Life After Life

Kate Atkinson

Resenhas - Life After Life

Fimbrethil Call 29/06/2015

Muito legal!
Muito legal e divertido esse livro que acompanha a vida de uma moça que tem oportunidade de viver a vida de novo até acertar.

Arnoldo 28/01/2016

Excelente livro, com um final que deixa a desejar.
O livro trata da história de Úrsula, uma menina que possui a habilidade de reviver sua vida, a mesma vida e não uma reencarnação, incontáveis vezes e eme cada uma dessas “revivência’ possui a oportunidade de tentar corrigir algo que dera errado em sua vida prévia.

A narrativa é muito bem desenvolvida, prendendo a atenção do leitor com uma escrita fluida e simples que não é de nenhum modo cansativa. O livro apresenta personagens muito interessantes, como a própria Úrsula, personagem principal, que possui vagamente as lembranças de suas outras vidas, o que a faz sentir-se quase sempre deslocada em relação a tudo. Sylvie, a mãe, é uma personagem contraditória, no início ela encanta pela sua força de vontade, independência e retidão, mas que no desenrolar da história mostra-se um tanto hipócrita e ambígua. Izzie, a tia, que é mostrada inicialmente como uma pessoa sem moral ou ética nenhuma, depois vem a transparecer não ser tudo isso, ela aparenta uma certa bondade irresponsável, ela não é má e não deseja o mal de ninguém, mas sua irresponsabilidade é capaz de muito dano, isso aliado a uma alta dose de egoísmo que possui.

Ao reviver sua vida várias vezes, nos deparamos, no livro, diversas vezes, com momentos críticos na vida de Úrsula e suas tentativas de alterá-los e também com a teimosia com que certos eventos teimam em ocorrer de novo e de novo, não importando o esforço da personagem em alterá-los. O livro segue de maneira circular, ou seja, são relidas várias passagens da vida de Úrsula em vários capítulos, diferindo um do outro em apenas algumas nuances. O livro lembra um pouco o filme “Efeito Borboleta”, retornando a vários pontos no passado para tentar alterar algum evento futuro, as vezes com êxito, as vezes não.

O livro situa-se no período compreendido entre 1910 e 1967, debruçando-se principalmente no período da I Guerra Mundial e durante a Blitz em Londres na II Guerra Mundial. A escritora fez um excelente trabalho e retratou muito bem a psique inglesa vigente à época desses eventos.

Apesar de todos os adjetivos, o livro me frustrou porque me pareceu a escritora não ter conseguido finalizar a obra. Em muitos aspectos ela ficou inconclusa, cheia de pontas soltas e interrogações, algumas personagens não souberam ser devidamente exploradas, aparenta a escritora ter se visto na obrigação de concluir o livro e o fez de maneira abrupta e descuidada. O livro é um conjunto de conteúdo muito rico , mas que falta uma conclusão, ficando vago e aberto. Talvez tenha sido a intenção da escritora, mas de qualquer maneira, não me agradou.