Extraordinário

Extraordinário R. J. Palacio

Resenhas - Extraordinário

Regiane 25/02/2013

Realmente é extraordinário!

Minha mãe me abraçou mais apertado, se inclinou e deu um beijo no alto da minha cabeça. - Eu que agradeço, Auggie - respondeu ela. - Pelo quê? - Por tudo o que nos deu. Por entrar nas nossas vidas. Por ser você. Inclinou-se de novo e sussurrou em meu ouvido: - Você é mesmo extraordinário, Auggie. Você é extraordinário.

Assim que coloquei meus olhos na sinopse desse livro, eu imaginei que iria me afeiçoar muito à história, só o que eu não imaginava, é que iria superar minhas expectativas em dobro, em triplo... enfim, que iria acabar com todas as minhas defesas ao ponto de me fazer chorar descontroladamente e de me marcar profundamente.

August Pullman, mais conhecido como Auggie, nasceu com uma doença rara. Trata-se de uma síndrome genética que lhe causou uma séria deformidade no rosto, ainda quando estava no útero de sua mãe. Por conta disso, desde muito pequeno, ele teve que ser submetido a várias cirurgias e cuidados médicos extremos.

Diante dessa situação, Auggie nunca havia frequentado uma escola antes. Sua mãe era a responsável por suas aulas... até agora. Quando chega o momento disso tudo mudar, ele tem plena consciência de que não será nada fácil começar o quinto ano em um colégio, onde terá que lidar com outras crianças. Auggie terá como tarefa, provar a todos, que apesar de possuir um rosto diferente, ele é um menino com sonhos, desejos, como qualquer outro.

Extraordinário é mais que um livro especial. Ele é um vendaval de emoções, repleto de muita beleza e sentimento. É praticamente impossível não se render a história criada por R. J. Palacio. Nota-se que foi escrito com muito amor e dedicação. As páginas gritam isso o tempo todo.

A narração é um dos pontos mais altos dessa obra, pois apesar dela seguir em 1° pessoa, ela é intercalada entre Auggie, seus familiares e amigos. Dessa maneira o livro passou uma visão bem ampla de tudo que acontecia ao redor. O interessante, é que toda vez que ocorria esse revezamento entre personagens e eu me acostumava com determinado narrador - quando eu menos esperava - a bola era passado para outro, e isso me matava de curiosidade para saber a conclusão de seus pensamentos. Essa fórmula resultou em manter a história bem instigante, prendendo totalmente minha atenção.

Foi impossível escrever essa resenha e não me acabar em lágrimas. Sinto-me incapaz de expressar tudo que eu senti com Extraordinário, pois o tema abordado é extremamente tocante, o que me deixa muito emocionada e até dificulta para escrever. A história de Auggie é mais comum na nossa realidade, do que imaginamos. A sociedade é cruel, as pessoas são cruéis. A "perfeição" é quase como uma regra. Se alguém não está dentro desse padrão, pode vir a sofrer muito.

Eu conheci um "Auggie" e ele foi - e sempre será - uma das pessoas mais especiais que conheci nessa vida. Eu o enxergava além de sua aparência (infelizmente nem todas as pessoas são capazes disso). Sua companhia, seus gestos para comigo ficarão para sempre guardados no meu coração. Ele foi um exemplo para mim e para muitas outras pessoas. A sua aparência jamais foi o limite para conquistar seus maiores sonhos. Então vocês podem imaginar o quanto esse livro ganhou minha estima.

E não é só o tema que cativa, mas a forma como a autora trabalhou a história. A escrita é simples, porém muito envolvente. Incapaz de dar espaço para monotonia, sem contar que a carga de emoção depositada no livro passa longe de ser apelativa, muito pelo contrário. Apesar de R. J. Palacio explorar muito bem o mundo de Auggie, ela não o coloca como coitadinho para causar pena ao leitor. A autora mostra suas dificuldades ao se deparar com o mundo, mas seu personagem não fica se depreciando. É claro, que como qualquer ser humano, ele acaba questionando sua condição, mas felizmente ele possui uma família amorosa e dedicada que lhe dá forças para lidar com qualquer dificuldade.

Os personagens são muito bem construídos e marcantes, com isso dificulta na hora de escolher quais são os meus preferidos. Auggie é com certeza um dos protagonistas mais encantadores. Ele é doce e carinhoso e dono de um humor contagiante, sem contar que é fã de Star Wars. E como eu também amo a série, esse detalhe fez com que me conquistasse de vez. A Daisy é a cachorrinha da família Pullman e uma das maiores alegrias de Auggie. Não há como não se render as suas brincadeiras e charme. Eu fiquei apaixonada por ela.

Puxei as cobertas até as orelhas e imaginei a Daisy se aninhando junto a mim, sua língua grande e molhada lambendo meu rosto inteiro, como se fosse seu rosto favorito em todo o mundo.

Os pais de Auggie são super protetores, tanto com ele, quanto com a sua irmã Via, mas isso não parece incomodá-los tanto. O pai não perde uma oportunidade para fazer uma piada, é tão engraçado quanto Auggie. A mãe é como a maioria delas, que sempre age como se estivesse fazendo a coisa certa para proteger os filhos, mas que muitas vezes acaba metendo os pés pelas mãos. Via é uma adolescente que enfrentar qualquer um que ouse a se meter com seu irmão. Apesar das mudanças que ela está passando por conta da idade, é uma boa e comportada garota, que se preocupa muito com seus estudos e amigos. Não é do tipo que se mete em encrencas. E essa é uma das coisas que mais me agradaram nela. Enche o saco de ler livros, onde a maioria dos adolescentes são taxados como irresponsáveis.

Não tem como conter a empolgação quando se trata dos personagens de Extraordinário. Além de ricos, cada um deles é demasiadamente importante. Summer e Jack desempenham um grande papel na vida de Auggie. Sou suspeita para falar deles, já que eles me cativam desde o início. Justin, o namorado de Via é um tanto peculiar, mas é amável e protetor. Miranda tem um lado estranho, mas no fundo ela tem um bom coração e adora a família Pullman. E eu não poderia deixar de citar o professor de inglês de Auggie: Sr. Browne. Ele ensinou muito aquelas crianças com seus preceitos durante o ano letivo. Foi indispensável na história.

Esse preceito significa que deveríamos ser lembrados pelas coisas que fazemos. Elas importam mais do que tudo. Mais do que aquilo que dizemos ou do que nossa aparência. As coisas que fazemos sobrevivem a nós. São como monumentos que as pessoas erguem em honra dos heróis depois que eles morrem. Como as pirâmides que os egípcios construíram para homenagear os faraós. Só que, em vez de pedra, são feitas das lembranças que as pessoas têm de você.

O livro de R. J. Palacio é condizente ao título: Extraordinário. Posso ficar aqui elogiando e falando, e ainda sim, não será suficiente. Tornou-se tão querido e especial para mim, que já sinto vontade em relê-lo. Eu não só recomendo, como aconselho que todos leiam. É uma história para todas as idades, que vai emocionar até o coração mais duro.
Gi 25/02/2013minha estante
Eu TINHA duvidas se iria comprar esse livro. Agora não tenho mais :)

Regiane 25/02/2013minha estante
Oi, Gi!

Esse é um livro que realmente vale a pena. Espero que goste. :)

M.M.JÚNIOR 20/03/2013minha estante
UAU, esse sim eu quero ler!

Cecilia.Alcantara 24/04/2013minha estante
Simplesmente AMEI esse livro. E parabéns, sua resenha ficou muito boa!

Ana 08/07/2013minha estante
Vi muitas resenhas positivas e comprei o livro.Esperando ansiosamente o correio aqui em casa!

Nalice 14/09/2013minha estante
Sua resenha me deixou lacrimejando. Acabei de ler o livro agora mesmo e não tenho como expressar o carinho que sinto por ele agora, mas você conseguiu dizer tudo que não conseguiria dizer. Realmente é extraordinário!

gabrielly 16/10/2013minha estante
esse livro é perfeito

Sara 30/11/2013minha estante
Que linda a sua resenha, Regiane. Não haveria uma forma melhor de sintetizar todo o sentimento passado por esse livro. Eu fico sem palavras para falar dele, mas você conseguiu extrair tudo da melhor forma possível! Parabéns ^-^

Laiz 23/12/2013minha estante
É O livro mais lindo que já li... a história e a essência do livro é EXTRAORDINÁRIA!

Carol 07/01/2014minha estante
Como você disse,é realmente extraordinário. ^^

Lis 08/01/2014minha estante
Nossa, foi como se eu estivesse lendo a mim mesma comentando sobre o que eu senti ao ler o livro! Ele é realmente cativante e tocante. Adorei a resenha.

Maria Araceli 10/03/2014minha estante
Amo, amo, amo, tanto que tenho o de capa vermelha e comprei o de capa azul também. Estou apaixonada por ele.

Dani 11/03/2014minha estante
Um dos melhores livros que já li na minha vida, se não o melhor. Tão tocante, e positivo. A história de Auggie me cativou, como poucas nos últimos tempos. Em vários momentos do meu dia, quando não estava lendo, me pegava pensando na história, e refletindo. Os personagens, são tão reais que chega dar vontade de ser amiga de todos eles. Gostaria de poder agradecer a R.J.Palácio, por ter escrito essa obra, que com certeza é mais do que um livro, é uma lição de vida.

Michelle Trevisani 27/03/2014minha estante
Hoje acabei de ler o meu Extraordinário. Livro lindo, leve, puro e que aconselho a todas as idades. Livro de encher o coração de coisa boa e de ficar na memória por um bom tempo. Sem dúvida, será para sempre um dos meus preferidos!

Ligyane 27/05/2014minha estante
Cara, não tenho elogios que fiquem a altura deste livro. Me apaixonei pelo Auggie e pela sua coragem e força. O livro é muito original, emocionante e cativante!

Rachel 26/06/2014minha estante
Esse livro é simplesmente lindo. É aquele tipo de livro que você tem vontade de dar um exemplar para cada pessoa do mundo. Chorei, não porque o livro é triste, mas porque ele mostra a beleza interior do ser humano, mesmo que as vezes o exterior não seja tão belo.

Talise 24/08/2014minha estante
Só quero te dizer que concordo plenamente com você, e se não se incomodar (espero do fundo do coração que não), vou usar algumas partes da sua resenha no meu trabalho de escola (com o devido crédito, é claro), de qualquer maneira, espero que não se importe ;)

Emanuelle 23/12/2014minha estante
Um livro realmente muito bom e, extraordinário. Uma das minhas melhores leituras de 2014.

Carol 13/03/2015minha estante
O livro nunca me chamou a atenção mas, depois dessa resenha...
Acabo de comprá-lo pela internet, obrigada por compartilhar tua experiência tão positiva conosco.
Já estou ansiosa...

monica leal 19/03/2015minha estante
O livro faz jus ao nome, realmente passa uma mensagem "extraordinária", vale a pena...

Lis Faino 15/05/2015minha estante
Estou lendo com meus filhos. Toda noite leio alguns capítulos com eles e tem sido bem difícil ler em voz alta. Muitas pausas. Muitas lágrimas.

Daniele.Laterza 02/05/2016minha estante
Realmente. Maravilho! Um dos poucos livros que eu li duas vezes ;)

Simone 26/05/2017minha estante
UAU!! Quero muito ler também!!

Natiele Soares 05/03/2018minha estante
Nossa, eu amei a sua resenha, acho que descreveu perfeitamente o sentimento ao ler o livro, é muito carinho e amor, mesmo !

Cristianaps 17/05/2018minha estante
Um dos melhores livos que já li com certeza. Além de a escritora explorar como você disse o mundo do Auggie, o chamado a gentleza, os preceitos citados, a realidade diária dele traz uma reflexão pesada de como podemos fazer a diferença na vida das pessoas com pequenos gestos. O Auggie mesmo com todos os problemas dele, tinha um coração imenso e mesmo as pessoas sendo maldosas com ele, pensava sempre de forma amorosa com cada um danda, dando a oportunidade de conhecer a sinceridade de cada um. Vale a pena ler!!!!

Mah corazza 19/12/2018minha estante
Não tenho palavras para descrever o quanto esse livro mexeu comigo, e o quão maravilhoso ele é fiquei completamente encantada em conhecer oi auggy e sua familia tão amorosa mais especialmente em conhecer esse garotinho que apesar de tão jovem já sofreu tanto na vida, mas que apesar disso continua sendo uma criança alegre, otimista e completamente encantadora, de uma doçura,mas tambem de uma força invejavel, terminei o livro com aquela sensação de que deveriam haver mais pessoas como o auggy no mundo e que todo mundo deveria ler este livro, ele é realmente EXTRAORDINARIO.

Gir 27/03/2020minha estante
Como faço pra ler o livro?

guto_ 18/04/2020minha estante
Um leitura leve e uma bela história.

Hu 01/05/2020minha estante
A

Duda 09/09/2020minha estante
Gente como faz pra le o livro??

Brenda.AraAjo 09/11/2020minha estante
Alguém pode me ajudar como abre o livro pra ler

fefe 03/12/2020minha estante
eu amo esse livro

Núbia Gondim 26/01/2021minha estante
O livro coloca em ênfase a empatia, respeito e sobre tudo a resiliência, sem dúvida é "extraordinário"!

Gabi 28/05/2021minha estante
Queria saber, onde eu aperto para ler? Não estou achando ?

Ei boy 21/06/2021minha estante
Ótimo livro e bem reflexivo

Mary.massee 23/06/2021minha estante
Como faço pra ler o livro

Gabriel.Monteiro 23/06/2021minha estante
Como lê o livro?

Cris 28/07/2021minha estante
Eu amo esse livro

amand4.kkjkj 31/07/2021minha estante
faz alguns anos que li,mas sinceramente é perfeito

Keisyy 01/08/2021minha estante
esse livro é realmente extraordinário, eu acho q todo mundo deveria ler, tem um ensinamento incrível

Sabrina.Kukul 29/09/2021minha estante
Livro perfeito

Day05 05/10/2021minha estante
Simplesmente perfeito.???

Lyginha 13/10/2021minha estante
O livro é surpreendente, li mais de duas vezes ? maravilhoso.

Lena 29/12/2021minha estante
Um livro simplesmente incrível! Me tocou de um jeito que nem consigo descrever. Me arrancou algumas lagrimas ??. Livro super bonito que mostra o valor das amizades verdadeiras. Livro com muitas lições muito bonitas. Amei o livro! ?

Carol 15/01/2022minha estante
meu livro favorito! O assunto abordado, deveria ser abordado em todas as escolas, é uma coisa que está acontecendo muito ultimamente. O livro em si, é perfeito.

BArbara 30/01/2022minha estante
esse livro é um dos meus favoritos,me senti muito conectada a história. Trazendo diversas emoções aqui na minha caixola:)

Vivi 17/03/2022minha estante
Eu estou amando estou na parte 6

Vivi 17/03/2022minha estante
Eu estou amando estou na parte 6

Beleh 03/04/2022minha estante
O livro é otimo,foi o primeiro que li e eu simplismente amei

Famila 07/06/2022minha estante
O livro é muito bom mesmo, eles transformaram um assunto tão delicado em um livro maravilhoso comprem recomendo super ??

Daniel.Malaquias 13/06/2022minha estante
Seu comentário é também extraordinário e me fez ler mais ainda esse livro. Obrigado pelas palavras repletas de emoção.

Marina516 27/06/2022minha estante
Li há um bom tempo atrás acho q em 2018, acho um livro interessante pro público infantil, mas depois dessa fase de torna um livro cansativo e previsível

Karinah.Goncalves 30/07/2022minha estante
Estou lendo e amando

Nathalia 10/08/2022minha estante
Perfeito! ?

Elo 10/09/2022minha estante
Sempre choro quando leio esse livro , a história é tão bem estruturada que arrasta o leitor para a história . O livro nós faz amar os personagens , tanto que quando algum evolui nós ficamos felizes por ele , ou quando acontece algo triste também ficamos tristes por ele . Passa uma história de vida para o leitor linda , esse livro é realmente extraordinário .

miazita 17/10/2022minha estante
Que livro insano!
Esse livro mudou minha forma de pensar, de ver o mundo; me fez perceber que diferenças não nos fazem medíocres, nem inferiores a alguém. Auggie tem um espaço no meu coração e sua história me chocou, emocionou, me fez chorar, rir, e é isso que tem em um livro bom; diversidade!
Recomendo esse livro com todas as minhas forças, ele é meu amor todinho.
?Todo mundo deveria ser aplaudido de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo"

Tayla 17/11/2022minha estante
Oi gente sou nova aqui no app como faço para ler os livros ?

Joniy 02/03/2023minha estante
Eu realmente goste sou MT fã de nova histórias

Fabiana.Medeiroa 27/03/2023minha estante
Como fasso para ler o livro

Jacieli.Macedo 22/04/2023minha estante
Como faço para ler ñ estou conseguindo

Luana1577 25/07/2023minha estante
ameiii.

FabrAcia.Fabiany 31/10/2023minha estante
Juro, que necessário esse livro? uma lição de vida

Aline178 20/12/2023minha estante
divo né

Rita 19/12/2023

Que livro incrível, é tão bom quanto o filme, ensina uma baita lição de vida de uma forma simples de ler e com inúmeras reflexões

Regis 19/02/2023

Um maravilhoso presente!
Ganhei esse livro da minha dindinha, dona Julieta, e essa é uma leitura extraordinariamente fofa.
August consegue cativar nossos corações, sua família e amigos são um acréscimos maravilhoso para o enredo e o ambiente escolar é muito bem representado no livro.

Uma história de superação, aceitação, coragem e amor ao próximo... simples, emocionante e que consegue enternecer deixando nossos corações quentinhos.

Recomendo com certeza essa fofura de leitura.
Nilsonln 19/02/2023minha estante
Tenho o livro, mas ainda não li. Adorei a resenha!

softstydia 19/02/2023minha estante
Esse livro é tão fofo ??

millsbooks 20/02/2023minha estante
Resenha lindaaaa. Já assisti o filme e amei demais, quero muito ler esse livro. Minha irmã mais nova já leu e super me indicou e depois dessa resenha, acho que a leitura vem.

Regis 21/02/2023minha estante
Obrigada, Nilson. Já que tem leia e aqueça seu coração um pouquinho. É muito fofa a história. ?

Regis 21/02/2023minha estante
É muito fofo mesm, Lari. ?

Regis 21/02/2023minha estante
Ainda verei o filme, Jamilly. É bom saber que é uma boa adaptação.
Recomendo a leitura, é bem fofa. ??

Uhm Novoolhar 22/02/2023minha estante
Ameiii... eh uhm dos meus favoritos

Regis 22/02/2023minha estante
É realmente lindo, Márcia. ?

HenryClerval 26/02/2023minha estante
Resenha perfeita, minha linda.

Regis 03/03/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Leonardo Drozino 01/02/2013

Existem aqueles livros que te pegam logo pelo título, e inconsciente, você sabe que vai adorar, chorar, rir e que terá uma boa lembrança para sempre do momento em que você leu. Extraordinário faz isso. Se o título me pegou, a sinopse me deixou louco para ler, e sem dúvida, adorei.

Narrado na perspectiva de August e das pessoas ao seu redor, o livro mostra os diversos aspectos do preconceito e aceitação pessoal por meio de algo atormentador: Uma deformidade facial.

O livro te mostra como somos pessoas fúteis em relação a nossa aparência, e te ensina a ver o mundo de uma perspectiva totalmente nova. Beleza vem e vai, e tudo que sobra é a sua personalidade. Isso nunca poderá mudar - mas poderá causar mudanças chocantes em sua vida.

Notei que a Intrínseca está apostando alto em livros que mostram uma nova perspectiva de vida para as pessoas, e isso é algo muito bom mesmo. Depois de A Culpa é das Estrelas, de 2011, eles nos entrega um maravilhoso livro para chorar muito.

Mas ao virar a última página, você secará as suas lágrimas e partirá para outra vida, uma vida Extraordináriamente positiva.

Leonardo Drozino 04/02/2013minha estante
É um livro muito bonito. Li em inglês, mas mal posso esperar para ter a edição brasileira em mãos. A capa da Intrínseca ficou maravilhosa, melhor que a original.

Harii 09/02/2013minha estante
Nossa, gostei da sua opinião, gostei do que se trata o livro, e da reação ao ler o próprio. Estou muito ansiosa pra ler esse livro!

Wanessinha 20/02/2013minha estante
Nossa...fiquei muito ansiosa para ler Extraordinário! Ja tinha ouvido falar muito bem dele...vou comprar com certeza! Tua resenha ta linda!! :D

Jucy 23/02/2013minha estante
quero muiito ler este livro ,alguem sabe onde achar online,não consgui achar

Sara Felippi 25/02/2013minha estante
Tu esqueceu de dizer que o livro é narrado pela perspectiva do August,mas tb de outros personagens que vivem ao redor dele...

smothe13 20/03/2013minha estante
alguem tem o PDF deste livro? eu querooo

Bruno 03/05/2013minha estante
Tenho em PDF, estou lendo.. Quem quiser só mandar um recado lá que eu envio..

Anderson 21/01/2016minha estante
Li em pdf ,porém gosto da aquisição a única vantagem em pdf é que pode ler no escuro . .k kkk
esse livro é literalmente extraordinário ,leitura bem compreensiva além de um enredo super cativante !

Val_MalfoyMerlim 20/06/2022

Escreveria todos os elogios possíveis para esse livro
Esse livro é incrível, se eu pudesse escreveria todos os elogios existentes no mundo para descrever o quanto foi maravilhoso fazer essa leitura.
Eu indico para todos os públicos, os capítulos são curtíssimos, a leitura é agradável. A forma que o livro é escrita, a visão dos personagens, os momentos e acontecimentos, absolutamente tudo é perfeito e não tem excesso de detalhes e coisas assim que deixam a leitura chata e entediante.

Acredito até que pode ser bom para quem está com ressaca literária.

Luiza 23/03/2021

emocionante!
nem todas as pessoas escolhem ser gentis, apesar de que a gentileza move o mundo em direção à paz e ao amor. por isso devemos dar valor àquelas que escolhem viver profundamente esse sentimento extraordinário. precisamos ser gentis. sempre. independente de qualquer coisa. seja gentil.
Jess 23/03/2021minha estante
Lindoo ??

@cacaleitura 15/10/2020

Único
um livro único que nos ensina que somos únicos. Extremamente necessário a leitura desse livro, pois além de tantaaaas coisas que ele tem para acrescentar em nossa vida, ele nos acrescenta como pessoa..
João Paulo 15/10/2020minha estante
Um dos livros favoritos da minha vida ??

@cristacompropositos 17/10/2020minha estante
Amei esse livro

Ana Lu 04/08/2021

Escolha ser gentil
Achei que o livro não me abalaria tanto, por ter visto o filme antes. Me enganei. Embora o filme seja muito fiel ao livro, o livro toca nossos sentimentos de maneira ainda mais intensa. É uma obra maravilhosa que ensina empatia em diversas situações. Nunca vou me esquecer dessa leitura.
Dani 04/08/2021minha estante
Um filme não tem a intensidade de um livro.

Manu 04/08/2021minha estante
Ah só nós leitores sabemos como é mágica a sensação de ler um livro, não importa se o filme é bom, ler o livro ou melhor ler um livro e sempre mais emocionante, mais profundo

Mary 04/08/2021minha estante
Amg, vale a pena comprar? Queria muito, mas não vejo tantas pessoas falando sobre.

Ana Lu 04/08/2021minha estante
Vale muito a pena comprar!!

Alana 12/01/2022

Que obra-prima é o homem, quão grande nobre na razão, quão infinito na capacidade, como é expressivo e admirável na forma e nos movimentos.
Jujuba 12/01/2022minha estante
Amo

aaa 17/08/2021

"escolha ser gentil" ?
esse livro é a razão da minha existência.
a construção dos personagens, o enredo, absolutamente tudo nesse livro é perfeito, com certeza é um dos meus favoritos.
o auggie é um garoto incrível, muito forte e corajoso.
ler esse livro é evoluir como ser humano.
eu sou TÃO apegada com o auggie que sinto como se ele fosse um irmãozinho mais novo. esse livro mudou muito a forma como eu enxergo as pessoas a minha volta e a vida num geral.
chorei em várias cenas, ri em muitas outras e definitivamente me apaixonei por cada detalhe desse livro.
esse livro é cheio de mensagens extremamente importantes, acho que é impossível ler e não mudar sua vida em algo.
esse livro definitivamente mudou minha vida num nível extraordinário hahaha.
perfeito ??????

Hannah.Guedes 12/07/2021

Como eu demorei tanto pra ler??
Esse livro é maravilhoso, sem dúvidas se tornou um dos meus favoritos da vida! Sinto que essa leitura me fez uma pessoa muito melhor!

Francisco240 13/10/2021

Entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil
Um história levinha que vai tratar a respeito do amor próprio e ao próximo de maneira super "soft".
A história é narrada por várias pessoas e na maioria crianças o que deixa interpretação mais simples sendo um livro super rápido de se ler

ariane 18/09/2021

Extraordinário
Li esse livro na quarta série e até hoje nunca me esqueci da história,dos personagens e da lição que esse livro me deu.

Extraordinário nos ensina a nos colocar no lugar das outras pessoas,nos ensina a sermos gentis,nos ensina a estender a mão ao próximo quando necessário.

Eu li na quarta série e até hoje ainda não comprei o livro físico,mas obviamente esta na minha lista. Mas eu não tenho pressa pra colocá-lo na estante,porque todas as boas memórias que esse livro me proporcionou estão aqui,guardadas na minha mente.

?????+?

Algaier 08/01/2023

Livro sensacional!
Fazia muito tempo que estava na minha lista e agora que finalizei a leitura só posso dizer que ele é simplesmente perfeito.
Alessa 09/01/2023minha estante
É um livro que todos deveriam ler, sério, é simplesmente perfeito