Inferno

Inferno Dan Brown

Resenhas - Inferno

AndréF 14/05/2013

Avaliações de quem nao leu ?
9 pessoas leram e 38 avaliações... isso é sacanagem né ?
Tirando a credibilidade do site!!
Bruno 14/05/2013minha estante
Concordo... Pessoal mais sem noção...

Aline 14/05/2013minha estante
Palhaçada mesmo.

EuSouRose 14/05/2013minha estante
E dois já estão trocando! Putz...

Maurício Coelho 16/05/2013minha estante
Isso é verdade, cara. Eu fico puto. O livro ainda não foi nem lançado aqui no Brasil e já tem uma galerinha avaliando com 5 estrelas. Teve um cara que avaliou com 1 estrela só porque leu as primeiras 100 páginas em inglês. Porra assim é sacanagem. Faz isso na versão em inglês então, porque tem...é uma putaria isso

Marcele 17/05/2013minha estante
E um está relendo... relendo o que, meu Deus???

Lorrine 17/05/2013minha estante
O skoob tinha que dar a opção de avaliar Só pra quem marcou como "lido".

Helen 18/05/2013minha estante
Seria legal banir essas pessoas de uma vez.

Jessé 22/05/2013minha estante
Esse povo sem noção...

Sr_Tigeer 22/05/2013minha estante
O que tem que ser levado em conta, é que muitas vezes é uma galera nova que está aprendendo a mexer no skoob, e tmb tem alguns que marcam e nem sabem o que estão fazendo, outros que confundem os títulos. O site não perde credibilidade por causa de uma besteira dessas. Menos galera. Mto menos. Neurose tem limite.

Fabricio~Raito 24/05/2013minha estante
D: nossa, que horror!
Gente, quem é que faz isto e PRA QUÊ?
Não dá pra entender. Acho que o pessoal do site deveria excluir a avaliação de pessoas que não têm marcado como "lido" o livro '-'

Ruan 28/05/2013minha estante
O site deveria bloquear a avaliação de qualquer livro até o lançamento.

Bruno T. 30/05/2013minha estante
Já notei varias vezes que os números não costumam bater, inclusive a nota média de avaliação.
Fica a sugestão para os responsáveis deste ótimo site cuidar melhor dessa parte.

Pitty 31/05/2013minha estante
Qualquer um pode avaliar, mesmo estando com status 'lendo' ou 'vou ler'. Por isso essa discrepancia. O correto seria poder avaliar somente depois de 'Lido', mas mesmo assim, vc pode mudar seu status de lido para lendo e voltar para lido. Dificil controlar isso.

Igor Almeida 16/06/2013minha estante
Como tudo, isso também depende do bom senso de quem usa, ou seja, é difícil controlar...

Ivan.Picanco 01/01/2014minha estante
acho mais válido ir para as resenhas e tirar minhas conclusões =D

Anderson 14/01/2014minha estante
sacanagem é usar o espaço de resenhas para ficar debatendo. tenha bom senso e apague isso.

careca 27/12/2016minha estante
E a Turquia aparece também de verdade nas manchetes e ao vivo na Tv, o que tem esse país? Cara? serio, Sera a magia da mesquita azul? havia assistido- (alem do livro em questão)- o filme Trama Internacional , aonde acontece um tiroteio no museu e termina tendo ao fundo a mesquita, mercado, e na segunda feira o cara mata outro dentro do museu, e ao vivo? O que tem na Turquia? me dizem, alguém sabe?
O livro é muto bom, o filme não vi, me parece que não agradou.

Jonatha.Silva 02/01/2017minha estante
"Deh", concordo que tira a credibilidade do site, mas você conseguiu ir além. Quem avalia e talvez não tenha lido pelo menos da estrela, você pelo contrário, insere um comentário inútil e da 0 estrelas, acabando com a média do livro.

E olha só, um comentário de 2013, fazendo sucesso até hoje.

Cassi 30/07/2020minha estante
Li o livro ameii.

Paulo 31/08/2020minha estante
7 anos ja, e o comentario ainda faz sucesso skskksksks

Sueli 21/06/2013

O Vilão Somos Nós!
De repente eu me vi arrastada em uma corrida louca, muito antes do término do primeiro capítulo, deste que foi um dos livros mais aguardados dos últimos meses.
A princípio não temos nenhuma dica sobre o motivo pelo qual o famoso professor Robert Langdon e a jovem médica Sienna Brooks iniciam essa jornada que irá se estender pelas próximas vinte e quatro horas.
Sim, leitor, toda a ação presente se passa em um período de vinte e quatro horas, mais ou menos. Nosso herói, temporariamente desmemoriado, é obrigado a lutar por sua vida e a de sua companheira, tendo perdido a lembrança de fatos que ocorreram nas trinta e seis horas anteriores.
Resenhar um livro que alcançou cem milhões de exemplares vendidos é praticamente suicídio moral! Já pensou desagradar um desses milhões de fãs de Dan Brown? Essa questão esteve presente em grande parte da minha leitura, pois como bióloga eu estava muito incomodada com as imprecisões nos trechos científicos do livro, apesar de estar me divertindo muitíssimo! Mas, Dan Brown é conhecido por seus livros polêmicos que abordam temas controversos, e por suas imprecisões. E, dessa vez não foi diferente! Portanto, resolvi relaxar e o resto, você sabe...
Como de hábito, não darei nenhum spoiler, principalmente porque qualquer comentário mais específico poderia tirar de você a delícia de se ver enganado por esse escritor rápido e criativo. Algumas vezes, fui obrigada a dar um tempo na leitura, e descansar um pouco do seu ritmo frenético, tentando absorver a sua mensagem, que deveria ser um assunto discutido com mais seriedade por todos nós.
A trama é um jogo de espelhos, em que nada é o que parece. Até mesmo o grande vilão, que a meu ver agiu de forma muito mais humanitária que os organismos responsáveis pelo controle populacional de nosso planeta, criando um vírus, que acabou sendo, para mim, a grande surpresa dessa história. E, se você me permite dizer, cheguei ao final desse livro admirando, e desejando que houvesse realmente uma organização transumanista. E, tenho certeza que você também irá me dar razão.
Mais que qualquer outra coisa, é um livro escrito por alguém terrivelmente apaixonado por arte, e que adora provocações, ou descobriu que provocando polêmicas aumenta muitíssimo a venda de seus livros, e ainda tem a chance de ironizar a autora E. L. James. Não precisava, mas foi muito simpático! A gincana que os protagonistas realizam através de Florença, Veneza e Istambul, nos oferece com riqueza de detalhes, um guia turístico dessas cidades. E, é possível vislumbrar os outros produtos, que certamente serão lançados na rasteira de Inferno.
Segundo o próprio autor, a Sony Pictures estaria interessada em filmar Inferno, e há pouco, eu vi que existe uma edição ilustrada de O Código Da Vinci. Portanto, o meu desejo poderá se realizar em um futuro próximo, já que é impossível ler Inferno sem desejar que ele fosse ilustrado. Dan Brown, assim como Marina Fiorato, no livro O Soprador de Vidro, faz com que Veneza nos pareça um dos lugares mais incríveis do mundo.
Antes de terminar, gostaria de elogiar o trabalho de tradução e revisão, que me proporcionou uma leitura sem tropeços, e com apenas dois erros notados por mim, e que relato aqui, mais no intuito de colaboração, do que por crítica. Na página 326, décima sétima linha foi grafado cheio, em vez de cheiro. E, na página 411, na vigésima primeira linha, grafou-se pensando, no lugar de pensado.
No mais, uma capa muito bem elaborada, para esse livro que é garantia de diversão e emoção.
João 21/06/2013minha estante
Depois de ler essa resenha deu uma
vontade imensa de ler o livro..gostei de todos os livros do Dan Brown que ja foram lançados e tenho certeza que vou gostar desse tambem.Parabens pela
resenha Sueli..ficou demais..e que detalhista voce hein..se fosse eu não iria prestar atenção no pensando ssrsrr..depois que eu ler faço mais comentarios aqui blz..abraço

Sueli 21/06/2013minha estante
Vou esperar o seu comentário, João!
Abraço!

toguedes 22/06/2013minha estante
Gostei muitíssimo da sua resenha, notei outros 2 erros bobos. Mas, eu acho que o desfecho do livro deixou um pouco a desejar pelo fato que nos outros livros de Robert, escrito por Dan Brown, tinha um desfecho concreto. Não achei que esse teve, nós ficamos sem saber o futuro do vírus. Achei o enredo muito bom com um final sem solução.

Sueli 22/06/2013minha estante
Oi, toguedes! Obrigada por comentar!
Eu penso que o Dan Brown não poderia prever um final para a humanidade, a partir do momento em que ela foi exposta ao vírus, porque seriam necessárias várias gerações para isso... Ele lançou um patógeno com resultados previstos para os nossos descendentes. E, mesmo assim, para uma pequena parte, não é mesmo?
Eu gostei bastante da mensagem do livro. Enfatiza que a sobrevivência do planeta só depende de como nós iremos nos comportar em relação a ele. De todos os livros que li do Dan Brown, esse foi o mais consistente e lúcido. Apesar de todas as polêmicas e incorreções.
E, eu adoraria ter os seus olhos!rsrsrsrsr Pois, só consegui achar dois errinhos tolos.
Volte sempre, eu adoro conversar!
Abraços!

Silvana Barbosa 22/06/2013minha estante
Oh-oh , só li um livro desse autor (adivinha qual...tão óbvio...) , e gostei muito , mas ainda não tinha animado muito a ler outro . Isto até ler a sua ótima resenha . Fiquei curiosa .

Sueli 23/06/2013minha estante
Acho que você vai se divertir Silvana. Principalmente se for interessada em arte e turismo!
Obrigada pelo comentário!
Beijos!

João 09/08/2013minha estante
Aqui estou eu de novo e agora estamos em pé de igualdade né Sueli visto que agora ja li o livro ssrsr..realmente Sueli a mensagem que o livro passa a respeito das questões humanitarias faz a gente pensar..coloca uma pulga atras da orelha..confesso que eu nunca havia pensado nesse tipo de coisa..o autor sabe mesmo como mexer com temas bem polemicos.

Silas Jr 13/11/2017

Kkkkkkkkkk

Guilherme Pedro 21/11/2017minha estante
Puxa cara, eu amei kkk

Silas Jr 21/11/2017minha estante
Poxa, queira ter gostado mais kkkkk enfim... esperando q Origem supere

Guilherme Pedro 21/11/2017minha estante
vamos ficar na expectativa kkk

Silas Jr 22/11/2017minha estante
Kkkkk isso aí

Dessa 04/09/2015

Já li todos os livros de Dan Brown e na minha humilde opinião, Dan Brown não está na sua melhor forma com esse livro. Continuo tendo como preferido – considerando o personagem principal Robert Langdon - Anjos e Demônios. Inferno é o 4º livro com o mesmo personagem e segue o mesmo “roteiro” dos livros anteriores - um leve suspense, fugas alucinantes, enigmas somados a Arte e cidades históricas. Mas achei que tiveram partes muito descritivas, muito mais que qualquer outra obra do autor, e vc tem que ler com o google do lado, porque é praticamente um guia turístico. Com um começo diferente onde o personagem já se encontra no meio da história ao contrário dos outros onde ele é chamado para ajudar, a história é super atual, e o conhecimento do autor sobre as Artes, a obra de Dante e as cidades é admirável. Inclusive fico pensando que a Itália deve agradecer muito a Dan Brown porque depois do Código da Vinci e Anjos e Demônios , Inferno nos leva à outras cidades que é impossível não querer conhecer...
Com esse livro não senti aquele frenesi que os livros anteriores me causaram, aquela vontade de ler todo o livro de uma vez só e acabei empurrando um pouco a leitura... Na metade do livro acontece uma reviravolta, mas nada de inovação... talvez eu tenha criado muita expectativa ...
O livro não é ruim, não, de jeito nenhum. A história é interessante e sua relação com a Obra de Dante Alighieri – A Divina Comédia com as as Artes renascentistas foi maravilhosa! Tem emoção, e um final que me deixou estarrecida... mas um pouco decepcionada...
Enfim, acho que o livro cumpre seu papel de entretenimento... é bom é, mas não é espetacular.
(li em 2013)

Anny Campos 05/09/2015minha estante
e ae? gostou? adoro a série do Robert langdon

Dessa 05/09/2015minha estante
sim, gostei, mas achei esse mais artístico se vc me entende, muitas descrições, as vezes mais de uma pág só de descrição de uma obra ou lugar. Mesmo com tudo isso, a história é bem atual e acho que vale a leitura. Depois me conta se vc for ler!

Anny Campos 06/09/2015minha estante
Eu li quando lançou ^_^...como disse sou fã da serie kkkkk. Sim, os quadros e obras são mais descritas, quero ir lá ver elas pessoalmente =\.....

Dessa 09/09/2015minha estante
Eu tb li quando lançou kkkkk fiz a resenha e esqueci...um dia mexendo aqui, achei várias, ai coloquei aqui com uns 3 ou 2 anos de atraso!! kkk
e dá vontade de fazer o Tour que ele fez e ver tudo....nossa, deve ser maravilhoso...

Anny Campos 12/09/2015minha estante
kkkkkk ata, menos mal então, e os tur devia vir junto dos livros para os fãs né? kkkk

Dessa 13/09/2015minha estante
verdade!!! kkkk

Maurício Coelho 16/05/2013minha estante
Isso se chama modus operantis

AndréF 16/05/2013minha estante
Então cara, faz o seguinte: avalie o livro somente se, "talvez um dia", você retomar a leitura. Porque 100 páginas é pouco pra dizer que ele é 1 estrela. Só uma dica ;)

Lucas Henrique 26/05/2013minha estante
Olha, não vou criticar a sua opinião, porque odeio quando fazem isso comigo. Mas, pensa bem: que os livros do Dan Brown são bem repetitivos e seguem uma fórmula, todo mundo já sabe. E, talvez, ele seja "um escritor de merda" como você diz, já que ele não se renova.
Mas, a partir disso, me responda uma coisa: se a fórmula ainda funciona e faz sucesso, por que mudar a receita?

Bruno T. 30/05/2013minha estante
Ainda estou pensando se compro ou não...
Li todos os livros de dan Brown mas só gostei de "O código da Vinci" e depois de ler o "Simbolo perdido" (e achar fraco), jurei não comprar mais obras do autor, que insiste em escrever sempre o mesmo livro: mocinha inteligente, vilão que parecia amigo, situações irreais.
Vou esperar mais para comprar.

Leonardo Drozino 08/06/2013minha estante
Eu terminei de ler o livro, e continua sendo uma estrela. Segue a mesma fórmula dos anteriores, e o Robert continua caindo na mesma coisa. Tanto buzz em cima de um livro comum, com um enredo fraco, mal costurado e pouco desenvolvido.

Marina 18/10/2016

Quando eu li O Código da Vinci, lembro de ter ficado vidrada no livro, li praticamente em 2 dias. Depois, li Anjos e Demônios e já não achei tão bom assim porque vi que era muito parecido com o Código da Vinci. Acabei não animando de ler mais nada do Dan Brown porque pensei que todos os livros dele provavelmente seriam iguais. Depois de muitos anos, vi várias pessoas falando que Inferno era bem legal, e como ia sair o filme baseado nele, resolvi dar mais uma chance. Acabou sendo o pior dos três que li.

Não sei bem o que aconteceu, se:
1- uma vez que você lê um livro do Dan Brown, os outros já não têm muita graça porque a narrativa dele já não é novidade, e fica repetitivo, ou;
2 - meu gosto literário mudou muito de uns anos pra cá, ou;
3- Código da Vinci é realmente o único livro bom que ele escreveu, ou;
4 - todas as anteriores.

O fato é que esse livro é mais uma historinha do Robert Langdom procurando pistas em obras de arte e em pontos turísticos para evitar uma tragédia juntamente com uma parceira bonita, jovem e inteligente. Infelizmente pra mim já deu, Dan Brown não rola mais.
Almir 12/11/2016minha estante
Essa fórmula cansou.

Pra mim o melhor continua sendo Ponto de Impacto, porque apesar de repetir algumas das características que você matou, não é com o Langdon.

Bells 01/12/2016minha estante
Sinto o mesmo colega...

Marina 05/12/2016minha estante
tamo junta! rss =)

Marina 05/12/2016minha estante
Oi, Almir! Já me falaram que Ponto de Impacto é o melhor dele mesmo, mas já desanimei tanto com o autor que não quero mais tentar... rsss

Bells 06/12/2016minha estante
=)

Wellington.Vidal 14/09/2015

"Os lugares mais sombrios do Inferno são reservados àqueles que se mantiveram neutros em tempos de crise moral."
Robert Langdon está de volta em mais um eletrizante livro do aclamado autor Dan Brown. Seguindo a mesma linha dos títulos anteriores, somos apresentados à uma narrativa detalhista no que se refere aos cenários e acelerada no que se refere às partes de ação. Facilmente o leitor se pegará folheando páginas e mais páginas para tentar descobrir o que está acontecendo em tal perseguição ou momento de perigo.

Após acordar dentro de um hospital e não ter a menor ideia do que aconteceu com ele, Robert Langdon começa a desconfiar que alguém está lhe perseguindo e tentando até mesmo matá-lo. Felizmente, nosso protagonista contará com a ajuda da médica Sienna Brooks para fugir e descobrir o que se passou nas últimas 36 horas da sua vida.
A trama concentra-se na Itália durante boa parte do livro, onde Robert visitará vários lugares conhecidos a fim de descobrir o significado de um estranho objeto encontrado no seu paletó. Gosto muito das descrições locais feitas pelo Dan Brown e sempre me imagino visitando os lugares de seus livros.
Inferno remete claramente à obra Divina Comédia do artista Dante Alighieri e seus desdobramentos, onde a pessoa que comete pecados deve sofrer muito para ter a chance de chegar ao Paraíso, e é focando exatamente nisso que o protagonista descobrirá os mistérios que o cercam desde que acordou com amnésia.
Me surpreendi mais uma vez nesse livro do Dan Brown! Ao longo das páginas, percebi uma excelente narrativa, com um debate bem interessante sobre o crescimento populacional.
No decorrer das páginas, vc caro leitor, vai imaginar no perigo real que estamos enfrentando com a superpopulação, e as implicações que isso poderá ocorrer em um futuro próximo.
Eu li algumas resenhas aqui no Skoob sobre esse livro e, algumas pessoas não gostara, porque não entenderam muito bem o jeito do autor de mostrar detalhadamente referências seja: Históricas, informações para um conhecimento mais profundo em determinada página, entre outras. Eu acredito, que esse “Excesso de informações” que o autor mostrou nesse livro, tenha deixado muitos leitores desanimados e até quem sabe, desmotivados a terminarem a leitura. Porém, para quem já está acostumado com o jeito do autor. Tudo isso que foi mostrado, além de ter enriquecido o conhecimento, trouxe uma questão importantíssima que é “ A superpopulação”, fazendo assim, o leitor pensar nas consequências que podemos passar, caso cada pessoa não tenha a consciência das implicações de seus atos.
Para quem vai começar a ler esse livro, eu espero que goste muito, e para que já terminou....
Um parabéns por ter concluído mais um livro incrível!
Recomendo!!!
Larissa Benevides 14/09/2015minha estante
Eai, gostou?! :)

Ana Claudia 14/09/2015minha estante
Ótimo livro. Na verdade todos os livros dele são excelentes.

Ana Claudia 14/09/2015minha estante
Realmente o livro é increvel. Na verdade todos os livros do Brown são excelente, pra quem curte esse tipo de historia, parabens pela resenha ficou perfeita.

Wellington.Vidal 14/09/2015minha estante
Gostei muito sim, Larissa! :D

Wellington.Vidal 14/09/2015minha estante
Agora vou esperar os próximos livros que estão por vir. Eu gostei de todos os livros do Dan Brown até agora! E em um livro tão bom quanto este foi, merecia uma resenha notável. E obrigado, Ana Claudia. :D

Helen 18/05/2013

Aos finalmentes.
Comprei o livro ontem a noite (FINALMENTE!)e acabei de ler nesse exato instante. Vim aqui dar meu testemunho.

O livro é maravilhoso.
Ele segue o mesmo padrão de sempre: Robert, uma mulher, arte e uma conspiração. Mas hoje em dia é tão difícil encontrar um livro que tenha culhões para falar de "Arte e conspirações" como o Dan Brown faz que ele, mais uma vez, ganhou o meu coração totalmente.
Esperem do livro um best-seller tipico: Fluido, intenso, e méritos ao Brown por ser bem escrito. É um livro prazeroso e valeu cada centavo. Quem gostou dos outros, vai gostar desse.

Quatro estrelinhas, pelo simples motivo de que eu só dou cinco para livros além do maravilhoso. Aqueles que são paixões pra toda a vida.
Um beijo. :)
Sergio 21/05/2013minha estante
mas já terminou?

Marina 21/05/2013minha estante
*Curiosidade básica*

Qual(is) livros merecem cinco estrelas, na sua opinião? *-*

Helen 21/05/2013minha estante
Já terminei sim! Eu li em menos de seis horas. :P

E Mari, na minha humilde opnião os escritores que ganham 5 estrelas são a Anne Rice,o Tolkien, o G. Martin, o Chuck Palahniuk, o Poe, a Tracy Chevalier e alguns outros. A lista é grande porque eu tenho muitos amores. :(

Elane 23/05/2013minha estante
Recebi o meu hoje e comecei a ler. 80 páginas já foram. Dan realmente mistura suspense.. história.. arte... Embora eu nem sempre me encante com os finais, mas que ele prende do começo ao fim isso é um fato... Entre tanto lixo que temos por aí ele realmente merece ser lido... muitas e muitas vezes..

Mônica 28/06/2015

Mais do mesmo
É, foi essa a impressão durante toda a leitura... Mais uma vez o autor traz um mistério a ser desvendado através dos museus e obras de arte, mais uma corrida contra o tempo, um romance que não decola com o professor. A texto até que mantém o leitor preso, o Dan Brown escreve bem, agora particularmente a saga de Robert Langdon deveria ter encerrado com o Código Da Vinci.
Sandro 10/07/2015minha estante
Exatamente. Protagonista sem carisma e assexuado.

Flavio Assunção 05/08/2015minha estante
Realmente. Chega de Robert Langdon. Personagem chatérrimo e sem carisma. Desisti desse livro na página 150.

Lizandra 03/09/2015minha estante
Se você não gosta do estilo de determinando autor, depois de no mínimo 2 livros, melhor nem ler mais. Você já sabe o que vai encontrar, principalmente o personagem sendo o mesmo.

Não é o meu caso, eu adoro os livros de Dan Brown, mesmo todos tendo praticamente a mesma história, exceto Fortaleza Digital, que é um pouco diferente, mas não menos interessante.

Mônica 27/11/2016minha estante
O estilo do Dan Brown é bom Lizandra, a questão é o personagem Robert Lagdon que já chegou cansou.

Leo 03/12/2013

A não evolução de Dan Brown
Todo mundo já teve ter ouvido falar em Dan Brown, o autor dos livros O Código Da Vinci e Anjos e Demônios. Os livros dele geralmente são best-sellers, principalmente quando o personagem principal é o conhecido Robert Langdon, que nos cinemas foi interpretado por Tom Hanks.

Pois bem, quem já leu todos os livros de Dan sabe que ele não muda nada de um livro para outro. Quando eu fui ler O Símbolo Perdido eu estava esperando um livro totalmente emocionante, com um enredo jamais visto. E o que aconteceu? O livro é uma versão de O Código Da Vinci que se passa nos Estados Unidos. E com Inferno foi a mesma coisa, mas dessa vez se passando em Florença. Inferno tem um início emocionante, pois Robert não se lembra de nada que aconteceu nas últimas horas. E só, o resto é pura enrolação.

Continua no meu blog!

site: http://serelepesaltitante.wordpress.com/2013/09/27/a-nao-evolucao-de-dan-brown/
Natã 03/12/2013minha estante
né??

Leo 04/12/2013minha estante
Natã, não entendi seu "né??" hahahaha

Natã 05/12/2013minha estante
eu concordei com você,
"Como teve gente que não percebeu isso, NÉ??"
entendeu???

Leo 05/12/2013minha estante
Ahh sim! Hahahahaha

Claudia 26/05/2013

Que pena eu esperava muito mais. O livro não é ruim , só não prendeu a minha atenção, não impressionou.
O Símbolo perdido é muito melhor.
Sergio 26/05/2013minha estante
to na metade e com essa impressão!

Rodrigo Teixeira 26/05/2013minha estante
Então é ruim. O Símbolo Perdido achei bem fraco.

Bruno T. 30/05/2013minha estante
Ainda estou pensando se compro ou não...
Li todos os livros de Dan Brown mas só gostei de "O código da Vinci" e depois de ler o "Simbolo perdido" (e achar fraco), jurei não comprar mais obras do autor, que insiste em escrever sempre o mesmo livro: mocinha inteligente, vilão que parecia amigo, situações irreais.
Vou esperar mais para comprar.

Pri 20/06/2013minha estante
Meio entediante. Já passei da metade do livro, mas não quero abandonar. Quem sabe , depois, ele comece a me surpreender.

Cris @c.lerounaoler.oficial 27/12/2018minha estante
Sabe Ana, tenho a coleção do Dan Brown, e Inferno é um dos melhores na minha opinião.

Ana 27/12/2018minha estante
Eu tenho a coleção, e esse ocupa um lugar especial dela

Taciturno 27/12/2018minha estante
Sensacional, parabéns, minha cara!

Ana 28/12/2018minha estante
Obrigada!

Caroline Gurgel 10/06/2013

Não é um Anjos e Demônios, mas ainda assim é Dan Brown
Depois de seus célebres Anjos e Demônios e O Código da Vinci, Dan Brown terá sempre o enorme desafio de alcançar as grandes expectativas criadas pelo seu leitor. Gosto de todos os seus livros e em especial desses dois, e, tal como muitos leitores, pensei, pelos meses que antecederam o lançamento de Inferno, se o autor os superaria. E foi assim, com a expectativa no topo do Everest, que iniciei minha leitura.

Como a sinopse já adianta, começamos o livro em um quarto de hospital, com um Langdon sem memória recente, alguns atentados e uma médica. Bonita, claro. A partir desse cenário e depois de algumas perseguições nos vemos ao lado do querido Robert Langdon e suas tentativas de recuperar a memória, adentrando em um mundo de charadas inteligentes dentro do universo do Inferno de Dante.

Os versos de Dante imperam a cada parágrafo e ditam o rumo dos personagens, numa frenética série de pistas em códigos a serem decifrados. As páginas que sucedem são um deleite para qualquer amante de arte ou arquitetura, cheias de detalhes magníficos que nos fazem vivenciar cada rua, cada prédio e cada obra de arte citada. Caminhamos a passos lentos pelas cidades de Florença e Veneza, por suas praças, pontes, "passagens secretas", museus e igrejas. Visualizamos cada quadro da incrível Galleria degli Uffizi, cada particularidade da famosa Ponte Vecchio, cada réplica na Piazza della Signoria.

Quando as surpresas arquitetônicas parecem ter acabado, viajamos para a Turquia, desembarcando na colossal Santa Sofia e temos uma fantástica aula de arquitetura bizantina, com descrições tão perfeitas que facilmente nos transportamos para seu interior, sob sua enorme cúpula ou para as históricas e belas cisternas sob as ruas de Istambul.

Para os leitores que, além de arquitetos como eu, são apaixonados por arte, Inferno é um verdadeiro paraíso para os olhos. Devo admitir que a ação fica em segundo plano nas primeiras 300 páginas e portanto não sei bem mensurar os sentimentos dos que não curtem nem arte, nem arquitetura e nem Dante.

Até um pouco mais da metade do livro eu estava inclinada a dar 4 estrelas pois, apesar de fascinada pelo que lia, entendia que o livro estava na categoria de Ação e Suspense e não fazia jus a ela. E é aí que tudo muda e Dan Brown mostra a que veio. Começam as reviravoltas, descobertas, explicações fabulosas e fantásticas e todas as peças vão se encaixando, uma a uma. Pegamo-nos pensando no iminente problema da superpopulação - e se, de fato, se trata de um problema - e se a ciência está preparada para enfrentá-la da melhor maneira possível.

O autor recebe críticas por utilizar sempre uma mesma fórmula em suas histórias: mocinho que vira vilão, vilão que vira mocinho e descrições detalhadas de obras de arte. Não entendo porque isso causa tanta repercussão, afinal, tal como um estilista, um arquiteto ou um artista, por que um escritor não pode ter sua obra reconhecida pela sua "fórmula"? Ainda por cima, uma fórmula de sucesso certo!

Adoro o modo como a história foi montada, no qual, mesmo contada sempre em 3a pessoa, foca em um personagem a cada capítulo. Adoro o fato de os personagens que aqui vemos terem sempre QI acima da média. Quem não? Sem querer polemizar... mas até gente burra detesta gente burra! E ler os feitios e explanações que só poderiam ter saído de mentes brilhantes é de encher os olhos e fazer valer as 5 estrelas!

Mesmo meu favorito ainda sendo Anjos e Demônios, Inferno é leitura mais que recomendada para quem gosta do estilo. Afinal, Dan Brown é sempre Dan Brown.
Larissa Benevides 19/05/2015minha estante
É sempre bom encontrar alguém que pense como nós!
Sempre digo... Dan Brown é sempre Dan Brown, se puder ler: Leia!

Caroline Gurgel 01/06/2015minha estante
Pois é, Larissa. Sempre gosto de suas histórias :)))

Henrique225 09/07/2015minha estante
Também achei incrível a forma que certas revelações no meio do livro mostram como a história é boa! Dan Brown me surpreendeu mesmo nessa e você está certa, essa é a fórmula dele e é incrível como ela nos prende na história.

Mari 31/05/2013

Inferno é um déjà vu de obras anteriores de Dan Brown, com perseguições e fugas do início ao fim, conduzidas por pistas enigmáticas em lugares históricos e obras famosas, no caso, o livro de Dante Alighieri, além de pinturas, esculturas que Robert Langdon vai relacionando pelo caminho.

Por manter a mesma tônica em suas narrativas, Dan Brown não decepciona, mas também não surpreende. Porém, entretêm com sua costumeira riqueza de detalhes de lugares paradisíacos como Florença, Veneza e Istambul, além dos simbolismos ocultos em obras famosas como Vasari e Botticelli para desvendar o paradeiro de uma grande ameaça à humanidade.

Criativo e inteligente, e na onda do "apocalipse" com teorias da conspiração, Inferno prende da primeira à última página, assim como todas as histórias anteriores do autor.

Lovers are gonna love and haters are gonna hate.
Rafaeul 02/06/2013minha estante
Esse é o meu medo, eu sempre gosto de ser surpreendido e sempre que leio o Dan tenho a mesma sensação de sempre:
"Tudo isso vai se resolver e tudo vai continuar como antes"

Mari 02/06/2013minha estante
Embora o desenrolar da história seja sempre parecido, nesse caso, pode ser que você tenha uma sensação diferente no final ;D

Daniel 27/06/2013minha estante
Concordo com você: parece uma receita de bolo que Dan Brown segue à risca: tudo é muito calculado, com reviravoltas mirabolantes e pouco convincentes. Talvez seja melhor ver o filme quando ele for lançado, pelas belas imagens de Florença e Veneza... Nisso ele é bom: as descrições e informações culturais (me deu vontade de ler "A Divina Comédia"...). Longe de ser um livro chato, mas fico pensando: será que quem dá 5 estrelas para este livro já leu algum livro bom de verdade, tipo "Cem Anos de Solidão"?