Dinheiro Sujo

Dinheiro Sujo Lee Child

Resenhas - Dinheiro Sujo

Tata. 14/07/2010

Bom galera, hoje vou apresentar um livro maravilhoso pra vocês que eu conheci por acaso.
Estava eu a toa no twitter num dia qualquer, quando vi a Bertrand postar no twittpic um poster falando de um encontro literário aqui em São Paulo.
Eu já me interessei logo de cara, mas havia um problema, o 1º Encontro de Literatura Policial estaria também divulgando o novo lançamento da editora: Destino: Inferno do Lee Child.
E, além de não ter lido o livro, nem nunca ter ouvido falar dele, eu fui no evento com a cara e coragem achando que eu seria a única por lá que não tinha lido o livro.
Resumindo: fui no evento sem ler o livro, descobri que outras pessoas lá tbm ainda não tinham lido, conheci uma galera legal e quase vejo a dona Bruna Britti sem nem fazer ideia de qm era ela. rs
Um tempo depois, peguei o livro emprestado com a Hérida do Lendo nas Entrelinhas, mas justo no dia que ela me mando o livro, a fnac tava com o livro em promo, de 49,00 por 18,00 e eu claro, comprei.
Eu simplesmente devoreiiii esse livro em 3 dias, (confesso que demorei pra ler, porque só lia durante a noite, antes de dormir.)
E dica: pra quem gosta de aventura e ação, esse é o livro perfeito, seja você homem ou mulher. Pras mulheres o livro tem um atrativo a mais, porque o personagem principal, Jack Reacher é perfeito sem ser perfeito. Não entenderam? Vou explicar: Jack Reacher tem vícios, não é o cara com o corpo atlético, apenas definido, sem ter nada sobrando, não trabalha (foi dispensado pelo exército) e vive vagando por aí.
Aí vocês me perguntam, mas Tata, o que ele tem de perfeito então? Simples: Ele é um gentleman completo, do tipo que a gente pede pro papai do céu todos os dias. Ele é charmoso, quente, educado, e sabe muitíssimo bem como satisfazer uma mulher….
Agora, vamos aos atrativos de interesse masculino: Esqueça de qualquer ator de ação. Chuck Norris, Steven Seagal (minha mãe adora esse cara), James Bond, Indiana Jones. Stalone (esse, sou eu que adoro) Arnold Schwarzenegger ou qualquer outro que você imaginar, fica no chinelo. Comparar qualquer um desses com Jack Reacher, é querer comparar o tosco do Jack Chan com o Bruce Lee.
Pra falar a verdade, eu acho que Jack Reacher que ensinou James Bond a ser um ‘pegador’, e ao Indiana Jones a pular de um trem em movimento.
Bom, devaneios a parte sobre os ‘moçinhos’ do cinema, vamos pra resenha que é o que interessa.
Jack Reacher, em busca de qualquer notícia do que aconteceu com uma lenda do Blues, desembarca em uma cidadezinha da Georgia atrás de uma pista sobre o paradeiro de Blind Blake.
Mas, em menos de 24 horas na cidade, Jack já é preso e enviado a prisão acusado de assassinato. Ele é único turista na cidade e, fazia mais de 30 anos que não morria alguém da cidade. Agora Jack fará uma corrida contra o tempo para desvendar esse assassinato e terá de usar muita astúcia e todo seu treinamento/conhecimento militar para se livrar disso.
Uma trama envolvente e maravilhosa, de arrancar suspiros a cada parágrafo. \o/
Naldinh o/ 20/01/2013minha estante
Adorei a resenha, mas cá entre nós
Jack Reacher surgiu em 1997 e James Bond em 1953, logo quem aprendeu com quem a ser pegador ? ^^ A resenha tá show. vc escreve bem resenhas.

Joanna Azevedo 27/07/2021

Até. Que. A. História. É. Boa.
Mas. Tem. Tanto. Ponto. Final. Que. Fiquei. Perdida. Li. Até. O. Final. De. Raiva. A história é realmente boa e envolvente, mas a escrita do autor não é mt interessante.
isadora1102 27/07/2021minha estante
KAJWJSKKWKA

Hay 27/07/2021minha estante
???? essa resenha foi bem auto explicativa hahahah

mccaveirinha 27/07/2021minha estante
essa resenha é curiosamente muito engraçada KAKAKAKKAKAKAK

Saane 27/07/2021minha estante
Hahaha

Joanna Azevedo 28/07/2021minha estante
Esse livro foi inesquecível!

Aline Araujo 13/06/2022

5???
5 estrelas favoritadíssimo!

Tenho tanto pra comentar desse livro, vamos lá:

?[?] eu não havia matado ninguém. Não naquela cidade e, pelo menos, por enquanto.?

Jack Reacher subiu num ônibus sem destino e desceu na cidadezinha de Margrave. Mal entrou na cidade e foi preso, acusado de assassinato. A primeira verdade constatada por ele foi: ele não havia matado ninguém. A segunda foi: ele precisaria ajudar a polícia para provar sua inocência.

E assim começa uma sequência absurda de falhas na investigação e uma sequência de tentativas - falhas - de matar Reacher. Quando ele descobre quem morreu, o próximo passo é desvendar o porquê o ?morto? estava naquela cidade, o que estava investigando e onde falhou.

Reacher é esperto o suficiente para confiar em pouquíssimas pessoas, prestar atenção aos detalhes e estar dois passos à frente de qualquer um.

A partir do momento em que ele descobre a complexidade e a magnitude da operação, percebe que não há como voltar atrás e que vai precisar matar muitas pessoas para continuar vivo e provar a verdade.
__________
Jack Reacher é uma espécie de Sherlock Holmes e James Bond: inteligente o suficiente para enxergar falhas e esperto o bastante para nunca andar desarmado.

A narrativa é conduzida pelo protagonista. Prossegue de uma maneira lenta até a página 100, mais ou menos. Mas a partir daí você não vai querer largar a investigação até desvendar cada pista juntamente com o Jack.

A história não deixa pontas soltas, não economiza na violência, mostra um protagonista que não dá a mínima para ser adorado ou não (e é justamente por isso que você vai gostar dele), além de expor um ENORME esquema de corrupção e falsificação de dinheiro.

Cada página desse livro valeu a pena! É o melhor livro de ação que eu já li.

Cris Moraes 26/11/2021

Foi uma história que não funcionou para mim.
Este livro é um thriller e parece que é a primeira história de Lee Child, no qual ele apresenta o personagem Jack Reacher, numa descrição que nada tem a ver com o nosso Tom Cruise nas telas do cinema. O personagem em si é fantástico, digno mesmo da figura cara durão e herói do suspense policial. A trama tem um bom mote e poderia ser um baita thriller cheio de muita ação e de muita tensão. Digo poderia porque, para mim, a narrativa não funcionou, não me envolveu, não me instigou. Não era à toa que o "bendito livro" estava há muito tempo parado na estante sem que eu concluísse a leitura e sempre sendo deixado para trás. Aliás, só terminei mesmo por causa de um Desafio Literário do qual eu participei. Na minha opinião, foi uma narrativa muito monótona, cheia de descrições repetitivas e que me deixaram muito mais cansada do que curiosa com a elucidação dos assassinatos. Porém, há resenhas e resenhas que exaltam a história toda do livro e acredito que as pessoas que escreveram essas opiniões realmente gostaram de todo o conjunto da obra. Como eu disse, para mim não funcionou.
Se eu recomendo? Sim. Gosto é algo muito relativo e muito pessoal. Vai que...
Uma boa leitura para quem se aventurar!
roses in winter 26/11/2021minha estante
boa resenha :)

Suzana 04/02/2024

Mistura de Holmes com John Wick...
Capacidade de observação e dedução aliada a força física e habilidades de combate. E ainda declara que ama café e bebe litros. Pronto. Meu herói.
O que mais gostei nesse livro é que o sofrimento de Reacher é de natureza pessoal. Ele não apanha muito, não se acaba correndo atrás dos bandidos, pensa rápido e faz suas deduções logo de cara.
Ele sofre porque é um cara legal, gosta da família e é capaz de se apaixonar.
Poderia fugir um pouco do estereótipo do cara estranho na cidade pequena, mas isso é perdoável porque a leitura é muito boa.

Marcelo Ricarte 22/02/2022

Bom, mas espero mais dos próximos
O resultado final não é ruim, mas a condução parece ter sido para mim um pouco fraca, sem muita ação...

Mas quando o resumo te vem a cabeça ele não foi uma experiência ruim, acredito que o local q se passa a história e por ser o livro de apresentação, tenha passado essa impressão.

Dyego 01/04/2022

Demorei muito tempo pra ler porque em alguns momentos achei um livro meio arrastado, muito descritivo, e isso me dava preguiça de seguir. Foi o primeiro livro do autor que li, e cheguei até ele depois de ver a série da Amazon, e acho que a adaptação se saiu melhor que o livro por conta da dinâmica, funcionou melhor como série.

Adalberto 16/09/2023

Leitura relaxante com adrenalina.
Li o livro motivado pela série da Amazon, e que deleite, a série adapta página por página do livro. Ler o livro e rever a série foi uma experiência fantástica.

Ane 16/06/2022

Incrível
Fiquei com vontade de ler depois que eu vi a série e devo dizer que não me decepcionei também. Poder ver o que passa na cabeça do misterioso Reacher ao longo da narrativa é fantástico!!

Leca (Ok Bookstan) 08/05/2022

Jack Reacher dos infernos
Jack é um personagem muito inteligente e habilidoso e tudo isso não é por acaso. Sendo ex-militar, ele é treinado para agir com cautela e esperteza. Mesmo sendo preso injustamente no dia em que chega a Margrave, ele age com calma e põe em jogo o treinamento que recebeu durante a vida, cooperando com os policiais.

Acontece que, ao decorrer do tempo em que permanece detido, Jack percebe algumas situações e dentro dessas percepções, acaba entendendo que algo está errado. Foi ao ser solto que conseguiu compreender: talvez, estivesse ligado ao homicídio. Mas de qual forma?

O primeiro mistério é descobrir quem foi morto e porquê, e quando isso acontece, Reacher percebe que já não pode mais ficar fora de cena. Ele estava certo de que iria até o fim de todo o mistério. A partir disso, um esquema de falsificação está prestes a ser desmascarado pelo ex-militar Jack Reacher que estava APENAS tomando um café quando foi preso.

As cenas de ação são bem legais, principalmente quando comparadas com a série (Reacher). A forma em que a cabeça de Jack trabalha também é muito boa, ele é um personagem que faz o que promete. Apesar disso - e não acredito estar admitindo algo assim -, achei o romance que ele tem com Roscoe um pouco fora de contexto. Isso não tira o mérito do livro, mas também não acrescenta em muita coisa. Eu particularmente tiraria o romance.

Sendo o livro de 97, não é difícil de achar pensamentos que em 2022 não cabem mais em uma sociedade civilizada. Alguns pensamentos do personagem me incomodaram, como por exemplo: o modo como ele acaba se dirigindo aos personagens por suas caracteríscas físicas de forma a insultá-los, entre outras coisas. Ainda assim, não achei que essas situações estragaram a minha experiência com o livro.

Em algumas situações achei que o autor acabou dando uma "pecada" na personalidade de Jack. Ele imprimiu um personagem super inteligente, mas que em alguns momentos descartou algumas pistas ÓBVIAS que viriam a ser muito importantes 2 ou 3 capítulos depois.

Apesar dos erros, ainda é um bom livro e não me arrependo nem um pouco de ter lido. A narrativa é mais crua do que eu estou acostumada, mas isso também fez com que a movimentação do personagem dentro da história tenha sido muito mais rápida. Isso me agradou de uma forma estranha.

Quanto ao desenvolvimento, ele não é lento, mas o modo como tudo é escrito não deixa a história tãão fluida assim. Não demorei a ler, mas também não foi minha leitura mais rápida.

Marselle Urman 15/06/2012

Romance de estréia de Lee Child, nos apresenta um Reacher narrando em primeira pessoa, com algumas afobações no estilo que serão superadas nos livros posteriores.

Reacher, pobre andarilho inocente, acaba sendo preso durante seu café da manhã, por motivo indeterminado. A trama vai se desenrolando de uma forma cativante, eletrizante. Nosso ex policial do exército mata bandidos como se fossem pernilongos ( e aqui, uma quantidade assustadora deles. Esse fator também é mais comedido nos outros livros).

Tem engenhosidade e surpresas. A "bond girl" da vez, a policial Roscoe, é uma simpatia.

Em suma, bem divertido.

Daycir 31/12/2011

Novidade!!
Lee acertou um tiro em cheio......no meu peito!!
Minha nossa, e esse Jack ???
De onde ele saiu???
Assim, alto, forte, na casa dos 40, poderoso, sexi....olha, todo esse pacote poderia soar piegas mas não é!
Claro que em alguns momentos toda a falação de projéteis, armas e tal é meio cansativo...mas vale a pena!!
Jack ganha a todos e salva a mocinha, claro, leva quem bem entende pra cama e sai de fininho todo galante e ainda com cara de bom moço....bom mesmo....rs

Rê Lima 02/03/2022

Sempre quis ler os livros com o Jack Reacher, mas confesso que só comecei quando soube que a série de TV era boa. E curti bastante o livro! Vou ler os outros!

Inácio 18/05/2022

Bruto
Jack Reacher é um monstro de quase 2 metros que tem uma mente blindada e um caráter inabalável. Um herói que poderia existir no mundo real. Sem discurso e sem conversa fiada ou imbecilidades superficiais que vemos no mundo de hoje. Apenas um cara simples tentando fazer a coisa certa.

Psychobooks 03/07/2010

Gostou? Quer ler mais? Acesse: