O Vale dos Mortos

O Vale dos Mortos Rodrigo de Oliveira

Resenhas - O Vale dos Mortos

Carlinha 10/03/2024

Não edifica nem destrói
Uma história de apocalipse zumbi com todos os clichês que podemos imaginar
- refugiados num shopping
- Conflitos entre grupos de sobreviventes
- Valentão bombado encrenqueiro
- Herói sem graça que tudo sabe e tudo resolve
- Mocinha sonhadora e romântica
- Casal invencível que cuida de tudo e de todos e que vive alheio ao caos

O começo do livro é bem interessante, mas depois cai na farofada e fica muito previsível.
Por vezes o autor quis enfiar um humor ácido mas que ficou bem patético.
Cenas hot que me deu até vergonha alheia
Momentos de ação forçados e um final cheio de assuntos mal trabalhados e mal elaborados
Vale a leitura por ser uma obra nacional e por pior que eu tenha achado, alguma coisa me prendeu a ponto de não querer abandonar o livro.
Me surpreendeu a nota alta das avaliações aqui

Angela.Ataide 25/02/2024

Eu esperava mais... os personagens não foram muito aprofundados. O início até que foi bom, mas depois desandou.

Clio0 30/12/2023

Primeiro volume da série As Crônicas dos Mortos.

Comecei a ler esse livro por tratar do tema de Zumbis e ser ambientado em São Paulo - coisa rara na nossa literatura que normalmente prefere temas mais realistas.

Como o primeiro escrito de Rodrigo de Oliveira pode-se perceber alguns problemas comuns como o enredo batido de filmes do gênero com direito a resistência dentro de um shopping e fuga para um condomínio. Contudo, essa é a parte bem narrada.

O ponto fraco vem na caracterização de personagens, especialmente as femininas, que são pouca coisa mais do que a descrição rasa que alguém faria de uma foto de mulheres de biquini: lindas, gostosas e se odeiam entre si. Esse tipo de narrativa seria condizente, se não aceitável, somente se fosse intimista do contrário apenas revela um aspecto nada abonador.

Há também várias situações Ex-Machina quebrando o fio narrativo e mostrando o estilo incipiente: tudo é explicado, pouca coisa é mostrada.

Leia por própria conta e risco.
Renato 30/12/2023minha estante
Resenha sincera é tudo! ?

DaniloMartinho 26/01/2024minha estante
Resenha boa, e verdadeira e sobre a caracterização é verdade, porém em alguns pontos a descrição dos personagens soa chata de tão descritiva, além de descrever pontos da cidade, coisas..
A parte aí do Ex Machina é real também, mas não sempre.
Agora chamar de incipiente é meio óbvio para alguém que realmente está começando, ou estava não sei.

Roberta 12/11/2023

Frenético
O tipo de leitura difícil de largar. Gostei bastante
Adoro zumbis. Achei que teve uma ou outra parte dispensava mas no geral fluiu muito.

Marcelle.Abreu 06/10/2023

É...
O livro é bom, começa muito bem mas senti que foi decaindo com o passar da história. Não me apeguei a nenhum dos personagens, a rivalidade da Estela e Gisele foi totalmente desnecessária e o final foi meio nada a ver mas é um livro com muita ação e lembra um pouco The walking dead. Só acho que deveria aprofundar mais os personagens, já que achei eles rasos.
Talvez eu dê uma chance pro segundo livro...
Helen.Caroline 13/10/2023minha estante
Como é uma série que tem 7 livros (Contando com o spin-off) os personagens são construídos ao longo dos livros. O primeiro livro é só a introdução da história. Muitas águas ainda vão rolar.

EuLeQueiroz @resenhaslequeiroz 02/10/2023

Uau!
Ivan e Estela são casados e tem 2 filhos, a família ficou assustada junto ao resto do mundo quando cientistas descobriram um novo planeta em nosso sistema solar, um enorme planeta vermelho que estava vindo direto para a Terra, inicialmente acreditava-se que ele colidira conosco, depois descobriu-se que ele apenas passaria próximo a nós, nos proporcionando um incrível espetáculo em que o Absinto, como foi chamado, poderia ser visto no céu a olho nu.
Na manhã em que ele estaria mais próximo, o dia amanheceu extremamente quente em São José dos Campos, Ivan e a família aproveitaram para fazer um passeio no shopping, enquanto se dirigiam a praça de alimentação algumas pessoas começaram a cair desmaiada, familiares se desesperadamente, linhas de emergência congestionaram e o caos se instaurou.
Minutos depois os que estavam caídos começaram a se levantar, mas agora já não eram mais as mesmas de antes, atacavam agarrando e mordendo quem quer que estivesse mais perto, não se importando se fossem seus filhos, maridos, irmãos...
Aquelas pessoas estavam cheias de raiva e fome.
A famílias de Estela e Ivan conseguem fugir por pouco, no estacionamento quando um homem os ataca ele se quer parece humano, se acemelha a um corpo vazio, sem alma, com apenas o instinto de se alimentar como um animal selvagem. Essas pessoas não sentem dor e são imparaveis.
Até onde sabem o país todo, se não o mundo, foi afetado.
A luta pela sobrevivência contra as criaturas não será fácil e não se dá para confiar em mais ninguém.

Minhas considerações: Uau!
Adoro filmes e séries de zumbis, mas, é a primeira vez que leio um livro com esse tema, tirando o conto que já tem resenha aqui, Elevador 16, do mesmo autor e que se passa nesse mesmo universo.
De um autor brasileiro, uma obra que se passa no Brasil.
Sempre temos especulações e profecias sobre o fim do mundo, aqui temos uma explicação bíblica sobre o que está acontecendo, sobre as almas dos que se foram e sobre os que ficaram para trás.
Esse primeiro livro é muito bom, e apesar da temática de zumbis não ser novidade, o autor conseguiu fazer uma obra onde a transformação das pessoas em zumbis fugiu do que estamos acostumados, onde geralmente a infecção começa em laboratórios, armas biológicas ou simplesmente não nos é explicado como tudo se inicia, o fato de um planeta causar isso é muito interessante.
A leitura é fluida e em nenhum momento fixa monótona, se não me engano, são por volta de 5 livros no total, no final deste primeiro somos "aprenstados" a possível trama do segundo livro, deixando aquela ansiedade para saber como nossos protagonistas vão enfrentar os novos desafios.

Henrique Vaz Martins 21/08/2023

The walking dead versão br
Sinceramente fico muito apreensivo com livros sobre zumbis e fico de verdade enfadado com a explicação biológica/infecção que sempre dão, não que seja ruim, mas por ser sempre a mesma coisa... Uma pessoa, paciente zero, se infecta e começa a transmissão que toma proporções globais.
Nesse ponto Rodrigo de Oliveira me presenteou com uma das melhores surpresas. Uma transformação simultânea de escala global sem necessariamente um fator patológico, mas essa foi só a primeira de muitas surpresas positivas que esse livro me apresentou.

Ãgape 09/08/2023

O começo foi o ápice, dps só ladeira a baixo
O livro conta a história de um casal, que inclusive são mutio vazios, que tentam sobreviver ao começo do apocalipse.

Quando eu comecei a ler o livro, estava adorando, já que adoro o tema de apocalipse, mas conforme a leitura foi avançando, não tava legal.

Os personagens tinham tudo para serem mais desenvolvidos, para criarmos um carinho por eles, mas não foi isso que aconteceu. O autor apresentava os personagens e logo após matava eles, e vc ficava lá, nem liga pra morte deles

Agora, a história, tinha tudo para ser ótima, o começo tava INCRÍVEL, mas foi chegando na metade, e parecia q o livro era mais de suspense criminal (literalmente) do que sobrevivência no apocalipse, parece q o autor se perdeu na história.

Por fim, o livro se tornou razoável, personagens não tão bem construídos, o ápice do livro sendo o começo, e os zumbis sendo deixados de lado.
Helen.Caroline 13/10/2023minha estante
É uma série de zumbis que tem 7 livros, contando com o spin-off, então a personalidade dos personagens vai sendo construída ao longo dos livros. Muitas águas vão rolar ainda. Principalmente a partir do segundo livro, "A batalha dos mortos." O primeiro livro da série é só uma introdução.

Mariza27 04/08/2023

Eu recomendo pra quem gosta do gênero
Uma ficção de terror, nacional que acontece no ano de 2018 quando um planeta, passa raspando na Terra, porém a expectativa era de um choque entre os dois astro onde a terra sairia completamente destruída.
Após mais alguns estudos e cálculos, cientistas perceberam que esse choque não aconteceria, já que o planeta misterioso iria passar alguns quilômetros da terra, dando apenas aos humanos uma visão maravilhosa de um acontecimento nunca antes visto.
Mas será que é só isso mesmo?
As expectativas foram surpreendidas, pessoas morrem, alguns minutos depois revivem. Revivem como monstros, cheio de ódio e prontos pra matar, sedentos por sangue e carne fresca. Os então conhecidos ZUMBIS.
Passamos a maior parte do livro acompanhando um grupo de sobreviventes, sua força e garra para sobreviver e procurar por mais pessoas que não foram afetados pelo fenômeno. Muita coisa pode acontecer, já que esse é o primeiro livro da série.

Boa leitura
Fica a dica

Rinaldo 03/08/2023

O vale dos mortos
Uma história feita por um talentoso escritor brasileira, já um tempinho publicado, mas sempre muito atual. A terra e sua população ameaçada e o ser humano buscando a salvação.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"O Vale dos Mortos" de Rodrigo de Oliveira

"O Vale dos Mortos" é o primeiro livro da série "As Crônicas dos Mortos" do autor brasileiro Rodrigo de Oliveira, lançado em 2014 pela Faro Editorial. Esta obra de ficção, inserida no gênero apocalipse zumbi, é uma surpreendente abordagem do tema que apresenta elementos originais e uma trama envolvente.

O livro inicia situando o leitor em 2017, quando uma antiga profecia parece prestes a se cumprir. A Terra está prestes a sofrer os efeitos da proximidade de um planeta desconhecido, chamado Absinto, vinte vezes maior que o nosso. A humanidade entra em colapso e pânico generalizado à medida que se prepara para o fim iminente. As pessoas de todo o mundo se preparam para enfrentar a catástrofe. O destino do planeta parece selado.

No entanto, para a surpresa de todos, um erro de cálculo acontece, e o planeta Absinto passa a uma distância segura, não causando a colisão catastrófica esperada. O alívio se espalha globalmente, e a humanidade parece ganhar uma segunda chance. Em São José dos Campos, o ex-militar Ivan, como todos os outros, compartilha dessa sensação de alívio ao descobrir que a humanidade poderá continuar a existir e reiniciar sua vida.

O dia da passagem do planeta, quando ele estará visível no céu, chega. As pessoas se reúnem para testemunhar esse evento marcante. O clima geral é de euforia e celebração. No entanto, rapidamente a temperatura sobe abruptamente, e as pessoas começam a desmaiar em massa. O chão fica repleto de corpos inconscientes, e os poucos sobreviventes tentam reanimá-los. Ao constatarem que essas pessoas não apenas morreram, mas retornaram à vida com olhos brancos, famintas e agressivas, o horror toma conta de todos. Ivan e sua família conseguem escapar ilesos, mas paira a dúvida: teria o planeta Absinto desencadeado essa transformação demoníaca?

"Aqueles desgraçados tinham sido rebaixados a um patamar inferior ao dos animais mais atrasados de toda a criação, e daquele dia em diante vagariam pela Terra com o único propósito de caçar os seres humanos."

A partir desse ponto, a história se desdobra em uma corrida desesperada pela sobrevivência, em que um homem tenta proteger sua família em meio a um mar de monstros irracionais e brutais. Conforme mais e mais pessoas são atacadas e se transformam, Ivan se encontra sem um refúgio seguro. Sua busca por um lugar seguro o leva a encontrar outros sobreviventes, e juntos enfrentam uma série de provações. Mas quais desafios aguardam esses novos companheiros? Seriam eles dignos de confiança, e por quanto tempo poderiam permanecer ocultos em segurança? O que farão quando os mantimentos começarem a se esgotar?

Essa trama apresenta a originalidade como sua característica marcante. Mesmo para os leitores familiarizados com a temática de zumbis, "O Vale dos Mortos" se destaca por ser mais do que apenas uma história comum. O autor Rodrigo de Oliveira conseguiu reunir duas teorias sobre o fim do mundo de maneira coerente e surpreendente.

As teorias do apocalipse sempre fascinaram a humanidade, levando-nos a refletir sobre como nos comportaríamos diante do fim iminente. O livro mergulha em questões complexas, como a fé e a religião, questionando o papel de Deus no meio do caos. A trama confronta a ideia de que os bons seriam recompensados enquanto os maus seriam condenados, revelando que nem todos os sobreviventes são almas puras. O dilema ético surge quando os sobreviventes são forçados a enfrentar as transformações brutais em suas personalidades para resistirem a essa nova realidade.

A intensidade do livro não reside apenas nos ataques brutais dos zumbis, mas principalmente na análise dos conflitos internos dos personagens e nos desafios que surgem na busca desesperada pela sobrevivência. Aborda-se a complexidade do ser humano quando submetido a condições extremas, revelando o lado violento e brutal que fica oculto sob as normas da sociedade.

Dentro do enredo, encontram-se referências a filmes como "Madrugada dos Mortos" e "Guerra Mundial Z", tornando a história uma mistura desses dois mundos, enriquecida com detalhes únicos. A trama discute o impacto da clausura em um grupo de desconhecidos quando confrontados com perigos iminentes. Os personagens se desdobram na narrativa, alguns se destacando por suas ações e personalidades.

Em um mundo que desaba rapidamente, o livro mergulha em questões sobre o comportamento humano, a cooperação, a gratidão e a empatia em meio às adversidades. É uma história de reconstrução, de superação, que expõe a faceta mais sombria e a mais brilhante da humanidade.

A narrativa estimula o leitor a imaginar como se comportaria em um cenário de apocalipse zumbi, com o caos e a violência reinando, mas também a possibilidade de cooperação, solidariedade e a busca por um novo começo. "O Vale dos Mortos" é uma leitura cativante que desafia os clichês do gênero zumbi e oferece uma abordagem fresca e envolvente sobre a sobrevivência em meio ao caos.

É notável a habilidade do autor em manter o leitor interessado com uma trama repleta de ação, reviravoltas e desenvolvimento de personagens. O livro equilibra de forma hábil a tensão e a complexidade das relações humanas no contexto do apocalipse zumbi. A escrita é fluida e mantém o ritmo da história constantemente envolvente.

Em resumo, "O Vale dos Mortos" é uma leitura recomendada para fãs de ficção apocalíptica e para aqueles que desejam uma nova perspectiva sobre o tema dos zumbis. O autor Rodrigo de Oliveira construiu uma história original que explora a resiliência humana em face da adversidade e oferece um enredo emocionante repleto de ação e dilemas éticos. A série "As Crônicas dos Mortos" promete levar os leitores a novos patamares de tensão e desafios à medida que a saga continua.

Thamilly3 11/05/2023

TOPZERA
Af muito bom gostei muito nunca tinha lido livro com zumbi e tipo assim gostei demais desse mas esse final ai meio aberto assim deve ser pq tem outros e tals mas n vou ler
e eu nem lembrava qm era heraldo mds juro

Duda 02/05/2023

Não esperava nada e entregou tudo
Gostei muito desse livro, os personagens são muito cativantes, as falas coerentes, a ambientação maravilhosa, o livro é instigante e te coloca dentro da história, sentindo as emoções dos personagens. Não tem como não dar 5 estrelas, tudo muito bem feito.

Killer 10/03/2023

1 saga que li
Gente muito boa na época quando li, bem vibe TWD e foi aí onde me apaixonei.
E por ser livro nacional me ganhou muito, ter localização dos lugar que conhecemos, uma narrativa bem fluída e "brasileira".
O autor soube usar várias características para um bom apocalipse.
Mas uma coisa q temo é, ele fez 7 livros, medo dele ter errado na mão com os outros...Mas ainda vou apostar nele