Lolly Willowes

Lolly Willowes Sylvia Townsend Warner

Resenhas - Lolly Willowes

Rafaella 25/07/2013

"Dez dias depois da morte de Everard, Henry e Caroline partiram de Lady Place, levando Laura com eles. Laura, por sua vez, achou a partida menos dolorosa do que imaginara, e Caroline a pôs na cama assim que chegaram a Apsley Terrace, o que simplificou sua infelicidade ao fazê-la sentir-se como uma criança infeliz." Página 39

Laura Willowes é uma jovem bastante ligada a seu pai, Everard, e quando este morre fica decidido que a jovem com seus 28 anos iria se mudar para a casa de Henry e Caroline, seu irmão mais velho e cunhada. Lá, Laura ficou responsável por colaborar com a arrumação da casa e ajudar a cuidar de suas sobrinhas Fancy e Marion que nesta época eram bem pequenas. Lolly, como era conhecida por todos, era uma mulher bastante reservada e acabava se anulando por conta da sociedade da época. Seu irmão do meio, James, morreu em batalha e a casa em que ela morava quando era pequena foi alugada então a mulher de James e Titus, sobrinho preferido de Lolly, acabaram se mudando para outro lugar.

Com o passar dos anos Laura começou a sentir o peso de ser uma mulher solteira com mais de quarenta anos, suas sobrinhas já haviam casado e agora ela ajudava a cuidar dos sobrinhos-netos. Um dia a mulher foi caminhar e encontrou uma loja que vendia flores e ficou extremamente encantada, o vendedor gentilmente falou qual a procedência das lindas flores e em um momento de epifania Laura decide morar neste lugar. Apesar de sua família ser totalmente contra, Laura finca o pé e se muda para Great Mop e os primeiros dias passam voando, uma vez que a mulher está encantada com o lugar. Os dias passam e seu sobrinho Titus decide também se mudar para o pequeno vilarejo, e, com sua individualidade ameaçada, Laura pede ajuda para às forças para que estas levem seu sobrinho para a cidade de onde veio. Com isso um gato aparece na casa de Laura e ela o batiza de Vinagre e este é o ponto de partida para uma história sobrenatural, que em sua primeira edição foi publicada no ano 1926.

Para a época em que a obra foi publicada pela primeira vez, acredito que um rebuliço se formou, pois Lolly Willowes mostra tudo aquilo que era tido às vistas grossas como o abuso de poder, o domínio dos homens, sexualidade reprimida e tantos outros assuntos que antes eram vistos como tabu, e, principalmente, a bruxaria e o culto ao Diabo. A leitura é bastante densa e acaba deixando o leitor bastante confuso com o adiantar da história porque a autora não trás uma narração linear, mas sim avança e volta vinte anos com o passar de um parágrafo. Outro ponto que o livro peca é na falta de capítulos, sendo que a divisão da obra é feita por meio de partes, ou seja, 196 páginas divididas em três partes. As duas primeiras partes foram bem complicadas de ler, pois eu ainda não estava acostumada com o ritmo da leitura, mas quando o livro realmente começa a ficar interessante (ao final da segunda parte) já começa a ficar triste porque você sabe que a leitura está acabando.

Confesso que solicitei o livro para a editora sem quaisquer expectativas porque eu não conhecia nada sobre a obra, e acredito que isto, apesar de tudo, foi o que salvou a leitura porque eu estava totalmente no escuro. A capa é bem trabalhada e apesar de na imagem digitalizada parecer um tanto estranha, pessoalmente é uma das capas mais bonitas que já vi. Não posso prolongar mais a resenha porque corro o risco de falar mais do que o necessário, mas apesar de minhas impressões recomendo que vocês leiam primeiro o livro para depois se certificarem de que a obra é bem diferente do que estamos acostumados a ver nas composições atuais.

" Ela, Laura Willowes, na Inglaterra, no ano de 1922, fizera um pacto com o Diabo. O pacto estava feito, confirmado e selado com o lacre rubro do seu sangue. Lembrou-se dos bosques, lembrou-se do próprio pedido selvagem de ajuda e do silêncio que se seguiu, como que para ratificá-lo." Página 135

site: http://laviestallieurs.blogspot.com.br/2013/06/resenha-lolly-willowes-sylvia-towsend.html
Sid Dantas 01/06/2018minha estante
Otima resenha. Parabens.

Sabryna 03/06/2022

Boa
A história e de fato meio ?parada? e não de ?prender o leitor em tramas e etc?, mas é um livro bom e recomendo para uma tarde de chuva sem nada para fazer
Ana Lee 03/06/2022minha estante
Eu gostei no começo, mas depois achei meio delirante.. Eu quis muito gostar, mas pra mim não deu

condadodeyork 22/09/2016

Um livro delicado e importante
A vida de Laura (Lolly) está descrita em menos de 200 páginas. Mas será que é a vida dela mesmo? Ou a vida dela começa quando encontra-se a palavra fim impressa na última página.
São com imagens paradoxais que este livro de 1920 traz uma descrição da condição feminina. Semelhante a "papel de parede amarelo" mas sem a tonalidade escura. Ou quase sem tonalidade.
Recomendado para quem tiver interesse na temática de condição feminina.

Charles Lindberg 25/11/2020

Único em sua proposta
Bookstagram: @teachernoctowl

Um clássico britânico de 1926, este é considerado o primeiro romance sobre bruxas feminista da modernidade.

Lolly Willowes é a história de uma mulher inglesa como qualquer outra no início do século XX, que leva uma vida vazia, orbitando os homens da família. Descontente com os anos desperdiçados e sem nunca casar, aos quarenta e poucos ela se muda para uma cidadezinha no interior, onde redescobre a vontade de viver ao conhecer ninguém menos que o príncipe das trevas, a quem chama carinhosamente de Satã.

Este é um romance único em sua proposta e execução. Apesar do passo datado para os padrões atuais não constituir uma leitura fácil, e a autora deixando os temas centrais para explorar no último terço da história (com o início sendo uma construção necessária), ainda assim se trata de uma experiência extraordinária de empatia e conhecimento, se colocar atrás dos olhos de Laura Willowes, e viver essa vida vicariamente, entendendo, por ela, todo o sofrimento e ausência de propósito que levam os pequenos e marginais aos recônditos mais sombrios que a sociedade teme em sua ignorância.

Impossível não se identificar com a protagonista ao concluir a leitura, desejando que viva da melhor forma possível os anos que lhe restam.

Um primor no estudo e exploração dos sentimentos, apesar do estilo do texto poder representar uma barreira considerável.

Nota: 3,5/5 gatos familiares

Mais impressionante que a história do próprio livro, no entanto, é conhecer a história da própria autora: comunista radical e lésbica que lutou pela politização das artes num período ainda bastante seminal em seu país.

Fernanda 11/05/2021

Incrível!!
Recomendo ler ele sabendo o mínimo possível da história.
O livro é maravilhoso e super vale a leitura.

Amy 16/09/2021

Escrito por Sylvia em 1926, foi uma das primeiras feministas a trazerem à tona temas sensíveis a respeito da condição da mulher, abordada no livro. O enredo é um retrato da mulher em busca pela sua liberdade e a descobre nas mãos do misticismo. O livro é bem escrito e a parte dos diálogos da Lolly é impactante.

Rute31 09/11/2021

Tia Lolly
A perda do pai marcou para sempre a vida de Lolly Willowes. É por isso que, ainda criança, ela decide morar com o irmão, onde cuida dos sobrinhos e ajuda a cunhada nas tarefas domésticas. Durante vinte anos, Lolly se anula, resumindo-se a uma tia amada pela família.

Ana Lee 17/01/2022

Foi ficando ruim
Comecei o livro até animada, mesmo não sendo meu estilo, a escrita pareceu cativante... mas terminei na força do ódio.
Fiquei meio entediada com a vida da protagonista e ela me pareceu sem sentido no final.

Juca Fardin 17/02/2022

Grande descoberta!
Maravilhosamente bem escrito. Uma grata surpresa, de nos levar às sensações provocadas por sabores e cheiros das ervas.

Cris Prates 30/05/2022

Vida simples e transformação pessoal
Laura ou Lolly sempre viveu para a família, até o momento que decide finalmente se emancipar e seguir sua vida de maneira plena, em companhia da natureza e de si mesma. Acontece que estamos diante de uma mulher solteira, na Inglaterra do século XIX. Wilky Collins nos transporta para um ambiente quase mágico na zona rural do interior inglês e nos faz percorrer os caminhos e entender as escolhas de Lolly. Leitura agradável e rápida.

SaCipher 16/07/2022

Eu sou uma bruxa?
De acordo com esse livro sim kk
Confesso que a sinopse me chamou muito atenção pois queria saber o que a palavra "bruxa" significaria nesse livro e bom fiquei muito encantada com esse final tipo foi simples mas foi muito interessante enfim recomendo:3

Julia.Martins 14/11/2022

Literatura feminista de 1926
Livro de 1926, Lolly Willowes é um romance sobre a protagonista Laura (Lolly), uma moça de 28 anos que mora em Londres com o irmão e a cunhada após a morte do seu pai. Cansada de ser a tia solteirona (spinster) por 20 anos, ela decide sair de Londres e ir morar no interior da Inglaterra, onde se descobre bruxa. A narrativa muda completamente de direção a partir do momento que Lolly decide deixar Londres e sua família e ir morar sozinha. Da pacata vida de classe média londrina ao encontro com o sobrenatural no countryside britânico, esse livro tnarra a história de uma personagem que encontra sua força e sua voz em um período em que mulheres não tinham muitas opções além de casar e ter filhos. Detalhe para a vida da autora, Sylvia Townsend Warner, que além de comunista era lésbica e escrevia sobre feminismo e paganismo. Vale bastante a leitura, entretanto, a partir da segunda parte do livro há uma mudança no ritmo e no enredo, o que parece desagradar muitos leitores. Fora isso, o encontro da personagem com o sobrenatural envolve um diálogo com o próprio Satã, o que também parece incomodar muitos leitores desavisados. Acredito que esse livro é ideal para aqueles que compreendem a importância de se questionar o patriarcado, as imposições sobre os corpos de mulheres, especialmente após os 30 anos, etc.
Excelente leitura!

Raven 26/11/2022

Constante e confortável
Comprei esse livro porque achei a capa bonita e só quando cheguei em casa vi sobre o que se tratava.
Lolly Willowes, desde o princípio, me prendeu por ser escrito de uma forma tão confortável e tão gostosinha que eu não consegui fazer nada senão ler o livro.
Tive uma sensação de lar na maior parte do livro e chegando no final, no último capítulo, comecei a ser verdadeiramente surpreendida com as reviravoltas da trama e com a auto descoberta tardia da protagonista. Muito bom.