A Streetcar Named Desire

A Streetcar Named Desire Tennessee Williams

Resenhas - A Streetcar Named Desire

Ana Clara 06/12/2023

This play is very dark and melancholic! It was a very good reading. There?s a lot of symbolism here.

Luísa Anjos 25/11/2023

Apesar de já conhecer esse clássico do teatro (especialmente pelo filme), confesso que não esperava tanto assim da leitura. E essa baixa expectativa se manteve, ainda sendo honesta, até o último ato da peça. Só quando terminei pude entender a história em sua unidade e ver quantas subcamadas existem aqui.

Fiquei particularmente interessada no tópico da realidade das mulheres, como naquela época você seguia a expectativa social ou era taxada de histérica ou de v****? Outro tópico que gostei bastante foram as simbologias: temos muitas representações de temas universais aqui (a morte, o luto, a beleza, o amor, o sexo, etc) e a forma como esses temas são colocados tem influência direta de tragédias clássicas (especialmente Édipo Rei)

Com certeza se eu lesse fora da sala de aula eu não entenderia nada disso kkkk mas que bom que tive essa oportunidade

TrizDosAnjos 09/08/2023

Li e discuti na faculdade, na parte de literatura norte americana, e simplesmente me apaixonei. Foi a primeira peça teatral que li, me marcou pra sempre ???? Acho os personagens super interessantes e o enredo é um novelão da globo!!!

Isabela 29/03/2023

A Streetcar Named Desire
Só li essa peça por conta da faculdade (se não eu nem pensaria em ler) e por incrível que pareça eu acabei achando interessante.

Gabi 17/02/2023

Em depressão
Brutalidade, violência e tristeza profunda. "Um bonde chamado desejo" acompanha a chegada de Blanche Dubois à Nova Orleans, em busca de sua irmã. O que o leitor não espera é que a Blanche encontre junto a sua irmã o próprio demônio em forma de gente, Stanley Kowalski. Nunca desejei tanto o mal de um personagem na mesma medida que desenvolvi tanta empatia por outro. Ver as atrocidades que a Blanche passa e a manipulação que sua irmã sofre é dilacerante, principalmente se você for mulher. A obra tem uma carga emocional fortíssima, Tennesse Williams fez um excelente trabalho.

eyre0101 23/01/2023

Essa peça tem tantas camadas de entendimento diferentes. Ela vai desde a morte ser o oposto do desejo, à sexualidade feminina, a solidão, o patriarcalismo na era de ouro dos EUA e a decadência do sul na mesma época. Sendo Tennessee Williams um homem gay, eu consigo ver também como a obra aborda o sentimento de isolamento social que aqueles que não aderem às normas da sociedade sofrem: o suícidio do Allan diante do desgosto da Blanche quando encontrou ele com outro homem, a ?vulgaridade? em que o personagem da Blanche caiu após o suicídio do marido dela, entre outros.
Também achei inovador para o momento em que foi publicada a moralidade cinza de todos os personagens. São todos, de sua própria maneira, pessoas falhas que fazem coisas horríveis. Blanche é a protagonista e tem a piedade da maioria dos personagens e dos leitores quando se rende a insanidade, mas mesmo assim, não é uma heroína trágica, uma mártir. É uma mulher, com defeitos e qualidades. Uma mulher que abusou e foi abusada.

Júlinha 12/05/2022

Li a peça por conta da faculdade e precisei analisar os personagens. Achei uma peça profunda e com várias pautas importantes. Blanche Dubois é um retrato de uma mulher forte que fez tudo que tinha pra fazer pra sobreviver.Stanley um babaca sem fim e a Stella tadinha presa em um relacionamento tóxico.
Vale a pena a leitura

Suh 19/10/2021

Que final!
Eu estou desde o fim da leitura até o momento digerindo essa peça. Que incrível e triste ao mesmo tempo!

Marina 29/06/2021

Intenso, animalesco, triste
Acho que o próprio Tennessee Williams explica meu sentimento sobre essa peça no texto complementar do final, em que ele expõe sua simples teoria de que não existem heróis ou vilões, apenas pessoas e as decisões que elas tomam por necessidade ou por algum motivo que nós não conseguimos compreender.

Que tempestade de história maravilhosa. Horrível em seu âmago, uma realidade crua e difícil de digerir, mas tão perfeitamente escrita.

Blanche é simplesmente uma das personagens mais arrebatadoras e complexas que eu já li. As deixas musicais sendo usadas para aprofundar o estado mental em que ela se encontra... Que toque maravilhoso.

Henrique 19/11/2020

A peça de Williams retrata o conturbado momento social dos EUA na primeira metade do século XX, Blanche é o retrato da decadente aristocracia rural e sua inadequação ao bairro operário em que vive sua irmã mais nova evidencia o choque que se dava, principalmente nos EUA do sul. O desejo do título se manifesta das formas mais diversas durante a peça e em todas as personagens. A leitura causa desconforto e sensibiliza ao mesmo tempo, um grande exemplo de teatro dramático e do gênio literário de Tennesse Williams.

Laila Serafim 07/08/2020

Boa leitura
A obra aborda, principalmente questões de gênero, e constante busca pela verdade.

Lys 21/03/2020

A brilliant paint of southern reality
So, describing this play is quite difficult, but let's go by parts.
Starting with Blanche and Stella, both of them had the same education as "Southern Belles". What does this mean? Basically, they were educated to be funny, beautiful, polite and please the man. Also, the only chance they have in life is marrying a farmer - a rich man.
Stanley is not a rich man, he is a ordinary man who lives with Stella in a work class neighborhood. He was never educated on how to treat a woman well: he abuses in authority, using, sometimes, his force to make the truth rely on his last words in a speech.
The interesting part is that while Blanche is hysterical about her position as a now poor woman, Stella's is happy with her situation. She even says "I am not in any place I want to get out of". Isn't is just insane?

(This question below is NOT a spoiler, but if you think it'll influence your own reading, just stop here and goodbye!)

Now, for those who finished the book: can we blame these three people decisions, behaviors and actions... Or they are all victims of the social system they were living in? That's the question.

There is a very interesting analysis of this play in the Channel and Website "Course Hero". The link below will lead you to the videos.

site: https://www.youtube.com/watch?v=Xj8O6rbnhqw&list=PLz_ZtyOWL9BREawfzeHiPf4MmZMIaWbgv