The Lottery and Other Stories

The Lottery and Other Stories Shirley Jackson




Resenhas - The Lottery and Other Stories


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Mig 17/12/2021

Breves Comentários: The Lottery and Other Stories, de Shirley Jackson
Shirley Jackson é um nome fartamente conhecido. Sua contribuição, no entanto, é polêmica: Harold Bloom, por exemplo, considera que sua contribuição não merece reconhecimento no cânone, enquanto outros como, Peter Kosenko, extraem uma leitura mais profunda daquilo que é apresentado na superfície de textos como The Lottery.

Considero válida a crítica de Bloom, até certa medida. A leitura dos contos colecionados nesta antologia, a única lançada ainda durante a vida de Jackson, demonstra uma narrativa superficial. No entanto, discordo profundamente de parte da questão: o personagem de The Lottery não são as “personalidades individuais” mas sim a vila em si. Como posto por Kosenko, a loteria titular é um mecanismo ideológico reforçando as posições sociais arcaicas. The Lottery é, assim, um comentário tanto sobre a região de New England, palco de muito do horror americano desde Lovecraft, quanto sobre o próprio modo de produção capitalista, ainda que não tenha sido a intenção de Jackson. Como propõe Kosenko, a vila onde acontece a loteria é uma reprodução em escala de nosso mundo. A prova, mais uma vez, de que a obra é produto de seu tempo.(...)

site: https://leiturassemluz.wordpress.com/2021/06/01/breves-consideracoes-sobre-the-lottery-and-other-stories/
comentários(0)comente



Leila de Carvalho e Gonçalves 03/07/2018

25 Histórias Curtas
Shirley Jackson (1916-1965) foi uma escritora norte-americana muito popular que influenciou nomes como Stephen King, Neil Gaiman e Steve Matheson, todavia, em nosso país, ela é pouca conhecida, inclusive, não encontrei esse livro em português.

Meu principal interesse com relação a sua obra, era conhecer suas histórias curtas, após ter lido uma tradução de "The Lottery", narrativa que intitula e encerra essa coletânea. Lançada em junho de 1948, na revista "The New Yorker", ela causou grande polêmica, sendo acusada de violenta e abusiva por boa parte dos leitores. Questionando a superstição e ignorância além da tradição e moralidade, sua história gira em torno de uma loteria realizada anualmente entre os habitantes de uma pequena cidade no interior da Inglaterra. Remontando a um antigo ritual cuja origem já foi esquecida, o premiado é oferecido em sacrifício em troca de uma boa colheita.

De fato, esse conto é a cereja do bolo, mas seria indesculpável não mencionar a indiscutível qualidade dos demais. Cercados de uma aura de terror, destaco "Charles", que aborda a difícil adequação de uma criança aos primeiros dias na escola, e "Daemon Lover" sobre uma jovem a procura de seu misterioso noivo, James Harris, que sumiu no dia do casamento. Seu título é o mesmo de uma antiga balada escocesa que relata a vida de uma mulher destruída pelo amante, supostamente o Diabo. Na narrativa, a história apresenta um viés semelhante e cabe julgar se Harris é real, sobrenatural ou fruto da imaginação da jovem.

Por sinal, outras histórias apresentam uma personagem chamada James Harris. São elas, "Like Mother Used to Make," "Elizabeth" and "Of Course". Esse mesmo nome também é citado em "The Villager", "The Renegade," "Flower Garden," "A Fine Old Firm" and "Seven Types of Ambiguity". Logo, não é por acaso que esse livro também pode ser encontrado com outro título, "The Lottery: Or The Adventures of James Harris".

Finalmente, a escritora possui mais três coletâneas, todas póstumas e compiladas por sua família: "Come Along With Me" (1968), "Just An Ordinary Day" (1995) e "Let Me Tell You" (2015). Também recomendo seu romance "The Haunting of Hill House" (1959) que traduzido como "A Assombração na Casa de Colina" pode ser encontrado em alguns sebos por um valor surpreendentemente alto.

Boa leitura!
comentários(0)comente



BArbara.Diniz 26/08/2021

É aquele negíco né? A Shirley Jackson é a Shirley Jackson por um motivo
Agora eu entendi de onde veio a inspiração para criar a Twilight Zone. As estórias na antologia são perfeitamente normais, até que não são normais. É difícil de explicar, você vai ter que ler para entender.
comentários(0)comente



Radamila 22/04/2022

Comecei a ler por causa do último conto. Valeu a pena ler tudo. São histórias realistas e algumas me chocaram.
comentários(0)comente



LaLa219 07/08/2022

Esperava mais por conhecer outros livros da autora, não me interessei por muitos dos contos (inclusive "A loteria").
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR