Livro do Medo

Livro do Medo R. F. Lucchetti...

Resenhas - Livro do Medo

Cassia 13/07/2013

Uma seleção inspirada
Confesso que decidi ler essa coletânea levada pela curiosidade. Estava desejosa em saber o que os escritores brasileiros da nova geração tinham a oferecer nessa área - afinal, a esmagadora maioria de coletâneas/livros de terror publicados em nossa Terra Brasilis são obra de escritores estrangeiros, e se restringem sempre aos mesmos artistas.

Ao terminar a leitura, confesso que me peguei agradavelmente surpreendida.

Os dois primeiros contos têm uma levada "Lovecraftiana", o que me deixou com um pé super atrás, meio que temendo que, na verdade, o livro inteiro não passasse de um amontoado de histórias 'semi-cthulheanas' (plágios, disfarçados de homenagens), e isso quase me fez desistir.

Mas, persistindo, encontrei - de um modo geral - uma variedade muito boa de histórias, estilos e artistas.

Apesar do início, a maioria das histórias narradas enfocou os mais diversos estilos de terror. E, para minha alegria, pelos menos uns dois contos muito bons aproveitaram-se de mitos e crenças especificamente brasileiros, e construíram narrativas muito boas.

Como toda coletânea, claro que algumas peças se destacam muito mais do que outras, mas, de um modo geral, a seleção de histórias foi muito bem feita, e os contos, instigantes. Ao fim da leitura da imensa maioria deles, me peguei com aquela sensação de insatisfação por já terem acabado e, em muitos casos, me peguei pesquisando mais informações sobre os autores e suas outras obras, com desejo de adquiri-las e me aprofundar em seus trabalhos.

Terminei a leitura contente e, ao mesmo tempo, com um sentimento de tristeza em ver que muitos dos autores escalados para compor o livro são ótimos, mas, em nosso país, não recebem o reconhecimento ou a divulgação que merecem. Recomendo.

Rodrigo.Vieira 17/01/2018

LIVRO DO MEDO
Ótima coletânea de contos, com mais altos, do que baixos. Uma seleção muito interessante de talentosos autores brasileiros, e suas diferentes representações do terror, com menção especial ao Fernando de Abreu Barreto, ao Júlio Emílio Braz, e ao Ricardo Labuto Gondim, ambos ótimos em seus contos.
Recomendo muito. Tem muita gente talentosa escrevendo terror no Brasil.