Necrópole - Histórias de Vampiros

Gianpaolo Celli

Resenhas - Necrópole - Histórias de Vampiros

lfcardoso 16/06/2009

Coletânea de contos vampirescos
Filhos da noite. Cruéis e sedutores. Imortais e sanguinários. Os vampiros povoam a mente do homem há milênios. A grande diversidade de lendas e mitos comprova o fascínio que os predadores noturnos exercem.

Tendo como cenário a Necrópole, uma metrópole caótica com ruas e avenidas sombrias, as cinco histórias que compõem o livro colocam o leitor face a face com os andarilhos da noite. A idéia do livro surgiu de um outro trabalho dos autores, o Necrozine, um zine bimestral com histórias de suspense e terror.

No conto “Rogai por nós”, de Richard Diegues, o suspense que surge e se desenvolve sem pressa prende a atenção do leitor. O protagonista, Marcos, terá que superar seus traumas caso queira sobreviver aos piores horrores. A religião é abordada de uma maneira totalmente arrepiante.

Em “O edifício”, Alexandre Heredia apresenta uma faceta suja e decadente da metrópole, os guetos. Em meio à miséria e ao desespero, os personagens tentam sobreviver em um ambiente úmido e fétido. Um mal oculto aguarda pacientemente pelos incautos. Um conto com gostinho de lenda urbana.

A ilustradora e escritora Camila Fernandes, no conto “A casa dos loucos”, adota o foco narrativo em primeira pessoa. Com uma prosa leve e ágil, vemos através dos olhos da protagonista a experiência apavorante pela qual passou: pessoas comuns agindo de forma totalmente estranha. Nem sempre as festas são alegres e divertidas.

Numa mistura de ação e bom humor, Giorgio Cappeli, em “Acerto de contas”, adolescentes confusos e vampiros sanguinários são colocados em situações fora do comum. A velha expressão “lobo em pele de cordeiro” surge com roupagem nova. O bem pode vencer, mas o mal é insistente e nunca desiste.

Gianpaolo Celli, conhecido dos leitores da revista Dragão Brasil, encerra o livro com o conto “Anatomia imortal”. Com doses imensas de suspense, o leitor irá acompanhar o sofrimento e desespero de Anna. O excesso de confiança é a mais terrível das fraquezas.

Necrópole: histórias de vampiros é o primeiro volume de uma coleção que tem como proposta apresentar histórias de suspense e terror escritas por jovens escritores brasileiros. A cada livro, um novo tema, mas tendo como cenário a Necrópole. Além disso, os livros contam com belíssimas capas. A do primeiro volume é obra de Camila Fernandes, David Hoffmann e Fabiana Fernandes.

Luciana Fátima 01/09/2009

Este não é só mais um livro de vampiros!
Neste livro as histórias de vampiros são muito bem combinadas com um elemento altamente contemporâneo: a metrópole! Seria possível que essas temidas criaturas noturnas tivessem sobrevivido aos séculos para sugar o nosso inocente sangue em pleno século XXI?

São cinco histórias – Rogai por nós, O edifício, A casa dos loucos, Acerto de contas e Anatomia imortal – cinco aterrorizantes contos sobre homens e vampiros, que aqui aparecem sob as mais diversas formas. Não é possível parar de ler até que todas as páginas sejam consumidas... até a última linha... ou à última gota!

Algumas passagens são cheias de delicadeza, outras são extremamente cruéis, mas é perfeita a combinação entre a mítica figura do sugador de sangue e a sua pacífica convivência nas metrópoles contemporâneas, ou cidade dos mortos, como diz o sugestivo título – Necrópole.

Abordando temas delicados – como fé, medo, amizade, dor, fidelidade, ambição – o desejo de viver eternamente – ou de morrer – aparece neste livro por meio de textos extremamente bem escritos. Os autores são os mesmos criadores do NecroZine, um periódico bimestral, com contos de suspense e terror, distribuído em eventos culturais como forma de propagação do gênero literário.

AdrianoSiqueira 29/01/2009

Os escritores do Necrópole.
Olá pessoal,
todos os contos deste livro são magnificos. cada um vê os vampiros a sua maneira engenhosa e bem criativa. Não vou dizer aqui qual o melhor conto pois fazem parte do mesmo livro, mas eu gosto muito dos contos da Camila Fernandes que ja leio faz um tempão.

abraços e boa leitura.
adriano siqueira

Agnes 15/02/2009

YOUR BLOOD IS MINE!!!!
O cenário é sempre a metrópole,mas nesse volume não são os fantasmas que vão invadir a cidade, e sim os vampiros. Cada conto uma ambientação, onde em cada um eles, os vampiros, seguem sua tranjetória de sangue!Ótima leitura para quem gosta do gênero.

nanda 02/11/2010

Não sou NADA conhecedora do gênero de terror e suspense, mas a sinopse da contra capa e as informações das orelhas do livro me fizeram querer ler ele.
É um estilo literário totalmente novo para mim.
Tem uma leitura forte, por vezes nojenta. Teve momentos em que fechei os olhos de horror, ao imaginar determinada cena. Mas esse impacto inicial choca a gente e faz pensar: o mundo está aos pedaços. E a escrita não é bonita porque o mundo não é bonito. O ser humano está decadente e podre. E o pior de tudo: nega. A escrita precisou ser forte e violenta porque algumas vezes só gritando para se fazer ouvido. Às vezes é preciso que se esfregue na cara para ser assumido, reconhecido e aceito.
São cinco contos cada um me deixou algo principal:
1º - Às vezes não importa o quanto você acredite ou, até mais importante, o quanto necessite, a Virgem Santa não vem te ajudar.
2º - A crueldade e a frieza do mundo conseguem facilmente transformar uma criança ingênua em um assassino impiedoso e insensível.
3º - As pessoas mais próximas podem ser capazes de fazer coisas inimagináveis, inclusive vender nosso próprio sangue para proveito próprio.
4º - No meio do caos e de toda a carnificina, é possível encontrar pessoas sinceras que se tornam amigas de uma vida inteira.
5º - O mal que alguém fez legitima fazer piores crueldades de volta? Quem é o homem e quem é o monstro?
Foi bem legal a leitura do livro, li super rapidinho. Indico! Eu vou ler o volume 2, que são histórias de fantasma! :)

Guilherme 05/12/2012

Para ser bem sincero, poucos autores brasileiros sabem desenvolver uma boa história de suspense, ainda mais tendo esses magníficos seres noturnos como protagonistas. Com exceção de André Vianco, encontrei poucas narrações tupiniquins com uma certa qualidade de conteúdo.
Quando me deparei com este livro, jogado em uma pilha de outras obras num pequeno estande da Bienal do Livro deste ano, não resisti ao preço e resolvi que, mesmo se a leitura não fosse agradável, meu prejuízo seria muito baixo. Foi praticamente como ter ganhado na loteria.
Todos os autores (pela pesquisa que efetuei posteriormente a leitura) são conhecidos no mundo cibernético como ótimos narradores de histórias fantásticas e ao reunir os mesmos em um volume dedicado especialmente aos vampiros, foi uma das escolhas mais felizes do editor.
As histórias são excelentes e amarram sua bunda na cadeira, não permitindo ao seu corpo qualquer movimento antes de um desfecho para seus personagens. As histórias do "O Edíficio" de Alexandre Heredia e "Anatomia Imortal" do Gianpaolo Celli são as mais interessantes. Ambos sabem prender a atenção do leitor de maneira enlouquecedora, e você realmente não consegue parar de ler antes do fim... E quando o mesmo chega, ainda resta aquela vontade de mais algumas páginas.
Recomendado!

Wagner_GRUNGE_1994 22/12/2014

Esse livro não é nada do que imaginava, o tipo de livro que o prefacio é mais interessante que as próprias historias. Nele, encontrei algumas coisas que muito me incomodaram; os vampiros são muito fracos, tão assustadores e e agressivos quanto fadas, isso me deixou bem chateado, outra coisa que me irritou foi a tentativa de humanizar os vampiros, chegando a ser sentimentais, piedosos... fracos, sem exagero, os únicos monstros dessas historias são os humanos que expressão algum tipo de sede de sangue, diferente dos piedosos vampiros.

Bolinho 03/07/2020

5 contos na Necrópole.
Bem, temos aqui vários autores, personagens, tramas e sensações.
O primeiro é como um filme de terror, mostra uma vida cotidiana até chegar o mistério, este qual hipóteses podem estar certas ou erradas e o protagonista, como sempre, vira o "experimento" para comprovar essas hipóteses e concluir um mal maior.
O segundo é uma transformação do personagem. Segue seu sofrimento até "uma luz" lhe guiar e ter a felicidade de volta, de forma macabra.
O terceiro se trata de uma festa, luxuosa e mesquinha, não típico do personagem, que conforme escolhe seu caminho vai distorcendo "o normal" até saber uma dura verdade.
O quarto é como uma história de herói e amizade ? admito, dos 5, esse é o mais leve ? onde o protagonista tem uma missão a cumprir e sua recompensa por tal.
O quinto é o mais pesado, sendo que o sentimento de agonia, desespero e apreensão são tão predominantes quanto o silêncio, e, quando vem a tona uma voz, ela traz o futuro inferno da protagonista até seu cruel final.