Berlim e Barcelona

Berlim e Barcelona Otília Beatriz Fiori Arantes

Resenhas - Berlim e Barcelona

Rebeca.lousz 05/07/2021

Gentrificação disfarçada de revitalização
Por estar escrevendo uma iniciação científica e em vias de finalizar o meu TCC, me deparei com esse livro para ler, pois traz a tona assuntos que seguem a minha linha de pesquisa.

Otília Arantes faz uma análise das chamadas "cidades midiáticas", essas cidades que abrigaramm grandes eventos internacionais, sofreramm uma reforma e reconstrução massiva para "revitalizar" a cidade e, no final, essas mesmas cidades que são o foco do mundo por alguns meses, se tornam cidades fantasmas. É a gentrificação disfarçada de revitalização.

Eu concordo com a análise da autora, porém a forma como ela apresenta não me agrada. Ela divide o livro com os exemplos das cidades de Berlim e Barcelona, porém, depois que uma das cidades é apresentada, a outra torna-se desnecessária, pois é mais do mesmo.

Além disso, Arantes cita milhares de referências que se perdem ao longo da leitura, senti que precisava saber de alguns assuntos antes de ter lido esse livro, a escrita é complexa e foi difícil de concluir.

Li com fins acadêmicos, não o recomendaria para nada além disso, a não ser que haja um entusiasta que se interessa muito pelo assunto.