O Que é Cidade

O Que é Cidade Raquel Rolnik

Resenhas - O Que é Cidade

Luiza1669 16/04/2024

Introdução ao urbanismo
Eu devia ter lido quando os professores mandaram, só li agora, e é um ótimo livro. Linguagem de boas, trata de forma bem ampla o tema das cidades e te incentiva a ir mais fundo (ela fecha o livro com sugestões de leitura ameii)
Acho que todo mundo devia ler, até pq é sobre cidades né, todos nós moramos em alguma. Não é só urbanismo, engloba várias áreas (economia, sociologia, antropologia, filosofia, história etc) e te leva a uma visão crítica da realidade cotidiana, sempre bom.

Nina 26/09/2023

Tá, me surpreendeu.
Cara, eu leio coisas recomendadas por instituições de ensino desde os seis anos de idade e acho que essa é a primeira vez desde que eu gostei de fato de um livro passado por um professor. Sério. Me surpreendeu MUITO.
Quando meu professor de Teoria do Urbanismo falou: leiam esse livro no PRIMEIRO DIA DE AULA, eu falei ?cara, é zoeira né? Isso vai ser um porre?? e hablei horrores sobre, mas quando eu peguei para ler de fato me deparei com uma leitura fluida, dinâmica, rápida e MUITO instrutiva, tiveram trechos que eu fiz QUESTÃO de destacar porque eram GENIAIS (depois vou postar eles aqui porque sim?). Eu achei esse livro uma delícia de ler e eu tenho que dizer, foi uma excelente maneira de começar a estudar Urbanismo porque é impossível você compreender o que é essa Ciência sem saber de fato o que é uma cidade. Simplesmente amei e cogito muito a ideia de comprar ele físico e encher de post it (eu amooo).

kamylism 26/08/2023

Leitura obrigatória de planejamento urbano
Explica como uma cidade pode ser considerada como tal, de uma maneira simplificada. Os conhecimentos passados por Raquel Rolnik vai além de cidade como espaço físico, que é o que vem a cabeça ao falar em "cidade", o que torna a leitura muito mais interessante. Recomendo a todos que estejam interessados em estudar sobre o urbanismo, porque a autora aborda o assunto sem muitas complexidades.

Fabiana748 15/08/2023

O que é Cidade
Esse livro da um conceito muito bom sobre O que eu cidade, faz ótimas analogias e reflexões.
Excelente para estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

ana. 16/03/2023

Gostei muito de como a autora aborda diversos assuntos, o contexto histórico muito bem explorado, trazendo reflexões pertinentes.

theusapaesleme 03/01/2023

Para um livro didático/acadêmico, me surpreendeu positivamente o fato dele me prender do início ao fim.
Da definição de cidade, desde somente ocupação de espaço até a cidade contemporânea e o paradigma da era pós industrial. Não é uma leitura super aprofundada no tema, o que é bom para quem começou a estudar o assunto agora. Dinâmica, sem ser superficial, a autora percorre pontos que passaram batidos por mim sobre o olhar da cidade que são muito importantes, diria que são fundamentais/essenciais.
Recomendo a leitura.

Flávia_SDutra 05/07/2022

o significado de cidade
Ele mostra como muitas coisas podem ser cidade, que existem vários entendimentos além de uma cidade urbana.
Li porque uma professora me recomendou na faculdade, ela pediu apenas um trecho e acabei lendo tudo.
Ele vale a pena ler, mas tem que gostar do assunto, não é qualquer um que ler

Kariny 23/03/2022

Curtinho, bem explicativo, mas achei uma leitura levemente cansativa. Aqui somos introduzidos desde o primórdio da sociedade ate os dias hodiernos, relantando as mudanças sociais e da cidade

Carolina Damasceno 05/02/2022

Um ótimo livro introdutório para o urbanismo, tem uma abordagem didática e objetiva. Iniciando a narração com a definição de cidade e uma breve minha do tempo e depois enfatizando as relações existentes entre cidade e estado, cidade e indústria, cidade e política, cidade e mercado, etc.

Laura 20/01/2022

pra faculdade
leitura + urbanismo = ??

o livro é o que se propõe e não quero dar nota pra livros da faculdade kkkk mas, vou colocar 3?? porque tem que colocar alguma coisa. é bem legal (:

Hannumann 08/10/2021

Leitura interessante, discute bastante aspectos introdutórios e mais históricos sobre a formação das cidades na história humana, mas sem discussões subjetivas e pautadas em experiências sobre o viver nas mesmas. Acredito que seja uma boa obra pra compor um capítulo de metodologia ou introdução em trabalhos acadêmicos, mas não sozinha.

ana cássia 11/05/2021

city
um livro que aborda de maneira rápida, clara e cronologicamente um panorama quanto a evolução das cidades. elucidando o modo como foi o seu desenvolvimento e a importância e as influências sociais e políticas dentro do contexto urbano

Lillian 23/03/2021

O primeiro livro acadêmico de muitos que virão haha. Bom, por ser meu primeiro livro sobre o assunto, passei boa parte da leitura relendo páginas por 2/3 vezes, simplesmente porque não entendia quase nada. No entanto, o livro aborda de forma bastante interessante o que é uma cidade, e eu fiquei surpresa por ter tantos pontos que possam defini-la.
Por mais que desde de muito cedo a cidade tenha sido dominada pelo mercado, a parte que mais me interessa é como a cidade pode contar algo por aquilo que preserva, sendo ela própria o registro da sua história.
Além disso, algo muito importante e muito bem explicado no livro foi sobre a segregação da cidade, e como hoje existem muros invisíveis que fazem essa separação.
Valeu a pena o esforço pra tentar entender kkkk.
Matheus 18/04/2022minha estante
Resenha muito boa, e parabéns pela leitura ???

Mariana 20/12/2020

nas cidades contemporâneas não há praticamente nenhum espaço que não seja investido pelo mercado
Primeiro livro lido (de muitos por vir, espero) da Raquel Rolnik!

É um livrinho introdutório sobre formação urbana, discute um pouco de sociologia e economia das cidades. No final ela ainda dá dicas de bibliografia para aprofundar nos temas de acordo com várias óticas: a da literatura, da economia, da filosofia, da sociologia, entre outras.

Recomendo!

Lucas.Pasqualini 02/08/2020

Rolnik sendo Rolnik
Genial e complexa, como sempre. Apesar de ser indicado como leitura básica, é absurdamente enriquecedor.