Extraordinário R. J. Palacio

Resenhas - Extraordinário

duda :) 27/02/2023

? o universo cuida de todos os seus pássaros. ?
Não consigo encontrar palavras o suficiente para fazer essa resenha e descrever o quanto eu adorei esse livro e como a minha experiência de leitura foi incrível. comecei ontem à tarde e terminei em horas. nem vi o tempo passar até que me dei conta de que terminei o livro em um estalar de dedos. extraordinário está no meu top de livros que comecei, continuei e terminei chorando.

por se tratar de um livro infantil eu pensei que não ia gostar TANTO assim dele por não ser do meu gosto, porém no final fui surpreendida positivamente ao terminar e ver que adorei ele. completamente apaixonada por tudo!

digo com tranquilidade que todos devem ler este livro ( eu 1000% recomendo ele ) e verem o que se passa na cabeça de várias crianças ( principalmente do auggie ) e adolescentes que enfrentam os seus próprios medos e problemas, como cada uma reage e lida com elas. eu fiquei tão focada nas páginas, tão ?afogada? dentro da cabeça dos personagens, que várias vezes durante a leitura eu esqueci que estava lendo um livro que é narrado por crianças.

é, não sei mais o que dizer além de que eu amei. nunca assisti ao filme e depois de um tempo passei a não ter mais interesse em vê-lo, mas agora estou pensando na possibilidade de ir procurar e assistir só pra ver se terei a mesma experiência que tive com o livro.

Gabi 04/02/2013

Simplesmente... "Extraordinário"!
Sempre que um leitor inicia a leitura de um novo livro, ele espera que as palavras contidas naquelas páginas o faça abrir os olhos para problemas da sociedade, ou simplesmente para novas percepções a respeito de algum assunto. Na verdade, o leitor espera que as horas dedicadas àquela leitura abram seus horizontes, de modo que ele possa enxergar algumas coisas com mais clareza.

A leitura de Extraordinário foi muito além disso. Me fez rir muito, me fez destacar várias frases que não quero nunca, nunca esquecer, me fez querer entrar nas páginas do livro para defender de unhas e dentes e, finalmente, me fez chorar… de emoção, de tristeza, de alegria. Chorar por todos aqueles que sofrem do mesmo preconceito impensado, estúpido e irracional que ainda vemos, em pleno século XXI.

Augustus Pullman ♥ é um menino de 10 anos que chama a atenção por causa de uma deformidade facial que foge ao que as pessoas chamam de “comum”. Metade da culpa é da ciência, que teve a infeliz ideia de cruzar alguns genes de uma forma grotesca, e a outra metade é do universo, que escolheu Auggie para ser a pessoa que tem aquela probabilidade de um em um milhão de ser do jeito que é.

A história não tem um grande ápice, um grande e incrível acontecimento, com ação, aventura e aquela sensação de lhe ser tirado o fôlego. É um livro simples, que narra, de um jeito inocente, a primeira vez que um menino “fora do comum” começa a frequentar a escola, e todos os problemas, preconceitos, julgamentos e olhares curiosos e acusadores que isso pode acarretar.

O que podemos perceber é que as pessoas são má instruídas na forma de lidar com uma pessoa que possui alguma característica diferente do que estamos acostumados a ver em todas as pessoas. Não só por parte dos alunos, mas presenciamos o preconceito vindo dos pais, que não querem admitir um aluno “deformado” estudando na mesma sala que seu filho, pois dizem que ele tem problemas mentais – coisa que Auggie não tem, mas enfrenta esse julgamento errôneo por não ser, esteticamente, igual a todo mundo. Até a família de Augustus acaba sendo excluída por causa desse preconceito antiquado.

Tudo o que ele queria era ter uma vida normal, pois ele pode ser um amigo incrível, mas as pessoas não querem admitir isso – mesmo que gostem de sua companhia – pois sentem vergonha de serem vistos andando com o estranho (isso para não citar os inúmeros apelidos maldosos).

Augustus lida com amigos falsos, piadas de muito mau gosto sobre seu rosto, mas ele também encontra pessoas boas, que são sinceras em seu carinho por ele e que merecem sua alegria de viver. Essa história é uma lição de vida, é um livro que deveríamos fazer todas as pessoas lerem, para que se conscientizem de que ser diferente é completamente normal. Imagine se, neste mundo, todos fossem iguais uns aos outros? Seria uma chatice! Você já parou pra pensar que aquela pessoa estranha, aquele a que todos julgam e fogem, pode ser um amigo fora do comum, por assim dizer? Às vezes julgamos algo só de olhar, mas esquecemos que, por dentro, as pessoas podem ser lindas.

Extraordinário é aquele livro que você vai se ver lendo um capítulo após o outro, sem conseguir parar. Eu li em poucos dias – se tivesse mais tempo daria pra terminar em apenas algumas horas – e, apesar de eu sempre precisar de silêncio total para conseguir ler, eu lê-lo em meio a todo tipo de barulho, e mesmo assim captar tudo o que estava escrito. O que quero dizer é que este livro é extremamente fácil de ser lido, com sua linguagem fácil e seus capítulos curtos, que alternam entre os narradores, de forma que possamos ver a cena através de várias perspectivas, o que dá uma dimensão imensurável à leitura e à compreensão dos fatos, dos personagens e suas características. A autora não nos dá todos os detalhes sobre um acontecimento, o que faz a leitura ser ainda mais fluente – e ainda não deixa nada pendente. De um modo geral, podemos dizer que o livro é contado como se fossem vários relatos que se conectam e formam uma história só que gira em torno do meu querido amigo Auggie.

Extraordinário me tocou de uma forma sem igual. R. J. Palacio fez uso de palavras simples para passar uma mensagem maravilhosa de respeito, admiração e compreensão para com todos, independentemente se essa pessoa é baixa, alta, gorda, magra ou se tem algum infeliz erro de genética que a faça ser diferente do que todos dizem que é “comum”. Estou apaixonada pelo livro e pela mensagem que ele transmite e, com certeza, esse é um daqueles que ficarão naquele lugarzinho estratégico da estante, de modo que eu possa relê-lo ou abrir ao acaso e ler alguma partezinha dele sempre que tiver vontade.

Não deixem de conhecer a linda e emocionante história de Augustus Pullman, um menino extraordinário que ensinou muitas pessoas a serem diferentes umas das outras e a amarem os diferentes como se eles fossem iguais a todo mundo.

Resenha originalmente publicada em http://fluffy.com.br/2013/02/resenha-extraordinario/
Israel 19/02/2013minha estante
A sua resenha é a melhor que eu já li desse livro até agora. Tô super afim de ler, o livro parece ser simplesmente extraordinário!

Tamires 14/03/2013minha estante
Bela resenha. Só aumentou a minha vontade de lê-lo!

Ju Almeida :) 20/05/2021

Extraordinário- R.J. Palácio
Um livro que me fez amar ler. Ele é simplesmente incrível e me identifiquei muito com algumas partes da história. Amo demais, recomendo pra todas as idades e pretendo reler (de novo).
Mari 20/05/2021minha estante
É muito lindo

Isabelle333 12/01/2024

Sobre
Esse livro é muito bom, a leitura é fluida e a história é fofa e emocionante. A adaptação também não deixa a desejar, amo esse livro.

Fernanda1156 09/04/2023

A o que falar desta leitura extraordinária!!!
Gente o Auggie é um personagem incrível e não tem como não se apegar a ele, chorar com ele, sentir na pele o que ele sente, sentir raiva pelo Justin (que sabemos que é só uma criança que reproduz o ódio que aprende em casa). A evolução dos personagens durante a história é visível, os únicos personagens já evoluídos nesta história são os pais do Auggie né, como não amar eles.
É uma leitura muito dolorosa em algumas passagens porque mostra o monstro que ser humano pode ser mesmo sendo uma criança, mas é uma leitura gostosa, agradável e até divertida, porque o personagem do Auggie mesmo com todas as suas dores é muito divertido.
A história aborda assuntos delicados como preconceito, como as pessoas lidam diante de síndromes raras, bullying, sentimentos. Mas é uma leitura muito necessária para trazer a nossa humanidade e empatia a tona. Duvido que alguém não goste e não se emocione com a história!!! Recomendo demais e favoritei o Auggie!!!

@viajeira.literaria

Naly 06/10/2021

O que dizer de " O extraordinário"?!
Confesso que a capa é bem sugestiva em relação ao conteúdo do livro,mas de fato " não podemos julgar um livro pela capa".
Sem dúvidas,este livro é muito rico em amor,crescimento pessoal( a forma como vejo o meu mundo e o do outro) e,principalmente,empatia.
É um livro extremamente enriquecedor,sobretudo em relação ao quanto as palavras e brincadeiras de mal gosto podem impactar a vida de alguém. Além disso, reconhecer as diversidades com respeito é algo que,com certeza,este livro ensina muito bem!
Então,super recomendo essa leitura,principalmente para crianças e adolescentes.

Gabi 30/07/2020

Gentileza
Eu demorei a abrir esse livro. Foi ótimo, foi lindo, tocante, emocionante... Eu quis chorar... Depois quis rir.... É, dói, mas é bom!

Fabio Shiva 28/12/2023

UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO SOBRE O MENINO QUE SÓ QUERIA SER “NORMAL”
Como chorei lendo esse livro! Foi uma leitura emocionante e inspiradora do início ao fim. Gratidão à autora R. J. Palácio pela sensibilidade e graça com que tratou de um tema tão difícil e sempre importante, de modo a criar uma história tão bonita. Ao final da leitura, na breve biografia da autora, descobri que ela trabalhou por muitos anos como editora e diretora de arte. Esse longo aprendizado profissional certamente está presente no texto de “Extraordinário”, que é uma história excepcionalmente bem contada, sob todos os ângulos.

August Pullman, o herói de “Extraordinário”, é um menino com uma severa deformidade facial que precisa encarar o desafio de pela primeira vez frequentar uma escola e conviver com as reações das outras crianças, que vão do espanto à pura e simples crueldade. A autora toma esse primeiro ano escolar de Auggie (apelido de August) como cenário para a sua versão pessoal e muito comovente do tema arquetípico do “Patinho Feio”. Muito interessante é o recurso de dividir a história em trechos narrados por diferentes personagens (August, sua irmã e alguns colegas de escola), que vão compondo um mosaico que traz profundidade e ressonância à narrativa.

Uma frase pronunciada por August logo no início do livro ficou reverberando em minha mente:

“Sabe o que eu acho? A única razão de eu não ser comum é que ninguém além de mim me enxerga dessa forma.”

Considero essa história tão importante porque trata de um tema essencial para o nosso tempo: por que é tão difícil para nós lidar com o diferente? Essa dificuldade é a razão de incontáveis violências e sofrimentos ao longo da história humana. O grande mérito de “Extraordinário” é abordar essa diferença no plano mais básico e simples possível: a diferença de August se manifesta em seu corpo, em sua própria face. Por ter um rosto diferente, ele é segregado, perseguido, humilhado. E os executores dessas perseguições não são agentes do mal, mas outras crianças. Será que o comportamento dessas crianças é uma reação instintiva, algo inato à espécie humana? Penso que não.

Nossa sociedade atual é fundada sobre alguns mitos perniciosos, sendo o mais nocivo deles o de que precisamos estar sempre competindo uns com os outros. A própria escola é um aparelho ideológico que propaga essa ideia da competição como valor, juntamente com a televisão e, mais recentemente, a Internet. Dentre outros malefícios gerados por essa ética da competição é que obrigatoriamente passa a existir um único jeito certo de ser e de se comportar, e até de parecer. A competição divide o mundo em vencedores e perdedores, e só o modo dos vencedores pode ser tido como “certo” e “normal”. É por isso que o diferente é uma ameaça a própria existência dos “normais” (de acordo com essa ideologia). Pelo simples fato de estar ali, o diferente pode contaminar os outros, tornando-os impuros e fracassados como ele. E é por isso que o diferente deve ser eliminado sem dó nem piedade, pelo bem de todos os “normais”.

Sei que estou extrapolando um pouco o que é contado em “Extraordinário”, mas essa foi a leitura que fiz dessa história, que (como bem definiu Drummond) me pareceu capaz de fazer “acordar os homens e adormecer as crianças”.

O livro virou filme em 2017. Ainda não assisti, pois queria ler o livro primeiro. Mas só de ver o trailer (https://youtu.be/6g80d7igX0k?si=UvPcHoKLm_rw1Ym9), não é que chorei de novo?

site: https://www.instagram.com/fabioshivaprosaepoesia/

Maria 27/12/2020

Extraordinário
Esse livro é perfeito, me fez chorar muito, mas é muito bom. Ele traz visões de cada pessoa nas situações o q é bem legal

Maira139 06/03/2024

Extraordinariamente gostei
Me fez achar que era os personagens
E cada ponto de vista foi uma visão melhor do personagem principal

Pedro1488 27/02/2022

Um bom livro para se ler, como sempre o livro sendo muito mais rico em detalhes do que o filme, bom não sei muito oq disser, sim vale a pena a leitura

Karol Garnier 20/06/2021

Por que eu nao li antes?
Um livro fofo e emocionante. Fiquei muito sensibilizada com a história do Auggie.

Ler a perspectiva de vários personagens diferentes foi uma coisa que gostei muito.

É um livro cheio de ensinamentos para a vida.

Todos deveriam ler esse livro.
Carolina 20/06/2021minha estante
AMK

Martha 20/06/2021minha estante
Todos deveriam ler esse livro

Debora.Oliveira 18/10/2021

Escolha ser gentil
Apesar de já ter visto o filme, fiquei muito interessada em ler o livro para saber mais sobre a estória de Augie e não me arrependi. O livro é narrado de forma muito tocante e em diversos momentos ri e chorei. Simplesmente incrível! Vale a pena ler o livro e também assistir a adaptação.

la.almeiida_ 10/10/2022

um livro bem triste que fala do bulling. Se voce quer chorar esse livro é pra você. Recomendo tambem assistir o filme que é bem fofinho apesar de tudo que esse personagem passa. Gostei bastante.