Vida Após a Morte

Vida Após a Morte Damien Echols

Resenhas - Vida Após a Morte

Vivi 02/04/2023

Uma história triste porém bem contada. O autor fala sobre sua vida antes, durante e após ser preso injustamente. Como ele suportou os 18 anos no corredor da morte e conseguiu manter as esperanças de um dia poder estar livre e poder vivenciar coisas simples.

Silkar 20/01/2023

Assim, é uma autobiografia, eu não tenho como julgar certas coisas. Li e chorei. Esse caso sempre será sobre 6 vítimas. Com o passar do tempo, ele ficou tedioso, mas ele é bom.

Maria 05/10/2022

Emocionante
Damien foi um guerreiro, um sobrevivente de uma situação em que a maioria, com certeza, não sairia com vida ou o mínimo de saúde mental

Fabio 05/08/2022

Assustador e perturbador
Durante a quarta temporada de Stranger Things, eu descobri que o personagem Eddie foi inspirado no Damien. Lembrei que tinha o livro e comecei a ler.

Esse livro me fez entender que, apesar de não gostar de biografias, eu gosto de autobiografias. Nessas, não temos aquela necessidade de enaltecer o protagonista, o que flui melhor para mim. Damien constrói sua história de uma forma que lembra muito um romance. É objetivo, mas ele descreve os locais para ajudar o leitor a entender como eram os espaços que ele ocupava, o sistema penitenciário, e também consegue passar como ele estava e encarava aquele momento. É bem envolvente, denso e te joga na situação pelo seu olhar, não é apenas expositor e opinativo como costuma ser em biografias, na minha opinião.

O livro vai muito além da sua passagem pelo corredor da morte. Começa na infância do Damien e acompanha seu crescimento. Mais da metade do livro se passa antes de ele ser injustamente condenado, o que eu gostei muito. Afinal, é a história de uma pessoa e a vida dele vai muito além da condenação.

O livro é bem escrito e assustador. De certa forma, fala bastante sobre segregação social e preconceito. Conta como um jovem pobre, diferente (por seguir o estereótipo do roqueiro) e com pequenos problemas emocionais foi transformado em bode expiatório para um caso sem pistas e até hoje sem solução. Muito assustador!

Além disso, também fala muito sobre a questão psicológica no sistema carcerário, demonstra como em muitos casos o que é tratado como segurança é, na verdade, um caso de saúde. Muitos dos personagens que convivem com o Damien na prisão tinham problemas mentais e não recebiam nenhum tipo de suporte. Na maioria das vezes, quando eram presos, como é o caso do próprio Damien, eram desprovidos do pouco tratamento e acompanhamento que tinham até chegar ali já que estavam ali para morrer e não fazia sentido manter qualquer tipo de tratamento. Muito triste!

dricolina 03/08/2022

Emocionante
Tiveram alguns trechos bem repetitivos no decorrer do livro, mas não tira a maestria que é a narrativa dessa história tão dura e comovente. Me senti abraçada e emocionada em vários momentos, e acredito que todas as pessoas que estejam passando por um momento difícil na vida deveriam ler isso. Obrigada Damien, por toda a força que você e o seu relato tiveram na sociedade e em minha vida.

nunohds 13/12/2021

RESILIÊNCIA
Se alguém pudesse descrever resiliência em um livro, com certeza seria este. Passar décadas atrás das grades por um crime que não cometeu deveria ser a gota d'água para a maioria das pessoas mas não foi o caso de Damien. O livro é uma biografia de uma criança jogada numa cadeia como um dos piores assassinos do país, após ser acusado de crime bárbaro, passei o tempo todo imaginando como deve ter sido dificil encontrar forças quando ninguém te dava razão e a maioria das pessoas queriam ver a sua morte. Se tem uma coisa que esse livro me ensinou foi a ter resiliência, força de vontade pra viver e mostrar que enganos acontecem, isso só mostra que todos os meus problemas não são nada comparados ao que este homem viveu, enquanto lia, sentia repulsa e tristeza do sistema judiciário e carcerário americano. Como ninguém conseguiu enxergar que esses 3 rapazes eram inocentes e lutavam por sua liberdade, logo o país que mais preza liberdade e justiça, quantas pessoas estão passando por esse sofrimento agora, ser julgadas sem ao menos terem provas ou evidências de que deveria sofrer e perder boa parte da vida. O tempo foi passando e nada mudou, todo esse tempo de sua vida foi escorrido pelos ralos e nem dinheiro e nem o reconhecimento fará mudar a realidade, os 20 anos perdidos pela incompetência da justiça estadunidense. O motivo principal deu procurar sua história foi justamente como ele pode se sustentar sendo acusado injustamente há décadas e ser firme e forte esperando que a justiça seja feita, tudo isso sob a base de leituras e meditação zen budista, apesar dele falar bem pouco a respeito dessa fase em sua vida é interessante entender o quanto isso foi útil para ele na cadeia e só me faz entender que tudo que a gente precisa é meditar e focar no que realmente importa. Se tem uma coisa que aprendi com essa leitura é a importância de ser resiliente e ter forças para enfrentar as injustiças e acontecimentos em nossa vida, infelizmente nem sempre ela é justa e cabe a nós extrair a melhor maneira de lidar com ela e sobreviver a cada dia nesse jogo mundano.

Jéssica 15/06/2021

Relato do próprio Damien, jovem que aos 18 anos foi condenado injustamente (junto com Jason Baldwin e Jessie Misskeley Jr.) pelo assassinato de 3 crianças. Echols conta sobre a infância e adolescência difíceis (a família dele era muito pobre e as pessoas o criticavam simplesmente pq ele era "esquisito" por usar roupas pretas e escutar músicas de rock). O mesmo também fala sobre o sistema carcerário e sua indignação de como, em suas palavras, as coisas funcionam lá dentro (ele ficou no corredor da morte, aguardando sua execução, até ser libertado depois de fazer um acordo). Um relato muito forte e emocionante. Esse caso do trio de West Memphis sempre me chamou muito atenção por conta de, além das 3 crianças inocentes terem perdido a vida, outros 3 jovens tiveram a liberdade e juventude tomada deles por conta de intolerância religiosa, incompetência da polícia / investigadores e da sujeira que o sistema judiciário cometeram pra com esses garotos. Temos um total de 6 vítimas nisso tudo. Espero que um dia a verdade apareça e o verdadeiro assassino (ou assassinos) seja desmascarado. Só não dei 5 estrelas pq tem momentos no livro que achei meio arrastada a leitura, porém vale muito a pena. Recomendo.

Bell 01/04/2021

#lido
Após ler o último livro quis conhecer mais sobre os envolvidos. Assisti alguns documentários, filmes, entrevistas e hj finalizei essa leitura.
Gostei muito. É um livro cheio de sentimentos. Tristeza, dor, esperança, gratidão.
Um livro de memórias, boas e ruins.
Gostei da escrita de Echols, clara e direta.
Uma história triste, sem final feliz.
Afinal, foram 18 anos no corredor da morte. Três adolescentes tiveram 18 anos de vida perdidos atrás das grades.
Três crianças morreram.
E no fim de tudo o verdadeiro (s) assassino saiu impune.

Gabi Ribeiro 22/05/2020

Leitura rápida e de grande imersão
Eu gostei muito do livro, fiquei totalmente presa nessa história tão triste e angustiante de injustiça jurídica.
As vezes o autor ?se perde? pouco em desvaneios, mas acho plausível pois este livro tem alguns trechos do diário que ele escrevia na prisão.
Para ter uma experiência completa de imersão no caso, recomendo que assistam (eu vi antes de ler o livro) os documentários da HBO sobre o caso (Paradise Lost 1,2 e 3) são muito bons.

Ah, gostaria muito de ler sobre como foi a vida do Jason Baldwin durante esse período.

gustavoclr 22/05/2018

Isso é realmente real?
O livro narra a história do próprio autor, Damien, que foi incessantemente perseguido por oficiais da justiça e vítima de negligencias de diversos setores do estado, até mesmo o da saúde, onde foi internado em centros psiquiátricos mais de uma vez, sem avaliações que o qualificassem como necessitado. O livro lhe fascina ao ver a força e os meios que arranjou para sobreviver uma vida inteira de injustiças, já que seu sofrimento começa muito antes da prisão. O que prejudica um pouco o livro é a narrativa quebrada, que vai e volta sem avisos contando a juventude de Damien e narrando acontecimentos da prisão quando já adulto, confundindo bastante quem lê. O fato de ter passado 18 anos preso injustamente com certeza faz o autor querer repetir os horrores dessa prisão, mas fiquei um pouco cansado lendo. É absurdo sequer estar avaliando a qualidade de um livro que trata de uma história real tão inacreditável, dizer que é cansativo ler o sofrimento que ele passou me faz sentir mal, mas é a realidade. Damien teve uma vida marcada por uma perseguição inexplicável e aparentemente, segundo sua narrativa, sem o menor fundamento. Fiquei todo o livro muito curioso pra ouvir uma outra versão da história, como a dos policiais que ele tanto acusou de terem perseguido ele sem motivos. Me perguntei inumeras vezes se ele era tão inocente quanto escreveu. Acredito que pelo crime que o levou a prisão, ele realmente seja inocente, já que não houve provas em lugar algum que o ligasse aos assassinatos. Mas e ao restante da vida dele antes da prisão e sua internação em diversos centros psiquiátricos? É absurdo demais e é realmente muito chocante e cruel se for verdade.

Angelo Pessoa 14/04/2018

IMPERDÍVEL!
NÃO FOI POR ACASO QUE O AUTOR, O INJUSTIÇADO DAMIEN, COLECIONOU DIVERSOS ELOGIOS PELOS JORNAIS AMERICANOS E CRÍTICOS ESPECIALIZADOS. SUA ESCRITA É ESPETACULAR. TAMBÉM NÃO ERA PARA MENOS. FICAR NO CORREDOR DA MORTE POR MAIS DE 18 ANOS SEM TER COMETIDO UM CRIME É DE SANGRAR NO DESABAFO ATRAVÉS DAS LETRAS. ALTAMENTE RECOMENDÁVEL.

Priscilla Akao 31/10/2017

O benefício da dúvida
É bem ruim.
Mal escrito (pudera,autor mal concluiu ensino secundário).
Além disso, como o autor estava aguardando a execução no corredor da morte, tenta se mostrar como a vítima inocente que se torna zen budista e encontra o amor verdadeiro na prisão . Tem gosto pra tudo. Não é incomum que casos que têm grande projeção na mídia atraiam atenção de fãs que acabam querendo se aproximar de uma forma romântica.
Não vou discutir a opinião de Johnny Depp , que eu adoro, nem das celebridades que se posicionaram a favor de Echols. Nem os documentários tendenciosos premiados que foram feitos .
Os pais de dois dos três rapazes assassinados em 1993 nos Estados Unidos escreveram uma carta aberta contra a nomeação aos Óscares de “Paradise Lost 3: Purgatory” na categoria de melhor documentário. : “Eles [realizadores] agora dizem que estão à procura dos verdadeiros assassinos dos nossos filhos, mas parece-nos pouco provável que isso aconteça enquanto estão a realizar filmes, a viajar pelo mundo e a festejar com estrelas rock”, continua a carta, que pede que a Academia reveja esta nomeação. “Enquanto isso, os nossos filhos continuam mortos.”

Nunca vamos saber com certeza quem matou as crianças.
Ed 21/05/2018minha estante
Todo mundo tem o direito de opinar, mas é sério que você disse que o livro foi mal escrito? Uau, provavelmente você escreve muito bem né!

Priscilla Akao 05/07/2018minha estante
Vc achou que ele é um bom escritor????!! Uau!

dricolina 02/08/2022minha estante
Existem várias provas (na verdade, a falta delas) que mostram que os três rapazes são inocentes no caso das crianças, mas a Priscilla Akao tem certeza que o livro é pura vitimização para se fazer de inocente. Mas isso é porque você sabe ler, né? Hm

Sil 21/10/2017

De fato eu não sou uma leitora de não-ficção e muito menos de biografias, entretanto quando a história de alguém me desperta curiosidade eu sinto a necessidade de ler o que essa pessoa tem a dizer. Foi assim que aconteceu com DAMIEN ECHOLS. Conheci seu caso com o filme Devil's Knot (protagonizado por Reese Witherspoon e Colin Firth) em meados de 2015 e pela curiosidade que o filme me despertou eu acabei lendo sobre a história e assistindo a quatro documentários que contam sobre o caso. Fiquei fascinada e horrorizada com tudo o que ele passou junto com seus dois amigos.

Eu não sou uma pessoa conhecida pela minha sensibilidade, acho que até pelo contrário. Mas me vi algumas vezes extremamente emocionada lendo os relatos dele. O livro não conta, exatamente, sobre o caso West Memphis Three (os três de West Memphis). As passagens que Damien relata sobre o caso ficam mais para o final do livro e ele apenas narra como foi para ele aqueles dias que antecederam sua prisão e um pouco do julgamento. O livro é muito mais focado na vida dele antes do fatídico evento. E bom, o que eu posso dizer é que é triste. Muito triste.

Damien desde criança não teve uma vida fácil. Ele reforça diversas vezes o quanto sua família era pobre a ponto de eles passarem frio dentro da própria casa no inverno pois não tinham aquecedor (usavam o forno em uma tentativa falha de aquecer a casa), além de morar em locais duvidosos. Nunca se sentiu amado, nunca sentiu que tinha um lugar para chamar de lar. Quando se tornou adolescente seu único refugio eram os livros e a música — e ele nunca iria imaginar que seria justamente isso que usariam contra ele no tribunal. O livro também conta como ele conheceu sua esposa, Lori Davis, além de falar sobre acontecimentos que o marcaram dentro da prisão, a repercussão de seu caso com algumas pessoas famosas e principalmente sobre religião e o sistema carcerário americano.

O que mais me chateia na história dele é a forma como a justiça de seu país tratou o caso. O julgamento não foi feito através de provas e evidencias e sim pela aparência. Como Damien se vestia perante a sociedade (algo como hoje nós conhecemos como gótico), as músicas que ele gostava de ouvir (heavy metal) e os livros que ele gostava de ler (ele é um grande fã de Stephen King, além de naquela época gostar muito de ler livros sobre wicca). Ele era acusado de ser líder de culto satânico somente por suas caracteristicas e gostos (algo que, alias, nunca foi provado).

Como deu para perceber eu faço parte das pessoas que apoiam e acreditam na inocência do trio, mas acho que neste caso cada um deveria tirar suas próprias conclusões assistindo ao documentário. Eu sinto que poderia falar tanta coisa sobre Damien no post, mas seria um textão para ninguém já que pouquíssimas pessoas se interessam por esse tipo de história. A única garantia que posso dar é de que o livro vale a pena ser lido, principalmente nas passagens em que o autor anexa textos que ele escreveu nos seus anos no corredor da morte e algumas cartas que escrevia para Lori. Tem passagens bem emocionantes que da aquela vontade de chorar e outras que podem deixar as pessoas em choque — principalmente aquelas pessoas que babam ovo para os EUA e acha que este é um país perfeito e etc.

notmuchcompany 13/02/2017

Adoooooro livros sobre casos reais de crimes ou sobre o processo criminal! Apesar do título meio religioso, a história contada pelo próprio Damien me pegou de jeito. De uma forma bem cativante, ele conta sobre sua vida desde o início e sobre os eventos que levaram à sua acusação, como foi seus anos como encarcerado, como conheceu a atual esposa que o ajudou a ser reconhecido como inocente e um pouco dos rumos que sua vida tomou após alcançar a liberdade.

O livro trás boas reflexões. As fotos ao final são ótimas e ajudam a ilustrar a narrativa, apesar de que se você googlar Damien Echols ou o Trio de West Memphis não faltarão fotos e vídeos. O fato do Johnny Depp ter sido um dos grandes apoiadores de Damien também me influenciou muito a dar início a leitura (os dois se tornaram grandes amigos e até fizeram tatuagens semelhantes).