Dia da Mudança

Dia da Mudança Meg Cabot

Resenhas - Dia da Mudança

Larissa 10/10/2022

Recomendo
Gostei muito mesmo do livro. Achei fantástico a ideia de Meg Cabot em fazer um livro na visão de uma menina de 9 anos.

Allie é um criança maravilhosa, corajosa, criativa e cheia de personalidade. O mais surpreendente nas características da Allie é que ela nunca deixa de fazer o certo, mesmo que isso custe muito dela.

Essa mudança foi muito necessária pra ela amadurecer por uma parte e para ficar claro quais colegas eram de fato suas amigas.

Além disso, o livro tem algumas cenas de tensão, o que torna a história mais emocionante.

Tai 07/04/2021

Meio chatinho
Eu ganhei esse livro e decidi começar a ler. Me arrependi, além de ter sido uma leitura arrastada. Eu adoro a escritora até porque amo a saga O diário da princesa, mas esse livro não me prendeu. Não há acontecimentos interessantes no enredo. Sinceramente, não tenho mais o que dizer sobre ele.
Natália 07/04/2021minha estante
Ai tbm ganhei esse livro uma vez mas tenho 0 vontade de ler, ñ desapego dele pq foi um presente especial

Catharina.Mattavel 19/02/2013

As leis de Allie Finkle para Meninas
Apesar de ser um livro infantil. é agradável para todas as idades. Pois a narração não é tão infantil como outros livros para crianças. Esse não é cansativo e tem uma história bem interessante e legal.
Sou bem suspeita para falar, afinal, é a Meg Cabot, uma de minhas autoras favoritas, adoro tooooodos os livros que li dela, sem exceção.
E esse não ficou de fora, porque é muito legal pra distrair e ás vezes até dar risadas. Adorei.

Michele Custódio 18/07/2012

As leis de Allie Finkle para meninas
Uma fofura esse livro. Não é o normal de história que eu estou acostumada a ler da Meg Cabot,mas o tanto de drama que a Allie faz,torna meio que indiscutível a autoria do livro.
Allie é uma menina esperta,que tem 9 anos e esta mudando de casa. No meio dessa mudança ela encontra diversas adversidades,como : O abandono de sua melhor amiga,a ideia de que a sua nova casa é assombrada,o medo de não ser aceita pelos novos colegas de escola,e ainda a grande missão de voltar a falar com a sua melhor amiga.E no meio de tudo isso ela encontra tempo para colecionar pedras e salvar os animais. Conforme as coisas vão acontecendo ela vai escrevendo o seu livro de leis,e descobrindo que seus problemas não eram tão grandes quanto ela pensava.

Juliana Pires 17/05/2012

As Leis de Allie Finkle: Dia da Mudança - Meg Cabot / Galera Record
Allie Finkle tem 9 anos e é a coisinha mais fofa, esperta, que dá vontade de morder e acha que as pessoas precisam viver sob determinadas regras, como as leis de trânsito, o sistema jurídico, etc. por isso ela decide escrever seu próprio livro de regras para meninas, são regras simples e até facéis de seguir, mas as vezes até ela própria deixa as regras de lado.

Allie vive com os pais e os irmãos mais novos numa casa muito bonita em um bairro residencial, mora perto da escola e dos amigos, ali é o seu mundinho, mas tudo isso muda quando seus pais anunciam que vão mudar de casa quer coisa mais horrível para uma criança e por conseqüência terá que mudar de escola também.

Convenhamos que não há nada pior para uma criança adolescente, adulto do que ter que mudar de casa e pior ainda ter que entrar em outra escola e ser "a garota nova", mas o pior de tudo mesmo para Allie é a casa que seus pais decidiram comprar. Sem nem ao menos entrar, Allie já considera a casa mal assombrada, nem mesmo as sedutoras propostas dos pais de tomar sorvete todo dia e ter seu próprio animalzinho de estimação (no caso uma linda gatinha) fazem com que a pequena queira morar naquela casa horripilante, ainda mais tendo que abandonar seu lindo quarto cor de rosa, sua coleção de pedra quer dizer geodes e suas amigas.

Então Allie decide elaborar alguns planos para fazer com que sua família continue na antiga casa, sempre anotando novas regras ao seu livro. Por mais que desejasse, não tem como evitar ir para a nova casa, agora ela tem que se conformar, mesmo achando que a mão de zumbi enfeitiçada irá despertar a noite para pegar ela e os irmãos e que os pais não chegaram à tempo já que vão dormir no segundo andar (eu achei uma graça ela acusar os pais de isolaram ela e os irmãos no último andar da casa, para poderem ficarem sozinhos).

É verdade que o grande obstáculo para Allie não gostar da casa é o fato de que para ela a casa é mal assombrada, mais ao descobrir que a nova vizinha tem a mesma idade dela, que é bem mais legal que suas outras amiginhas e que a escola nova é a mesma de sua vizinha e há altas chances das duas estudarem na mesma sala, faz com que ela comece a gostar mais da idéia. Mas mesmo assim, com todas essas coisas bacanas e com os problemas que ela anda enfrentando na antiga escola, o medo da casa nova é maior, mais é então que entra o seu tio na história, um tio realmente muito legal, tão legal que a ajuda até a salvar uma pobre tartaruga de virar ensopado.

Um dos personagens que eu mais gostei no livro é o tio de Allie, queria que ele tivesse aparecido mais, por que ele é o único que conversa com ela de igual para igual, mesmo ele sendo adulto, sabe tem adultos que acham que as crianças não são espertas, então acaba lidando com elas como se fossem dementes e na verdade as crianças são atentas à tudo e percebemos isso no livro, não só pela Allie que é muito inteligente, como também pela suas amiguinhas que são bem manipuladoras. É nessa relação com o tio que Allie supera o medo da casa nova e aceita a mudança, é muito fofa a relaçao dos dois, espero que ele apareça mais nos outros livros.

O livro é uma fofura, misturando bem esse universo infantil que é um misto de inocência e esperteza. Eu recomendo o livro àqueles que gostam de historias divertidas, é muito bom para descontrair e dar umas boas risadas.

A série da Allie Finkle tem mais dois livros publicados aqui no Brail:

As Leis de Allie Finkle para meninas #2: A Garota Nova
As Leis de Allie Finkle para meninas #3: Melhores Amigas para sempre

Ane Carol 04/04/2012

As leis de Allie Finkle para Meninas
O livro é voltado mais para o público infanto -juvenil e por conta disse apresenta uma linguagem mais leve e fácil o que torna a leitura agradável e fluida apesar de ter 208 páginas ( o que é um pouco grande para um livro infantil) e com nos damos conta o livro já acabou e ficamos com aquela sensação nostálgica dos tempos de infância, onde nossos maiores problemas era uma briga "boba" com a nossa melhor amiga, uma travessura ou outra que deixavam nosso pais loucos, os dramas com irmãos menores e etc.

A história é narrado por Allie Finkle, uma menina de 9 anos de idade e o livro é como se fosse uma especie de diário onde conhecemos um pouca da vida da garota. Allie conta sobre os dramas que passa ao saber que vai ter que se mudar de casa, o que significa um novo bairro, uma nova escola, novos amigos ou seja praticamente uma vida nova, só que ela não está preparada para isso, ela não pediu para que isso acontece( quem ai já não ficou com raiva quando os pais tomam alguma decisão que envolva a sua vida e não te consultam sobre isso levanta a mão o/) e faz de tudo para evitar que isso aconteça. Em muitos trechos conta Allie fala sobre suas lei e regras e como elas são importantes para um bom relacionamento em sociedade e narra como foi que ela chegou a essas conclusões e como se a gente voltasse no tempo e visse nossos próprios dramas da infância, aposto que muitas de vocês escreviam em diários né. Não se deixe levar pelo aspecto infantil da obra pois vale a pena conhecer pois não há nada melhor que ver o mundo pelos olhos de uma criança.

Raffafust 14/07/2011

Livro escrito para crianças mas sendo da DIVA Meg Cabot não poderia deixar de ler e dar minha humilde opinião!
O livro é muito fofo e tem aquele toque que somente meg Cabot sabe dar... por ser voltado para crianças não se pode esperar uma história muito adulta né...mas a qualidade dele é muito grande.
Narrado pela personagem Allie Finkle que é uma garotinha de 9 anos que vai se mudar e não está nada feliz com isso ( daí o subtítulo do livro!)e com isso ela narra seus medos com a mudança, a tristeza de deixar sua amiguinhas para trás, tudo que se passa dentro da cabeça de uma menina com medo das novas descobertas terá, o que é totalmente normal para idade...
Ri em algumas partes das gracinhas que ela faz, como disse é de uma fofura incrível!
Se você está lendo isso e acha que ela não tem nada de interessante para te contar..ledo enganos..ela tem 9 anos mas muita coisa para ensinar!

Paola 02/06/2011

Resenha aqui:

Helô 28/05/2011

Amei, simplesmente! Meg tem vários mundos na cabeça dela, hein?

Bit 01/03/2011

Quando os pais de Allie Finkle anunciam que a família está de mudança, ela tem certeza que sua vida acabou. Ela não está nem um pouco feliz em ter que trocar seu quarto cor-de-rosa por uma casa antiga e assustadora, então precisa fazer algo para impedir essa mudança. Felizmente Allie tem seu livro de leis para ajudá-la a se comportar! O principal agora é bolar um plano para fazer as coisas voltarem ao normal. Se vai funcionar, ela não sabe, mas o importante é tentar.

BookShild 21/02/2011

Resenha da Bianca para o BookShild
Allie Finkle é uma menina de 9 anos que escreve um livro de leis para meninas. Sua melhor amiga chorona Mary Kay, é a única que sabe desse segredo. Este caderno surge da necessidade em criar leis - se quebrar uma ou outra não tem problema - para muitas coisas. Como por exemplo não enfiar uma espátula na garganta de sua melhor amiga, ainda mais quando ela chora por tudo. No entanto, a mãe de Allie sonha em comprar uma casa para reformá-la e decorá-la da sua maneira. Então a família Finkle - ou seja, o pai e a mãe de Allie - decide comprar uma casa em um outro bairro. Uma casa feia e assustadora. Agora Allie terá que se mudar contra a sua vontade e parar de procurar pedaços de cérebro nos arbustos de um garoto que foi atropelado andando de skate. Uma briga com a sua melhor amiga deixa as coisas ainda piores. Brittany Hauser é uma das amigas de Allie, e decide juntamente com sua melhor amiga Courtney Wilcox bolar um plano para as duas se reconciliarem. Mas a crueldade de Brittany com o pobre gatinho de sua mãe estraga seus planos.

Para conferir a resenha completa, acesse http://bookshild.blogspot.com/2011/01/resenha-as-leis-de-allie-finkle-para.html

Flávia Mattos 06/02/2011

Lembra a Adolescencia
Esse foi o 1º livro que li de Meg Cabot e posso dizer que gostei muito da forma como ela conta a história de uma adolescente que está mudando de casa e de escola e acha por um momento que o mundo dela está desmoronando.

uma leitura gostosa,que indico para ler com certeza!

Karol 01/02/2011

Allie Finkle
Ok, tenho meio que uma confissão a fazer: eu sempre quis ter meninos. Sabe aquela coisa de “aiii, mas a menina tem mais roupinhas, tem cabelo grande, dá pra pintar as unhas, etc, etc, etc”? Pois é. Sempre odiei isso. Com todas as forças do meu coração. Sempre sonhei em ter um menininho bonitinho e saudável, pra jogar bola, vídeo-game... e até falar um palavrão ou outro de vez em quando, só pra provar que é “hominho”.

Isso foi até eu ler As Leis de Allie Finkle para meninas. Quando terminei o livro, tive uma certeza: quando eu tiver uma filha (e agora eu quero ter uma filha), quero que ela seja igualzinha à Allie. Porque simplesmente não tem como não se encantar com a garotinha criada pela Meg Cabot... Mas eu estou “colocando o carro na frente dos bois”, vamos à história então!

Allie Finkle tem 9 anos e é muito inteligente. Ela mora com os pais e dois irmãos em uma casa que ela adora e eles tem um cachorro. A melhor amiga de Allie é Mary Kay e ela é muito, muito chorona. Allie adora sua escola e sua professora, apesar de ter um menino na sala que ela considera nojento. Ela quer ser veterinária e se perturba muito quando vê a uma tartaruga presa em um restaurante oriental que vende sopa de tartaruga, ela imagina que a tartaruga sobreviverá apenas enquanto ninguém na cidade pedir sopa de tartaruga no restaurante.

E o livro é escrito do jeitinho que eu escrevi acima. Com muitas afirmações, igual a crianças falando. Lindo! *-* Hmmm... prosseguindo:

Allie decide que precisa escrever suas leis quando, na véspera do aniversário de sua amiga chorona, Mary Kay, ela perde a paciência com a amiga e enfia a espátula de doce em sua garganta – sabe aquela brincadeira de “meu amigo está tomando água e eu vou dar um tapinha no copo pra ele se afogar um pouquinho”? Então, é quase isso. Allie não machuca Mary Kay, mas magoa a amiga. Ela decide, então, escrever algumas regras para não ter mais problemas com as amigas, os irmãos, os pais, enfim, com ninguém.

Porém, junto com o problema com Mary Kay, os pais de Allie informam que a família está de mudança para outro bairro. Ela terá que sair da casa que tanto gosta, da sua escola, terá que arrumar novos amigos e será a “A Garota Nova“, no bairro novo. A casa para que a família de Allie mudará é muito antiga, e isso deixa a pequena muito apreensiva, com medo que a casa seja assombrada.

A história do livro é bastante simples, mas é Meg Cabot, e Meg Cabot é Meg Cabot! Ficou confuso? É eu sei. Enfim, o livro é delicioso de ler. Escrito em primeira pessoa e bem com jeitinho de criança, pensamentos de criança, dramas de criança. É um livro totalmente voltado para as pequenas (meninos não iriam gostar), com a dose certa de humor, pequenas lições de moral e uma protagonista cativante. Como eu disse lá em cima: não tem como não se encantar pela Allie!

Eu tenho meio que uma relação complexa com a Meg Cabot. Ao mesmo tempo que amo profundamente o jeito que ela escreve, me decepciono às vezes com livros mais maduros, como “Ela Foi Até o Fim”. Mas, se eu tinha algum receio em relação à série “As Leis de Allie Frinkle Para Meninas”, passou totalmente. A mão da Meg para escrever para crianças é mágica, ela consegue transformar um enredo simples como o de Allie Finkle em algo gosto de ler, leve e relevante. Dá para não curtir o livro, mas é difícil, muito difícil.

Pra encerrar, esse foi o terceiro livro da minha lista do Desafio Literário, para janeiro. Ainda é dia 20 e eu não tenho mais nenhum livro inscrito. De qualquer maneira, é melhor manter assim, senão sobrecarrega... rs Tem sido muito legal participar do DL e estou ansiosa pelo próximo mês – o tema será “Biografias”. Acho até que vou alterar minha lista para poder ler a do Keith Richards.. hehehe Veremos! Anyway, leiam Allie Finkle! Assim como Coraline, é um livrinho que eu A-D-O-R-A-R-I-A ter lido quando tinha 9 anos...

Lady 27/01/2011

O primeiro livro infantil de Meg Cabot, Dia da Mudança é o primeiro volume da série As Leis de Allie Finkle Para Meninas. É super engraçado, e Allie traz consigo uma sagacidade surpreendente para uma garota de apenas 9 anos. Dei altas risadas com os planinhos miúdos e a "genialidade" dela, além das súbitas mudanças de opinião e de gosto tão típicas da infância. É um livro muito gostoso de ler, muito engraçado, e, como sempre, com aquele toque tão típico que só a Meg mesmo pode dar!

Carol 28/10/2010

Eu não sabia o que esperar desse livro, e foi uma leitura agradável.
Não é um livro daqueles que te prende do ínicio ao fim, te fazendo ler em um dia, mas é uma história legal. Confesso que por ser da Meg, eu talvez tinha uma esperança de ser uma trama diferente, mas mesmo assim não foi perda de tempo lê-lo.
Acho que é voltado para leitoras mais novinhas, mas mesmo assim agrada outras idades. Já li livros melhores, principalmente quando se trata de Meg Cabot, mas não deixa de ser bom.