A didática em questão

A didática em questão Vera Maria Candau

Resenhas - A didática em questão

Mumartins 01/09/2022

Reflexões para a prática educativa
O livro organizado por Vera Maria Candau é resultado dos anais de um evento de mesmo nome ocorrido na PUC – Rio, durante o ano de 1982. O contexto, de fim da ditadura e, portanto, de reorganização de toda a sociedade, era também momento de uma forte reflexão sobre as consequências políticas e as razões de ser da prática pedagógica.
O compêndio de artigos inicia com um texto da própria organizadora, no qual ela elabora uma linha de raciocínio que percorre a Didática durante todo o período da ditadura, afirmando que durante parte do regime, a educação e, logo, a didática eram encaradas como mero que fazer técnico, negando os aspectos políticos da educação.
Uma parte considerável da obra centra-se na contra-argumentarão da tese supracitada. A educação está estritamente ligada aos problemas sociais. Desta forma, torna-se de fundamental importância que existam políticas públicas que auxiliem a educação básica e superior, porque é necessário, por exemplo, que os educandos estejam alimentados para poderem estudar. Assim sendo, é necessário que a reflexão acerca da prática, bem como a própria prática educativa, leve em conta os problemas sociais, além de ter objetivamente definido que tipo de aluno ela – a educação – pretende formar.
Os autores também criticam fortemente os livros de didática que se propõem a dar uma “receita de bolo” sobre como organizar uma aula, além de também criticar as correntes pedagógicas que afirmam que para ser um bom professor basta ter um enorme número de conhecimentos sobre a matéria que o educador ensina.
Após lê-lo e estudá-lo, sinto-me capaz de afirmar que este livro é fundamental para melhorar a prática pedagógica de todos os educadores, porque teoria e prática constituem um todo inseparável e são aperfeiçoadas de maneira dialética.

MarcosQz 19/02/2014

A Didática em Questão
Li alguns trechos em aulas na faculdade e achei o livro bem interessante, mas só agora consegui ler por completo. O livro apresenta aspectos interessantes da didática aplicada e como deveria ser aplicada, realizando algumas críticas em alguns métodos e até apresentando alguns outros.
É um ótimo livro que deve ser lido por todos que trabalham na área da educação.