Ratos e homens

Ratos e homens John Steinbeck

Resenhas - Ratos e Homens

Danuza3 27/07/2023

Me surpreendeu!
A escrita é totalmente coerente com o que se decorre, a história é linear e os fins para além de desastrosos são bastante reflexivos, se deixar beirando a melancolia. Uma ótima leitura.

Gabriela.Rossi 26/07/2023

Ratos e homens - John Steinbeck
Durante o percurso da vida, George começa a cuidar de seu amigo Lennie que tem problemas mentais. As dificuldades que eles passam e o jeito de um lidar com outro é bem interessante. Livro curto, da pra ler em uma sentada, mas não o subestime.! Amei o livro.!

Vicente 14/07/2023

Ratos e homens
Esse livro foi realmente um tiro no coração, um livro tão pequeno mas me fez ficar o resto do dia triste.... Quem gosta de livros tristes recomendo esse aqui...

rogerbeier 09/07/2023

Amizade, solidão, compaixão, traição e as mulheres nas áreas rurais dos EUA da década de 1930
Em "Ratos e Homens" (1937), John Steinbeck aborda os temas da amizade, da solidão, da compaixão e da traição de modo cativante. Falar da compaixão e da dignidade de George em relação ao seu amigo Lennie é "chover no molhado", como se diz. Aqui quero apenas apontar para um tema mais polêmico (e menos observado em outras resenhas), que é o da vida das mulheres nas áreas rurais dos EUA na década de 1930. Ainda que este não seja o tema central da obra, a trajetória da personagem feminina é fundamental para o desfecho da história e a maneira como ela é tratada no correr de todo o enredo elaborado por Steinbeck nos dá a ver o quanto valiam as vidas das mulheres em uma sociedade marcadamente machista e patriarcal por volta da quarta década do século XX. Leitura mais do que recomendável. Fácil, rápida e profunda!

Vini 07/07/2023

É um verdadeiro clássico.
'Ratos e Homens' é bem escrito, que traz um olhar sobre um tempo, um lugar e um povo que é único e interessante. Um livro curto, mas extremamente grandioso e arrebatador. É um verdadeiro clássico. A obra apresenta uma amizade que triunfa sobre as adversidades, mas o romance também é extremamente revelador sobre a sociedade em que se passa. É uma obra a ser apreciada.

site: https://www.estantedovini.com.br/post/resenha-ratos-e-homens

Matheus 27/06/2023

Essa é a primeira obra que li do John Steinbeck e que autor maravilhoso, não é atoa que ganhou um Nobel. A história é muito comovente, tanto que li o livro em um dia. Publicado em 1937 a obra é ambientada durante a Grande Depressão nos Estados Unidos e retrata a vida de dois trabalhadores rurais, George Milton e Lennie Small, que buscam emprego em fazendas e sonham em ter sua própria terra.

A história se desenrola com George e Lennie chegando a uma fazenda na Califórnia e conseguindo trabalho. George é um homem inteligente, prático e enérgico, enquanto Lennie é grande e forte, mas tem um atraso mental que o torna dependente de George para orientação e proteção. A dinâmica entre os dois personagens principais é central para a narrativa.

O romance aborda vários temas importantes, como a amizade, a solidão, a exploração dos trabalhadores rurais e a busca do sonho americano. Steinbeck retrata vividamente a dura realidade da vida dos trabalhadores migrantes, mostrando a pobreza, a instabilidade e a falta de oportunidades enfrentadas por eles. Ele também examina a fragilidade dos sonhos e as barreiras que impedem sua realização.

Um elemento significativo da obra é a relação entre os personagens e a forma como eles interagem com os outros trabalhadores da fazenda. Steinbeck retrata a solidão e o isolamento como uma parte intrínseca da vida dos trabalhadores rurais, que muitas vezes são tratados como mercadorias descartáveis pelos empregadores. A amizade entre George e Lennie destaca-se como uma força que os mantém unidos em meio à adversidade.

Outro aspecto notável da obra é a linguagem e o estilo de escrita que Steinbeck usa. Sua prosa é simples, direta e realista, refletindo o ambiente áspero e despojado da época. Ele usa diálogos autênticos e caracterização habilidosa para dar vida aos personagens e transmitir suas emoções e experiências de maneira crível.

"Ratos e Homens" é uma narrativa poderosa e comovente que evoca empatia e reflexão. Ao explorar temas universais como a amizade, a solidariedade e a luta por uma vida melhor, Steinbeck retrata a condição humana de maneira profunda e atemporal.

Milene Wi 11/06/2023

Ratos e Homens
O livro é um clássico, curtinho e intenso. Fala de sonhos, solidão, falta de esperança, companheirismo, maldade, fatalidade. Poucos personagens, a trama é bem centralizada nos protagonistas George e Lennie e os demais personagens chegam pincelando e dando as cores para o desfecho, que se desenvolve rapidamente. Achei melancólico, direto e brutal.

Wania Cris 08/06/2023

Homens como nós...
Uma das leituras mais mencionadas na literatura mundial, Ratos e Homens fala muito mais do que tá escrito. Fala sobre fé e esperança, preconceito e rejeição, complexos e traumas, desprezo e amizade. Ambiguidades que caminham juntas e regem a vida das pessoas.

Lennie é um adulto imaturo, julgado pela sua força e pela capacidade cognitiva. Será mesmo que ele não tinha outro futuro?

George é razão e emoção, prático e emotivo. Faz planos impossíveis e acredita neles porque nada mais lhe resta. Tem sentimentos profundos, senso de responsabilidade e tão poucas perspectivas...

A leitura é um pouco dificultosa pela escolha da linguagem e é isso que a faz ser tão realista.

Ana Ban deve sensibilidade na tradução, deve ter tido muito trabalho também, mas o fez com maestria.

Recomendo a leitura, mas mais ainda, a reflexão.

Monique 26/05/2023

Esse é um dos meus livros preferidos. Os personagens, as narrativas paralelas, as referências e a construção do final!!! simplesmente incrível. Parece que esse livro tem 500 páginas e ao mesmo tempo só 10, eu amo.

Biblioteca Álvaro Guerra 19/05/2023

Em Ratos e homens, Steinbeck levou à maestria sua capacidade de compor personagens tão cativantes quanto realistas e de, ao contar uma história específica, falar de sentimentos comuns a todos os seres humanos, como a solidão e a ânsia por uma vida digna. Um clássico sobre o doloroso período da Grande Depressão americana. Uma peça de ficção para ser lida e relida.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525413789

Carolina Del Puppo 15/05/2023

Sensacional!!!
Merece mil estrelas, merece o céu inteiro sim! Este livro me deixou sem palavras e de queixo caído, eu queria muito poder expressar o quão admirada eu fiquei com a escrita desse autor, com a facilidade e fruição que a obra possui que nos suga pra dentro da história, não dá para parar de ler, é impressionante, se tornou um dos meus queridinhos.

mandy ;) 14/05/2023

Gostei da leitura, da narrativa e dos personagens. Bastante interessante e o final inesperado e trágico. Foi uma boa leitura, mas não me marcou muito.
Quero ler mais obras do autor.

Edilene Freitas 10/05/2023

O sonho americano é possível para todos?
Em ratos em homem acomphamos a trajetória de George (pequeno, porém muito esperto) e Lennie (grande e forte, porém com inteligência bem limitada e muito inocente). A dupla está viajando em busca de trabalho a fim de juntar dinheiro e finalmente comprar um pedacinho de terra em que possam viver uma vida sossegada. O companheirismo dos dois destoa dos demais trabalhadores da fazenda na qual se instalam, pois o comum é que os homens sejam solitários e sem nenhuma esperança de um futuro. Steinbeck discorre sobre solidão, injustiça social e sobre até onde é permitido ao homem ir na busca por seus objetivos.

Amal0 07/05/2023

Triste
Um livro sobre a amizade de dois trabalhadores que sonham com um futuro melhor.

O final é super pesado.

A única coisa que tenho a reclamar é sobre o Érico Veríssimo, que da um spoiler completo da história na introdução.
Fiquei bem brava com isso, na verdade.