Através dos portais do esplendor

Através dos portais do esplendor Elisabeth Elliot

Resenhas - Através dos portais do esplendor

Rosangela Max 16/12/2023

Emocionante, inspirador, polêmico e admirável.
É EMOCIONANTE ler sobre a história destes cinco missionários (Roger Youderian, Nate Saint, Jim Elliot, Pete Fleming e Ed McCully) que escolheram dedicar-se totalmente a levar o ensino do Evangelho para populações remotas, com o leitor sabendo que esta missão resultou no assassinato trágico dos cinco missionários.
È INSPIRADOR porque mostra a força e a determinação de pessoas que tem como propósito de vida servir a Deus de todas as formas possíveis.
É POLÊMICO porque eles, mesmo sabendo que a tribo Auca era hostil a aproximação de qualquer pessoa de fora da tribo ao ponto de cometerem verdadeiras atrocidades com aqueles que eles identificassem como inimigos, foram tentar estabelecer contato. Eu, como um ser ignorante e que está tentando evoluir espiritualmente, não consigo entender esta decisão de estabelecer contato com esta tribo estando ciente do histórico de violência deles. A expectativa de morte era praticamente certa. Certamente me falta sabedoria e fé inabalável para compreender tais desígnios.
É ADMIRÁVEL porque, mesmo após a morte dos seus maridos, as viúvas permaneceram realizando o trabalho junto aos povos indígenas, inclusive com os próprios Auca. Sem palavras para descrever tanta evolução espiritual por parte delas e de suas famílias.
Como a autora se baseou em diários e cartas para escrever o livro, os relatos ficaram realistas, dando a impressão que assistíamos cada parte da história como se fosse um filme. Fiquei emocionada em vários momentos da leitura. Imagino o quão difícil deve ter sido para ela realizar este trabalho. Afinal, uma das vitimas é seu marido.
Recomendo a leitura.
JurúMontalvao 18/12/2023minha estante
???
mt interessante e parabéns pela leitura e por inspirar a ler!
sou consciente q mts vezes me falta coragem p ler não ficção ou obras baseadas na vida real como essa, justamente pq provocam essas intensas reflexões

Rosangela Max 18/12/2023minha estante
Muito obrigada! ? Espero que um dia você se aventure a ler uma biografia/autobiografia ou um livro de memórias que te inspire e que te edifique. ??

Ludmila.Wendy 31/12/2023minha estante
Só Deus para dar tamanha coragem e mover o coração desses homens a fazer algo assim. Nossa mente não consegue entender mesmo, o evangelho vai muito além da razão. E o mais lindo de tudo: a morte deles não foi em vão ?

Luiz Miguel 03/01/2015

Livro: "Através dos Portais do Esplendor" - Uma Linda História Missionária
Hoje realizei um sonho, o de ler o livro "Através dos Portais do Esplendor", lançado, originalmente, em 1956 sob o título "Through Gates of Splendor" e escrito por Elisabeth Elliot, viúva do missionário Jim Elliot. O livro conta detalhes da história de 5 missionários mortos por índios das selvas equatorianas, no que ficou conhecido como "Operação Auca".

Só agora, mais precisamente em 2013, é que o livro foi lançado aqui no Brasil pela Edições Vida Nova (veja a página do livro aqui: Através dos Portais do Esplendor - Vida Nova onde também pode ser assistido um vídeo de apresentação do livro) e, consegui adquiri-lo poucos dias atrás e agradeço a Deus pela oportunidade de ler e conhecer mais sobre esta maravilhosa história.

Não me lembro exatamente a primeira vez que ouvi falar deste acontecimento, provavelmente na época de seminário (entre 2001 e 2005), mas conheci melhor a vida de Jim Elliot, Nate Saint, Pete Fleming, Roger Youderian e Ed MacCully em 2006 quando, completamente por acaso, descobri numa locadora de filmes em Vargem Bonita o filme "Terra Selvagem" ("End of The Spear" no original, lançado em 2005 e baseado no livro de mesmo nome, escrito por Steve Saint, filho do piloto Nate Saint - ainda não foi traduzido para o português).

Débora e eu assistimos o filme e ficamos muito emocionados e tocados quanto a obra missionária e o amor sacrificial aos perdidos. Depois disso, assistimos MUITAS outras vezes e se tornou um de nossos filmes preferidos e a história que relata uma motivação a mais para perseverarmos firmes como missionários e fazermos isso custe o que custar.

Em 2013 descobrimos o desenho animado "As Aventuras de Jim Elliot" da série Torchlighters e compramos o DVD para nossa filha Agnes. Ela gostou muito e assistiu várias vezes (e nós assistimos juntos), vendo novos aspectos da vida e do trabalho destes dedicados irmãos em Cristo.

Cada uma destas obras retrata aspectos e detalhes diferentes do acontecimento de 1956 e uma completa a outra, nos mostrando o amor deste irmãos por nosso Salvador Jesus Cristo, como abriram mão de carreiras de sucesso nos Estados Unidos para viverem como missionários nas selvas do Equador, de como amavam os índios e faziam de tudo para levá-los á fé em Cristo e como estavam prontos a darem suas vidas pelos Auca (hoje chamados de Waodani ou Waorani) para que ouvissem sobre Jesus Cristo.

Recomendo tanto o filme, quanto o desenho animado, mas, acima de todos, o livro "Através dos Portais do Esplendor" pois é muito mais detalhado e completo, mostrando um pouco da vida de cada um dos cinco missionários, os primeiros anos e trabalhos evangelísticos no Equador, toda a preparação para a "Operação Auca", o desfecho dramático da empreitada e o coração totalmente voltado para Deus, além das lutas e angústias internas dos 5 mártires, revelados por meio de seus diários e cartas as esposas e familiares. Além disso, a edição em português possui dois capítulos adicionais, um escrito em 1958 que retrata o retorno de algumas familiares para continuarem o trabalho evangelístico entre os Auca e outro escrito em 1996 como uma espécie de "Teologia de Missões", mostrando a soberania de Deus na vida e na obra dos seus servos que obedecem a Grande Comissão.

Não temo afirmar que, depois da Palavra de Deus e do chamado soberano de meus Senhor e Salvador Jesus, a vida, as palavras e o exemplo destes homens e suas esposas tem sido para mim e para minha família, o maior motivador na obra missionária. Queremos permanecer firmes nesta missão, levando a mensagem de Cristo aos perdidos até o fim de nossas vidas, não importando o preço a ser pago. Queremos amar aqueles que perecem longe do Salvador, assim como Cristo nos amou e deu sua vida por nós!

Como escreveu Jim Ellitot em seu diário, quando ainda estava na faculdade:
"Não é tolice dar o que não podemos manter para ganhar o que não podemos perder." (pg 201)

Termino com algumas palavras de Nate Saint, pouco antes de partirem para o encontro decisivo com os Auca, citadas na página 206 do livro:

"Se Deus nos concedesse a visão, o termo 'sacrifício' desapareceria de nossos lábios e mente; odiaríamos as coisas que agora nos são preciosas; de repente, nossas vidas seriam curtas demais, desprezaríamos as distrações que nos roubam as horas e, com todo vigor, atacaríamos o inimigo em nome de Jesus. Que dEus nos ajude a julgar a nós mesmo à luz da eternidade que separa os Auca da compreensão do Natal e daquele que, embora rico, tornou-se pobre por nossa causa, para que sua pobreza nos fizesse ricos. Senhor Deus, fala ao meu coração e faze-me conhecer a tua vontade e a alegria de caminhar nela. Amém."

Se você é um missionário ou pretende ser, se ama missões e se envolve com isso direta ou indiretamente ou se quer entender um pouco melhor sobre a evangelização dos povos não alcançados. Leia este livro e conheça esta história. Com certeza o Senhor falará ao seu coração.

Deus abençoe a todos!

Pr. Luiz Miguel

site: http://diamanteseternos.blogspot.com.br/2014/11/hoje-realizei-um-sonho-o-de-ler-o-livro.html
Elizama 30/08/2022minha estante
Esse livro tinha subido mas ele voltou comprei o meu aguardado chegar. Muito feliz tava tentando encontrar fazia muito tempo.

Jhaze 12/05/2023

Encorajador!
"Porque para mim a vida está no Messias, e a morte é o meu lucro"... se houvesse uma única frase para resumir a biografia de Jim Elliot e seus quatro parceiros de missão, com certeza seria essa frase do apóstolo Paulo.
Conheço a história de Jim Elliot, Nate Saint e companhia há mais de trinta anos.
O trabalho escrito pela viúva de Elliot foi o primeiro material escrito sobre a vida do marido e seus companheiros de missão, que eu até agora não havia parado para ler.
Já tinha lido sobre o assunto em textos de terceiros, não num texto de alguém próximo, que estava lá e é aí que entra o diferencial do livro de Elisabeth Elliot.
Escrito numa surpreendente narração pessoal e intimista, muitas partes na primeira pessoa, 'Através dos Portais' transporta o leitor para dentro dos ideais que motivaram os cinco homens a cumprirem seus objetivos.
Misturando narrativa pessoal, com trechos dos diários dos cinco companheiros, a autora mostra o pensamento,paixão,objetivos,entrega pessoal por um ideal, as dúvidas e incertezas, que fazem dos biografados homens comuns, não super heróis buscando fixar seus nomes na história, mas apenas pessoas que tinham um único alvo e objetivo em suas vidas, obedecerem ao Senhor em quem eles criam e servi-lo independente das circunstâncias.

Henrique Teixeira 03/12/2023

Nunca chorei tanto
Nunca chorei tanto lendo um livro. Não consigo conceber a paz que Deus deu a todos os envolvidos e como a graça superabundou o pecado. É surreal a graça de Deus e como Deus faz as coisas.

Deborah.Lima 16/03/2021

Missões está no coração de Deus ??
Esse foi o primeiro livro escrito por Elisabeth Elliot , ele conta a história de 5 missionários que foram para o Equador para trabalhar com tribos indígenas. E dentre as tribos tinha uma que nenhum homem branco tinha acesso,pois eles eram selvagens. Todos os homens brancos que tentaram contato com eles acabaram morrendo. E com esses três jovens não foi diferente. Mas há um diferencial , o evangelho chegou a essa tribo.
Elisabeth Elliot escreve: O nome Auca é uma palavra Quichua que significa nu ou selvagem, e não é mais usado. Waorani é como se chamam agora. A história desse povo na época da morte dos cinco missionários, e mais tarde, quando vivi entre eles, e durante todos os anos em que a tenho contado e refletido nela a luz da minha própria história subsequente, revela uma coisa: Deus é Deus. Se ele é Deus , merece minha adoração e meu serviço. Não encontro paz em nenhum lugar a não ser na vontade de Deus, e sua vontade está infinita , imensurável e indizivelmente acima de meus conceitos mais profundos do que Ele tenciona fazer.
Deus é o Deus da história humana e ele trabalha de modo continuo e misterioso, realizando seus propósitos eternos em nós, por nós e apesar de nós.

Elisabeth Elliot foi uma das viúvas que perdeu o esposo naquele dia. E três anos após a morte de seu esposo ela estava morando com os Waorani.

skuser02844 01/01/2017

Livro incrível!
Foi escrito por Elisabeth Elliot, uma das cinco viúvas que acompanharam seus maridos durante a missão, que deixaram tudo para levar o evangelho às tribos do Leste do Equador. Contém anotações detalhadas escritas pelos missionários, seu dia-a-dia, seus progressos e dificuldades.
É incrível a forma como glorificavam a Deus e entendiam que tudo fazia parte de Seu propósito! Nenhuma intempérie era grande o suficiente para abalar a fé daquelas cinco famílias.

Deus agiu de forma poderosa naquelas tribos, usando homens pecadores, mas que estavam dispostos a serem instrumentos nas mãos dEle;
Eles estavam dispostos a morrer pela causa de Cristo, pois afinal, o que são 70/80 anos comparados a eternidade?
Jim, na página 290, diz: Quando a morte chegar, certifique-se de que tudo o que você tem para fazer é morrer". Eles entendiam que precisavam estar prontos, da mesma forma que precisamos também, pois o amanhã é desconhecido.
Na página 310, Elisabeth diz: "É só em Deus, nada menos do que em Deus que nos firmamos, pois a obra é de Deus e o chamado é de Deus e tudo é realizado por Ele e para Seus propósitos."

Que possamos sonhar, planejar, mas sempre tendo em mente que nada terreno é tão valioso quanto a eternidade!

Tay 20/05/2020

Favorito da vida
Quando me perguntam qual o meu livro favorito da vida, esse é o primeiro que vem à mente. Um livro sobre fé e entrega que marcou a minha vida de forma profunda.

Durante a leitura vamos acompanhar o relato de Elisabeth Elliot e das 5 famílias missionárias que foram chamadas a levar o evangelho a um povo isolado nas florestas do Equador.

Não tenho palavras para expressar o quanto o testemunho dessas famílias me impactou e transformou minha visão sobre tantas coisas, a certeza de que nossa vida não nos pertence e que ela está segura em Cristo, quer vivamos ou morramos.

Esta é com certeza uma história que fica marcada na nossa mente, que edifica a fé e que faz nosso coração queimar de amor a Deus e por sua missão de espalhar sua glória por toda a terra.

Leia esse livro e seja inspirado e encorajado pelo testemunho desses irmãos que entenderam que o mundo precisa de Cristo, e isso é algo pelo qual vale a pena morrer.

@garotadeleituras 17/10/2019

Para refletir sobre o propósito de vida...

Ao participar de uma palestra sobre missões na @consciencia.crista 2019, o missionário desafiou os presentes, para durante o ano, escolher cinco livros/biografias sobre o tema. Desde então, sempre procuro livros, mesclando entre uma leitura e outra, e tenho encontrado relatos instigantes, confrontadores e empolgantes sobre sobre vidas que se doaram pela causa do evangelho. Através dos portais do Esplendor, escrito pela missionária Elisabeth Elliot, conta a história do massacre de cinco missionários no Equador, ao tentar evangelizar uma tribo de índios violentos e isolados, os Auca. O livro funciona como um registro histórico completo; uma comovente história de vida, coragem e amor pela causa do evangelho e morte... cinco jovens comuns (Jim, Pete, Ed, Nate Roger) que altruístas e tendo a chama do amor de Deus no coração, decidiram obedecer o ide de Jesus. Não por mérito próprio, mas para a glória de Deus, salvação de um povo e encorajamento da igreja.
O relato que encontramos no decorrer de pouco mais de 300 páginas, não é só mais uma história missionária, é também uma reflexão profunda sobre a relevância para qualquer cristão genuíno que considere incondicional a obediência ao chamado de Deus, em qualquer contexto da sua existência.
Vivemos um tempo de conforto no cristianismo, onde os objetivos e metas pessoais se sobressai à causa de Cristo, grande parte do dia. Ler livros como esse, nos desperta para a reflexão sobre o sentido da vida e da morte, da fé genuína e da entrega irrestrita ao chamado para cumprir os propósitos de Deus.
Deus é Deus. Se ele é Deus, merece minha adoração e meu serviço. Não encontro paz em nenhum lugar a não ser na vontade de Deus, e sua vontade está infinita, imensurável e indizivelmente acima dos meus conceitos mais profundos do que ele intenciona fazer. (Elisabeth Elliot; p.306).
Que nossos corações queimem por missões e pelos povos não alcançados! 💕

Jojo 27/11/2021

Se vivo, para Cristo vivo
A simples mensagem de entrega passada por fiéis servos de Deus, homens levados a um local tão remoto em meio a pessoas totalmente influenciadas por uma cultura selvagem e agressiva para compartilhar a luz do evangelho.

Iasmim.Almeida 21/02/2023

Um chamado e um propósito eterno.
Através dos portais do esplendor não é  uma biografia, tampouco a narrativa de uma tragédia anunciada. É sobre algo maior, algo tangível e ao mesmo tempo até incompreensível. É sobre graça, sobre o "Ide" e anunciar a toda criatura que Cristo é o único Deus, que Ele é Senhor e Deus sobre todas as coisas.

É sobre um chamado eterno, e a obediência plena de um grupo de jovens missionários a um chamado tão intenso e tão urgente que a única opção para eles  era tão somente obedecer, atender e ir até onde o próprio Deus os estava direcionando.

Exercer o Ide, exige disposição e entrega, é necessário está firmado na rocha inabalável que é Cristo, e entregar a Ele "tudo que não podemos reter, para ganharmos aquilo que não podemos perder" ; um tesouro inestimável que é a vida eterna.

Esta entrega, rendeu inúmeros frutos, tanto no Equador, quanto em várias partes do mundo. Inúmeras pessoas foram tocadas, muitas vidas foram salvas e centenas de milhares de pessoas foram e ainda são impactadas com este testemunho.

Recomendo à leitura a todos os cristãos, principalmente, àqueles que sentem queimar em seu coração uma chama por missão.

Suênia Pereira 25/09/2023

Quando eu chegar em casa...

Vou perguntar para Betty, se foi nosso Pai que mandou ela me salvar tantas vezes! Eu desconfio que foi!?

Julia 27/04/2023

Uma história surpreendente, que nos ensina na prática sobre a vontade de Deus. Nos chama para sermos discipulos radicais e obedecer Marcos 16:15. Uma leitura confrontadora, necessária, cirúrgica. O melhor livro que já li!

Sarahobarros 04/03/2023

Cinco homens, uma missão
Esse livro foi um dos meus objetivos de leitura desde que ouvi falar da surpreendente história dos cinco missionários estadunidenses (Jim Elliot, Nate Saint, Ed McCully, Roger Youderian e Pete Fleming) em terras equatorianas. Posso afirmar que foi tão inspirador quanto cativante ler cada capítulo narrado e vivenciado por Elisabeth Elliot, uma das cinco viúvas. De fato, uma trajetória marcada por simples homens e suas esposas, que buscaram e viveram a vontade de Deus e ?a alegria de caminhar nela?.
A história que comoveu o mundo no século XX e ainda emociona quem a ler nos dias de hoje traz consigo uma narrativa composta pelos relatos dos próprios missionários em seus diários individuais, comentados por Elisabeth. É perceptível o chamado de Deus para esse grupo de pessoas piedosas ao campo de missões, pois foram ?movidos pela compaixão como Jesus foi?. São grandes exemplos de quem detinha em seus corações a certeza da eternidade e guardaram seu tesouro muito distante da efemeridade da vida terrena. Certamente ?nós amamos porque ele nos amou primeiro?.
Uma reviravolta marcou o grande final dessa inesquecível leitura, que por vezes embaçou meus olhos, por vezes me abriu um sorriso no rosto. O nome do Senhor foi glorificado na vida dessas falhas pessoas, que conheceram o caminho da vida e a alegria perfeita de estar em Deus.

Neila Porto 28/01/2024

"Através dos Portais do Esplendor" é um livro escrito pela missionária Elisabeth Elliot, que conta a impactante história do massacre de cinco missionários no Equador. O livro narra os eventos que levaram a essa tragédia e explora as consequências desse acontecimento, que chocou o mundo, mudou um povo e inspirou uma nação.

A obra oferece uma visão profunda e comovente da jornada espiritual e da coragem dos missionários, bem como o impacto de seu sacrifício. A autora apresenta de forma sensível e respeitosa a história desses homens e suas famílias, proporcionando reflexões sobre fé, perdão e o significado do verdadeiro sacrifício.

É uma leitura poderosa que oferece insights sobre o poder da fé em meio à adversidade e a capacidade transformadora do amor e do perdão. A obra é um testemunho inspirador da resiliência humana e do impacto duradouro das vidas dedicadas ao serviço e à fé.