O Vale dos Mortos

O Vale dos Mortos Rodrigo de Oliveira

Resenhas - O Vale dos Mortos

Cinde.Costa 16/09/2021

Eita atrás de eita!
"O Vale dos Mortos" é um romance de terror com zumbis, muitíssimo bem escrito. Ao longo do desenvolvimento narrativo, já nos primeiros capítulos, sabemos mais sobre Absinto, o estranho planeta que se aproximou da Terra, e os efeitos de sua aproximação, não apenas no Brasil, mas no mundo. Os zumbis, portanto, se tornaram um problema em escala global ao melhor estilo tupiniquim de The Walking Dead. Uma vez contextualizado, o autor afunila e recorta a história de modo a acompanhar, exclusivamente, o casal Ivan e Estela em sua busca por sobrevivência, esquivando-se da carnificina que tomou as ruas de São José dos Campos.

Nesse ponto, particularmente, ressalto um mérito e uma fragilidade da narrativa.

Eu gosto muito do afunilamento introdutório (em uma série com 6 livros) em que existe um foco e, a partir dele, temos uma noção sugerida do que acontece em outras localidades sem que a trama precise ir e voltar o tempo todo. Já temos o contexto, portanto, nos resta saber como as pessoas sobreviverão aos primeiros meses da infestação zumbi e isso acontece.

Entretanto, para a minha experiência pessoal com a leitura, eu achei que o foco concentrado no casal os elevou a um status de liderança desproporcional ao que foi apresentado no início. A história tem um intervalo de quase doze meses e um casal de civis - ainda que suas profissões sustentem 30% de suas habilidades - se tornam dois deuses ex-machinas. Assim, eu parei de me preocupar com eles depois de um tempo.

Aliás, existe uma explicação prévia sobre o porquê dos zumbis, porém é frágil e desnecessária. Foquem na correria e na sobrevivência.

Eu RECOMENDO.

Elton 24/08/2021

Surpreendentemente bom!!
Muito bem escrito, envolvente.
Você se preocupa com os personagens e torce por eles!
Já ansioso para ler todos da série!!!

Weslei 17/07/2021

Faltou muito pra ser regular.
Sempre dou chances para autores nacionais (e aqui já adianto que irei até o fim dos livros que compõem a série, mais devido ao meu TOC do que na esperança de que algo melhore), e odeio parecer ácido nas resenhas, mas não tem como eu mudar de opinião.

A história desse primeiro livro, mesmo se tratando de zumbis, é boba, estapafúrdia, mal desenvolvida e por vezes mais infanto que juvenil. Algumas passagens chegaram a me causar vergonha de tão sem sentido, um milhão de personagens canastrões, todos rasamente descritos. Você é incapacitado de se importar com algo ou alguém, por mais que eu tenha me esforçado, não foi possível fugir da limitação da escrita. Mano...os momentos no ambiente de um quartel e com materiais bélicos me causavam constrangimento e desconforto físico (por viver e conhecer o meio), é visível não ter tido o mínimo de pesquisa ali, vide a confirmação do autor sobre isso nos agradecimentos.

Ah o autor...conforme biografia ele trabalha com TI... não dá. Boa vontade e puro prazer não fazem de ninguém um bom escritor, por mais que você acredite ter talento.A única coisa maneira no livro inteiro foram os primeiros capítulos com a passagem do Absinto (me enganou, parecia bem promissor), e a ambientação em São José do Campos passando por lugares que eu realmente conheço por morar no Vale do Paraíba.

No mais, um começo muito fraco...e realmente duvido que algo melhore nos livros vindouros.

Emy Santana 01/07/2021

Recomendo
O livro é emocionante, ele mostra que a união faz a força, onde um grupo de pessoas que mesmo sem se conhecer respeitam um ao outro e lutam pela vida dos seus companheiros, criando assim uma forte comunidade. Algumas partes são meio forçadas mais fora isso e uma boa leitura.
O que achei genial, foi a junção da profecia bíblica, e a explicação do autor para o arrebatamento, tão falado em Apocalipse, e as consequências para os que foram deixados para trás.
Se você gosta desse gênero literário, o livro é leitura obrigatória.

Wender.Carlos 22/06/2021

Vale dos Mortos
O que falar deste livro, no qual fez renascer minha paixão por leitura. Me peguei lendo ele de forma muito rápida. Uma história cativante e emocionante que nos deixa com gostinho de quero mais, e me fez ir correndo comprar os outros na livraria.

Conta o começo da historia deste incrível grupo liderado por Ivan, desafios que o grupo enfrentou. E o melhor de tudo se passa no Brasil e todo hora nos faz pensar q esta na nossa casa, muito bem escrito e apaixonante.

Caio 08/06/2021

Muito bom.
É uma história que prende bastante. Gostei da forma que foi escrito. A explicação para um apocalipse zumbi é bastante plausível. Tem bons momentos de ação e também de angústia. Se você curte a temática "Zumbis" é um livro a ser pensado.
Kelly.MAler 04/08/2021minha estante
Já leu Red Hill? É sobre zumbis tbm. Foi o único q li do gênero, gostei bastante.

Caio 04/08/2021minha estante
Não li. Mas anotei na minha lista. Valeu!

Geovanna.Alencar 02/06/2021

Bem explorado, pena que perdeu a essência.
Aqui o autor Rodrigo de Oliveira, trás uma impressionante história sobre apocalipse zumbi retratada em território nacional, esse primeiro te prende do início ao fim . Pra só o primeiro livro e Elevador 16 , já contam sobre essa série.

Khrys 27/05/2021

TWD BR
Entendi plenamente o motivo de ter visto tantas pessoas assemelhando com TWD. Um apocalipse zumbi acontecendo no meio de São Paulo?!?! Wooool.

Algumas coisas não me convenceram ao todo e não irei me deter nelas aqui, espero que fique mais compreensível nos próximos livros. Quero reforçar que no geral eu amei! E estou ansiosa para continuar e descobrir o que vão acontecer.

Yve 08/05/2021

"Somos poucos, mas somos fortes!"
Ótimo. Acredito que essa seja a palavra ideal para descrever a obra. Não perfeito, mas ótimo. Embora nem tudo que seja bom eu goste e nem tudo que eu goste seja bom, tudo no livro é ótimo. O desenvolvimento, os personagens, a trama final, a escrita, até mesmo o nome dado para a cadelinha da família.

Um apocalipse zumbi surge quando um planeta que até então tinha previsão de destruir a Terra, acaba apenas passando com uma distância segura. E Ivan e Estela (Eles são O MELHOR casalzinho de todos) lutam para salvar sua família do fim do mundo iminente.

Com altas doses de aventura, fofura e estratégia, o primeiro livro da saga te prende e te faz ansiar pelos próximos.

Diego Avlis 03/05/2021

Um bom começo
O livro tem uma história que não te deixa pegar no sono. O autor não enrola(eis o ponto positivo). Este primeiro livro só tem um defeito: os zumbis não correrem.

Joalisson Sillva 24/04/2021

Melhor história de apocalipse Zumbí
Sensacional um apocalipse Zumbí sendo ambientada no Brasil.

Rodrigo de Oliveira fez história com essa Crônicas dos Mortos.

Para os amantes de Zumbí, não deixe passar em branco essa história não.

Breh | @aceita.cafe 15/04/2021

Gostei muito da leitura.
Foi um dos meus primeiros contatos com esse tipo de história e esse livro conseguiu me deixar envolvida até o fim.

Recomendo sim

Lixero 27/03/2021

Ótimo livro, principalmente para pessoas do vale do paraiba.
Recomendo a todos fãs de zumbis principalmente caso você for da região do Vale do paraiba! O livro te leva a vários lugares da região, com grande foco em São José dos Campos, falando nome das ruas e grandes construções da cidade, primeira vez que li algo que se passe nos locais onde costumo frequentar, e isso foi um experiência completamente nova na leitura para mim.

Rodrigo.Correa 22/03/2021

Incrivel
Após ler "Elevador 16", fiquei extremamente ansioso para começar a ler esse livro, e não me decepcionei. A ação, diálogos, pavor de um inicio de infestação zumbi, é tudo muito bem inserido no livro. Acredito que seja umas das melhores coisas sobre zumbi que li desde os quadrinhos do The Walking Dead.

Muito animado pra prosseguir com as sequencias.

Nádia 12/03/2021

Gostei
Muito bom, se passa no Brasil aí tu já fica eu sei onde fica e já sei pra onde fugir caso aconteça