Sócrates

Sócrates Platão
Sócrates

Resenhas - Os Pensadores - Sócrates

QUEIJO460 20/02/2024

Os Pensadores - Sócrates.
O livro lido expõe quatro textos que se referem a Sócrates, pois o mesmo nunca escreveu nada. Acreditava que as ideias escritas se degradavam e caiam no esquecimento, e aqui estamos nós lendo as palavras de um tal Sócrates que viveu em 470 - 399 a.C..

O primeiro texto que temos acesso é o mais conhecido dentre os quatro, o conhecido "Apologia de Sócrates", de Platão, seu mais conhecido discípulo. Nele temos acesso a defesa de Sócrates diante das acusações que o levaram até ao Tribunal dos Heliastas. Sócrates, com tal sentimento de dignidade, se recusa a apelar para o sentimental perante seus juizes, rebatendo todas as acusações de cabeça erguida e sem nenhuma fala implorativa, pois tem absoluta certeza que nenhuma acusação proferida contra ele procede.

Sócrates, talvez o filósofo mais conhecido da história, difere bastante dos filósofos mais recentes, que em sua grande maioria, não acreditam no divino. O próprio inicia (graças a uma suposta mensagem divina Sócrates inicia sua jornada filosófica) e termina sua carreira filosófica com uma fé nos deuses gregos. No seu julgamento até mesmo declara que se fosse a vontade dos deuses que ele morresse, que assim fosse, pois sabiam o que era o melhor para ele.

O segundo e terceiro textos que o livro possui são escritos por Xenofonte, também discípulo de Sócrates, que se chamam "Ditos e Feitos Memoráveis de Socrates" e "Apologia de Sócrates". O primeiro como o nome já declara, Xenofonte irá citar diversos casos e diálogos que Sócrates demonstra a sua sabedoria e dignidade perante os seus ouvintes e observadores, como também, irá expor ele mesmo diversos argumentos em defesa de seu mestre. Sendo o segundo texto, igualmente ao de Platão, a defesa de Sócrates perante seus acusadores no Tribunal dos Heliastas. Ambos os escritos sobre o que Sócrates respondeu ao seus acusadores se completam, como também apresentam dois pontos de vista diferentes sobre o mesmo fato.

O quarto texto pertence a uma comédia grega chamada "As Nuvens" do comediógravo Aristófanes. Nela, diferente dos textos anteriores, Aristófanes busca críticar Sócrates e vários pensamentos novos que estavam surgindo na Grécia naqueles tempos. A comédia de Aristófanes está repleta de piadas com flatulência, algo que muito me causou admiração. Realmente não imaginava que o humor daquela época já era tão semelhante ao atual. Através das notas de rodapé desse texto aprendi bastante sobre o contexto da época. Essas são muitas, tornando a leitura até mesmo cansativa, mas são úteis.

Infelizmente, como muitos que questionaram e criticaram o contexto social, como também, pessoas importantes da época em que viveu, Sócrates morreu. Cabe ao leitor decidir se Sócrates morreu honrado ou apenas morreu por falta de prudência.

Anny50 05/06/2023

Fantástico
Mais que um clássico, um livro atemporal! E como é incrível lê-lo, uma primazia da lógica. De fato, deveria ser lido por todos, não é um livro difícil, é até bem fácil de ler, só ouvimos falar de Sócrates e Platão, sem nunca tomarmos coragem para lermos de fato os diálogos. Foi uma ótima experiência, certamente voltarei a este texto várias e várias vezes. Sócrates foi uma das figuras mais admiráveis que já tive o prazer de ler sobre.
Enfim, é uma obra marcante e inesgotável. Faça um favor a si e também leia, as palavras tão sábias da Apologia de Sócrates continuam impressionantes mais de 2000 anos depois da sua escrita.

Paulo da Silva 22/02/2023

O livro "Sócrates", publicado pela editora Nova Cultural, é uma seleção de textos de Platão e Xenofonte que retratam a vida e o pensamento do filósofo grego Sócrates.

A obra apresenta diálogos que Sócrates teve com diversas pessoas de sua época, onde ele utilizava a técnica da ironia e da maiêutica para fazer com que seus interlocutores chegassem às suas próprias conclusões sobre determinados temas.

Os textos também mostram os ensinamentos de Sócrates sobre a virtude, a justiça, a sabedoria e a alma, além de abordar sua relação com a democracia ateniense e com os deuses do Olimpo.

Ao longo das páginas, é possível perceber a importância de Sócrates para a filosofia ocidental e como sua forma de pensar e questionar ainda é relevante nos dias de hoje.

Em resumo, "Sócrates" é um livro essencial para quem quer entender melhor a história da filosofia e conhecer as ideias de um dos maiores pensadores da antiguidade.

Karina Paidosz 15/02/2023

Um livro baseado em contos.
Sua vida e obra.
Próximo do final, um tom mais divertido, com sátiras sobre as falas de Sócrates.

Achei uma obra bem rica em conteúdo, contando ainda com informações no rodapé.

Fiz várias anotações, e as memoráveis falas líricas;

"Já granjeara admiração pouco comum pela calma e serenidade de sua vida.
E qual a morte mais bela que a sua?
haverá morte mais bela que a do homem que melhor saiba morrer? Haverá morte mais feliz que a mais bela? haverá morte mais grata aos deuses que a mais feliz?"

Diogo.Cimini 07/02/2023

O homem que morreu em nome da virtude e da justiça
O livro é dividido em dois autores: Platão, com a Apologia de Sócrates e Xenofonte, com ditos e feitos memoráveis de Sócrates e a Apologia de Sócrates, ambos trazendo diálogos do julgamento de Sócrates e o segundo uma compilação de narrações sobre diálogos curtos de Sócrates sobre virtude, justiça, bem e mal, sabedoria, moderação, etc.

Paty 31/12/2022

4 livros em 1
Uma vez ouvi o Olavo de Carvalho respondendo que estudar Sócrates, Aristóteles e Platão era um ótimo início para quem queria iniciar uma jornada de estudos principalmente no quesito as virtudes, filosofia, autoconhecimento, etc., e que todos os assuntos discutidos por filósofos posteriores a eles já havia sido satisfatóriamente discutido por eles. Pois bem, aqui estou.
E acho que acertei escolhendo esse livro, pois começa com uma breve biografia de Sócrates e aí *surpresa* há um compilado de 4 livros; 3 escritos por seus discípulos (já que ele mesmo não escreveu nada) e 1, sem sombra de dúvidas, por um dos ínimigos que ele adquiriu ao longo de sua vida. By the way, único que não gostei.
1º livro: Defesa de Sócrates, Platão.
2º Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates, Xenofonte
3º Apologia de Sócrates, Xenofonte
4º As nuvens, Aristofanes.
Platão descreve o julgamento de Sócrates, desde as acusações, defesa até a sentença. Não sei qual dos dois foi mais honrado, Sócrates por ganhar uma obra dessas sobre ele (apesar de ter morrido antes de ver ela ganhar vida) ou Platão em descrever o mestre que tanto admirava. Será que ele era tudo isso ou foi exagerado por Platão? Não acredito que tenha, pois os livros escritos por Xenofonte, apesar de não ser nenhum Platão, não ficaram para trás. Ele decidiu escrever sobre as conversas que Sócrates teve com outras pessoas e sua atitude perante a morte. Sempre questionando, sempre buscando o autoconhecimento, sempre (sem querer querendo) instruindo e principalmente, sempre confrontando. Apesar de ser politeísta, ou seja, acreditar e cultuar vários deuses (abominável para o cristianismo), os valores e princípios pregados, ao menos por ele, são praticamente o mesmos. Isso porque ele fala de verdades universais, motivo também pelo qual ganhou muitos inimigos. As pessoas não estão interessadas na verdade hoje e não estavam interessadas então. Aristofanes, por exemplo, faz uma caricatura de Sócrates no último livro dos compilados que de tão ridículo e grotesco (eu sei que a intenção é justamente essa) me fez revirar os olhos algumas vezes, até que finalmente me recusei a terminá-lo.
kessiadutra 01/01/2023minha estante
Apologia de Sócrates (que nesta versão está como Defesa de Sócrates) é muito bom! Acho que é do Olavo também a seguinte frase ?Toda filosofia não passa de uma nota de rodapé de Platão e Aristóteles.? E apesar de Aristofanes fazer piadas com Sócrates, suas comédias são muito boas.

Paty 01/01/2023minha estante
Frase acrescentada com perfeição, sendo Olavo ou não. Rs Já as comédias... Podem até ser boas, afinal perduraram até aqui, não é mesmo? Mas deu um contraste muito grande lê-lo após Platão e Xenofonte. Sócrates foi de um homão daqueles para um completo bobo da corte. Misericórdia. Kk Ninguém gosta de ver uma pessoa tão admirável como ele reduzido aquilo. Talvez lido por si só, quem sabe? Mas ao menos para mim creio que nem assim. Enfim, gosto é gosto, né? K k não vejo muita graça no deboche.

kessiadutra 01/01/2023minha estante
Sim! Aristofanes ainda faz pouco caso de Euripides em outro livro (As rãs, salvo o engano), mas as demais comédias não são destinadas a ninguém em específico. Vale a pena a leitura.

Alankerk 16/07/2022

Digerível Introdução ao Mestre de Platão
Sendo todo o conhecimento sobre Sócrates vindo de escritos relatos, essa obra é uma coleção de relatos, com a adição final de um script de uma peça satirizando as falas do filósofo. É extremamente fácil de entender, e há várias anotações que ajudam o leitor a entender melhor o contexto da época, quando necessárias. Talvez seja a introdução perfeita a filosofia ocidental para aqueles que nada sabem sobre, assim como para aqueles que sabem um pouco mas querem se aprofundar mais.

Raphael Milão 02/05/2021

Ótimo livro
Um bom livro para refletir, vejo muitos problemas em que Sócrates enxergou no seu tempo acontecendo na atualidade.

Clio0 25/04/2021

Temos aqui alguns dos trabalhos de Platão e Xenofonte na reprodução do discurso do filósofo.

A Apologia de Sócrates por Platão é mais tarde reapresentada no volume posterior sobre o mesmo autor, com o mesmo tradutor, mas em uma versão ligeiramente diferente. Para quem gosta de comparar traduções, é ótimo.

Por Xenofonte, temos uma coletânea nomeada Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates, também como sua versão de Apologia de Sócrates. Os textos são propriamente interligados, abarcando temas como Ética, Justiça, Piedade, Amizade e Amor.

Xenofonte parecia tentar formar uma defesa do caráter e do comportamento do seu mentor, então há uma gama de explicações e observações próprias entremeadas nos diálogos. É bem diferente do que Platão fazia, pois esse trazia em seu texto uma forma mais voltada para o relato e análise das ideias.

Esse volume não é exatamente uma introdução para o pensamento socrático, mas sua diversidade pode funcionar como tal. Não se deve pensar, porém, que introdução seja uma simplificação. A forma dialética de Sócrates pode se tornar confusa para quem não está acostumado ao modelo.

A edição da Nova Cultural é de qualidade, trazendo uma breve bibliografia e, em alguns casos, notas introdutórias.

Franciele143 20/03/2021

Minha leitura do livro vida e obra do Sócrates a partir da visão dos seus seguidores Platão e Xenofonte, me fizeram compreender um mundo com duas dimensões opostas a definição pré e pós Sócrates, como um divisor de águas separando a visão conservadora dos atenienses 'o respeito aos deuses e o descobrimento de um único Deus' que estima a alma não o culto ao corpo e a necessidade dos bens materiais. Sua virtude foi seu ponto excêntrico isso o diferenciou dos demais jovens da época. A referência da apologia do Platão ao Sócrates demonstra como ele foi modelo de virtude, já o Xenofonte exalta-o principalmente como mestre e amigo constante. São vários exemplos de honra, senso de respeito para com o próximo e justiça, ao praticar a maiêutica que significa parteira em grego, ele também se tornou um ao acompanhar sua mãe que era parteira e lá ao invés de ajudar ele filosofou dizendo "minha mãe não irá criar o bebê, apenas ajudá-lo a nascer e tentará diminuir a dor do parto" descobrindo assim seu dom, dessa forma praticando o parto das ideias a maiêutica socrática. Seus exemplos de cuidados com a saúde da alma a partir do equilíbrio entre corpo e mente, excluindo os excessos e vaidades. Sempre optou pela justiça sem contrapor as leis, foi acusado como mal exemplo para os jovens da época, e isso o levou a morte, envenenado com a cicuta, morreu com honra. Nos últimos dias de vida ele pregou aos mais próximos, para ficarem atentos ao cuidado com a alma para não a perderem, assim esquecendo o excesso de atenção ao bens materiais e vaidades, disse, "A morte é uma mudança, uma transmigração da alma do lugar onde nos encontramos para outro lugar.", Seu exemplo como pessoa, professor, mestre deixa como referência o caráter e a importância da honestidade e justiça que estabelece as demais leis conforme esse discernimento Sócrates além de filósofo foi um homem de conhecimento ético no cumprimento político, demonstrando as leis que estabelecem ordem social, segundo ele as ideias pertencem ao mundo dos sábios no qual torna um filósofo capaz de governar um estado. Respeito, Justiça, honestidade se essas palavras se unificassem dariam origem a uma única amor. "Só sei, que nada sei!"

Soler 19/06/2020

Uma das bases
O que dizer sobre este Amigo. Tão presente dentro de mim que o compreendo e sinto como respirar. Base para o pensamento do ocidente, e consequentemente de tudo o que viria a se desenrolar no mundo em relação à Filosofia, Ciências, Universidades... Era necessário a base do Só Sei que Nada Sei, para manter as categorias pé no chão, pois neste mundo a tendência é sempre se acreditar que sabe-se muito, não compreendendo nem a si mesmo. Um bom Amigo. Recomendo a leitura.

Bruno 09/09/2019

O Inigualável Sócrates
Este livro contêm as obras de Platão e Xenofonte: 'Apologia de Sócrates' e 'Ditos e Feitos Memoráveis de Sócrates', escritos respectivamente pelos autores.
Platão descreve o julgamento de Sócrates, acusado por Meleto de corromper os jovens atenienses, mostrando a eloquência e perspicácia do mesmo ao defender-se das acusações imputadas a ele.
Xenofonte relata várias conversas entre Sócrates e outros concidadão atenienses. Esses diálogos tocam em temas importantes e humanos no nosso cotidiano, como: amizade, justiça, piedade, compaixão e etc.
Sócrates é imprescindível para entender a filosofia como um meio de lidar-se com a vida. Suas indagações, certamente farão o leitor refletir sobre seus atos e pensamentos , independente de sua formação intelectual ou familiar. Recomendadíssimo!

Chello 06/11/2017

Esplêndido!
Não há como expressar plenamente o que sinto após ler este livro, ler os escritos a respeito de tão virtuoso homem. Só sou capaz de dizer que do início ao fim, os ensinamentos de Sócrates e os relatos a cerca dele fazem com que qualquer um reflita sobre si mesmo e, se for prudente, torne-se alguém melhor.
O livro tem uma linguagem naturalmente mais difícil a da maioria dos livros, mas nada que um pouco de esforço e um dicionário não ajudem rs agradeço veementemente a minha professora que emprestou-me o livro rs

Rodrigo 05/12/2012

Eis um homem que morre em nome da virtude
A historia é bem complicada de se contar em poucas linhas, tudo que tenho a dizer é... Socrates foi um homem sábio que passou muitos ensinamentos e foi julgado por isso, houve uma oportunidade em que seus pupilos planejaram algo para solta-lo, ele porém recusou a sair pelo motivo da serenidade, ele teve a chance de sobreviver desde que assumisse a culpa e que chegasse aos seus alunos e admitisse que estava o tempo todo errado e que as crenças dos atenienses eram as verdadeiras, no fim das contas ele teve uma morte limpa, partiu com sua dignidade.