Extraordinário R. J. Palacio

Resenhas - Extraordinário

Carlos Jankovitz 21/08/2021

Um livro extraordinário
Aí, essa é uma daquelas histórias que te faz querer ser mais gentil e amoroso com as pessoas. Fala sobre amizade, medos, tristezas e amor, com tons de humor muito bem empregados. Embora tenha uma linguagem simples, não deixa de ser profunda e sensível em diversos momentos. Sem dúvidas, gostaria de ser amigo do Auggie no colégio.

Lindybooks 08/11/2021

Extraordinariamente incrível
Me identifiquei muito com a história, mais é lindo de qualquer forma, faz a gente perceber tantas coisa e principalmente como uma ação nossa afeta sim a vida dos outros.
Acho q esse livro da uma bela lição de moral, mais tbm fala de idade e como as pequenas coisas importam, eu acho esse livro um arraso e já reli ele várias vezes, um dos melhores nau há opinião, a sumer é muito fofa e eu gosto até do Julian kkkkkkk
Achei o final pft, amo o August, não deve ser fácil, força galera!
Minha frase preferida foi:

"Se tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil,"
Qual a sua?
@lindy

anaruiz 05/01/2021

Resenha Extraordinário
O livro conta com a narrativa do ponto de vista de várias pessoas, mas a que mais mexeu comigo foi a visão do próprio protagonista.
A história é sobre August, um garoto de 10 anos que finalmente entra para uma escola, depois de ter estudado seus primeiros anos em casa. Ele é um garoto comum: gosta de brincar, gosta de Star Wars, é inteligente e tudo o mais. Mas também sofre de uma deformidade no rosto desde que nasceu. Apesar de ter passado já por várias cirurgias, sua deformidade é muito notória. Então, além do desafio de ser o aluno novo, ele vai ter que enfrentar ainda os preconceitos sobre sua aparência.

Apesar disso, o livro NÃO é sobre bullying ou preconceitos, mas sim sobre crescimento, amadurecimento e formação de caráter. Percebemos também como as crianças conseguem ser cruéis, mesmo que ignorem que estão magoando alguém naquele momento, ou são assim porque recebem uma má influência por parte dos pais. Ainda assim, vemos também a reação dessas mesmas crianças quando se dão conta do mal que estão fazendo.

É um livro que realmente traz uma lição de vida, extremamente emocionante! A história conta com uma adaptação cinematográfica que também é de arrancar lágrimas, muito fiel ao livro.

site: https://www.instagram.com/p/CEaDWq_BRds/

Evellyn 11/05/2021

Extraordinário
Esse livro é ótimo... ele conta sobre uma criança que tem uma deformidade no rosto e vai para escola e acaba sofre bullying.
Só de pensar que tem muitas pessoas que passam pelo que ele passou...
Só tenho uma coisa a falar "Não Faça Com Os Outro O que Você Não Gostaria Que Fizessem Com Você"--nao tem fonte
Super recomendo de 1 a 10 sou 1000000000000000000000000

(Tenho um insta sobre estudos que se chama Study.with.me2008) obg!!!
leiturascomamor_ 11/05/2021minha estante
Esse livro me destrói de várias maneiras ?

Triz 12/05/2021minha estante
Esse livro é muito bom

Luzia67 30/01/2021

Perfeito
Extraordináriamente perfeito.
Não faz parte da minha preferência de leitura, mas valeu a pena ler.
História linda!
Canoff 30/01/2021minha estante
O livro é maravilhoso. Nunca vi ninguém falar mal

Luzia67 30/01/2021minha estante
??

Tamirez | @resenhandosonhos 13/09/2018

Extraordinário
Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil. -R. J. Palacio

Esse é um daqueles livros que não interessa o seu gosto literário, sua história de vida, ou se você se atreve a não gostar de ler, você PRECISA em algum momento da sua vida ler o livro Extraordinário. Ele é a mais pura representação do amor e da simplicidade das coisas boas da vida.

Quando eu comecei a ver ele pipocar por ai, pensei que seria um livro bem infantil e bobo e estava imensamente enganada.

Extraordinário me ensinou muitas coisas e fez com que eu me lembrasse de uma porção de coisas importantes. Muitas vezes a gente tem consciência das coisas, mas acabamos, por algum motivo, deixando esse saber escondido em algum lugar da nossa mente. Esse livro faz com que acordemos, com que busquemos lá no fundo do nosso ser as muitas coisas boas que não praticamos por esquecimento. Os atos e pensamentos que são imensamente necessários e importantes na nossa vida.

— “Mais gentil que o necessário” — repetiu. — Que frase maravilhosa, não é? Mais gentil que o necessário. Porque não basta ser gentil. Devemos ser mais gentis do que precisamos. Adoro essa frase, essa ideia, porque ela me lembra que carregamos conosco, como seres humanos, não apenas a capacidade de ser gentil, mas a opção pela gentileza.

August Pullman, ou somente Auggie, nasceu com uma síndrome genética e, mesmo tendo sido submetido a várias cirurgias para corrigir, continua apresentando uma grave deformidade facial. Por isso, Auggie foi educado em casa, fugindo dos olhares e críticas alheias, porém, aos onze anos é chegada a hora de August ir para a escola e enfrentar o 5º ano.

Enquanto lia o livro tentava imaginar como ele seria fisicamente e chega a um ponto em que você desiste, principalmente após ele mesmo mandar você parar. A aparência física dele não importa. Auggie é uma representação literária de muitas pessoas que cruzam a nossa vida e são vitimas do preconceito e da falta de informação.

Talvez a única pessoa no mundo que percebe o quanto sou comum seja eu. Aliás, meu nome é August. Não vou descrever minha aparência. Não importa o que você esteja pensando, porque provavelmente é pior.

A autora, R.J. Palácio conseguiu construir uma narrativa atrativa e fluida. A história é contada em primeira pessoa não somente pelo Auggie, mas também da perspectiva de outras pessoas ao seu redor, como sua irmã Olivia e seus amigos da escola Jack e Summer. O livro é dividido em capítulos de momentos, não sendo uma história contínua e totalmente linear.

No decorrer das páginas vamos conhecendo como tudo começou e como vai ser a experiência de August na escola, nas dificuldades e preconceitos que ele passa, os muitos olhares assustados, a descrença e até o medo.

Para mim foi muito doloroso me deparar com certas situações. Fiquei pensando em quantas vezes no ônibus, quando entra alguém usando a linguagem de sinais, mesmo sendo algo tão corriqueiro, as pessoas ainda encaram, como se fosse algo anormal. No caso do personagem a situação é muito mais séria e a força de vontade e coragem apresentada por Auggie é realmente confortante. Ele é um menino muito especial, diferente, mas não da maneira feia como as pessoas o acusam. Auggie pode não ser o mais bonito dos meninos por fora, mas é deslumbrante por dentro.

Lendo esse livro lembrei-me de uma amiga muito querida que já não está mais entre nós. Ela era cadeirante e tinha uma doença nos ossos, que a impedia de crescer e mante-los forte. A Biba, como era chamada foi o meu exemplo de superação e bom humor.

Lembro de ter chegado em casa arrasada após o primeiro dia de aula da faculdade, pois não conhecia ninguém, tinha que viajar até outra cidade todos os dias, acordar super cedo e vivenciar coisas diferentes. Então, no segundo dia eu conheci ela e percebi o quanto eu estava sendo covarde. Quase que instantaneamente viramos amigas e foi assim durante os quatro anos que se seguiram. Toda vez que algo ruim acontecia comigo eu me lembrava dela, confiante e piadista, enfrentando um dia após o outros sem nunca perder o bom humor.

A Biba era uma pessoa tão boa e querida e acabou sendo levada embora por um erro médico em uma cirurgia que não tinha nada a ver com a situação de saúde dela. “Procedimento Padrão”. Se não me engano, ela se foi no dia 9 de janeiro de 2013. Parou de iluminar as nossas vidas e foi iluminar o céu. É claro que nem tudo foi fores na nossa amizade, como pessoas normais brigamos e nos desentendemos, mas jamais a tratei mal por causa da sua condição, muito pelo contrário, sempre que possível a tratava como uma igual, porque no fim das contas é isso que essas pessoas são, iguais a nós.

A situação dela é bem diferente da do personagem do livro, mas as coisas se conectam. Essas pessoas não são diferentes, elas são especiais. Esses dias me surpreendi, pois entrei em um blog que acompanho e descobri que a pessoa que escrevia o blog era uma cadeirante e logo após comentava não ter muitos amigos por causa disso. Fiquei triste e revoltada. As pessoas não deveriam ser assim, tão más, tão preconceituosas.

Ajudando a minha amiga no dia-a-dia, aprendi o quanto pode ser difícil viver assim. Você é sempre mais lento que os outros, precisa de ajuda para a maioria das coisas e as pessoas te olham feio o tempo todo, como se você fosse um fardo, um atraso. Lembro das viagens, onde o cuidado com ela era redobrado, e tudo acontecia muito lentamente; das incontáveis vezes que precisamos leva-la ao banheiro. Tudo isso serve pra me ajudar a seguir em frente e a ser mais gentil, como a autora cita em muitas vezes.

Eu tenho a sorte de ter todas as minhas condições em perfeito estado, e ainda assim vira e mexe eu preciso de ajuda com algo. Ponha-se no lugar de quem tem algum problema ou deficiência. Multiplique o seu desapontamento por 10 e talvez você sinta um pouquinho só de como eles se sentem.

Enfim, o livro é ótimo e merece uma espiada. Ele é super rápido de ler e é muito baratinho (menos de 20 reais – o meu comprei por 13 no Submarino). Li em menos de 3 horas, porque a leitura é muito leve e fluida, como ja mencionei. Também enchi os olhos de lágrimas algumas vezes durante o processo, mas isso faz parte, já que choramingo até tentando ver coordenadas em um mapa.

Ele saiu com duas capas, uma branca e uma azul, eu tenho o com a capa azul, mas gostaria de ter a branca, não curto essa onda que, depois de A Culpa é das Estrelas, começaram a por a mesma cor de capa em todos os livros, provavelmente para tentar manipular o leitor desenformado a adquirir o livro, achando que uma coisa tem a ver com a outra.

Pra terminar meus devaneios, você PRECISA LER esse livro. é o tipo de livro que todo mundo deveria ler e mais do que isso, absorver a mensagem que ele passa sobre aceitação e gentileza (:

site: http://resenhandosonhos.com/resenha-extraordinario/
D 09/11/2020minha estante
Essa história é uma das mais lindas que eu já li.....Amooooo

Eduarda 31/08/2022

A MELHOR ADAPTAÇÃO QUE JÁ VI ----
??Bullying
Esse livro é perfeito!
Eu amei a leitura.
A autora conseguiu mostra muito bem todos os aspectos da vida do Augie.

?Augie é um menino de 10 anos com uma doença muito rara, ele esta indo a primeira vez para a escola na grade escolar do 5° ano.
Ele passara por muitas cirurgias desde que nasceu para combater sua doença.

Ao final, Augie consegue demonstrar aos seus colegas que ele é diferente mas continua sendo um ser humano como eles, e assim todos se tornam amigos.

? Acredito que esse livro ensina muito sobre o JULGAMENTO ALHEIO. A gente não sabe da vida do outro então não deve julgar. No caso do livro o tema principal, bullying, é um método que a autora transmitiu essa "necessidade" de mostrar que TODO MUNDO IGUAL como ser, porém suas DIFERENÇAS sejam físicas ou mentais, não nos tornam um 'extraterrestre'.

?Fiquei mal algumas vezes por alguns colegas de classe do Augie ficar maltratando ele, sendo que eles são apenas crianças. Fiquei transtornada ao perceber que a maldade é transmitida desde os pequenos, mesmo sabendo que é um livro.

literaria_nalu 01/10/2021

Simplesmente encantada!
O livro Extraordinário conta a história de August Pullman (Auggie), um menino que nasceu com uma síndrome genética na qual a sequela é deformidade facial. Auggie nunca havia frequentado uma escola (sua mãe que o ensinava em casa) até agora. Não é facil ser aluno novo, é mais difícil ainda quando tem um rosto tão diferente..
As pessoas olham Auggie com cara de espanto quando o vê, mas ao decorrer do livro você verá que Auggie conseguirá fazer novas amizades, passará por momentos difíceis, e superará!
Confesso que não gostei do livro ter mais de um narrador, pois quando você começa a se acostumar com a escrita de um, o narrador muda, mas ao mesmo tempo é bom ver a história por um outro lado. O livro é emocianante, uma história de superação e linda! Se você se interessou e ficou curiosa/o para saber o que vai acontecer com o Auggie, leia o livro e ficará simplesmente encantada/o!
grazisouzajb 01/10/2021minha estante
nossa ter mais de um narrador foi a minha parte favorita KKKKKKKKKK

kakau 02/06/2021

mais um livro muito bom!! os capítulos eram curtinhos e não foi uma leitura cansativa. e o auggie realmente é extraordinário ?

catarina_almadaa 23/05/2022

Favoritado!
Com certeza esse livro faz com que reflitamos sobre como agimos para com os outros e como tratamos as diferenças existem entre nós.
Apontar para as diferenças e peculiaridades dos outros é muito fácil, mas torna-se difícil opinar sobre as nossas.
Sinto que esse livro deveria ser obrigatório em todas as escolas!
O bullying e ciberbullying são realidades que afetam diversos alunos ao redor do mundo e que, com certeza, os chateiam e fazem-od pensar no porquê daquela situação, e pensam, também, que nunca fariam o quê sofreram! Esse livro nos faz chorar e quebra nosso orgulho e ego!
Deixo aqui uma reflexão: o problema sou eu ou o ambiente em que estou?
Renata 23/05/2022minha estante
Este livro é realmente incrível

Thainara.Beatriz 12/01/2021

Extraordinário é um livro lindo de superação.
Auggie é um menino q tem o rosto deformado e, por conta disso, é tratado com indiferença, por onde passa todos olham, cochicham, alguns até se assustam. Ele tem dez anos e vai para o quinto ano do ensino fundamental II, lá ele tem experiências ruins, fazem bullying, ninguém quer ser seu amigo, fazem brincadeiras e piadinhas de mau gosto, mas tmb tem experiências boas, começa a fazer amigos, tem a experiências de ter amigos defendendo-o em uma briga e superação de medos como dormir fora de casa pela primeira vez. Ele conhece pessoas legais e outras não tão legais. Apesar da aparência de Auggie ele é uma pessoa incrível e tem o coração enorme, de primeira ele não tem muitos amigos na escola, mas depois todos querem ser amigo do extraordinário August Pullman.

Jasna 29/01/2021

Extraordinário
O livro é simplesmente perfeito, fala sobre muitas coisas, amizade, amor, perdão, gentileza, sobre muitas coisas que devemos ter e ser.
Deixarei algumas frases que me chamou muita atenção:
- Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil.
- Faça todo o bem que puder,
De todas as maneiras que puder,
Em todos os momenros que puder,
A todas as pessoas que puder,
Sempre que puder.
- Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.

Aline.Cerqueira 28/03/2020

Necessário
Essa história deveria ser lida por todo mundo, o livro é emocionante, cativante com lições pra vida, com certeza não tem como sermos os mesmos depois dessa leitura.
Camila.Iara 28/03/2020minha estante
Esse livro é incrível ?

Izabeli7 02/05/2021

Extraordinário
Um livro realmente incrível, passa uma mensagem e deixa uma marca no leitor.
Uma leitura muito boa e fácil.
Me emocionei muito... Essa história é incrível e não decepiciona!!