O Vale dos Mortos

O Vale dos Mortos Rodrigo de Oliveira

Resenhas - O Vale dos Mortos

joicegomes15 11/05/2022

Maravilhoso... Não tem como falar mal da história.
Amei o fato do escritor detalhar nos mínimos detalhes a história fazendo assim que o leitor tenha uma ótima experiência.
Vê como Ivan e Estela lutaram para conseguir tudo o que conquistaram foi incrível.O modo como persistiram para construir um novo lar para sua família e amigos.O jeito que lutavam,buscando mais e mais ter um lar seguro.
A forma como o escritor "descreveu" as ruas de São Paulo,e também pelo mundo foi interessante.
E o que eu mais gostei foi o fato de que ele conseguiu abordar outros temas no livro, sem atrapalhar a história.Super recomendo.

Suéllen 14/04/2022

O vale dos mortos
A escrita é bem tranquila, eu pessoalmente gostei muito pois gosto do tema zumbis, a história se passa no Brasil e conta a história de um casal com os seus dois filhos tentando sobreviver nessa nova realidade.

Gabriel Aleksander 11/04/2022

"O Vale dos Mortos" aposta no que já é esperado do gênero e fica preso em suas referências. - literagabs.com
Essa saga foi indicada para mim já muito tempo atrás, mas acabou sendo negligenciada por anos devido ao meu cansaço de histórias de zumbi. Porém, isso mudou esse ano e senti que estava pronto para voltar a consumir esse tipo de conteúdo.

“O Vale dos Mortos” é o primeiro livro de uma saga e foi lançado em 2014, fato importante para pontuar parte de um dos grandes problemas da história, que precisa urgentemente passar por uma revisão de conteúdo e leituras críticas para rever pontos problemáticos da obra, que peca pelo uso de termos amplamente reconhecidos atualmente como racistas, mas que infelizmente ainda eram usados normalmente na época. Além disso o machismo contido na obra é insuportável e me fez revirar os olhos sem parar.

Além das divisões de tarefas e a rivalidade feminina que são apresentadas com frequência durante toda a obra, o autor achou de bom tom fazer uma reflexão sobre violência sexual contra mulheres colocando uma personagem feminina para culpabilizar a vítima, numa tentativa de chocar e fazer o protagonista refletir que esse é um problema estrutural (???), mostrando ser uma péssima estratégia para discutir o assunto e que a leitura crítica feita por mulheres que entendem do assunto melhoraria esse conteúdo (contratem leitura crítica para evitar esse tipo de coisa!!).

Em seguida, o outro ponto frágil dessa obra foram as referências que o autor utilizou para construir esse enredo. The Walking Dead e Madrugada dos Mortos são referências diretas que compõem a obra, o que de forma desmedida acabou atrapalhando no enredo. Utilizar essas referências como um ponto de orientação além de válido foi o que me levou a querer ler esse livro, o problema se torna a partir do momento em que o autor não consegue se desprender dessas obras e permite que elas se tornem parte central da trama, apresentando personagens e situações que já foram vistos e causaram estranhamento e atrapalharam a minha imersão na narrativa.

No fim, o livro conta com alguns problemas graves, mas ainda assim consegue ser um entretenimento interessante e uma leitura rápida, trazendo o clássico dos zumbis para uma história narrada no Brasil, o que definitivamente teve um apelo gigante. Acredito que irei continuar a série para ver como a parte de fantasia do livro será desenvolvida, o que de fato é o seu maior diferencial por deixar a grande curiosidade acerca do papel de Absinto na ruína da humanidade, o que resultou nessa nota de 2 estrelas.

site: www.literagabs.com

Jooy 07/03/2022minha estante
Que horror '-'

Ruth 08/03/2022minha estante
Sim, eu fiquei muito puta lendo. Ainda me aparece UMA MULHER CULPABILIZANDO A SITUAÇÃO "Foi culpa dela". Tipo, ele coloca essa parte no livro pra gerar uma discussão, foi proposital, foi pra deixar a gente puto e fazer refletir mesmo, mas foi escrito de forma muito agressiva sla, só deu raiva. Tipo eu entendi o que ele quis passar, mas vendo com os olhos de hoje não envelheceu muito bem sabe, mesmo a intenção sendo de crítica

Jooy 09/03/2022minha estante
Entendo sim. Ficou esquisito.

juuh.carol.3 02/05/2022minha estante
Obrigada pela sua resenha, foi o suficiente para eu decidir nem ler kkkkkkk

Tio Lusga 18/02/2022

É bom, com alguns problemas, mas bom (sem spoilers)
É uma obra de estréia, claramente, o autor apresenta alguns vícios, pleonasmo, clichês de filmes hollywoodianos e outros detalhezinhos que eu acredito que ele pode facilmente corrigir e melhorar nos próximos.
Gosto do fato (da maioria) dos personagens terem nomes brasileiros, exceto o Zac, ninguém se chama Zac no Brasil, isso soa muito forçado.
O relacionamento do casal principal tbm me soou muito plástico, muito superficial, é tudo macio e fofo demais, eles nunca sequer descordam.
O lance dele introduzir outra trama apenas pra deixar o gancho pro próximo foi desnecessário, poderia muito bem ter deixado isso pra iniciar no próximo e fechar esse de forma redondinha.
O capítulo que aborda os presidentes do mundo todo é uma chatice, encheção de linguiça total.
As cenas de ação são empolgantes.
A aventura funciona e te guia pelas páginas de forma super fluida.
Algumas cenas de tensão são bens construídas, outras mais jogadas, mas no geral o saldo é positivo.
É isso, os problemas não me incomodaram tanto, gostei da experiência e pretendo continuar a saga.
Foi minha primeira leitura pelo Skeelo, tbm foi positiva, gostei do aplicativo e das suas funcionalidades.

Kamilla 13/02/2022

Gostei não
Tá ai uma resenha que não quero me delongar…

A escrita é simples, portanto fácil de ler, tem momentos que se torna descritiva. Uma história de zumbis estilo the walking dead, cujo foco são as interações interpessoais e como estão lidando com o fenômeno. Os zumbis são tradicionais, não raciocinam.

Ponto positivo: o motivo aqui é “exotérico”,ele fala sobre várias lendas de fim do mundo envolvendo planetas, geralmente histórias assim são uma infecção desde o início, o que acaba sendo um diferencial, os ataques no incio bem “gore”.

Ponto negativo: Pra uma história que foca nas pessoas os personagens são mal desenvolvidos, rasos.
Os que tem um pouco mais de desenvolvimento são o puro suco do senso comum, enfim o esteriótipo.
Embora ele tenha colocado uma fala positiva sobre questão de gênero, o livro inteiro contem pequenas cenas com sexismo/misoginia, sendo uma logo no início (esse é bem descarada)com ataque de zumbi que mais parecia um predador sexual (o zumbi não devia ser irracional? Rasgar a blusa da mina primeiro não me parece condizente com isso).
O tempo também está deslocado, partes que deveriam ser exploradas ele resolve com uma descrição e partes que poderiam ter seu tempo corrido ele enrola.
Faltou pesquisa, para descrever sintomas mentais e construir as personalidades.
Até tem mais coisas, mas já cansei.

Não gostei, não continuarei a saga e não recomendo também.

erica 08/02/2022

Gostei bastante do livro
Achei legal que mostra onde começou a infestação dos zumbis e diversos problemas e soluções que poderiam ser enfrentados aqui no Brasil
Definitivamente lerei os próximos :)

Jaquii Barboza 11/01/2022

Adorei
Sou uma grande fã do gênero terror e o filme madrugada dos mortos está entre os meus favoritos, e quando vi que autor se inspirou neste filme para escrever essa série já corri para ler e com certeza não me arrependi, os personagens são interessantes e fortes. Foi muito difícil largar esse livro até mesmo para dormir kkk. Recomendo
Suéllen 14/04/2022minha estante
Ele se inspirou então no madrugada dos mortos explicitamente? Porque eu estava lendo e ficava ?nossa igual ao madrugada dos mortos? kkkk

Jaquii Barboza 14/04/2022minha estante
Eu pensei a mesma coisa, tá mim é tão bom quanto ????

Suéllen 14/04/2022minha estante
Eu gostei tb e o madrugada dos mortos é o meu filme favorito de zumbi

Jaquii Barboza 14/04/2022minha estante
O meu tbm ?

Gus 08/01/2022

Digna de virar série
Curti a leitura do mesmo modo que gostei dos livros Os Sete e Sétimo do André Vianco pelo simples fato de que as histórias acontecem no Brasil, já somos bombardeados com séries estrangeiras como no caso do The Walking Dead.

Senti um certo desespero no final, mas não vou comentar sobre.

Essa é uma história diferente das que já são conhecidas em TWD ou até mesmo nos jogos do The Last Of Us. Vale a pena ler.

vic 31/12/2021

Zumbis no brasil
Primeiro achei incrível ler esse tipo de conteúdo ambientado no Brasil, e ainda mais com pontos de referência conhecidos por mim.
Gostei muito do fato de como tudo aconteceu ser parte da história, o leitor recebe a explicação de como tudo aconteceu, como surgiram os zumbis e isso foi muito interessante do meu ponto de vista.
Também achei a leitura fácil e gostosa, como amante do gênero, gosto do detalhamento das cenas e o que me agradou muito foi que em alguns momentos eu acabava pensando junto com o personagem e chegávamos as mesmas conclusões, isso porque o autor apresenta o cenário de uma forma que você consegue ver as opções de ação ao mesmo tempo que o personagem e assim bolar planos na cabeça enquanto lê.

Enfim, recomendo muitoooo esta leitura e já estou partindo para o livro dois.

Emilly 21/12/2021

O Vale dos Mortos
Eu realmente acho fascinante o fato de morar na cidade em que se passa a história do livro. Sempre que eu passo pelos lugares que ocorreram pontos importantes do livro fico imaginado exatamente as cenas.

É um bom livro, mas tenho que confessar que quando fui ler pela primeira vez ? isso aos 14 anos mais ou menos, ? eu não consegui por achar algumas partes da leitura meio cansativa.

Ainda não consegui ler os próximos livros pelo simples fato de ser pobre e não conseguir comprar os livros físicos hahaha.

Recomendo demais!

isa muniz 12/12/2021

sai da minha zona de conforto
Esse livro foi um ?desafio? pra mim, não gosto de histórias onde todo mundo fica praticamente 24 horas em perigo, fico agoniada querendo saber se alguém vai morrer. Mas mesmo assim eu gostei muito (só acho q nao vou continuar a ler a serie pq prefiro ficar na minha zona de conforto kkkkkk)