O Que é Cidade

O Que é Cidade Raquel Rolnik

Resenhas - O Que é Cidade

Hannumann 08/10/2021

Leitura interessante, discute bastante aspectos introdutórios e mais históricos sobre a formação das cidades na história humana, mas sem discussões subjetivas e pautadas em experiências sobre o viver nas mesmas. Acredito que seja uma boa obra pra compor um capítulo de metodologia ou introdução em trabalhos acadêmicos, mas não sozinha.

ana cássia 11/05/2021

city
um livro que aborda de maneira rápida, clara e cronologicamente um panorama quanto a evolução das cidades. elucidando o modo como foi o seu desenvolvimento e a importância e as influências sociais e políticas dentro do contexto urbano

Lillian 23/03/2021

O primeiro livro acadêmico de muitos que virão haha. Bom, por ser meu primeiro livro sobre o assunto, passei boa parte da leitura relendo páginas por 2/3 vezes, simplesmente porque não entendia quase nada. No entanto, o livro aborda de forma bastante interessante o que é uma cidade, e eu fiquei surpresa por ter tantos pontos que possam defini-la.
Por mais que desde de muito cedo a cidade tenha sido dominada pelo mercado, a parte que mais me interessa é como a cidade pode contar algo por aquilo que preserva, sendo ela própria o registro da sua história.
Além disso, algo muito importante e muito bem explicado no livro foi sobre a segregação da cidade, e como hoje existem muros invisíveis que fazem essa separação.
Valeu a pena o esforço pra tentar entender kkkk.

Mariana 20/12/2020

nas cidades contemporâneas não há praticamente nenhum espaço que não seja investido pelo mercado
Primeiro livro lido (de muitos por vir, espero) da Raquel Rolnik!

É um livrinho introdutório sobre formação urbana, discute um pouco de sociologia e economia das cidades. No final ela ainda dá dicas de bibliografia para aprofundar nos temas de acordo com várias óticas: a da literatura, da economia, da filosofia, da sociologia, entre outras.

Recomendo!

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Rolnik sendo Rolnik
Genial e complexa, como sempre. Apesar de ser indicado como leitura básica, é absurdamente enriquecedor.

Tiago.Zulian 30/04/2020

Cidades Possíveis
Raquel Rolnik é uma arquiteta e urbanista de peso e nesse livro ela propõe uma leitura muito perspicaz sobre o que é uma cidade bem como sua evolução. Vale a pena para estudantes de arquitetura e urbanismo e outros estudiosos interessados no tema urbano.