O fantástico na Ilha de Santa Catarina

O fantástico na Ilha de Santa Catarina Franklin Cascaes

Resenhas - O Fantástico na Ilha de Santa Catarina

Heloísa 11/09/2015

A obra de Franklin Cascaes retrata 24 contos bruxólicos, ocorridos na Ilha de Santa Catarina. Os contos são independentes, e retratam as crenças dos descendentes açorianos nas bruxas, nos curandeiros e seus poderes sobrenaturais. No começo, a leitura é dificultada, devido à escrita, que conta com o sotaque da Ilha de Nossa Senhora do Desterro. Passados alguns contos, o livro se tornou um pouco repetitivo e a narrativa desinteressante. Assim, fui perdendo o gosto pela leitura da obra, e quando finalmente acabei, foi um alívio enorme!
Alice 20/07/2018minha estante
Você ainda possui o livro?!

Maiara.Alves 06/08/2021

A obra nos apresenta 24 histórias e a temática central de todos os contos gira em torna da crença popular da bruxaria.

Nesse livro você vai imaginar como se uma pessoa estivesse te contando causos onde crianças estavam tendo seus sangues chupados por bruxas, onde pessoas próximas e até mesmo da família eram bruxas ou outros seres.

As narrativas de bruxas contadas pelos descendentes de portugueses e de açorianos recriadas pelo autor são muito semelhantes umas com as outras. Porém temos também inúmeras outras informações relativas à hábitos alimentares, saúde, brincadeiras, e outros costumes e crendices dos moradores da Ilha de Nossa Senhora do Desterro.

Lauana 16/09/2021

Yo no creo en brujas, pero que las hay, la hay...
não é uma leitura fácil, é verdade.

mas sou suspeita a dar 5 estrelas porque sou fascinada pelo trabalho de cascaes desde criança, tanto é que meu TCC na faculdade foi sobre ele. o homi era um mago!

quem for da Ilha como eu com certeza terá um carinho imenso por esse livro, que retrata a vida e o cotidiano das nossas famílias em séculos passados, na época dos nossos tataravós pra trás.

são contos antológicos e por fazerem parte de uma crença popular, de acontecimentos ?reais?, da metade pro fim do livro as narrativas ficam cada vez mais repetidas, mas não menos interessantes.

e é tão incrível perceber que, mesmo nos dias de hoje, a humilde deste povo ainda permanece.

e sim, eu acredito que existe magia nesse lugar, é só estar aqui para perceber.

viva franklin e seu legado! viva floripa!

Priscila.Pieper 23/03/2020

O FANTÁSTICO NA ILHA DE SANTA CATARINA
Neste aniversário da Ilha da Magia (345 anos), como é conhecida a cidade maravilhosa de Florianópolis, que tenho o prazer de chamar de lar, não poderíamos falar de ninguém mais, ninguém menos do que ele, Franklin Cascaes.

Sua obra mais conhecida, O Fantástico Na Ilha De Santa Catarina, imortaliza 24 histórias de pescador com temáticas de bruxas e bruxarias, muito tradicionais na ilha.

Com uma maestria sem igual, Cascaes apresenta um mundo rico em crenças e imaginação, que vai de bruxas se transformando em galinhas, a saci-pererê, curandeiros, pescadores enfeitiçados, encontro de bruxas, e por aí vai.

Além de toda a riqueza cultural, as histórias que fazem parte de nossa tradição e folclore, também apresentam os hábitos alimentares da região, hábitos de saúde e outras crendices que carregamos diariamente em nossa vida.

Apesar do dialeto usado pelo autor (nossa marca registrada, hehe), ser escrito exatamente como é falado na ilha, a leitura é divertida. Para muitos, até mesmo para quem é da região, se acostumar com o estilo de linguagem é um processo demorado, mas nem por isso, perde a mágica. Ao meu ver, isso torna o livro muito mais especial. É como decodificar uma charada, e ao final sentir o sabor da vitória.

A obra é uma verdadeira aula de imersão cultural, um orgulho para nós, os manezinhos, como somos conhecidos. O livro leva um pouquinho da cultura florianopolitana para o resto do Brasil, quebrando com a visão tradicional de um lugar apenas turístico.

O Fantástico Na Ilha De Santa Catarina levará você a uma viagem nesse universo fantástico, mágico e colorido que é a Ilha da Magia, nosso pedacinho de terra perdido no mar.

site: https://www.instagram.com/vestidadeletras/