Trem noturno para Lisboa

Resenhas - Trem Noturno Para Lisboa

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Raquel 06/03/2024

Não é pra mim
Aguentei uns 60% c mto esforço e muito tempo, mais do q costumo levar... Achei melhor parar de insistir.
Há quem goste e foi por ouvir elogios que me interessei por esse livro... Mas, sinceramente, não deu p mim.
Faço a resenha p manter a contagem do desafio de leitura.

Queila 06/02/2024

O livro conta a história de um professor de línguas antigas que encontra um livro de português e é impactado pelos pensamentos expressos ali. Ele vai em busca de conhecer o autor e na medida que ele desvenda os pensamentos desse autor, ele empreende também uma viagem ao seu interior.

Geisi.Ferla 30/12/2023

Interessante, mas arrastado
O livro tem partes interessantes e reflexivas, mas o enredo não me prendeu. Não entendi o sucesso dele, achei arrastado demais.

JoAo366 26/12/2023

Olha
Concordemos que a leitura foi boa no início mas depois eu me perdi e não continuei a ler, mas fingimos que li inteiro.

Bi Bueno 18/10/2023

Trem Noturno para Lisboa
Um livro que volta e meia eu releio porque é uma delícia. As reflexões são profundas e filosóficas, além de exprimirem um respeito incomum pelas palavras.
Eu adoro e sempre recomendo!

Anelize.Ghizoni 10/03/2023

Envolvente!
Eu não li, eu devorei esse livro. Foram tantas viagens feitas através de suas folhas... Lisboa, Berna, viagem para o universo de Amadeu e de Mundos.
O quanto as histórias estavam entrelaçadas, ainda aprendemos sobre o período da ditadura de Portugal, a resistência.
Muitos mistérios a serem desvendados, praticamente dois livros dentro de um. No fim, traz os questionamentos comuns de quase todas as pessoas, que vez ou outra se perguntam se estão vivendo de fato a vida que almejavam, principalmente quando a idade vai avançando.
Os dramas da história de Amadeu, mesmo de outra época em outro país e idioma, lembram muito os dramas de Mundus.
E é aí que não sabemos mais se a busca pela história do Amadeu era de fato apenas curiosidade do Mundus ou se foi porque nessa viagem ele se encontrou, se percebeu e se sentiu vivo como há muito tempo não sentia.

michelyvogel 31/01/2023

Amantes do idioma português se sentirão homenageados com esta história. Um suíço vai para Portugal sem saber bem a língua e se envolve num mistério. Vale muito a pena, embora quisesse um pouco mais do final.

Bianca 22/01/2023

Um livro bom pra viajar por Portugal
Gostei bastante da leitura. Principalmente pelo fato do personagem principal ser um filólogo. É interessante porque, apesar de lermos a história da perspectiva de "Mundus", sabemos muito pouco sobre ele. Gostei muito de acompanhar sua trajetória por Portugal e suas viagens de trem. Adoro a perspectiva que ele traz das línguas e da importância da palavra. Acredito que rola uma identificação e interesse do leitor para com a leitura exatamente por isso: a valorização da palavra! Ótima leitura para começar o ano, me deixou com mais vontade de conhecer a Europa também!

Camila 15/01/2023

Trem noturno para Lisboa
Não sei se posso descrever em palavras a beleza e a preciosidade desse livro.

A forma como Gregorius enxerga o mundo, a paisagem, as pessoas, a poesia. Os lugares por onde ele passou. Nem tem como explicar. Posso dizer que li esse livro sorrindo na maioria das páginas, por entender exatamente o sentimento ali nas palavras.

Um dos meus trechos favoritos:
"...andar de trem como leito para o fluxo da imaginação, como um movimento em que a imaginação se diluía e libertava imagens oriundas das câmaras seladas da alma."

Carolina.Perdigão 27/12/2022

Vi inúmeras resenhas falando bem do livro e decidi ler. Confesso que achei a leitura maçante e por vezes chata. Foi muito difícil terminar este livro.
Raquel 22/02/2024minha estante
Estou no mesmo problema.... Não quero abandonar, mas sofrendo p terminar

Lusia.Nicolino 25/11/2021

Uma viagem de reflexão
Quem embarca em um trem noturno para Lisboa é Raimundo Gregorius. Professor, filólogo, dedicado à sua vida – pequena? –, a seus alunos, à sua paixão pelas línguas, aos hábitos solitários, ao xadrez.
Começa a ventar e chover em sua pacata vida quando ele salva uma mulher desconhecida de uma ponte e tem seu primeiro contato com o português, o idioma. A sonoridade desperta nele uma curiosidade que o leva a um sebo, onde encontra o livro de um autor português, Amadeu Inácio de Almeida Prado.
Desconhecendo a si mesmo, ele quer conhecer mais sobre esse escritor que parece registrar seus próprios sentimentos, enquanto se esforça para aprender a língua. E, então, parte para Lisboa. Quem abandona? Quem será que encontrará para desvendar o mistério que envolve esse autor desconhecido?
Embarque com o professor de apelido Mundus e descubra com ele quais foram as tramas que levaram Amadeu ao livro e Gregorius a Portugal. Uma viagem de reflexão. Em que momento da vida também poderíamos ter levantado e saído para descortinar o que é nebuloso dentro de nós? Na Europa o título virou uma expressão para mudança de vida.

Quote: "Deus pode criar uma pedra que não consegue erguer? Se não pode, não é onipotente; se pode, tampouco, porque agora existe uma pedra que ele não consegue levantar. Essa era a espécie de escolástica que aquela mulher lançou à plateia, uma mulher que parecia ser de pergaminho com uma espécie de ninho de cabelo grisalho na cabeça."

isa.fsgomes 25/11/2021

Trem noturno para Lisboa, Pascal Mercier (2004)
Gregorius, um professor suíço, ainda não sabe, mas está cansado da sua vida metódica. Amadeu de Almeida Prado, um médico português falecido prematuramente, que viveu durante a ditadura fascista de Salazar. Um acontecimento peculiar faz com que Gregorius encontre seus escritos, em uma língua que ele não conhece, o Português, mas que o deixa fascinado e o faz sair em busca de algo que ele ainda não sabe exatamente o que é. Ele então inicia uma longa jornada de autoconhecimento, fazendo diversas digressões acerca de questões filosóficas de vida, construção de identidade, amadurecimento e morte.

À princípio, o que me interessou foi a história em si, um homem com a vida totalmente estabelecida, largando tudo e pegando um trem noturno à Lisboa. Um enredo que causa curiosidade eletrizante. Porém, afinal não foi isso que me fez gostar do livro. Me vi, assim como Gregorius, questionando quem sou, porque sou assim, o que estou fazendo, sou quem eu planejava ser? Entre muitas outras reflexões interessantes.

Um livro para ser lido lentamente. Uma escrita muito delicada e introspectiva. Recomendo muito a leitura. E agradeço imensamente meu amigo Marcelo que me presenteou com essa obra linda e tão especial que li com tanto carinho. Espero que mais pessoas possam se interessar e iniciar essa jornada de reflexões também.
Marcelo Rissi 27/11/2021minha estante
Acabei de ver aqui que você terminou a leitura. Sensacional, querida amiga Isa. Fico profundamente feliz em saber que você gostou tanto dessa obra e de que ela te marcou dessa maneira, assim como ela tb me marcou de forma profunda, conforme a gente já conversou.

E parabéns pela resenha lapidar. A sensibilidade escorre pelos seus dedos e se transformam em palavras nos textos tão exímios que você escreve!

Saudades.

Marcelo Rissi 27/11/2021minha estante
*se transforma.

Pierre 09/10/2021

Belo livro
Para quem gosta de Lisboa, o livro é como percorrer as ruas históricas da capital portuguesa.
Uma opção ao livro é o filme, estrelado por Jeremy Irons, que é muito bom.

1 | 2 | 3 | 4 | 5