Por que saí do Goldman Sachs

Por que saí do Goldman Sachs Greg Smith

Resenhas - Por que saí do Goldman Sachs

Aldo Kusuke 09/03/2015

Resenha - Por que saí do Goldman Sachs
Basicamente uma história da ascensão de Greg Smith, um sul-africano formado em Stanford, em um dos maiores bancos de investimento do mundo, o Goldman Sachs.

Livro muito interessante porque mostra, sob o viés dos bancos de Wall Street, como o mercado financeiro reagiu ao 11/09 e à crise do subprime, que resultou na maior recessão desde a WW2, inclusive citando os famosos casos do Bear Stearns, Merril Lynch e Lehman Brothers.

No entanto a mensagem principal é a evolução sobre como o Princípio nº1 do banco ‒ interesses dos nossos clientes em primeiro lugar ‒ transformou-se em uma guerra de conflito de interesses e lucros a qualquer custo (com zero responsabilidade fiduciária), resultando em uma perda total da cultura do banco.

Vitor Hugo 04/07/2019

Uma aula sobre cultura empresarial.
Greg Smith um jovem sul africano que sonhava em ir para a “América” (Estados Unidos), conseguiu uma bolsa para estudar em Stanford e após os primeiros semestres na faculdade, se candidatou em uma vaga de estágio em um dos maiores bancos do mundo: Goldman Sachs.

Para conseguir a tão sonhada vaga, enfrentou um processo seletivo chamado no banco de Open Meeting. Onde era perguntado sobre a história do banco, sobre mercado financeiro e sobre a atual gestão. Dentro do OM era apresentado aos valores e princípios que o banco possuía em mais de 130 anos de vida.

Assim como em toda grande empresa americana, o banco promovia aqueles que lhe apresentassem resultados e principalmente mostrassem seguir os valores que o banco possuía, seguindo fortemente a meritocracia. Não demorou muito e Greg começou a obter êxito em seus resultados e começou a ser promovido várias vezes em sua carreira que durou 12 anos dentro da empresa. Em todo esse período, passou pela bolha das “ponto com” (a bolha das chamadas startups), enfrentou o 11 de setembro, a crise europeia e a principal delas: a forte crise de 2008 ou o subprime.

Foi no pré-crise de 2008 que Greg teve a seguinte percepção: Os valores do Goldman estavam desaparecendo no meio de operações suspeitas. Ele que na época era um operador de derivativos, não poderia fazer nada. E assim se seguiu até o estouro da bolha que levou a falência bancos como Lehman Brothers, Merril Lynch e Bear Stearns.

A medida que os trimestres em Wall Street se passavam, ele mantinha a mesma percepção. Os valores cultuados do G. Sachs estavam se perdendo a cada dia. Isso ficou ainda mais claro com a mudança dos executivos considerados da “velharia”. Em 2012, trabalhando na operação do banco em Londres, Greg resolveu pedir demissão e logo após, escreveu um artigo que virou o livro.

Pontos a serem considerados:
- Mostra o crescimento do autor no mercado financeiro.
- Nos apresenta o lado podre dos bancos. Onde querem maximizar os lucros em cima dos clientes.
- A derrocada de uma grande cultura empresarial. E como isso pode ser ruim para funcionários, clientes, parceiros, etc.

Davi.Borges 11/11/2021

Mudança de Cultura e Comportamento Corporativo
Livro muito bom! Mostra como uma mudança nos processos e meios de avaliação podem mudar toda uma cultura corporativa.

Recomendo a leitura.

Higor 10/05/2022

Fascinante
Livro muito bem escrito, de fácil entendimento e profundo em contextualização.

Revela as entranhas do sistema financeiro como um todo e que não está restrito a Wall Street, mas que de fato se espalha em todo o mundo.

Leitura importante para entusiastas do mercado financeiro, profissionais atuantes, investidores e sobretudo quem se encontra em uma das pontas contrárias aos grandes conglomerados financeiros. A corda sempre romperá no lado mais fraco.

Fascinante saber que o mesmo sentimento de alguém do outro lado do mundo se repete aqui no Brasil...pois sim, muito dos motivos de abondonar meus 15 anos em um dos maiores bancos daqui foram exatamente o senso de não convergência de propósito alinhados aos da instituição.

Feliz por ter lido parte da minha história, escrita por alguém que nunca vi na vida: Greg Smith.

RNA 05/04/2023

Essencial pra quem quer conhecer o jogo real de Wall Street
Ótimo livro, me surpreendi positivamente, o autor ex executivo de Wall Street nos mostra a verdade nua e crua desse mundo da financeirização, é uma selva onde impera o vale tudo pra lucrar um pouco mais, ética e principios é só da boca pra fora, leitura recomendada.