O Ninguém

O Ninguém Jeff Lemire

Resenhas - The Nobody

Jonas (@castelodepaginas) 01/09/2020

O ninguém
Fiz a resenha dessa obra no meu blog. Confiram...
Instagram: @castelodepaginas

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/08/o-ninguem.html

Laura.EstevAo 02/07/2021

O ninguém é uma leitura bem rápida, e gostosinha de ler, confesso que eu estava esperando mais, mas gostei.

Ronaldo.Ruiz 12/05/2020

Recomendadíssimo
A minha cidade de Birigui – capital nacional do calçado infantil – não é grande, mas com certeza não é menor do que Boca Larga – lar do maior robalo do mundo – onde se passa a história de “O Ninguém”, uma HQ de um dos maiores artistas e roteiristas do momento, o canadense Jeff Lemire.

Fico pensando que a chegada de um sujeito nunca visto antes por estas bandas, com o corpo todo coberto de bandagens e usando um par de óculos escuros, provocaria bastante comentários entre os mais de 120 mil habitantes de Birigui.

Agora, imagine só o barulho que esse fato pode causar em uma cidadezinha de apenas 754 habitantes, como Boca Larga, onde praticamente nada de novo acontece?

O nome do forasteiro é John Griffen. Ele passa praticamente o tempo todo recluso em um quarto alugado. Na solidão desse cômodo, ao retirar as bandagens em uma sequência magistral, o leitor descobre que ele é invisível.

Porém, esse não é o único segredo que Griffen quer guardar se isolando em Boca Larga. Mas nada de spoilers…

Uma adolescente chamada Vickie se aproxima do novo morador para descobrir a verdade que se esconde por trás daquelas faixas.

No entanto, quando os pacatos habitantes de Boca Larga suspeitam que um crime foi cometido na cidade, iniciam uma verdadeira caça ao estranho, mesmo sem provas concretas contra ele.

Aliás, nem que se tivessem provas contra Griffen, que não é nenhum santo, eles poderiam fazer justiça com as próprias mãos, como se fossem o juri, o juiz e o executor, tipo um Juiz Dredd da vida.

H. G. WELLS

“O Ninguém” é uma releitura do romance de ficção científica “O Homem Invisível” de H. G. Wells para os dias de hoje. A graphic novel mostra como o ser humano pode cometer as piores injustiças quando se reúne em turba para perseguir pessoas que classificam como “estranhas” e/ou que consideram a razão de todos os seus problemas.

De Jeff Lemire, eu já tinha lido “Nada a Perder”, que é uma graphic novel muito boa também. Porém, acredito que “O Ninguém” seja um trabalho superior.

Quem quiser aprender como narrar uma história em quadrinhos tem nesta obra um verdadeiro manual.

O autor sabe aplicar um tom melancólico à cidade por meio de sequências silenciosas, com muitas imagens de neve e uma sensação de frio obtida pela mistura das cores azul, preta e branca. Seus desenhos parecem simples, mas não se engane. Eles são muito complexos e carregam bastante expressividade.

Gostei muito da técnica usada por Lemire que consiste nos recordatórios contarem uma história narrada por Vickie, que vai se passar em nossa imaginação, enquanto os quadros mostram outras cenas.

É preciso ressaltar que a editora Pipoca e Nanquim fez uma edição primorosa. O posfácio de Alexandre Callari fecha a obra com chave de ouro.

Recomendadíssimo.

site: https://marcenarialiteraria.art.blog/2020/05/11/resenha-2-o-ninguem-de-jeff-lemire/

Túlio 01/04/2021

Um personagem maior que sua "doença/poder"
Limire pegou a obra de H.G Wells com carinho, abraçou bastante, tomou cuidado e entregou uma narrativa cheia de sentimentos e com um toque de suspense que vai crescendo no decorrer dessa curta HQ. Um prato cheio para os fãs de O Homem Invisível.

Wania Cris 29/12/2022

Jeff Lemire sempre talentoso
Releitura de O Homem Invisível de H. G. Wells com um toque Lemire de ser, um mistério que se revela ao final só pra mostrar que ainda permanece.

Gostei e recomendo.

raonypimentel 22/05/2020

Uma releitura mais inocente e humana de O homem invisível. Gostei do final.

carol 16/07/2020

A leitura parece um filme, os quadrinhos dão uma sensação de movimentação de câmera muito legal, a forma da narrativa é bem cativante e o personagem também. Diferente do homem invisível do filme de 2020, é um protagonista com carisma, enquanto o do filme é apenas... um cara doido. Mas só me fez despertar profundo interesse na obra original de 1897.

O artista fez um ótimo trabalho na ?releitura? da ideia original.

Tuyl 21/12/2023

Os traços são incríveis e a história também está no mesmo nível. Leitura rápida, mas muito potente...

Laris 21/01/2021

Primeiro contato com Jeff Lemire...
E foi uma boa surpresa! Confesso que ainda não li o clássico de H G Wells no qual o quadrinho foi inspirado, mas fiquei instigada. Recomendo fortemente a leitura do posfácio escrita pelo Alexandre Callari, é um ótimo complemento!

lolcode 03/08/2020

Hq com traços interessantes
Achei o desenvolvimento satisfatorio apesar de ser uma história mais curta. Me fez ter interesse pela obra original.

Lucas Lobo 27/03/2024

O homem invisível
Essa história em quadrinhos foi inspirada na obra "o homem invisível", a história é cheia de mistérios e bem envolvente.

Ica 12/07/2020

Ninguém
Narrativa sobre o comportamento do ser humano frente ao diferente e ao que ele desconhece...

Joao366 13/03/2020

O personagem é bem interessante, desperta uma certa curiosidade em sabermos quem ele é, qual seu passado, e o que o trouxe a essa pequena cidadezinha onde se passa a história. Após ler o quadrinho adaptado, fiquei curioso em ler o livro, pra saber se a história original contada por H.G Wells trás mais profundidade, explorando questões de conduta moral, e desvendando os mistérios deixados em aberto pelo quadrinho. É um ótimo início pra despertar curiosidade por esse mundo e esse personagem intrigante.

Raylinne 29/04/2020

Poucas semelhanças
Essa Hq se difere da história original, porém tem muito do Jeff Lemire, o que ele usualmente imprime em seus personagens; o lado humano. É bem interessante. Recomendo ler, sem comparar com a obra original.