Coriolano

Coriolano William Shakespeare

Resenhas - Coriolano

ntampinha 22/03/2020

Boa história
Gostei do enredo de Coriolano. O ebook que eu li continha vários erros de digitação, mas a história em si é boa e me agradou bastante.
Uma pena que essa peça é uma tragédia, porque eu torci pro Coriolano fatiar todo mundo e fazer um banho de sangue. #Recomendo

Aline330 24/07/2023

Coriolano é mais um personagem que prova a genialidade de Shakespeare em criar narrativas atuais. Tão atual que certamente conseguimos encontrar um Coriolano em nossa política brasileira. Um povo que é tão facilmente manipulado para interesses alheios, povo esse que ora ama, ora odeia Coriolano. Esse, por sua vez, não tem o menor jeito com as palavras e a política, acaba se juntando ao seus inimigos como forma de sobreviver, mas viver de favores dos inimigos é loucura, como todos sabemos. O destino de todo Coriolano é esse aí mesmo...

Iva 10/09/2015

Um livro chato???Não!!!!
Certamente não é uma das obras mais conhecidas de Shakespeare, mas embora no início tenha achado um pouco chata, depois desenvolveu personagens grandiosos, e trata de vingança, honra, desprezo. Resista e leia até o fim, vale a pena.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Veja também a adaptação no cinema
Tragédia de William Shakespeare escrita em 1608 conta a história do general romano Caio Márcio que derrotou a cidade de Corioli, mas se tornou odiado entre os próprios romanos. Banido pelo seu povo, ele se refugiou justamente entre os inimigos quando, vítima do ressentimento e pelo desejo de vingança, sitiou Roma, mas foi morto pela multidão. Há uma excelente versão para o cinema com o ator Ralph Fiennes no papel título e no elenco Gerard Butler e Vanessa Redgrave.

Marion 22/01/2022

Ao Capitólio !
Coriolano despreza o povo e não disfarça seu sentimento com palavras políticas . Dessa forma a plebe declara-o inimigo do povo.

Ci 06/01/2024

Amando essas tragédias de Shakespeare
Coriolano é o típico herói incompreendido. Em batalha é infalível, mas ao tratar o povo, é abominável. Talvez seu maior vilão foi sua personalidade, sua fidelidade para com a honra e sua incapacidade de acreditar na traição das pessoas que ora discursam a seu favor.
Após ganhar a batalha contra os volscos em Coriolo, onde promoveu uma verdadeira chacina, Caio Márcio, antes conhecido por Márcio, agora conquista o nome Coriolano, se tornando o maior general romana de sua época, causando ciúmes e a ira de seu inimigo Aufídio (derrotado nesta e outras em outraa batalhas prévias) e de dois senadores romanos quebrou o querem ver subir na hierarquia de seu país.
Todos sabem de sua incapacidade ao tratar o povo, não sabendo se expressar, não mentindo em benefício próprio e nem expondo suas conquistas, além da falta de controle de sua ira ao ser questionado, e usam isso para lhe roubarem todos os votos conquistados dos cidadãos, para se tornar cônsul.
Depois de outra manobra, onde ainda é acusador de traição, mesmo tendo ganho s batalha em favor de Roma, Coriolano e banido de sua pátria. Ele retorna à Coriolo, busca por Aufídio, e se entrega, buscando vingança ou morte.

Biblioteca Álvaro Guerra 09/08/2018

"...Dentro de pouco, as portas do Senado
serão forçadas e no seu recinto
os corvos bicarão as próprias águias."

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788588069749

Marcos606 23/03/2023

Coriolanus, a última das chamadas tragédias políticas de William Shakespeare. A peça de cinco atos, baseada na vida de Gnaeus Marcius Coriolanus, um lendário herói romano do final do século 6 e início do século 5 a.C, é essencialmente uma expansão da biografia de Plutarco em seu Vidas Paralelas. Embora seja elisabetano na estrutura, é marcadamente clássico no tom.

A ação da peça segue Caius Marcius (depois Caius Marcius Coriolanus) em várias fases de sua carreira. Ele é mostrado como um jovem nobre arrogante em tempos de paz, como um guerreiro valente e manchado de sangue contra a cidade de Corioli, como um vencedor modesto e como um relutante candidato a cônsul. Quando ele se recusa a bajular os cidadãos romanos, pelos quais sente desprezo, ou a mostrar-lhes suas feridas para ganhar seu voto, eles se voltam contra ele e o banem. Amargamente, ele une forças com seu inimigo Aufidius, um volsco, contra Roma.

Coriolanus é, em muitos aspectos, incomum para o drama shakespeariano: tem uma única linha narrativa, suas imagens são compactas e impressionantes e seus momentos mais eficazes são caracterizados por eufemismo ou silêncio.