História de Portugal

História de Portugal Rui Ramos (Coord.)

Resenhas - História de Portugal

Marcos5813 22/04/2023

Compêndio Econômico ou Histórico?
O Livro, História de Portugal, cujo o coordenador Rui Ramos e seus outros dois colaboradores buscam copiosamente, através de fontes bibliográficas, conseguir um lastro historiográfico da obra, mas as histórias humanas, crível em seus acontecimentos, que moldam instituições, acaba quase por enganar-se como por uma foto do Estado Português nas suas diversas épocas, desde de Dom Afonso Henrique até a União Européia. É fato que a história de uma civilização não se resume apenas aos louros de sua gloria e infortúnios, mas são os louros e infortúnios, sua soberania, e seus acordos que se constrói uma nação. Como compêndio histórico, o excessos de dados geográficos, quase biográficos, se sobrepõem a História da Nação, que se constrói por sangue, lavras e lidos. Para um livro de mais de 1.100 páginas está muito aquém do que poderia explorar, assim como um antropólogo guiado pela luneta mágica de um indígena. O sol é para todos mas convém sombras para nos guiar, vendo-se à formas como presença. Acredito haver livros melhores sobre a história Portugal, mas nem tudo é perdido, é um dos melhores compêndios econômicos que já li.

Ricardo.Vibranovski 24/09/2022

Epopeia Portuguesa.
A história de Portugal é incrível. Durante os seus quase 900 anos de existência passou por inúmeros eventos dramáticos. Game of Thrones na vida real. Tem guerra com outra civilização? Tem. Mãe e filho em lados opostos do campo de batalha? Irmão contra irmão? Tem. Crise dinástica, domínio estrangeiro? Regicídio? Tudo isso também. Achou o Casamento Sangrento violento? Espera até ler sobre o “Caso dos Távoras”. E isso apenas no período régio. A história republicana também se viu as voltas com as principais questões do século XX (governos oligárquicos, guerras mundiais, ditadura, revolução). De forma surpreendente, Portugal compreendeu a sua fraqueza entre as nações europeias, muitas vezes hostis, e uma vez depois da outra sempre conseguiu voltar a superfície após cada crise.

O livro é escrito por três historiadores, cada um responsável por um recorte temporal. A parte de formação do país e seu período monárquico flui bem, mantendo-se interessante. O responsável pelo período republicano exagerou nos dados e nos pequenos eventos políticos (em vez de abordar o panorama geral e facilitar sua compreensão) dificultando a leitura do terço final.

Mas a experiência da leitura foi fascinante. Uma verdadeira epopeia.

Igor13 07/02/2018

Muito conteúdo, mas com estilo cansativo e desinteressante.
Apesar de adorar história e estar interessado no assunto, achei esse livro difícil de ler.

Possui muitas informações - e bem aprofundadas -, mas não gostei do estilo. Lembrou-me textos acadêmicos. Simplesmente despeja informação.

Não cria uma narrativa atraente. Vou mantê-lo e usá-lo para consulta.

Vou tentar o livro: "A History of Portugal and the Portuguese Empire: Volume 1" de A. R. Disney. Alguém tem alguma dica para mim?