Hummingbird

Hummingbird LaVyrle Spencer

Resenhas - Hummingbird

Lizzy 13/09/2014

"Curiosidade sobre o beija-flor: Provavelmente, a parte mais fascinante do ritual de acasalamento é a atividade inicial da corte. Os machos voam por um período de tempo considerável para impressionar as fêmeas. Ele dança, canta e, além disso, faz o que chamamos de mergulho da corte, um espetáculo um tanto assustador."

Mais uma leitura maravilhosa dessa autora que sabe como ninguém transformar em palavras os sentimentos humanos, criando personagens com suas facetas positivas e negativas, com suas dúvidas e desejos secretos, envoltos em uma necessidade perene de felicidade e amor mútuo.

Vamos imaginar uma cidade minúscula no Velho Oeste Americano, onde tudo ocorre exatamente da mesma forma todos os dias. O trem nunca se atrasa. Mas num dia em particular, isso aconteceu. O trem se atrasou, causando um verdadeiro rebuliço entre os moradores. O trem chega e traz consigo dois homens feridos, o provável "herói" e o possível "ladrão". A partir daí a vida da senhorita Abigail McKenzie nunca mais seria a mesma. Na verdade, tudo na vida de Abigail era perfeitamente ordenado e preciso tanto quanto era possível, mas esta situação estava destinada a mudar...

Ela era uma dama, solteira, sozinha, criada com excessivo decoro e regras que lhes foram impostas por uma criação rígida em que a mulher sequer poderia expressar sua raiva. Ela dedicou treze anos da sua vida a cuidar do seu pai doente e abriu mão de uma promessa de amor e matrimônio. Toda a cidade confiava na escorreita dignidade e impoluta conduta de Abigail. Assim, foi uma surpresa quando ela se propõe a cuidar dos dois homens feridos em sua própria casa em troca de dinheiro.

David, o vendedor de sapatos, ferido no pé pelo "ladrão', educado, gentil, um perfeito cavalheiro, reunindo as qualidades que Abigail sonhou toda a sua vida como o marido adequado; Jesse, "o ladrão", um homem de beleza morena, de humor irascível, grosseiro, cínico, e profundamente sensual, e que despertava sentimentos que ela sequer imaginava que existiam.

Ora, estamos falando de uma mulher que nunca tinha visto um pé de um homem descalço antes, além do pé de seu pai, e se viu diante da delicada situação de cuidar de um ferimento a bala justo na virilha de Jesse. David se recupera rapidamente e vai embora, levando consigo a esperança de Abigail de um possível casamento, mas Jesse fica. Ela luta tenazmente pela vida de Jesse com toda a dedicação e esmero que é possível. Jesse retorna de sua inconsciência e encontra uma mulher que se torna um desafio para ele e aqui nos deparamos com os melhores momentos do livro. Uma passagem em especial me despertou grande tensão, quando Jesse decide dar uma lição em Abigail apontando uma arma em sua direção, obrigando-a a beija-lo, não um beijo qualquer, um beijo molhando e profundo. Há muita sensualidade nessa cena...Jesse é...faz o coração feminino acelerar loucamente...(risos)

Ela era como um beija-flor, e eles travam uma batalha com suas personalidades conflitantes, como uma espécie de dança do acasalamento, semelhante ao que ocorre com a ave. Jesse é intenso e está determinado a desmontar as armaduras de Abigail, trazê-la à vida, despertar sua sexualidade. Quando David retorna, Abigail se vê entre dois homens e uma esperança de felicidade, e ela terá que fazer uma escolha possivelmente chocante, alguém sairá ferido, mas ela deve tomar as rédeas do seu destino.

Dá para perceber que a autora criou personagens masculinos contrapostos para que o leitor possa refletir sobre as reais necessidades de Abigail, próprias de qualquer mulher. Nós queremos segurança ou amor? O que devemos fazer quando prejulgamos outra pessoa sem efetivamente conhecê-la? Jesse era um ladrão ou o verdadeiro herói? Tudo isso é posto de forma envolvente, emotiva, e me despertou uma miríade de emoções. Amei. Super recomendo.
Dri 16/09/2014minha estante
Magnífica resenha, Lizzy! Parabéns!

Lizzy 16/09/2014minha estante
Obrigada Dri, tenho certeza que a história te agradará. Sou grata por vc ter compartilhado esse precioso livro. Amei muito.Bjs

Alessandra 30/08/2015minha estante
Linda resenha, Lizzy!!! Fiquei louca pra ler esse livro!

Lizzy 21/10/2015minha estante
Alessandra, vi seu comentário agora.Esse é um dos melhores livros da LS, pena que somente foi lançado em inglês...=/

Nadja 17/02/2018minha estante

Ana Karina 03/11/2020

Simplesmente maravilhoso

Isadora 25/06/2022

Não, não não, não, não
Começou com 4 estrelas....
Na metade foi para 3, mas não perdi as esperanças...
Com 70 por cento foi para 2 mas pensei que dava para salvar...
Com 80 por cento foi para 1 estrela e aí eu já sabia que esta história só iria ladeira abaixo.

Vou dizer uma coisa, se tem um negócio que eu desprezo em livros é um dos personagens ir embora, deixar o outro porque não quer compromisso... Aí quando a pessoa em questão realmente continua a vida, encontra outra pessoa, noiva, está para casar...o incrível e maravilhoso herói de nossa história volta com 1 dia para o casamento, para dizer que se arrepende e agora com 1 dia para a pessoa se casar, quer que ela desista e escolha ele.

Alguém pensou no outro homem? Na vergonha e na humilhação que ele vai sentir, a chacota que ele vai virar na cidade? Não, ninguém quer saber do trouxa que vai ser abandonado, não é mesmo?

Esse livro é um horror, uma perda de tempo, um desastre apocaliptico.

Zana 07/03/2021

Emoções contraditórias!
Como todos os que li de LaVyrle Spencer, Beija-flor não deixou de ser razoavelmente bem construído e articulado. A meu ver, a autora é uma das poucas que se destacam nas mesmices rasas que abundam o gênero histórico. Entretanto, Beija-flor despertou emoções contraditórias que no fim não consegui o discernimento exato para rotular como ‘gostei’ ou ‘não gostei’ porque algumas coisas incomodaram.

"Boa noite, Sr. Cameron, meu ovo! Meu nome não é Cameron, mas você não me deu a chance de dizer. Apenas chegou aqui se pavoneando, lançando ordens para todos os lados como uma víbora que se aproveita de machucar um homem só porque ele é um."

MEU OVO?! Que blasfêmia incomum em um histórico ocorrido em 1879 (risos)!! Mas deixemos o engraçado deslize recair sobre a tradução, o que provocou desconforto não foi isso foram coações presentes nas brigas entre os protagonistas.

LaVyrle Spencer construiu uma analogia entre o ritual de acasalamento dos beija-flores (daí o título do livro) com as brigas entre Jesse e Abigail. Assim, o relacionamento deles estava fincado em brigas e tensão sexual. No entanto, a LaVyrle terminou pairando sobre limites da intimidação. ‘A cena do revólver’ (para não incorrer em spoiler, permita-me referir assim) serve bem para ilustrar esse cenário.

Em determinada passagem da história ela retirou Jesse de cena para somente traze-lo no final e isso não foi legal. Apesar de não simpatizar com o David achei que ele foi muito sacaneado no desfecho. É isso, então vou para o conceito razoável, porém recomendo leia!
JANEREINANDO 12/04/2021minha estante
Também fiquei creupupada com o David? que malvadinha Larvyle foi?

Zana 12/04/2021minha estante
Bem mázinha mesmo, tripudiou no coitado

Aline327 19/05/2021

História com um começo bem interessante. Os personagens foram bem desenvolvidos. Desgostei de todos (rsrsrs) em algum momento do livro. Tive vontade de dar uma sacudida na Abigail, mas tudo bem. Sobrevivi, e os personagens também. O fim foi bem divertido e meio inusitado.

Tati Vidal 23/08/2021

Final pessimo
Ok. A mina tem dois caras debaixo do seu teto pra cuidar. Um é o heroi, outro o vilao. Logico q ela vai se entregar ao vilao. Isso ate tava ok. Mas o final achei exagerado e sacana demais. E ri bem pq poderia ter evitado demais sofrimento alheio

Não tem apego pelo heroi que me faça achar massa o que rolou