Promethea - Volume Um

Promethea - Volume Um Alan Moore

Resenhas - Promethea - Livro 1

Rafaela B 27/02/2016

Promethea
Essa é uma daquelas histórias que mexe conosco, nos faz refletir e pensar as coisas e como elas são.
É uma mistura de mitologia, religião, política, feminismo, fantasia... tudo numa mistura perfeita!
A história se passa numa New York futurista, com seus próprios super heróis e vilões e um prefeito com múltiplas personalidades, mas iremos voltar no passado para entender a personagem principal.
Promethea foi uma garotinha que viveu no Antigo Egito na época da dominação de Roma, seu pai, um xamã foi morto mas antes pediu a proteção de seus deuses para cuidar de sua filha. Ela é, então levada ao mundo dos deuses, da imaginação e fantasia, a Imatéria. A partir dai ela se manifestaria no mundo da Matéria (nosso mundo) através dos séculos em pessoas que escreviam histórias com uma personagem com esse nome incomum e a incorporavam para lutar contra forças malignas. Até que, no ano de 1999, uma estudante universitária pesquisa sobre essa personagem misteriosa que aparece tanto em poemas como tirinhas e ao tentar fazer uma entrevista com a esposa do último autor a escrever sobre a misteriosa personagem.
A entrevistada não a recebe bem e lhe dá um conselho: parar de pesquisar sobre esse nome. Conselho esse, que chega um pouco tarde, pois um espectro a persegue a mando de um grupo nomeado apenas de Templo, que teme que a próxima encarnação de Promethea seja a estudante Sofia Bangs, uma garota sem nada especial aparentemente. A única forma de escapar de Sofia é realmente se tornar Promethea e assim começa sua fase como essa heroína tão estranha e misteriosa. Ela terá de enfrentar demônios, magos e uma seita que acredita que Promethea trará o fim do mundo.
Enquanto enfrenta seus inimigos Sofia/Promethea terá de aprender mais sobre esse mundo místico que Sofia não sabia existir para poder lutar em pé de igualdade contra seus inimigos. Ela irá entrar na Imatéria e até no reino dos mortos e sua busca de conhecimento e iluminação que se estende ao leitor. Uma miríade de mitos, conhecimento científico e sem contar nos quadrinhos em si, cada um se lê de uma forma diferente e em alguns soltamos até exclamações de surpresa pois são uma explosão de criatividade sem limites!
Esse é apenas o volume 1 de 3.
Nota: 5/5

raulpereira 03/02/2011

A muito tempo não lia algo tão criativo, não poderia ser diferente com Alan Moore como autor. A arte é surpreendente, e faz um elo perfeito com o roteiro. Para ser perfeito bastaria ser uma história completa, deixou um gosto amargo de história inacabada, agora é correr atrás dos outros livros.