Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Luanabookclub 24/04/2024

Perfeito, leitura rápida e um clássico !
Que livro bom ! Conheci esse autor pelos livros do King ( é um dos autores que ele mais gosta e cita em muitas de suas obras).
Leitura rápida e gostosa demais, com uma escrita de forma "caipira", e esses dois amigos que precisam sobreviver. Conta muito sobre amizade, confiança, doença mental, preconceito e diferenças sociais, de forma muito simples e tocante em muitos momentos.

Gostei demais !

MaywormIsa 21/04/2024

Eu tô na lanterna dos afogados, tô te esperando vê se não vai demorar
É difícil encontrar palavras que descrevem fielmente como foi minha experiência de leitura de "Ratos e Homens". Não sabia do que o livro se tratava, não pesquisei sobre, apenas comecei a leitura a partir da recomendação de um amigo.

Dois homens viajam juntos pelo oeste dos EUA sempre em busca de trabalho em ranchos e fazendas, carregando sacos e todo tipo de trabalho braçal. Os amigos se chamam Lennie, um grande homem estilo urso, de bom coração, mas não muito inteligente, para contrastar com seu amigo George, mediano, esperto e desconfiado.

Fugindo da fazenda anterior por um fatídico engano que poderia custar suas cabeças, Lennie e George se encaminham para uma nova oportunidade. Lá, conhecem outros "pião" como eles, cada um com a sua reputação, a sua história e a sua dor.

Eu ainda não sei o tema central da história, mas diria que as principais palavras-chave seriam: amizade, coelho, ingenuidade, solidão, rato, trabalho, suor e "putero".

Em pouquíssimas páginas, a curta história consegue nos arrancar sentimentos de compaixão e empatia por esses personagens, construídos de forma a terem carisma e interessância, sendo impossível não se sentir envolvido com o que têm a dizer.

Acredito que as lições de vida aprendidas ou reforçadas com a leitura, para além, claro, de empatia com as pessoas, seria a do valor que o outro tem na nossa vida. Lennie e George são inseparáveis desde a infância, sonhando com seu pedacinho de terra, de liberdade. Já dizia aquela frase "Um sonho sonhado só, é só um sonho. Um sonho sonhado junto é realidade.".

A vida de trabalhadores braçais, seja lá nos EUA ou em qualquer lugar, é sofrida, pesada, suada e muitas vezes cheias de hostilidade, competição e solidão. O fato de Lennie e George estarem sempre juntos desperta curiosidade e certa admiração de outros personagens, justamente por isso, por saberem quão raro é um homem ter verdadeira compania onde quer que vá.

Eu acabei não chorando durante ou no final da leitura, mas me emocionei em algumas passagens, como a do cachorro, e claro o final. Mas confesso que antevendo o resultado quando a luger sumiu, me senti como George, vendo meu castelo de areia voar com o vento, e deixando minha mente vagar para onde quis.

Quem é que não gosta de tocar coisas macias? De olhar o fogo? As estrelas?
Quem é que não sonha em conquistar seu próprio leito de paz? Seu alimento? Sua liberdade de ser e estar?

Candy, Crooks, Lennie, A esposa de Curley (que batizei de dona Rosinha). O deficiente velho, sem utilidade e sem família. O negro deficiente sem dignidade e sem valor. O crianção ingênuo porém grande e forte. A mulher, solitária, incompreendida, vendida. Todos na lanterna dos afogados.
Fabio 22/04/2024minha estante
Uau, que resenha impecável, Isa!?
Digna desse clássico americano!!!
Adorei a analogia com "Lanternas do Afogados"????????

MaywormIsa 22/04/2024minha estante
Obrigada!

O resenheiro 13/04/2024

Aparentemente simplório, mas não se iludam...
Uma linguagem fácil e palavras de pessoas sem cultura e que falam errado. Assim os diálogos iniciais entre George e Lennie dão o tom dessa narrativa que impressiona pela aparente simplicidade. Dois sujeitos errantes que se conhecem há muito tempo, de um lado George, determinado, corpulento, meio marrento, mas de bom coração, e do outro Lennie, um gigante de força descomunal, mas com cérebro infantil.

Juntos e inseparáveis, essa dupla se aventura em mais uma tentativa de conseguir trabalho em um fazenda, onde conhecem outras figuras peculiares: Candy, o velho ajudante, Slim, alto, magro e bem apessoado, Curly, o encreiqueiro filho do patrão, sua recente mulher, deslumbrante mas 🤬 #$%!& , verdadeira chave de cadeia, Carlson, corpulento, mais um do time, e o preto estribero Crooks, descriminado que vive isolado com seus livros. Um verdadeiro universo de tipos vivendo neste ambiente tenso e hostil, sempre prestes a estourar alguma briga ou desentendimento.

A pureza de Lennie bem como sua força impressionam. Sua lealdade e dependência de George é igualmente chocante. E este cuida de Lennie tal qual se fosse um filho problemático. Ambos começam essa história fugidos de um trabalho que não deu certo, por motivos que vão sendo explicados aos poucos, apontando Lennie Small como o estopim e causa dessa fuga. E como não poderia deixar de ser, esse novo trabalho na fazenda para o qual vão não poderia ter um final diferente.

Uma obra curta mas que impressiona, com um final tocante mas que não poderia, ou poderia?, terminar de outro jeito. Um autor que mostra sua habilidade em retratar um ambiente que deve ter feito parte de sua vida algum dia. Ganhador do Nobel em 62, consegue mostrar um pouco do porquê nesta pequena obra.

Thamiris.Treigher 31/03/2024

Sofrido!
Mais um livro para a lista dos que "destruíram meu coração, e por isso mesmo amei demais". ??

Esse é um livro aparentemente inocente, que por ser curtinho você nem imagina os danos colaterais!

"Ratos e Homens" conta a história de uma amizade entre dois homens totalmente opostos. George é pequeno no tamanho, mas corajoso, astuto e ousado. Lennie é gigante no tamanho, mas extremamente vulnerável e ingênuo, pois possui a mentalidade de uma criança - o que provoca diversas situações, das mais irônicas às mais perigosas.

Temos como cenário a recessão econômica na década de 30, em que esses amigos tentam sobreviver por meio de bicos em fazendas na Califórnia, o que não costuma durar muito, pois diversas confusões e problemas acontecem devido à realidade de Lennie.

Além disso, a situação em que eles vivem é de miséria, pobreza, humilhação, sem um lugar fixo, sem comida garantida, sem perspectivas, mas cheios de sonhos provavelmente inalcançáveis, pois são confrontados com a dura realidade das injustiças e dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores migrantes durante a época da Grande Depressão.

O tema da solidão e da amizade estão presentes em toda a narrativa. A escrita é simples, envolvente, e nos prende do começo ao fim em um ritmo crescente.

Esse livro nos traz muitas reflexões, sentimentos e dores! John Steinbeck, você foi o motivo do meu colapso!!! ?
Fabio 02/04/2024minha estante
Resenha impecável, Thamiris!!!??

Thamiris.Treigher 04/04/2024minha estante
Muito obrigada, Fabio!! ???

gizaguerra 21/04/2024minha estante
Quero ler! Adorei a resenha.

Loiza 27/03/2024

Ótimo!

Mesmo sendo uma história que se passa em outro país e de décadas atrás, para algumas regiões do Brasil, ainda é bem atual. Ainda leio notícias sobre as lutas dos trabalhadores no campo, submetidos a condições precárias, lemos constantemente sobre racismo, dentre outros temas abordados no livro.

A história passa o sentimento de desesperança, de impotência e gera uma angústia diante de tanta pobreza e da solidão dos personagens.

Para o Lennie, um destino triste que para a época era meio inevitável. Sentimos a dor do George.

Ratos e depois Homens

Vivian.Tamires 20/03/2024

Favorito da vida!
Com uma escrita caipira e uma história de partir o coração, Steinbeck nos apresenta George e Lennie, dois homens que têm como sonho de uma vida ter um pedaço de terra para chamar de seu.

E é a partir disso que, conseguindo um trabalho numa determinada fazenda, a história de ambos terá contornos inesperados.

?- Ele é um bom sujeito - disse Slim. - A gente num precisa sê inteligente pra sê bom. Às veiz, eu fico achando que é bem o contrário. Se a gente pega um sujeito bem isperto, ele quase nunca é um sujeito bom de verdade.?

Leitura rápida, simples e maravilhosa!

stcarvalho0102 20/03/2024

Sinceramente, não gostei. Assisti a varios vídeos de pessoas elogiando. Mas, é assim mesmo. Precisamos passar pela experiência.

Arthur Guizelini 16/03/2024

Surpreendente
Eu nunca tinha ouvido falar dessa obra, até que me deparei com ela nessas listas de livros que marcaram gerações. Fui ler despretensiosamente e me encontrei sem conseguir tirar os olhos do livro, terminando-o em poucas horas.
A narrativa e as características dos personagens fazem dessa história algo muito envolvente, que junto com a escrita marcada por uma linguagem informal e característica à trama, fazem deste um dos livros mais interessantes que li este ano.
É totalmente compreensível os prêmios atribuídos a esta obra, e só não dou nota 5 porque achei o final um tanto quanto previsível, e mesmo que o desfecho seja muito bom, eu ainda esperava que acontecesse algo que fosse me surpreender.
É de fato um livro incrível, que voltarei a ler daqui alguns anos.

Rafaela1780 14/03/2024

Uma obra visceral
"Ratos e Homens" é um livro visceral, com nuances melancólicos e pinceladas de otimismos, essa leitura tão pequena me aqueceu o coração no começo e me amargou o estômago no final. Acho que ainda não processei essa história.

Steinbeck retrata a vida de dois amigos, trabalhadores braçais em fazendas, que nutrem um sonho de juntar seu suado dinheiro para comprar um pedaço de terra, onde finalmente poderão viver do seu próprio trabalho, cuidando de uma horta e criando alguns animais. A história se desenrola com George e Lennie chegando a uma fazenda e conseguindo trabalho.

A partir daí veremos conversas que nos farão refletir sobre os nossos objetivos, nossos desejos e ideais, e nossas relações.

Sintetizando, Steinbeck escreve um livro que é tocante e imersivo, uma obra que faz as páginas voarem, e ao final nos pegamos com o rosto coberto de tristeza (valendo algumas lágrimas) pelo final desolador.
Elton.Oliveira 14/03/2024minha estante
Bela resenha ! Fiquei muito impressionado ao ler essa obra também!!! Final foi dilacerante!

Mylena.Esteves 13/03/2024

Steinbeck??
Só consigo pensar no pq de ter começado a ler o steinbeck só nesse ano. Já era, quero ler tudo que esse homem escreveu. Eu amo o fato que ele dá a visão rural da depressão nos EUA, mostrando o cotidiano de uma gente humilde e sofrida. O que ele consegue fazer nesse livro em poucas páginas é brilhante. Ele consegue com que tenhamos tanta empatia pelos personagens em tão poucas páginas, ele tem uma escrita tão envolvente, tão gostosa de acompanhar. Que livro triste e bonito. ??

Raquel.Furchinetti 13/03/2024

Sonhos perdidos e amizade
Esse já é o segund livro do Steinbeck que leio. E como o primeiro, é uma estória super bem escrita. Já amei desdes as primeiras páginas. Fala sobre uma amizade especial, as esperanças de duas pessoas que tem pouco na vida, mas que seguem em frente tentando viver da melhor forma possível, sonhando com uma vida melhor. Apesar de curto, é pungente e emocionante. Favoritado.

JAQUEAMOLIVROS0 09/03/2024

Esse livro fala principalmente sobre a solidão, em como os personagens da história eram solitários, não tanto os protagonista, mas os outros sim, e o final me surpreendeu, não esperava apesar de entender as escolhas tomadas.

Elaine Messias 04/03/2024

Chocante
Assim como o som e a fúria, Nesse livro acompanhamos a Complicada interação Com pessoas Com reduzida capacidade intelectual no início do século XX.

Felipe Augusto 03/03/2024

Uma leitura bem pesada nesta história retratada pelo John Steinbeck no livro Ratos e Homens, 2 personagens principais muito bem construídos e com um laço bem forte entre eles, fiquei bem impactado pela história e o final foi muito pesado e triste, ainda estou absorvendo esse final.
Rafaela1780 14/03/2024minha estante
Concordo plenamente!. Não consegui absorver até agora esse final...