Ratos e Homens

Ratos e Homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

liz 12/12/2023

Sonhos e solidão
É impossível, mesmo em poucas páginas, não sentir empatia aos personagens que enfrentam descasos trabalhistas e morais na época da grande depressão, retratando tanto a amizade individual e seus sonhos, quanto a solidão coletiva, num infeliz desencontro.

myhtuck 11/12/2023

Ratos e homens
"Ratos e homens, publicado originalmente em 1937, é um dos mais belos textos de John Steinbeck (1902-1968) – um dos maiores romancistas do século XX – e até hoje um dos livros mais lidos do autor. George e Lennie são dois amigos bem diferentes entre si. George é baixo e franzino, porém astuto, e Lennie é grandalhão, uma verdadeira fortaleza humana, mas com a inteligência de uma criança. Só o que os une é a amizade e a posição de marginalizados pelo sistema, o fato de serem homens sem nada na vida, sequer família, que trabalham fazendo bicos em fazendas da Califórnia durante a recessão econômica americana da década de 30. Ganham pouco mais do que comida e moradia. No caminho, encontram outros sujeitos pobres e explorados, mas também situações que colocam em risco a sua miserável e humilde existência. Em Ratos e homens, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna. Um clássico sobre o doloroso período da Grande Depressão americana."

Nota: 2,5/5
Desafio Bookster 2023

caiohlp 08/12/2023

Não deixe de sonhar
Ratos e Homens se destaca pela capacidade de reposicionar o leitor no que diz respeito a valorização dos sonhos por meio da demonstração de quão banal podemos ser ao abdicarmos de nossas perspectivas e esperanças. É nessa oportunidade de conhecer o âmago de cada um, que Steinbeck esboça a subserviência típica na miséria humana, captando a essência brutal da solidão e do abandono, mas é o agridoce de cada página o encanto que nos cativa, sob o olhar inocente de Lennie transparece o mais primitivo impulso na busca do amor e não só a expectativa de recebê-lo, mas principalmente a de demonstrá-lo. Poucas vezes a arte do escrever engendrou-se em tamanha cumplicidade e em tão pura leveza para em seguida arrebatar-nos com tão penosas consequências. É sensato dizer que o fruto de um trabalho tão bem escrito no papel é a certeza de um entalhe ainda mais profundo na essência, pois o término dessa história atesta para cada leitor a feliz possibilidade que nos resta de sonhar com alfafa, coelhos ou com qualquer coisa que nossa mente possa
imaginar.

Anália 26/11/2023

Bom livro
É um clássico, é um livro pequeno que eu demorei um pouco pra ler, sem muito acontecimentos. Não é o meu tipo de leitura favorito, mas a intenção era ler mais clássicos. É uma leitura importante.

Carol 24/11/2023

Eu amei esse livro, eu queria muito ler, tenho 30 clássicos para ler antes dos 30 e esse é um deles, eu ameii!!!

Carla.Ligia 23/11/2023

Steinbeck continua um favorito
Esta novela é a síntese da obra de Steinbeck, personagens reais com os quais podemos nos relacionar, texto limpo com descrições concisas e emocionantes e, por fim, um final devastador.
Se você não leu nada desse autor brilhante, recomendo este livro: Dois amigos muito diferentes entre si e um sonho.
Prepare o lencinho.

Alice 23/11/2023

Uma história tão simples, tão crua. Um livro muito bom, muito triste, muito real. Pouquíssimas páginas, faz a gente querer saber bem mais, mas as lacunas no passado dos personagens também fazem parte da experiência de ir acompanhando o presente retratado no livro.

Não teve como não ler comprando com as vinhas da ira, porque o pano de fundo dos trabalhadores ruais é o mesmo, mas as histórias são distintas, ambas sofridas, com o estilo muito nítido do autor.

Vale muito a pena, mas vai destruir seu coração

13marcioricardo 15/11/2023

Saudades do que eles não viveram.
Livro que começa morno mas segue sempre em sentido ascendente. Fez-me um pouco impressão a escrita da forma como falam os personagens. Estas coisas pegam-se facilmente e dá tanto trabalho falar e escrever bem rss Enfim.. Sentimentos mistos no final, uma pena. Obra parece meio boba por muito tempo, mas o final pesa.

Carolina.Gomes 12/11/2023

Devastador e maravilhoso
Nunca subestime o poder de um livro curto te deixar devastada. Repeti umas três vezes, no meu solilóquio pós leitura.

Steinbeck sabe arrematar um final e dar um knock out no leitor.

Aqui, o cenário é o mesmo de As Vinhas da Ira, mas o foco principal é a relação de amizade entre dois homens diametralmente opostos, desde a compleição física ao intelecto.

Os personagens são muito bem retratados e me agrada muito a forma como o autor descreve os cenários e as características de cada um.

Um livro curto com linguagem direta e linear que vai abordando questões sensíveis e que me emocionou muito.

Recomendo demais!
Fabio 13/11/2023minha estante
LIvraço né, Carol??
Adorei a resenha!

Carolina.Gomes 13/11/2023minha estante
Adorei, Fabio! Valeu o incentivo p furar o TBR.

Fabio 13/11/2023minha estante
Tamo junto Carol!!!?

Eliza.Beth 18/11/2023minha estante
Ano que vem lerei sim ou sim!

Vanessa 06/11/2023

Classico da literatura americana e que inclusive esteve em listas de livros banidos por um tempo. Leitura rápida que nos da um pequeno vislumbre da vida dos trabalhadores de fazendas pouco tempo antes da Grande Depressão. Achei que a história poderia se estender um pouco garantindo um outro final.

Fabio 05/11/2023

Sonhar o mesmo sonho, viver a mesma vida e sofrer as mesmas dores
"Ratos e Homens" (Of Mice and Men), Obra-Prima da literatura universal, escrita por John Steinbeck em 1937, nos conta a triste e emocionante história dos amigos George e Lennie, dois campeiros errantes na costa oeste norte-americana, durante a Grande Depressão dos anos 30.

A história se passa em uma fazenda no Vale do Salinas na costa central da Califórnia, e nos conta a história dos inseparáveis amigos George e Lennie em busca de um sonho quase impossível: o de conquistar um pedaço de terra para poder viver dos frutos do próprio trabalho.

George, um homem franzino, astuto e carismático, possuidor de uma mente pervicaz e um coração gigantesco, é o sinônimo de um homem honesto e trabalhador,. Enquanto Lennie, a antítese do primeiro, de constituição poderosa, como a de um gigante, possui problemas mentais, e inteligência limitada, totalmente dependente do amigo como uma pequena criança. Juntos em fuga, oriundos do norte do pais, encontram em Salinas, um lugar para trabalhar e repensar nos planos para o futuro.

A obra é centrada na relação de amizade e profunda lealdade entre os dois personagens centrais, e que mesmo nas adversidades, unidos, lutam por um mesmo ideal, sonham os mesmos sonhos, e buscam vencer com muito esforço e trabalho as vicissitudes da vida durante a maior crise econômica da historia do pais .

Steinbeck, em sua obra-prima, aborda de forma direta os preceitos sociais amplamente discutidos desde os primeiros anos do século XX, e que estavam sendo amplamente debatidos na sociedade dos anos 30 , e de forma não dogmática, escrutina o racismo, a misoginia e o preconceito contra os deficientes, físicos e mentais, inclusive, de forma figurativa, compara os marginalizados, com os ratos, do título de sua obra.

Steinbeck nos entrega um livro escrito magistralmente em uma linguagem ao mesmo tempo, simples e poderosa, extremante lírica, que arrebata o leitor desde as primeiras linhas, e mesmo em pouquíssimas páginas, consegue transmitir uma imensidão de sentimentos, numa linguagem singela, fluida e reflexiva.

De maneira primorosa, John Steinbeck, discorre sobre o afeto e a verdadeira amizade, o amor em suas mais variadas formas (Storge, Philia, Eros e Àgape), e expende sobre temas absolutamente doloridos a sociedade da época, especialmente a atual, e acaba por nos entregar mesmo que de forma não intencional um breve tratado sobre a relações entre os indivíduos dentro de uma sociedade intolerante.

"Ratos e Homens" é um livro de composição requintada, inúmeros tons de melancólica, mas também repleto de otimismos, que nos fazem refletir sobre os nossos objetivos, nossos ideais, nossas relações, e principalmente sobre nosso papel dentro de uma sociedade, e que toca e emociona de uma forma bem singela até os mais empedernidos corações, e nos atinge exatamente aonde mais precisamos.

Em suma, é um livro tocante e imersivo, daqueles que as páginas voam, e que só se percebe que chegou ao fim, quando as lagrimas fluem pela face, decorrente do infame fatídico e desolado final.

Cris 05/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha. Me fez ter mais vontade ainda de ler.??

CPF1964 05/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha, Fabio. Ficou perfeita como sempre. Li em 2020 durante a Pandemia. Gostei do livro.

Fabio 05/11/2023minha estante
RÕ, obrigado pelas belíssimas palavras, serio!?
Obrigado, pelo carinho de sempre, e pela disposição de ler esses textões! kkkkk
Liso geado com seu comentário!?

Fabio 05/11/2023minha estante
Cris, obrigado pelas palavras e por tirar um tempo para ler a resenha!
Fico feliz que tenha gostado e fico ainda mais por te incentivar a ler essa obrai-prima da literatura!?

Fabio 05/11/2023minha estante
Cassius, muito obrigado, meu amigo!?
Esse vai deixar marcas para sempre, de tão bom!

-Rachel 05/11/2023minha estante
Parabéns, Fabio, mais uma resenha escrita impecavelmente. ???

Fabio 05/11/2023minha estante
Obrigado, Rachel, querida pelo carinho de sempre!?
Lisonjeado de te ter por aqui comentando!?

RayLima 05/11/2023minha estante
Uau! Que resenha! Como sempre, né?! Parabéns, Fábio ??????

Sara 05/11/2023minha estante
Mais um para lista! Adorei a resenha! A trama e as discussões me lembraram um pouco "Flores Para Algernon"

Fabio 05/11/2023minha estante
Obrigado, Ray minha querida!!!?
Obrigado pelo carinho, pela presença e por tirar um tempo para ler a resenha!??

Fabio 05/11/2023minha estante
Muito obrigado, Ray, minha querida!?
Obrigado pelo carinho, pela presença e por tirar um tempo para ler a resenha!??

Muito obrigado, Sara!?
Eu ainda não li "Flores Para Algernon", mas esta na lista do ano que vem, ai poderei comparar rsrsr

Sara 05/11/2023minha estante
Opa! Depois vou querer ler sua resenha!

Obrigado, Sara!?

Mariana 06/11/2023minha estante
Ual! Ameii a sua resenha, me deu vi tarde de ler, mas pelo final já estou a pensar ahhahah. Que graciosidade de palavras, parabéns!!!!!!

Fabio 06/11/2023minha estante
Ahh, muito obrigado, Mari, minha querida, pelas belíssimas palavras!?
Fico feliz em ter te incentivado a ler, essa obra prima!
Tenho certeza que vai amar, principalmente o final kkkk

Mariana 06/11/2023minha estante
Gosto muito de obras assim, que deixam-nos a pensar... Masssss não quero chorar não kkkkkkkkk

Fabio 06/11/2023minha estante
Mari, o livro vale muto a pena com ou sem lagrimas kkkk
O final realmente é emocionante

Mariana 06/11/2023minha estante
Aiiiiii ... faço ideia que sim. Como já estamos no fim do ano, deixo pra ano que vem ahahahahh

Fabio 06/11/2023minha estante
O importante é salva na lista kkkk

Luci_books 06/11/2023minha estante
Parabéns pela resenha! Fiquei com vontade de conhecer a escrita de Steinbeck ?

Fabio 06/11/2023minha estante
Obrigado, Lucy pelo carinho!?
Espero que leia e goste, mas tenho certeza, que no mínimo vai se emocionar com o final

Livia Barini 06/11/2023minha estante
Que resenha maravilhosa. Mais um para a lista

Fabio 06/11/2023minha estante
Ahhh muito obrigado pelo carinho, Lívia!?
Mais um pra lista kkkk

Regis 07/11/2023minha estante
Amei sua resenha, Fábio! Eu gostei muito desse livro, li o ano passado. ??

@Francielly 07/11/2023minha estante
Fabio,
Como sempre, mais uma resenha impecavelmente bem escrita e que prende a atenção de qualquer um, parabéns! ???

Fabio 07/11/2023minha estante
Muito obrigado Regis, pelo carinho e pela presença de sempre!?
Fico feliz que tenha gostado da resenha!
E sobre o livro, eu gostei tanto que entrou para meus favoritos desse ano!

Fabio 07/11/2023minha estante
Fran, minha querida, muito obrigado por tão belas palavras!?
Como sempre, é extremamente lisonjeador, comentários de uma resenhista como você! ?
Muito obrigado!?

Bianca 07/11/2023minha estante
Show de resenha parabéns ??????

Obrigado, Bianca!?

DeniseSC 11/11/2023minha estante
Adorei sua resenha!! Parabéns pela escrita

Fabio 11/11/2023minha estante
Muito obrigado pelo carinho, Denise!?

Gabriel.Oliveira 05/11/2023

Leitura muito envolvente, nos teletransporta para dentro da história e nos faz imaginar todas as cenas. É muito emocionante, um livro excelente, embora curto.

Raul.Grenchi 27/10/2023

Ratos e Homens, escrito pelo ganhado do Nobel Literário, John Steinbeck, e publicado em 1937, nos traz um retrato muito emocionante de como era a vida dos homens que trabalhavam no campo, trazendo o recorte de um período delicado, que foi a Grande Depressão da década de 30. Fala também dos sentimentos e sonhos desses trabalhadores, seus sofrimentos com poucas perspectivas e muita solidão.

O único problema da obra é ser muito curto, queria muito mais, pois os personagens, a história, o desfecho e os diálogos são maravilhosos.

Beatriz.Alves 19/10/2023

Ratos e Homens - John Steinbeck
Livro pequeníssimo e imenso. Como pode? Estou desnorteada como tanta coisa pode ser dita com um livro tão curtinho. Livraço!