqui), que traz temas totalmente inusitados para o gênero. No entanto, foi um bom divertimento e pretendo acompanhar a série para ver onde tudo vai dar.

"O maior sacrifício deve ser algo que a pessoa valorize. Sacrificar algo sem valor não faz sentido."
Página 119

site: www.psychobooks.com.br
Thiago Martins 08/01/2015minha estante
Concordo plenamente. É legalzinha a história, mas tem alguns defeitos. Só começa a engrenar na página 230. praticamente todas as situações são óbvias demais, a única vez que fiquei surpreso foi quando a Lúcia fez aquilo com a feiticeira. Tudo bem que a Cléo era corajosa e destemida mas a autora repetiu tanto isso que ficou cansativo. A viagem da cléo achei forçada, aliás as cenas de auranos são bem ZZzzzz gostei bastante das cenas do magnus, que foi o personagem mais bacana. Tirando os clichês e as coisas previsíveis vale a pena, a leitura flui bem, é possível terminar de ler rápido. O final é muito bom, deixando uma expectativa para o próximo livro. Por ser infanto juvenil, que não é um público tão exigente, ficou bom.

Vit 18/08/2021

A escrita da autora é interessante, novidade para mim, mas gostei bastante.
A história também é interessante, é contada com calma, aos pouquinhos e deixa várias interrogações para serem respondidas.
A Queda dos Reinos seria o recomeço ou o fim definitivo?